segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Las Ramblas


Durante o Barcelona-Sporting transmitido pela RTP vi três profissionais pagos pelos nossos impostos a branquearem de uma forma incrível um lance de pontapé de penálti a favor do Sporting. Vamos ao vídeo:


"Las ramblas"



Este jogo contou com a narração de Gonçalo Ventura, os comentários de António Tadeia e a reportagem de João Pedro Mendonça. Até dou de barato que João Pedro Mendonça não se tenha apercebido do lance em directo e como presumo que não tenha um monitor perto de si compreendo que não tenha falado no lance. António Tadeia teve a oportunidade de ver o lance por 4 ocasiões e não foi capaz de dizer uma palavra sobre o lance. Mas, também neste caso até posso ser um pouco condescendente e até "comer" a tese do não ter sido questionado pelo narrador sobre o assunto. Em última instância a responsabilidade seria de Gonçalo Ventura, narrador da partida. Como é possível que este senhor tenha ignorado o lance por 4 ocasiões? 

Como é do conhecimento geral a UEFA é muito rígida em relação às repetições mas neste caso por existirem dúvidas, a realização catalã (insuspeitos) repetiram o lance por 3 ocasiões sempre de ângulos diferentes. Mas, nem assim Gonçalo Ventura abriu a boca para o comentar. Ficou-se por uma pequena intenção quando disse: "Viamos há pouco um lance na área". 

Ora, isto é absolutamente vergonhoso, mas vindo de quem vem não é de espantar. Mas vamos ao lance.

A análise dos "experts"


No dia seguinte, Duarte Gomes no jornal Abola foi o único a analisar o lance, uma vez que no Ojogo e no Record os experts só fazem análise de jogos nacionais. Curiosamente, até o insuspeito Duarte Gomes - não fosse ele o nome menino querido citado pela máquina de propaganda - diz que ficou por assinalar pontapé de penálti a favor do Sporting.


Foi um erro importante de uma equipa de arbitragem que tirando este lapso fez uma arbitragem de grande nível nos restantes momentos do jogo. Que fique claro que o que está aqui em causa não é o lance, mas sim o branqueamento feito pela RTP. E eu nem digo que eles tinham de dizer que era pontapé de penálti. Agora, alguma coisa tinha de ser dita. Talvez para não quebrarem a espinha, ficaram em silêncio. 

Um artista conhecido


Relembro apenas que Gonçalo Ventura é uma ave rara que na época 2015/2016 foi responsável por uma violenta resposta de Jorge Jesus a Rui Vitória, depois de ter sido confrontado com uma pergunta mentirosa deste patético Gonçalo Ventura. 


E foi assim que este senhor criou um enorme mal estar entre Jorge Jesus e Rui Vitória. Algo que foi feito através da manipulação das declarações de Rui Vitória que não se referiu da forma descrita pelo jornaleiro em relação a Jorge Jesus. O treinador do Sporting ainda desconfiou da pergunta, razão pela qual questionou o jornalista sobre a veracidade da afirmação, tendo depois respondido em conformidade com o que lhe foi transmitido. 

São estes os "exemplos" do jornalismo português. Até hoje continuamos a aguardar o pedido de desculpa de Gonçalo Ventura a Jorge Jesus e aos Sportinguistas. Enquanto isso não acontece, sempre dá para dar uns passeios nas ramblas à custa de todos nós. 

Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aqui)

7 comentários:

  1. Sendo o Gonçalo Ventura benfiquista desde pequenino, nada disto é de estranhar...

    ResponderEliminar
  2. Ontem, a ver o Man United vs. Man City, vi uma falta a meio campo ingualzinha à do defesa do Boavista sobre o Podence na grande área. Foi apelidada de falta grosseira, a inglesa, pelo mesmo comentador que no lance português disse tratar-se de uma disputa normal de bola. Não é só na RTP. A comunicação social está minada de gente parcial e incoerente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Precisamente, ana.

      Há intercambios, sinergias várias e uma certa promiscuidade entre certos grupos de Com. Social (Cofina, Global Media Group), o que conduz a uma generalização rápida de critérios editoriais e tendencias (Cofina-pró slb, Global Media Group- pró FCP).

      No caso presente:
      - Antonio Tadeia é um sobrevivente, em bom português, "um esperto". Sabe que não lhe convém posicionar-se em termos de FCP ou slb, e há alguns anos "revelou" que estava mais proximo do Sporting. O problema é que conhecidos e amigos o desmentem; o problema é que os seus ataques e menosprezos ao Sporting (e ao FCP, ocasionalmente) são publicos e antigos. Este vende-se sob uma capa de "expertise", linguagem pseudo-tecnica (até o Mourinho gozou com ele) e um ar fleumatico (mera aparência).
      - G. Ventura (como o A. Ventura) nutre um odio ao Sporting antigo. E um amor incondicional à sobrevivencia, razão pela qual se vende por qualquer vintém à Cartilha lampiónica.

      O outro - Mendonça - parece-me mais um incompetente de trazer por casa.

      Como esta gentalha (falsos, mentirosos, incompetentes) há muitos. Não denotam o mais pequeno problema em adulterar a Verdade e proteger os lampiões, e muito menos têm problemas em ignorar aquilo que de mau é feito contra Sporting e os seus elementos (jogadores e dirigentes).

      A pergunta que se deve fazer é outra: sabendo disto tudo, como podem pessoas como Dias Ferreira, P. Andrade, etc, conviver com gente desta estirpe em programas televisivos? A resposta é óbvia, e triste...

      Eliminar
  3. E ontem, que mais uma vez Pedro Henriques uma artista ex jogador do Benfica, do Porto, Vitória de Setúbal e Belenenses, que comenta a expulsão de Couceiro falando da grande penalidade em Bas Dost sofreu no jogo que vencemos o Vitória? Este é uma dos artistas que sempre que comenta os jogos dos outros dois grandes os defende de uma foram vergonhosa e que sempre que comenta jogos do Sporting, o faz sempre em prejuízo do Sporting. Comparar o primeiro golo do Porto com a grande penalidade de Nuno Pinto (salvo erro) no Sporting - Vitória só pode ser por má fé. Ainda sobre esta jornada, queria comparar o nosso jogo do Bessa com este jogo. No Bessa, Bruno Fernandes tem um lance parecido com o de Marega que dá a grande penalidade ao Porto que resulta no 3º golo portista. Queixou-se desse lance e não houve o cuidado mais uma vez por parte da Sport TV e quem comenta verificar (como eu acho) que foi grande penalidade. Se é diferente ir para intervalo a vencer 0-1, muito melhor é ir a vencer 0-3. Acredito que se fosse-mos nós a jogar no Bonfim, na melhor das hipóteses estávamos a vencer 0-1 ao intervalo.

    ResponderEliminar
  4. Enquanto estes desonestos não começarem a levar no focinho, isto não vai ter fim.

    ResponderEliminar
  5. Já eu estou à espera (sentado) que retirem a carteira a Gonçalo Ventura. O que ele fez nessa ocasião violou tudo o que é considerado ético na sua profissão. Mas começo também a achar que o Sindicato de Jornalistas é movido/manipulado por interesses obscuros, daí o laxismo.

    ResponderEliminar
  6. Que metam as 6 derrotas e os 14 golos sofridos no orifício traseiro (e com vaselina) que aqui não há colinhos e filmagens a afastar as câmaras quando convém

    ResponderEliminar