quarta-feira, 18 de julho de 2018

Então, e a "falência técnica"!?


Durante as últimas semanas muito se falou das dificuldades financeiras do Sporting, nomeadamente da tão propalada "falência técnica". Desde o primeiro momento que referi que esta situação não era relevante e que seria ultrapassada no exercício 2018/2019. Vamos a factos.

Recordar


*ReC 3º trimestre
Mais uma ver recordo que o conceito de "falência técnica" verifica-se quando os capitais próprios são negativos, isto é, quando o passivo é superior ao activo.

Este quadro representa a evolução do Capital Próprio da Sporting SAD desde a sua constituição até ao último ReC conhecido. Como podem verificar, após 13 anos de capitais próprios negativos a direcção anterior conseguir reverter essa situação, passando de um capital próprio negativo de 118M em 2013/2014 para 7,5M positivos no último ReC publicado (3º trimestre 17/18). 

Aquando das rescisões de contrato dos jogadores fiz uma estimativa que apontava para a passagem dos 7,5M positivos para os 8M de capital próprio negativo (aqui). Sem ter acesso a toda a informação, a verdade é que fiquei a apenas 1M de euros do valor que acabou por ser anunciado em comunicado à CMVM a 19 de Junho: 9 Milhões de Euros de capital próprio negativo.

Comunicado CMVM (aqui)

Portanto, a 19 de Junho estávamos com 9M de capital próprio negativo.

A relevância desta questão técnica


É preciso que as pessoas percebam que a análise contabilística das SAD é completamente diferente das restantes empresas, desde logo, pela forma como os activos são contabilizados. Por exemplo, um jogador da formação, independentemente da sua qualidade vale "zero" em termos contabilisticos. Para se perceber o ridículo da questão, o Castaignos é um activo que vale mais do que o Geraldes, Matheus Pereira e Palhinha, juntos. É por isso importante enquadrarmos esta questão com bom senso.

O regresso de Bruno Fernandes é sintomático da necessidade de enquadramento nestas matérias. Quando o jogador rescindiu contrato, o Sporting perdeu cerca de 7M do seu activo. Ao contrário do que as pessoas possam pensar, com o regresso do jogador ao Sporting o activo não foi aumentado nos mesmos 7M, uma vez que o jogador chegou a custo zero. Como foi explicado por Sousa Cintra, estamos a falar de um novo contrato sem que tenha sido dada qualquer contrapartida a clube, empresário ou jogador.

Ainda estamos em falência técnica?


Não! A realidade é que com a venda de William Carvalho o Sporting deixou de estar em situação de falência técnica, resolvendo um problema que na realidade nunca o foi. Infelizmente já tivemos problemas muito graves nesta matéria, quando Godinho Lopes deixou capitais próprios negativos na casa dos 120 milhões de euros.

Importa só dizer que esta situação não irá estar reflectida no ReC anual de 2017/2018, uma vez que a negociação de William Carvalho foi feita já este mês, o que fará com que esse efeito seja reflectido no ReC do 1º trimestre de 2018/2019. 

Ninguém diz nada?


Uma temática que preencheu capas de jornal, serviu de base para inúmeros debates e para crónicas dos mais variados "especialistas", desaparece da agenda mediática assim que a situação fica resolvida. É curioso não é? Nem um nota de rodapé a anunciar "Sporting sai de situação de falência técnica".

Mais curioso ainda foi os Sportinguistas terem visto Artur Torres Pereira, líder da comissão de gestão, anunciar numa entrevista ao Correio da Manhã que o "Sporting está em falência técnica".


Link da notícia (aqui)

Alguém acha normal que Artur Torres Pereira tenha dado cobertura mediática a um tema penalizador para o clube? Por que será que o fez? Terá sido por motivos "políticos", por forma a penalizar a anterior gestão? Por que será que Artur Torres Pereira não explicou convenientemente a situação aos Sportinguistas, mostrando que esta questão seria algo meramente conjuntural e que se iria resolver num curto espaço de tempo?

