sexta-feira, 31 de julho de 2020

Pulitzer de "Gamela"


Meus caros amigos, depois de na passada quarta-feira ter falado um pouco sobre a encenação que foi a "entrevista" de Frederico Varandas ao Jornal Record (aqui), quero falar-vos mais um pouco sobre os conteúdos de excelência com que o Record presenteia os seus leitores. 

A capa 


Na sua edição de hoje, o Jornal Record dá grande destaque a uma entrevista exclusiva concedida do Nuno Mendes, jovem atleta do Sporting. 

Capa Record 31/07/2020

Ou seja, o Sporting continua a dar exclusivos ao jornal que divulgou a Auditoria da SAD e do clube e que expôs por completo na praça pública toda a vida interna do clube, desde contratos de patrocínios, valores de receitas e até os vencimentos de todos os funcionários do Sporting. Num clube digno, o Jornal Record tinha sido imediatamente alvo de um processo, mas como o Sporting de Frederico Varandas é tudo menos digno, o Jornal Record é presenteado com todos os exclusivos leoninos. Desde as insides diárias, às notícias exclusivas, passando pelas entrevistas, que são o filet mignon que vai alimentando a coisa. Como cereja em cima deste bolo desconjuntado, o Sporting ainda se sujeita a atacar publicamente os jornais concorrentes do Record, com especial foco no Jornal Abola. 

Enquanto o Sporting coloca na gamela do Jornal Record todos estes conteúdos, os meios de comunicação próprios do Sporting são deixados para segundo plano. Como é visível para todos, a SportingTV continua a definhar e o Jornal Sporting passou a ter periodicidade quinzenal. Será que na edição que deveria ter saído ontem, não ficaria bem o Nuno Mendes na capa com uma entrevista exclusiva? Pois...

Mas vamos ao que interessa para hoje.

As dívidas


Como os Sportinguistas sabem, ao longo das últimas semanas o Sporting tem sido alvo de ataques de muitas entidades por falta de pagamento dos seus compromissos. Foram tornadas públicas questões relacionadas com o pagamento de Eduardo, pagamento de Sporar, pagamento de Rúben Amorim, indemnização de Sinisa Mihajlovic e alegadas comissões nas saídas de William, Piccini e Nani.

Em relação a estes pagamentos, a administração de Frederico Varandas entende que não deve liquidar as suas obrigações porque estamos em período de pandemia. 


Salgado Zenha, vice-presidente do Sporting diz mesmo que "é ridículo falarmos de atrasos nos pagamentos a fornecedores no contexto atual". Uma linha de pensamento que utiliza o...

Ah e tal e os outros...


Como argumento para justificar esta política, a máquina de propaganda de Frederico Varandas tem passado muito a mensagem de "ah e tal os outros também fazem o mesmo". Foi disso exemplo uma das respostas de Frederico Varandas na "entrevista" da passada terça-feira. 

Excerto da entrevista encenada de Frederico Varandas
Reparem bem como até fizeram questão de colocar o destaque na frase "Estamos em pandemia. Sabe quantos clubes estão a pedir adiamentos e alterações dos prazos?". Coincidência, darem logo destaque a isso, claro.

Dando seguimento a esta narrativa, e face a toda a pressão, passou a ser necessário dar nomes aos "outros clubes". E essa era uma missão para o jornal mais credível do mundo e arredores. O fantástico Jornal Record! Doi dias depois da porta ter sido aberta, ai estão eles. 

A máquina de propaganda mentirosa de Frederico Varandas


Na capa de hoje, foi colocado o seguinte destaque: 


Portanto, o Sporting não paga as suas obrigações, porque aguarda pagamentos atrasados de outros clubes, nomeadamente de 2 clubes importantes no futebol espanhol como são o Atlético de Madrid e o Valência. Era esta a narrativa da coisa. Deixo-vos com a notícia completa para não restarem dúvidas.


Como podem verificar, esta magnifica peça jornalística foi tão aprofundada que até mereceu a colaboração entre dois jornalistas do Record (João Lopes e Luís Mota). Dois jornalistas que após apurada investigação e pesquisa chegaram as seguintes conclusões que recolho de seguida para posterior análise:


Portanto, para o Record e para os seus jornalistas, o Sporting...

