quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Negócios à Benfica


Para quem ainda tem dúvidas sobre a importância do pedido de Bruno de Carvalho relativo à imprensa, parece-me que este post tirará todas as dúvidas. Meus amigos, vejam bem esta pouca vergonha.

Recuemos até aos meses de Fevereiro e Março de 2017.

"Depois combinamos pormenores sobre os bilhetes para terça"



No dia 10 de Fevereiro de 2017 Luís Bernardo, director de comunicação do Benfica, enviou um email para Raúl Vaz, na altura director do Jornal de Negócios. Neste email juntava informação sobre um prémio que o Benfica terá vencido relativo aos seus recursos humanos (suprema ironia). Para fechar o email, Luís Bernardo avisou que "depois combino pormenores sobre os bilhetes para terça". 

Ora, na terça-feira seguinte ao envio deste email, o Benfica jogou no estádio da Luz com o Borrussia de Dortmund. Não há mais informação sobre estes bilhetes nos emails disponibilizados. Não há sobre estes mas há sobre outros...

"Os benfiquistas para Dortmund"



No dia 2 de Março de 2017, Raul Vaz envia um email para Luís Bernardo com o "nome dos 5 benfiquistas para Dortmund". Importa recordar que dias depois, a 8 de Março de 2017, o Benfica jogaria na Alemanha frente ao Borussia de Dortmund. 

Raúl Vaz
Visto assim, um email deste género indicia que existiu uma conversa prévia entre o director do Jornal de Negócios e o director de comunicação do Benfica. Cerca de uma hora depois de receber o email de Raúl Vaz, Luís Bernardo reencaminha para Ana Zagalo.

"Como estamos em fase de apresentação das contas semestrais queria ser simpático"




Neste email é possível vermos o pedido de ajuda de Luís Bernardo a Ana Zagalo, Gestora Corporate - Direcção Comercial e Marketing do Benfica para arranjar mais um bilhete para o grupinho de benfiquistas. Gosto particularmente da parte em que salienta a importância de o pedido ser correspondido, porque quer fazer uma simpatia ao director do principal jornal económico do país em vésperas da apresentação das contas semestrais do Benfica. 

É mais uma daquelas cortesias com que o Benfica já nos habituou.

O programa das festas



Neste email datado de Fevereiro de  2017 é possível verificar o programa das festas, que é sempre relevante conhecermos nestes casos.

Mister, esses bilhetes foram usados?




Depois do email enviado por Luís Bernardo para Ana Zagalo, esta solicitou o número do cartão de cidadão dos amigos de Raúl Vaz para tratar do assunto. No próprio dia do jogo há um email de Nuno Bolas para Nuno Gago - o senhor das claques - com um ficheiro em que estão os nomes de todos aqueles que tinham acesso ao Estádio do Dortmund. Nesse ficheiro excel estão os nomes destes senhores assim como os seus dados de identificação. 

Posto isto, não haverá grandes dúvidas que não existiu nenhum percalço e que foram mesmo assistir à partida.

A véspera do jogo 


Agora vamos à parte gira da coisa. Atentem bem na capa do jornal de negócios na véspera do jogo do Benfica em Dortmund.

Portanto, "Só o Benfica dá lucro sem a venda de jogadores" diz o pasquim. Esta capa foi uma vergonha tão grande que na altura até fiz um post a desmontar esta autentica nojice. Antes de continuarem a ler o resto deste post devem ler esse post que fiz na altura, clicando (aqui). 

Como viram, o título desse post era "negócios de propaganda". Visto a esta distância dá-me um enorme prazer conseguir-vos "provar" que tinha razão. 

Resumindo, na edição de 7 de Março de 2017 o Jornal de negócios decidiu arranjar uma maneira de dar a volta ao resultado financeiro banal do Benfica por contraponto com o melhor resultado de sempre da história da Sporting SAD. Na altura o Sporting apresentou 46,5 Milhões de Euros de lucros. O Porto apresentou um prejuízo monstruoso na casa dos 30M e o Benfica teve 2,5 M de euros em lucros. Qual acham que seria a notícia lógica a fazer? Pois...