Mas mais grave do que tudo isto. Por que será que Artur Torres Pereira, Sousa Cintra ou alguém no Sporting não vem a terreiro a dizer que o Sporting já resolveu a questão e que neste momento estamos com capitais próprios positivos? Porque não defendem o Sporting? Se calhar não dá jeito falar nisto quando se perfilam como candidatos Bruno de Carvalho e Carlos Vieira, os homens que depois de 13 anos de capitais próprios negativos conseguiram reverter uma situação calamitosa de 120M de capitais próprios negativos.

Fico a aguardar a comunicação oficial da comissão de gestão, sentado...

 Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aqui)

53 comentários:

  1. A história da "falência técnica" só serviu para assustar os Sportinguistas consumidores de Correios da Manhã, Records, Bolas, etc. Para os Sportinguistas que pensam pela sua própria cabeça, esta mentira da "falência técnica" nunca foi um problema. Só que, esses, são uma minoria... infelizmente.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente parece que sim.

      Eliminar
    2. Não são uma minoria, e isso está a incomodar muito os jornalistas. De facto quem se identifica com o Sporting agressivo, poderoso e intimidante, é a maioria dos sportinguistas.
      Quem diz o contrário são os malabaristas da CMTV, TVI24 e respectivos colaboradores da treta.

      Eliminar
    3. Se fossem assim uma minoria, eles não se davam ao luxo de ILEGALMENTE, IMORALMENTE E ATÉ POR LÓGICA SIMPLES (ILEGALMENTE porque a comissão de fiscalização é ilegal, já devia ter havido eleições para este órgão há muito, e não deveriam usar assinaturas para uma AG para fazer processos contra ninguem, IMORALMENTE porque faz pprocessos, mas os que estão indiciados e presos por crimes contra o Sporting, esses nem vê-los quando são quase todos sócios - o grande patrão, o Mendez & Orelhas não deixa "mexer" nos seus Muchachos, isto se quiserem ganhar algum das Lavandarias Mendez -, LÓGICA SIMPLES, pois se fazem processos por palavras e insultos, eles próprios da Comissão de Fiscalização deveriam levantar processos contra eles mesmos, pois não houve ninguém tão baixo reles e insultuoso em palavras contra o Sporting e seu ex-presidente, quanto essa escumalha )... levantar processos com "suspensão preventiva" de carácter nitidamente político (e fala, ou falou -agora não convém- a escumalha de democracia LOOLZ ).

      Alguma coisa relacionada com "falência ou má gestão" é um profundo abuso e mentira grosseira (mas vá lá alguém dizer isto á jornalixeirada)

      BdC perdeu uma AG q ele próprio marcou, NENHUM TRIBUNAL DEU LEGITIMIDADE ALGUMA A JMS E MUCHACHOS, porque desmobilizou a acção, não indo, repetindo q não ia, e assim incentivando o pessoal a não comparecer, a uma macacada feita por putativos sem legitimidade alguma ... estúpido estúpido erro, no meio da mais feroz e hedionda campanha alguma vez vista, da JORNALIXEIRADA CONTRA O SPORTING .. de lembrar que votaram só 10,5 % de todos os sócios com capacidade de voto.. os "haters" deveriam estar quase todos lá!..

      Eliminar
  2. FALÊNCIA TÉCNICA foi o estado em que BdC e os seus acólitos deixaram o SCP, após a incompatibilização do irresponsável tiranete com a generalidade dos profissionais da equipa de futebol, que conduziu à rescisão de 9 (!!!!!!!!!...) jogadores, entre os quais os mais valiosos desportiva e contabilisticamente.

    Felizmente o bom senso e experiência de Sousa Cintra, coadjuvado pela sua equipa de genuínos sportinguistas e não de dirigentes mercenários, conseguiram reverter a parte mais substancial da catástrofe financeira que o irresponsável BdC & Cia geraram no pós-Alcochete.

    Parabéns ao SCP, a Sousa Cintra e à sua equipa.

    E um até nunca a BdC, Judas & Cia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim senhor, António Fake-eira!

      Eliminar
    2. Só é pena as rescisões do Podence, R. Leão e R. Ribeiro estragar essa narrativa ou
      a não rescisão do Acuña, do Mathieu, etc. Mas isso é pedir demasiado para se entender.