"não está a pagar porque também não está, em muitos casos, a receber o que lhe é devido, designadamente do Atlético de Madrid e do Valência" 

Ora, olhando para isto importava desde logo saber quais os negócios em causa. Os nossos amigos respondem:

"Ao que Record apurou, entre as entidades que têm tentado negociar com o clube de Alvalade está o Atlético de Madrid, que procura adiar o pagamento da segunda tranche do acordo por Gelson Martins, alcançado no final da época anterior; e o Valência, que ainda não fez face à segunda parcela do pagamento de Thierry Correira, que rumou ao sul de Espanha no arranque desta temporada. 
Ficando a saber os clubes incumpridores e as transferências em causa, só faltavam mesmo os montantes vencidos que estes clubes estão a tentar adiar. O Holmes e o Watson respondem:

"Os valores não são revelados, mas, se for tido em conta que o Sporting tinha a receber pelos dois jogadores 27 milhões de euros, estarão em causa verbas importantes, em especial na atual conjuntura socioeconómica." 
Para fechar, nada melhor do que salientar que o Sporting é liderado por gente de bem que aceita e compreende as dificuldades de Atlético e Valência:

"Refira-se que, segundo informações recolhidas pelo nosso jornal, os responsáveis leoninos têm mostrado abertura para renegociar os prazos de pagamento, pois esperam que também os credores se mostrem compreensivos em relação às dificuldades pelas quais o clube está a passar." 
Meus amigos, está aqui uma peça jornalística de fino recorte e só ao alcance dos melhores. New York Times, metam aqui os olhinhos. Bem, isto só tem mesmo um pequeno problema, um pormenor quase insignificante: A notícia é...

Uma valente mentira


Espantados? Só quem não acompanha a vida e as contas do Sporting é que pode ficar espantado perante isto. Meus caros amigos, nem o Valência nem o Atlético de Madrid devem um único cêntimo ao Sporting e para encontrar esta informação basta ter um computador com acesso à internet e consultar uma coisa chamada Relatório e Contas. No caso, o último ReC disponível da Sporting SAD é referente ao 3º trimestre de 2019/2020, com contas até 31 de Março de 2020.

Vamos verificar o saldo de clientes nesse ReC. Começo pelo saldo não corrente.


Como podem verificar, a 30 de Junho de 2019 o Atlético devia ao Sporting 11,2M de euros. A 31 de Março de 2020 não devia um único cêntimo. Quanto ao Valência, nem sequer é referido nos clientes não correntes. Portanto, a "longo prazo" deviam "bola".

Analisados os saldos não correntes (vencimento num prazo superior a 1 ano), passo agora para o saldo corrente (vencimento inferior a 1 ano).


Ora, como podem verificar, a 30 de Junho de 2019, o Atlético de Madrid devia 8,2M e o Valência um valor na casa dos duzentos mil euros. Entretanto e até ao final do fecho das contas do 3º trimestre de 2019/2020, liquidaram as suas obrigações. Portanto, como podem verificar, nem Valência nem Atlético de Madrid devem um único cêntimo ao Sporting. Mas...

Quem deve é o Sporting


Aproveitando que estava com a mão na massa, fui consultar se o Sporting devia alguma coisa a esses clubes.


Eis não foi o meu espanto quando verifiquei que no final do dia quem deve dinheiro é o Sporting. Nada mais, nada menos do 3,750 milhões de euros, que é precisamente metade do valor da aquisição de Luciano Vietto.

Pullitzer de "Gamela"


Será assim tão difícil percebermos qual foi a fonte onde o "Record apurou" esta treta? Terá sido através de fontes do Atlético de Madrid e do Valência, que aqui até são retratados como caloteiros, ou terá sido colocado na gamela do Record por parte interessada?

Seja como for, desfrutem este Pulitzer de "Gamela". Para a entrega do prémio já está até confirmada a presença de Pep Guardiola, que virá no seu jato privado para ver o Grimaldo a jogar, aproveitando assim a oportunidade para vos entregar o prémio em mão.


Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aquiInstagram: (aqui)

15 comentários:

  1. A auditoria foi entregue ao Record para publicação por esta mesma "administração" por isso não há processo.... Obrigado Mister. Que nunca te doam os dedos. Fizessem esse supostos jornalistas um décimo so trabalho que fazes e o desporto português cheirava mais a limpo.

    ResponderEliminar
  2. O espírito enche cada vez que vejo um post teu.

    Temos de resistir contra esta gente que entrou para destruir o Sporting, mas é muito importante não esquecer quem se calou enquanto o clube apresenta a crise ideológica, desportiva e financeira mais grave que me lembro. Os adeptos estão completamente desligados e já ninguém acredita que para o ano vai ser diferente.

    Onde andam os anteriores candidatos à presidência? Onde andam as vozes que criticavam a anterior direcção a cada meia hora?

    As pessoas não vêm alternativa e a falta de esperança é agora muito maior do que quando o Godinho desordenava o clube, mas até este teve a coragem de se demitir.

    O que falta ao Varandas e ao resto do circo destruir? Se ainda não se demitiram, é porque ainda lhes falta conseguir alguma coisa. Parece cada vez mais claro que esse alguma coisa é vender a maioria da SAD, delapidando cada vez mais o seu património, capacidade financeira, plantel e massa adepta para permitir adquirir o clube a preço de saldo.

    oxalá sejamos capazes de reagir antes disso.

    ResponderEliminar
  3. No fim do dia fazem como de costume, justificam-se com as fontes. É tão fácil ser mau jornalista

    ResponderEliminar
  4. O valor do Vietto não tinha sido abatido ao valor que tínhamos a receber do Gelson? Como é que devemos ao atlético?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gelson 18M venda
      Vietto compra 6.5M por 50% do passe

      Eliminar
    2. Nesse caso registas na contabilidade esses valores, mas o dinheiro não anda a passear, o Atletico paga 11,5M e acertas as contas.
      Olhando para as contas fica a ideia que o Atlético nos pagou 18M

      Eliminar
  5. Temos que fazer como está a fazer o Presidente do Rio Ave Clube e o Presidente do CF “Belenenses” com as sades pô-las na rua espanta-los das instalações do clube e joder as trombas de porco 🐖 ao frejerico e ao 🐖 alves.

    ResponderEliminar
  6. jornal asqueroso, eu não me esqueço do papel que esta gente teve (e continua a ter!) na destruição do meu clube nos últimos 2 anos! para mim, estes são os verdadeiros terroristas!

    ResponderEliminar
  7. A culpa é do Rogério Alves, que pactua, cim
    isto tudo. Quem cala consente é oara
    um gajo com o seu passado, de certeza que está a lucrar.

    ResponderEliminar
  8. A cabeça do Bernardo Ribeiro continua a inchar hehe

    ResponderEliminar
  9. O Sepor-tanga... esta de rastos...idem o futebol português... neste momento crucial temos um dos piores presidente de sempre...se nao surgir uma lista unificadora pode ser fatal...

    ResponderEliminar
  10. É mentira em cima de mentira . Aldraboes de primeira, e que não vão sair tão depressa do poleiro.

    ResponderEliminar
  11. Obrigado Mestre, sempre em grande. Um abraço.

    ResponderEliminar
  12. Engraçado que os mesmos que ajudaram a enterrar a anterior direcção, com calúnias e mentiras atrás de mentiras, são os mesmos que tiveram acesso exclusivo ao leak da auditoria e que agora têm todos os exclusivos de notícias e entrevistas do Sporting e levam esta direcção ao colo com propaganda barata e como se vê, continuando a recorrer à mentira.

    ResponderEliminar
  13. Deve ser inédito a nível mundial um clube que é implodido pelos próprios sócios e adeptos. Presidentes que engrandeceram o clube como João Rocha e Bruno de Carvalho foram vilipendiados e escorraçados. Depois de grandes dificuldades para em 2013 correr com as hienas que deixaram o clube na ruína e quase a descer de divisão chegamos a 2020 e pasme-se,as hienas estão lá outra vez a delapidar o Clube. Mas desenganem-se, porque desta vez além de comerem a carne também vão sugar o tutano dos ossos. Nem todos os sportinguistas são canalhas, mas todos os canalhas são sportinguistas.

    ResponderEliminar