quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

As reuniões da treta sobre o estado do "apito"


Ocorreu ontem a tão propalada "reunião de trabalho" entre o Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol e os clubes das competições profissionais. Importa salientar que esta "reunião de trabalho", como é descrita pelo próprio site da FPF, foi marcada depois das exibições vergonhosas das equipas de arbitragem nos jogos de Porto e Sporting. Ou seja, estamos a falar de algo que foi planeado para amenizar o clima e as criticas que têm subido de tom ao longo das últimas semanas, com arbitragens absolutamente medonhas.

A versão original



Não se pense que a reunião da "treta" ontem realizada é uma grande novidade. A 21 de Setembro de 2010 e pela primeira vez na história do "apitamento" nacional, o Presidente do Conselho de arbitragem - na altura da Liga - dá uma conferencia de imprensa para anunciar que o Benfica foi prejudicado num jogo com o Vitória de Guimarães. Este momento de comédia de Vítor Pereira aconteceu depois da 5ªjornada da época 2010/2011. Para justificar a convocatória de tão inesperada conferencia de imprensa, o senhor Vítor Pereira afirmou que seria pratica corrente da sua comissão de arbitragem, e que de 5 em 5 jornadas os lances mais polémicos seriam analisados em sessões como a de dia 21 de Setembro de 2010. O que é realidade é que depois desta primeira conferência de imprensa só se realizou mais uma sessão de "esclarecimento" após a 10ª jornada.

"Quem não chora não mama"



A 13 de Setembro de 2010, Luís Nazaré, à data Presidente da Mesa da Assembleia geral do Benfica fez uma longa declaração onde disparou para todos os lados. Vejamos:

1 - O Benfica pediu uma reacção a Vitor Pereira sobre o facto do árbitro Olegário Benquerença ter sido homenageado pela associação de Futebol do Porto. Curioso constatar como os benfiquistas se "ofendiam" com estas homenagens. Quando se trata de oferecer "vouchers" a coisa lá muda de figura.

2 - Benfica a citar Michel Platini é um must, mas compreende-se que os "artistas" se citem uns aos outros.

3 - A mítica frase do "Abstenham de se deslocar aos jogos fora de casa" foi proferido por esta ocasião.

4 - Momento de comédia deste vídeo é mesmo a ameaça em deixarem de participar na Taça da Liga. Um competição que no ano anterior tinha sido ganha ao Sporting no célebre penálti e expulsão do Pedro Silva, por ter tocado a bola com o... peito.

5 - Declarar Laurentino Dias, "persona non grata"

É engraçada verificar o que mudou na arbitragem de lá para cá, não é? E foi assim que nasceu a primeira versão das "reuniões da treta" para acalmarem os ânimos. O que é um facto é que a primeira versão foi um sucesso. Os agentes do futebol, adeptos e imprensa comeram e calaram. Por isso, Fontelas Gomes decidiu recuperar este expediente.

Ânimos mais calmos



Os jornais já estão a tentar pacificar o assunto. Os comentadores continuam a dar cobertura a esta narrativa de vitimização por parte dos árbitros influenciando os adeptos a "baixarem as orelhas". Até a esmagadora maioria dos dirigentes parece estar agora mais calma. É incrível o que se consegue com uma reunião da treta e com uma imprensa amiga, não é?


A raça que nunca se vergará!


Entretanto, Octávio Machado já reagiu às "deliberações" que este painel de artistas decidiu fazer sobre os lances do derby. Amanhã farei a minha análise a isto. Para já, fiquem com as ideias do Director leonino.



Pelos pingos da Chuva


Hoje, discute-se muito as "deliberações" do Conselho de arbitragem sobre as decisões de Jorge Sousa no derby. É este o tema do momento na arbitragem. Só que pelos pingos da chuva e enquanto se discute este assunto lá saíram as nomeações para os jogos desta semana.

Nuno Almeida, vulgarmente conhecido como "Ferrari Vermelho" estará em Chaves para arbitrar o Sporting. Já no jogo do Benfica estará Luís Ferreira e no Dragão Fábio Veríssimo, mais dois daqueles árbitros da "nova geração" da Academia do Seix... Arbitragem. Absolutamente inacreditável!

E pronto, a reunião da treta pariu um rato, tal como alguém tinha previsto durante a semana. Nestas reuniões eu gostava era de ver abordados temas como estes:

Os "Vieiras" do apito - Patchouli, borbulhas e brilhantina
O "Caso Marco Ferreira" prova onde está o cancro no futebol português
Os protegidos do apito
Miguel Libório - Um artista de futuro...

Ficará para outra oportunidade, por certo. Lá para 2024...

Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já. 

Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)

2 comentários:

  1. Mais um momento épico do nosso futebol. Obrigado Mister.

    ResponderEliminar
  2. Quando se vai a ver e quem decide neste CA é o joão ferreira, o pode ser, esta tudo mais que explicado.

    Este é o mesmo que só assim por acaso retirou um titulo ao Sporting com a famosa mão de ronny.

    E por lá também anda um lucilio que também por acaso marca penaltis contra o Sporting quando a bola bate no peito.

    E é isto a credibilidade do CA .

    ResponderEliminar