A "encomenda" foi escrita pelo jornaleiro Rui Barroso e o Editorial desse dia ficou a cargo do então director-adjunto André Veríssimo. André Veríssimo é hoje o director do jornal depois da saída de Raúl Vaz em Novembro passado. Curiosamente, Rui Barroso e André Veríssimo são dois benfiquistas.

A notícia já era vergonhosa, mas o editorial foi ainda mais longe, uma vez que o jornaleiro chegou ao ponto de afirmar que o Sporting teve um perdão da banca. Mais um dos soudbytes da propaganda encartilhada a ser passado por um alto quadro de um jornal, ainda por cima de um jornal económico. Maravilha.

"BdC revela desprezo pelo direito a informar e pela liberdade de expressão"


Jornal de Negócios de 20-02-2018
O print anterior foi publicado na edição do jornal da passada terça-feira e é da autoria do agora director André Veríssimo, o mesmo jornaleiro responsável pela vergonhosa capa e editorial que vimos anteriormente. Ver este artolas a escrever sobre "desprezo pelo direito de informar" por parte de Bruno de Carvalho só me dá mesmo vontade de rir. Ora digam lá que esta gente não é mesmo nojenta e do mais reles que pode existir. Não têm o mínimo respeito pelos leitores e pela profissão que exercem. São umas verdadeira marionetas. 

Para fechar o assunto com André Veríssimo gostaria apenas de esclarecer que Bruno de Carvalho não despreza o direito de informar. Despreza é jornaleiros da estirpe deste senhor. Sentimento partilhado pela esmagadora maioria de Sportinguistas. Eu sou um deles. 

Vamos continuar porque ainda há mais...

O dia do "maestro"



Três dias depois, a 10 de Março de 2017 foi a vez de Rui Costa dar uma grande entrevista de sete páginas ao jornal. Sim, leram bem, foram mesmo sete páginas. Curiosamente, também fiz um post na altura a falar sobre esta situação. Mais uma vez, devem ler esse post antes de continuarem com a leitura deste post. Podem fazê-lo clicando (aqui).

Resumindo, nesse post considerei completamente inapropriado ver Rui Costa a dar uma entrevista a um jornal económico. Não percebi e levantei dúvidas sobre o motivo pelo qual um antigo jogador de futebol teria capacidade para acrescentar algo sobre economia e finanças. Neste momento os leitores devem ter percebido o porquê desta entrevista. 

Nesse post falei inclusivamente do lançamento de novas obrigações por parte do Benfica e considerei que a entrevista de Rui Costa assim como a notícia "encomendada" dias antes se inseria numa estratégia de propaganda à saúde financeira do Benfica. Uma estratégia cujo pontapé de saída tinha sido dado por Luís Filipe Vieira numa entrevista ao Correio da Manhã dias antes. Curiosamente, Correio da Manhã e Jornal de Negócios são do mesmo grupo, a Cofina.

Na altura em que saiu essa notícia, desmontei toda a questão das obrigações e falei sobre o novo lançamento de obrigações. Mais uma vez, tinha razão. Querem ver...

Obrigações para que te quero...


11 dias depois do pedido de bilhetes para Dortmund, 5 dias depois da vergonhosa capa sobre o resultados financeiros e 3 dias depois da entrevista de Rui Costa, Luís Bernardo enviou o seguinte email para Raúl Vaz.


Ora cá estão as nossas amigas obrigações e a necessidade de propagandear a saúde financeira do Benfica numa manobra para enganar o mercado e eventuais investidores. Uma autêntica maravilha. Reparem no ponto nº 1 da estratégia de propaganda: "Entrevista a Domingos Soares de Oliveira". 

Agora vejam o que aconteceu no edição de 4 de Abril de 2017, cerca de três semanas depois deste email:

Capa Jornal de Negócios de 4 de Abril de 2017

De facto, esta vida está mesmo cheia de coincidências e curiosidades, não está? 

Para fechar


Agora é que eu quero ver o sindicato dos jornalistas, a ERC, a CMVM e afins a virem a terreiro falar sobre esta pouca vergonha. Quero ver também as crónicas, editoriais e notícias sobre isto. Agora é a vez de os senhores jornalistas - se ainda existir algum por ai - fazerem o seu trabalho, verificarem toda esta informação e descobrirem rapidamente quem são os 5 amigos de Raúl Vaz que tiverem direito a bilhetes para acompanharem o Benfica em Dortmund. Fica também ao cuidado da PJ averiguar tudo isto. 