      Eliminar
    3. Lol, estes otários são engraçados.

      Está tudo explicado por a+b e ele simplesmente ignora e regurgita a sua cartilha. Ao menos arranjem malta credível. O público-alvo deve ser a lampionagem

      Eliminar
    4. Mas que grande filho da puta ó Fakeira.

      Eliminar
    5. A questão do Faceira, focinho de porco, resolvia-se bem com um soco no meio dos olhos.

      Eliminar
  3. O Sporting estava tão próximo da falência técnica que a comissão geriátrica a primeira coisa que fez foi tentar trazer de volta o ex-treinador que como se sabe trabalha a troco de uma sandes de courato e um sumol.

    ResponderEliminar
  4. Ptto, o Sporting estava em situação de falência técnica quando o Bruno de Carvalho saiu do CA da Sporting SAD e Sousa Cintra conseguiu reverter a situação com a gestão que fez do processo dos jogadores que rescindiram.
    Como é referido no texto a questão da falência técnica é meramente indicativa. No entanto, Não podemos deixar de criticar a gestão de BC por ter permitido que o SCP SAD entrasse em situação de insolvência técnica e elogiar a gestão de Sousa Cintra por ter conseguido gerir o processo em termos em que a SAD passasse a ter capitais pp positivos.
    Eu sei que custa ao MdC admitir, mas esta é a conclusão que se pode tirar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cada um enviesa as conclusões que quiser.

      Eliminar
    2. palavras do próprio Sousa Cintra:

      http://rr.sapo.pt/noticia/70929/sousa_cintra_o_arbitro_quis_que_o_sporting_perdesse

      e de alguém que tem muitos anos disto

      https://observador.pt/2016/04/30/pinto-da-costa-sporting-seria-um-justo-campeao/

      Eliminar
    3. Não sejas parvo ó desconhecido.

      Todos os anos isso se verifica antes de vender jogadores.

      Eliminar
    4. Outro filho da puta este Unkagora,enviesas as noticias conforme te convém grande fdp.

      Eliminar
  5. Milhões de Ronaldo
    Milhões de William
    Milhões de Gelson
    Milhões de Patrício
    Quiçá mais milhões virão

    O regresso de Bruno F foi importantíssimo em vários aspectos:
    - ajuda a compor as contas já que é um activo importante que valerá muitos milhões no futuro
    - acaba com a justa causa (uma vez que o clube tomou medidas para evitar que o sucedido volte acontecer) e dá um trunfo ao clube na luta no tribunal FIFA (veja-se que até o Atlético M. já tem dúvidas se avança para contratação de Gelson e contactou a FIFA). Bétis e A Madrid acordam efectuar um pagamento ao SCP, ao contrário do que diziam que o clube não ia ganhar nada com as rescisões
    - fez com que outros jogadores como Dost reflictam na mesma situação

    E o mais irónico no meio disto tudo é que, se calhar, o SCP não precisa de se endividar com mais empréstimos obrigacionistas.

    --------

    Quanto ao plantel a equipa tem dado boas indicações, e ainda faltam jogadores do mundial.

    Viviano tem classe.

    Nas laterais há muitas alternativas.
    Na defesa a entrada de Marcelo permite ter 2 defesas substitutos a Coates e Mathieu

    Há jovens promissores como Palhinha, Geraldes, Matheus, Giovane, Demiral, Maxi. Pena o Dala não tenha ficado. Também gostava do Iuri. Aproveitar a prata da casa com regresso de Mané. Dizia ontem alguém que o SCP no tempo de JJ teve a melhor classificação quando tinha no plantel o maior número de jogadores da formação. Curioso não?

    Subsistem várias dúvidas:

    - o regresso de Nani trás experiência ao plantel mas não irá tapar o lugar aos mais jovens? Em princípio se estiver em boa forma será titular mas terá de estar mentalizado para ir para o banco quando for necessário.
    - falta de um ponta de lança com presença na área, se Dost não regressar seria importante procurar uma alternativa. Castaignos ganhou bagagem no empréstimo época passada?
    - o tempo o dirá se Misic, Petrovic, Wendel, Palhinha e Geraldes serão suficientes para colmatar William

    Esta será uma época de oportunidade para muitos jovens da formação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desde que não regresse Brunão & Cia, o SCP lá recuperará do pesadelo.

