sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

As conclusões da Academia do Apitamento



Na passada quarta-feira a cidade do Futebol acolheu a tão propalada "reunião de trabalho" entre o Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol e os clubes das competições profissionais. Sobre esta atitude reativa do Conselho de Arbitragem já falei num post anterior (aqui).

Os representantes dos clubes


Dos 35 clubes profissionais, apenas 29 clubes enviaram representantes. O Nacional da Madeira, Sporting da Covilhã, União da Madeira, Académico de Viseu, Vizela e Gil Vicente não se fizeram representar. Dos clubes presentes, foram muito poucos os que se fizeram representar pelos seus Presidentes. O Sporting esteve representado por Bruno Mascarenhas, o Benfica por Nuno Gomes e Paulo Gonçalves e o Porto por João Pinto.

"O meu coração só tem uma cor: azul e branco"


Enviar João Pinto para uma reunião sobre arbitragem foi uma brilhante demonstração de desprezo por parte do Porto. Para "reuniões da treta", representantes da treta. E aqui, não há nada contra João Pinto, mas é importante não esquecer o ser histórico com os senhores do apito.


Curiosamente, um dos senhores do apito nestas imagens é António Rola, o actual expert do apito na Benfica TV. Uma figura que nunca vê penáltis ou expulsões contra o seu Benfica.

António Rola em acção na BTV 1 e na BTV 2, perdão TVI24
Para uma próxima reunião seria interessante ver João Vieira Pinto como representante do Sporting a entrar de punho fechado na sala e do lado do Benfica poderia ir muito bem o Luisão, sempre pronto para dar uma cabeçada num árbitro.

Mas o prémio de melhor representante na "reunião da treta" vai para Cosme Machado. Este senhor ainda na época passada era árbitro da primeira categoria e esta época passou directamente para funcionário do Sporting de Braga. Esta falta de período de nojo, só pode meter nojo a todos os amantes do futebol. 

Os representantes do Conselho de Arbitragem


O conselho de arbitragem é composto pelo Presidente José Fontelas Gomes e por 3 vice-presidentes, cada um com áreas específicas. João Ferreira é responsável pela área profissional, Paulo Costa é responsável pela secção não profissional e Lucílio Baptista é responsável pela Secção de Classificações. Vou retirar Paulo Costa da equação por ser o responsável pela área não profissional numa reunião que foi desenvolvida apenas para clubes profissionais. Mas vejamos:

O apito de João Ferreira



Um lance que ficará para sempre na história do apitadeiro nacional e que retirou ao Sporting um título nacional.

Lucílio Baptista



Mais um lance para a história, onde uma bola no peito foi transformada em penálti e Pedro Silva foi expulso da partida.

Um ataque feroz ao Sporting


Não deixa de ser engraçado que árbitros responsáveis por dois dos maiores escândalos deste século - custaram 2 títulos ao Sporting - sejam os chefes do apito nacional. Mas se o histórico já era interessante vejamos agora o que fizeram na apresentação em powerpoint. Podem consultar (aqui).

A magnifica recepção orientada de Pizzi


Vejamos o lance:


Não deixa margem para dúvidas, mas os senhores do apito têm outra opinião.


Ora, isto vem dos mesmos senhores que confundem regularmente o peito com o braço, e o braço com a cabeça. Mas o mais interessante é a justificação. Foi involuntário e acidental. Não tenho dúvidas que a primeira mão é involuntária, agora a segunda? Involuntária e acidental? Acho que isto é gozar com o Sporting.

O penálti de Nélson Semedo



Na imagem anterior podem verificar a recomendação apresentada na reunião e a imagem com a distância que a bola teve de percorrer até chegar a Nélson Semedo. Ora, o conselho de arbitragem afirma que à distância de 1-2 metros não se deve marcar grande penalidade. Neste lance estamos a falar de cerca de 30m mas os senhores acham que é um "lance difícil e de dúvida".


Ficam as imagens, para que não restem dúvidas.


Mas, o próprio Conselho de Arbitragem consegue contradizer-se apresentando um lance semelhante ao de Nélson Semedo em que considera que deveria ter sido marcada uma grande penalidade. Vejamos:




Isto é gozar com o Sporting e com os Sportinguistas! 


Perante tudo isto, só posso tirar esta conclusão. Estão mesmo a gozar com o Sporting e com os Sportinguistas. E com mais certezas fiquei quando me apercebi das nomeações para o fim-de-semana. O "Ferrari vermelho" estará em Chaves para apitar o Sporting. Já no jogo do Benfica estará Luís Ferreira e no Dragão Fábio Veríssimo, mais dois daqueles árbitros da "nova geração" da Academia do Seix... Arbitragem.