Ainda há alguém por ai alguém com dúvidas sobre a posição tomada por Bruno de Carvalho? É bom que todos os Sportinguistas abram os olhos e se juntem a esta luta. Está nas vossas mãos mudar este estado de coisas. Não comprem estes pasquins, não ofereçam audiências a esta gente, não partilhem as suas notícias nas redes sociais, etc. Quando este efeito começar a notar-se no bolso deles as coisas vão mudar. Por outro lado é bom que ajudem e partilhar as denúncias feitas na blogosfera e nas redes sociais. Só assim será possível mudarmos. 

Está nas vossas mãos.

Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aqui)

12 comentários:

  1. Eu ainda penso que por vezes estamos em pleno século XX, no período do antigo regime ás mãos de Antonio Ferro e da sua propaganda. Acho que Joseph Goebbls ficaria encantado com a doutrina que cá deixou. O pior é que com o 25 de Abril tudo foi retomado, a liberdade, os parâmetros de uma sociedade livre, a democracia de pensamento...e o único bastião é este clube que segue nas linhas mais radicais uma ideologia fascista. Não bastava ser um clube todo ele ideologicamente pensado para servir um regime totalitário, como deixou estas aves raras. O que a ERC tem a dizer sobre tudo isto? Bem a mim só me resta continuar a corar.

    ResponderEliminar
  2. Nem alhos nem nada! O jornalismo em Portugal é uma farsa e está todo envolto nos braços do Polvo Lampiânico.

    Zero clicks! Zero Euros!

    ResponderEliminar
  3. Onde estão o sindicato dos jornalistas? O CNID? Ou a ERC?

    ResponderEliminar
  4. Façam como eu, leitor habitual durante muitos anos de record e correio da manhã, entretanto, fruto de tudo o que se tem passado,e em especial, desde que BdC tomou as rédeas do nosso clube, deixei de os comprar. Não dou de comer a nenhum deles à cerca de 5 anos (and counting...), no sentido inverso, compro o jornal do Sporting e tornei-me sócio. Estou completamente de acordo com o Mister, temos de os fazer penar onde lhes doí mais, na carteira...

    ResponderEliminar
  5. Nem mais Francisco Serra. Fiz o mesmo. Tornei-me sócio e deixei a Pasquinada (não são imprensa).

    ResponderEliminar
  6. A este País está a faltar, urgentemente, legislação, que permita tornar a comunicação social deste país, credível, séria e honesta e para que seja uma mais valia para a democracia. Além do mais tem que permitir que gente inteletualmente desonesta seja irradiada e pague, devidamente, pelas suas atitudes, em tribunal e não se esconda por trás de legislação que de democrática em conformidade pelos seus atos, em vez de se esconderem atrás duma legislação bacoca, digna de um estado anárquico.

    ResponderEliminar
  7. Grande Trabalho Mister. POR FAVOR CONTINUA. Eu vou continuar o meu trabalho(o que já fazia), não comprar mais jornais, não ver mais programas desportivos(o que já fazia) e informar as pessoas destes esquemas jornalísticos hipócritas.

    ResponderEliminar
  8. Ainda me interrogo, como não há mais jornalistas com problemas de torcicolo. De tanto assobiarem para o lado

    ResponderEliminar
  9. Resumindo:

    Um tipo pede para deixarem de comprar certos jornais e de verem certos programas dado que, segundo este, apresentam falsas informações com claro prejuízo para vida do clube e pessoal dos envolvidos.

    Todos criticam porque, segundo estes, viola a liberdade de expressão e etc fim do mundo em cuecas e blá blá blá

    Depois sabemos disto, em que são oferecidos convites e certos serviços em troca de artigos combinados e embelezamento de, neste caso, contas.
    Em que deliberadamente se oculta realidade de modo a deturpar o que realmente se passa.
    E isto por jornalistas!!

    Mas o que faz um pedido é que atenta contra a liberdade de expressão?

    Há aqui algo que não soa lá muito bem, certamente!!!

    ResponderEliminar
  10. que nojo... cada post que passa sinto mais ódio a tudo o que diz respeito ao carnide e as suas ligações mafiosas... fdgp

    ResponderEliminar