      Eliminar
    2. Calma que o Gélson regressará como grande feito do Cintra

      Eliminar
    3. Fakeira é que não te enxergas,és mesmo um grande filho da puta,gostas mesmo de falar mal do Sporting.

      Eliminar
    4. O típico post que é um autêntico areal.

      PROTEJAM OS OLHOS !

      Eliminar
  6. A Comissão de Gestão tem neste momento mais do que fazer do que andar a fazer desmentidos de notícias do Correio de Manhã.

    Há um plantel para montar, rescisões para serem resolvidas e jogadores para colocar.

    Apenas tu e as brunetes continuam a fazer o que o vosso Querido ex-Lider disse um dia para não fazerem: ler noticias dos jornais, especialmente o CM.
    O que pretendes com estes posts? Dizer que o CM é lixo? que mentem descaradamente? quem são pagos para colocarem noticias e lançar boatos e intrigas? E... novidades?

    Qualquer pessoa com dois dedos de testa, não lê, não vê, não dá a minima importância a qualquer noticia que venha no CM mas isso é a minha opinião pessoal (sem querer ofender ninguém).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. foi o CM?

      http://sicnoticias.sapo.pt/especiais/crise-no-sporting-/2018-06-14-Ricciardi-diz-que-ha-risco-de-insolvencia-na-SAD-do-Sporting

      a pergunta que se faz é esta: mas alguma vez o SCP esteve em risco de falência?

      Eliminar
    2. Sim, o Sporting teve em risco de falência pq tem(tinha) um passivo maior que o ativo.
      E diga-se esta realidade ocorreu várias xs desde a constituição da SAD e não apenas no perido de gestão de BC

      Eliminar
    3. Ó Unkagora,no tempo do presidente Bruno de Carvalho, apenas só num ano estivemos nessa situação,enquanto que no tempo dos croquetes foram dezenas de anos,ouviste ó grande filho da puta?

      Eliminar
    4. O Piccini iria ser vendido pelo mesmo( ou mais ) que o William.

      Mas qual risco de falência técnica.

      O mais estúpido é que, os que escrevem estas merdas, não acreditam nelas, pois sabem como tudo funciona.

      Era mas é bloquear esses gajos, pois não deixa de ser lixo digital, o que largam em abundância pelos blogs.

      Eliminar
  7. Este silêncio é claramente um reflexo da imagem negra que se quer fazer passar sobre as contas do Sporting e a utilização da anterior direcção como bode expiatório, para o verdadeiro e obscuro objetivo que é pôr fim à restruturação financeira. Sobre este tema, de extrema importância para o clube, nem uma palavra!
    Outra questão interessante é o silêncio sobre os 40 milhões do contracto da NOS que o Sporting recebe já este ano! Para não falar no trabalho maquiavélico que, sobretudo o CM, tem feito para denegrir a imagem do clube durante as negociações para a venda e retorno de alguns jogadores, acusando a anterior direcção de intervenção directa no ataque à academia.
    Isto só pode ter o propósito de fazer parecer normais e aceitáveis, alguns dos maus negócios que fazem o clube perder dinheiro e perpetuar a ideia de uma SAD em grandes dificuldades financeiras.
    Meus amigos, para mim, todo este trabalho só pode ir na direcção da venda da maioria da capital da SAD.
    Ainda bem que temos o Mister para nós ajudar a manter vigilantes a este roubo público de que o nosso clube centenário está a ser alvo.
    Sporting primeiro.

    ResponderEliminar
  8. Sou daqueles que achava q o Bruno Carvalho estava a fazer um optimo trabalho, infelizmente estragou tudo nos ultimos meses com uma comunicação absolutamente desastrada. Dito isto, tb não compreendo pq os actuais responsáveis deixam a comunicação social dizer as maiores barbaridades, desmentidas por factos alguns dias depois, sem perderem 1 segundo a defender o clube. Podem gostar ou não do Bruno, mas o clube tem q estar, sempre, acima deles todos.