Eu pergunto: Estas nomeações têm bom senso? É com estas atitudes que querem pacificar o futebol português? 

Por muito que alguns comentadores e jornais tentem fazer passar a ideia de alguma pacificação, é fácil de verificar que os ânimos entre os Sportinguistas não acalmaram. Pelo contrário. A forma como esta reunião foi desenvolvida teve o efeito contrário nos leões. Andam claramente a gozar com os Sportinguistas, que estão enojados com o novo sistema.

E é completamente legítimo que assim seja. Como qualquer outro cidadão, os Sportinguistas têm o direito à indignação e podem exercer esse direito da forma que melhor entenderem. Dizem que "Depois da tempestade, vêm a bonança". Não se iludam a tempestade está longe de acabar. 

Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já. 

Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)

21 comentários:

  1. Um reparo: O árbitro que corre em frente dos jogadores tripeiros é o José Pratas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Inicialmente é o José Pratas, depois aparece o António Rola. O vídeo foi montado assim pela SIC.

      Eliminar
  2. Não consigo perceber a postura de menino bem comportado do Sporting. Mais, é a grande crítica que faço à actual direcção, que tem tido uma postura submissa em relação à FPF e à comunicação social portuguesa.
    À atenção da argumentação do Sporting que não pode esquecer que 2/3 semanas antes o mesmo Jorge Sousa marcou um penalti num Boavista vs Guimarães em que aí sim houve uma mão involuntária.

    ResponderEliminar
  3. Isto só vai ao lugar com uns "tratamentos" aplicados por desconhecidos. Eles têm que ter mais medo dos "tratamentos" do que têm dos abservadores e de quem "avalia" as arbitragens e produz classificações.

    SL

    ResponderEliminar
  4. Deixem de se chorar. Coloquem em causa o valor que pagam ao Jesus versus os resultados. Os peritos já explicaram que o SCP não tem razão. O que querem mais?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Os peritos" de quê? Só se for os do colinho que se deram ao desplante de aproveitar isto para exibir simbolicamente mais uma prova de submissão ao poder do ladrão de camiões.

      Eliminar
    2. Perito só se for no gamanço, ó idiota!!! Epá, estás cheio de gelado na testa e a escorre-te para os olhos...

      Eliminar
    3. Quando os peritos foram quase todos unânimes a considerarem penalties na altura do jogo, não ligaram muito à opinião deles. :D

      Eliminar
    4. Oh António... isso é exactamente o que o vexame quer, a coisa não é gozo à toa, a coisa é científica alicerçada em décadas e décadas de practica... muito antes de Pintos das Costas... LONGE DE SER UM FENÓMENO MODERNO.

      A melhor forma de BRANQUEAMENTO é exactamente pôr os adeptos dum clube visado a matar eles para dentro os próprios... A AUTODESTRUIREM-SE.(Arte da Guerra)

      E temos de dizer que o método tem algum mérito, pois apsar da maioria AINDA NÃO, há muitos Sportinguistas que querem a cabeça do treinador do PRESIDENTE e de grande parte dos jogadores, tal não é a irritação e desorientação.

      Pós lucidos, coerentes e inteligentes, cabe os 12 trabalhos de Hércules de abrir os olhos aos outros e de expor toda a pérfida e mentiras.

      Se não os deixarmos vencer, já vai ser UMA VITÓRIA mais que extraordinária e a todos os níveis memorável.

      O discurso tem mesmo de ser agora o do rugido de leão... aqui ninguém se rende, quanto mais roubam mais vontade de lutar dão (funcionou o ano passado e funciona com os jogadores->porque não??)

      Eliminar
  5. Enquanto um ou dois não levarem na tromba isto não muda.

    ResponderEliminar
  6. Agora que eles são os donos do poder, estamos todos bem lixados. Não há equipa que resista a tanta roubalheira. Desde anularem 2 golos limpos num jogo, ao não marcarem penalties claros a favor do Sporting, não existe qualquer vergonha. Estão dispostos a tudo. Já os outros não têm expulsões, não têm penalties contra, nada. Temos de denunciar esta pouca vergonha. Estranho a passividade do BdC com tantos casos no espaço de 1 mês. Isto atingiu limites inaceitáveis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O erro do BdC foi, em 1º lugar, ter apoiado este CA que é presidido por um gajo que sempre atacou o Sporting enquanto presidente da APAF e composto por 3 ex-árbitros que têm um historial de anti-sportinguismo claro! Em 2º lugar ter vindo dizer, à 2ª jornada, que estava tudo bem...