    ResponderEliminar
  9. Off tópico: então o Sousa Cintra diz que os empresários são gente sem escrúpulos, que os clubes estão presos aos empresários...? Hummm quem seria a pessoa que já disse isto há tanto tempo e que era atacado por ser belicista?
    Viviano espero mesmo que seja carvão da imprensa e não seja jogada para justificar o André Moreira do Jorge Mendes. Até pode ser mendilhoes a mandar para a imprensa para tentar queimar Viviano.

    ResponderEliminar
  10. E esta notícia

    https://www.noticiasaominuto.com/desporto/1048726/rafael-leao-viajou-para-dortmund-mas-ninguem-estava-a-sua-espera

    Com o regresso do Bruno F as coisas podem complicar-se para os que rescindiram.

    ResponderEliminar
  11. Se a Holding fizer soar que a terra é quadrada e tendo morrido Galileu, vai ser muito difícil de provar o contrário.
    E muitos adeptos vão garantir que até viram os vértices O que provavelmente vamos precisar é de muitos anos para celebrar mais algum titulo nas modalidades. Mas não há crise, basta atribuir as culpas ao Bruno e todos poderão dormir descansados

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. e é capaz de aparecer muitos adeptos a jurarem que viram barcos a caírem quando cruzaram as arestas

      Eliminar
  12. ó faceira vai dar banho ao cão , es umrato , uma hiena .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Fakeita não é um rato, é mesmo um filho da puta.

      Eliminar
  13. E nessas contas de merceeiro, por acaso incluiu a indemnização que o Sporting vai ter de pagar aos lampiões pela compra antecipada de arrobas de pipocas que eles degustaram a assistir à saga de loucura do Bruno Miguel nos últimos meses?

    ResponderEliminar
  14. Mister chamava a atenção para o seguinte ....estamos em litígio com alguns jogadores e hoje li que o Sousa Cintra referiu ‘ notei uma falta de atenção na academia ‘ .... depois li o Jorge Jesus fazer referência ao q se passou na academia antes da taça e a referir o q não deviam ter jogado ....mas não havia um contrato de confidencialidade....parece segundo disse Jesus que disse ao Cintra q por ele não estava em vigor .....parece-me que alguém anda a juntar notícias para justar ao processos dós jogadores.... alguém pode mandar este Cintra calar-se....
    Eu vou viajar de Londres para votar .... e vou votar em Branco porque não me revejo em nenhum dos candidatos....faço votos que os votos em branco sejam superiores a qualquer candidato ....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é sempre preferível riscar de cima a baixo um voto do que entregar um voto em branco.
      um voto em branco dá sempre azo a que seja preenchido (indevidamente) por terceiros.

      Eliminar
  15. É tudo tão triste que também votarei em branco, para a presidência do clube. Da cambada de dirigentes atuais, quem defende, publicamente, o SCP?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Martins não faça isso,sabe em quem deve votar...pois sei que é uma pessoa inteligente,temos que votar no presidente que nos voltou a trazer orgulho em ser Sportinguistas, fazendo-nos vibrar com inúmeros títulos nacionais e internacionais.Infelizmente só no futebol corrupto é que não conseguimos ganhar,e isto enquanto o burro do chiclets não se deu como vendido ao presidente dos corruptos.

      Eliminar
    2. Eu vou aproveitar a campanha "Sócio num Segundo" para ir votar Bruno. Depois cancelo.
      Circus must go on.

      Eliminar
    3. Não precisas de tanto, rena, basta existires.