      E são erros difíceis de entender! De um amadorismo atroz!!!

      Eliminar
    2. É por causa das eleições... e o que não faltava era Sportinguistas a dizer que o Presidente tinha de mudar o discurso... sendo eu dos poucos que dizia que tinha era de endurecer o discurso (TODA A VERDADE NUA E CRUA) ...

      FAÇAM-SE DOCUNENTARIOS TELEVISIVOS, EXPONHA-SE A PODRIDÃO A TODO O CUSTO LÁ FORA... pois partir literalmente o focinho asqueroso dum árbitro para além de crime só doi ao árbitro, os DDT até esfregam as mãos de contentes... expor a podridão Televisionicamente em especial no estrangeiro (façam-se legendagens ou dobragens) é uma paulada com toda a força na cabeça do verdadeiro inimigo...

      Quando o mendez não conseguir nem metade do que consegue agora (mesmo assim já é bastante inflacionado)... até eles sabem que o fim está próximo.

      Eliminar
    3. Imaginem o Ronaldo e ou o Figo a aparecerem num Documentário da Sporting TV... mesmo que não exponham directamente podridões... até na China passava!

      Isto seria mais que bater em todos os árbitros e esfregar o focinho de todo o CA em poia de cão no chão... isto seria como dizem os Americanos "going thermonuclear" (que é o que o futebol português precisa, limpeza total e a fundo).

      Eliminar
  7. O Sporting cometeu aqui um erro grosseiro... Foi ter enviado um representante à fantochada! Ou não se sabia já antecipadamente quem eram os ditos especialistas da arbitragem e não se previa perfeitamente que se iria estar em presença de um acto de cobertura dos pares??? Era tão previsível...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não ir era um erro gigante.

      E, acho eu, ninguém esperava que a cara de pau desta gente desse para fazerem um branqueamento do favorecimento que o Vergonhoso tem tido e, ainda por cima, atacando claramente o Sporting.

      Mas mesmo que se soubesse, era de ir na mesma! Não ir era sempre pior!

      Eliminar
  8. Bem vista a questão do penalty de nelson semedo à luz dos regulamentos. A fita métrica de Jorge Sousa é diferente.

    Benfica é a maior caca propagandista deste país, para todos aqueles que gostam de comer gelados com a testa.

    Agora os comentadeiros lampiões dizem que o SCP manda na UEFA por causa da dívida colossal do SLB. Só não mandamos é nos apitos não é?

    ResponderEliminar
  9. A Associação Corporativa dos adeptos de presentes e vouchers SLB

    ResponderEliminar
  10. Isto é de gritos e ... apitos.

    A estrutura da CA FPF é uma teia. Qual a diferença entre Observador e Visionador? Um tem os olhos na cara o outro no traseiro. Acho que é essa a diferença.

    ResponderEliminar
  11. Já tinha dito que a CORRUPÇÃO HEDIONDA em Portugal é um factor cultural, este tipos do apito na Rua até podem não ser más pessoas, mas no futebol transformam-se no mais reles ladrões e vigaristas (pior que sem-abrigos que roubam para comer)... e com um fanatismo a toda a prova.

    Mais que pessoas teria de haver uma revolução de mentalidades... Portugal não tem futuro, a não ser por jogadores a jogarem lá fora, competição a sério, que potencie as suas qualidades superiores.

    Por isso Grandes em Portugal não há... Há mediocres pequenos e maus pequenininhos(a grandíssima maioria), onde impera a manha e o anti-jogo... e a maior parte da culpa é dos próprios vícios manhas e corrupção do 'sistema' de futebol onde estão enceridos.

    Então não será boa estratégia levar o Sporting de Londres de amadorismo à Premier Ligue??.. e o Sporting de Beijing na mesma bitola (ambas SAD com accionista maioritário a SAD portuguesa)?? (e Sporting Toronto na MLS?? ) ... Não valerá isto muito mais que 10 campeonatos em Portugal???

    E que NENHUM clube em Portugal tem se quer a hipótese de tentar isto, pois fora bêbados e saudosistas reunidos a ver jogos de cá, é mesmo ZERINHO de implantação local... O Sporting poderia claramente impor-se como o maior clube nacional e um dos MAIORES DO MUNDO (como é o seu destino)

    ResponderEliminar
  12. Tenho impressao que antes de começar a reunião do CA com os clubes se ouviu as pancadas de Moliére!

    Foi um belo dia para o teatro nacional!

    ResponderEliminar