      Eliminar
  16. Bom dia eu sou o Sr. Jose Evans pelo nome e eu moro no Reino Unido Eu gostaria de falar sobre a bondade de Deus em minha vida depois de tantos meses tentando obter um empréstimo na internet e foi enganado, então eu fiquei desesperado em Obtendo um empréstimo de um credor legítimo on-line, então eu vi um comentário de um amigo chamado Walter Chad e ele falou sobre esta empresa de empréstimo legítimo onde ele conseguiu seu empréstimo rápido e fácil, sem qualquer stress, então ele me apresentou a um homem chamado MR. George Franklin, que controla uma firma chamada George Franklin Loan Firm, então eu solicitei uma quantia de US $ 300.000,00 com baixa taxa de juros de 2.0% para que o empréstimo fosse aprovado e depositado em minha conta bancária. meu empréstimo para manter meu negócio quebrado funcionando e também para pagar minhas contas, então eu estou aconselhando a todos que estão interessados ​​em obter um empréstimo rápido e fácil entrar em contato com a empresa de empréstimo por e-mail (georgefranklincreditcompany@gmail.com) para obter qualquer quantidade de empréstimo que você precisa hoje, obrigado como você leu o maior testemunho da minha vida. E-mail: georgefranklincreditcompany@gmail.com ou WHATSAPP: +19292227999

    ResponderEliminar
  17. Façam chegar este texto ao SCP! Poderá ser uma ajuda lá para Novembro... penso eu de que...

    ResponderEliminar
  18. Bas Dost regressa !!!

    Mais um activo (financeiro e desportivo) importantíssimo que regressa ao clube.

    Temos equipa ! Subsiste a dúvida se o meio campo defensivo tem capacidade para suprimir william e bataglia. É preciso dar oportunidade aos miúdos para se mostrarem.

    Vou estar atento se o regresso de Dost aparece no CM e na CMTV.
    Mais um trunfo para o processo que entrou no tribunal FIFA.
    Os que rescindiram (principalmente os que ainda não arranjaram clube ou os que arranjaram e não pagaram) começam a ver o filme a alterar-se. As certezas começam a virar dúvidas e há o sério risco dessas equipas (ou jogadores) terem de indemnizar o SCP pelo valor das cláusulas e ficarem proibidas de contratar jogadores durante alguns anos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. a justa causa começa a dissipar-se

      Eliminar
    2. A caminho de jazer morta e enterrada, desportivamente, passeia-se como alma penada em modo zombie só para fanáticos e JL enjaulados: BdC...

      Eliminar
    3. fakeira grande fdp,porco lampião

      Eliminar
  19. Olá meu povo bom, eu sou Martha de Portugal, vim ao site para preferir uma empresa que me emprestou um valor de empréstimo de 50.000,00 euros para a minha medicação infantil, tenho procurado ajuda financeira desde então, mas agradeço a Deus que eu localizei uma empresa chamado Sra Mary Lisa empréstimo empresa onde eu dinheiro e confirmar meu empréstimo sem qualquer stress e hoje meu filho foi operado, então meu povo lá ainda é empresa de email de contato de empréstimo real e legal abaixo (mrsmarylisaloanhome2@outlook.com) para contatá-la para seu rápido e empréstimo confiável hoje porque ela é legítima.

    ResponderEliminar
  20. O Expresso avança este sábado que as contas do Sporting no Novo Banco e na Caixa Geral de Depósitos estão penhoradas por dívidas ao Fisco e à Segurança Social relativa a abril e a maio, coincidindo com o início da crise sportinguista. De acordo com o semanário, o clube devia ao Fisco 2,089 milhões de euros relativos a abril e 2,299 milhões de euros referentes ao mês de maio. À Segurança Social, o Sporting tinha "uma dívida de 862 mil euros, correspondente ao mês de maio".
    A estas dívidas junta-se uma dívida total a fornecedores próxima dos 40 milhões de euros, dos quais metade serão dívidas "que já ultrapassaram os prazos de pagamento".

    ResponderEliminar
  21. Eu sou o um credor de empréstimo privado, eu dou empréstimo para aqueles que precisam de empréstimo, e aqueles que querem iniciar um novo negócio. Eu dou empréstimos pessoais, Empréstimos de negócios, Empréstimos de estudantes, Empréstimos de empresas e Todos os tipos de empréstimos, na taxa de 2% de contatos interessados hoje em: kennethabrightenbusinesshome@gmail.com o www.kabusinesshome.com

    ResponderEliminar