terça-feira, 1 de outubro de 2019

"Níveis" há muitos, seus palermas!


Desde o dia em que Silas foi anunciado como treinador principal do Sporting que alguns "senhores do futebol" têm mostrado o seu descontentamento pela escolha. A "desculpa" passa pelo facto de Silas não ter o nível IV exigido para treinar na 1ª Liga e nas competições europeias.

Outros casos


Quero começar por recordar o país futebolístico que estas situações são absolutamente banais no nosso futebol. Ainda na época passada tivemos dois técnicos na mesma situação a treinar na primeira Liga. Falo de Petit e Pepa, curiosamente, dois técnicos muito conotados com o Benfica. Alguém viu algum rasgar de vestes por causa disso? Nada, zero, bola! Nem sequer os adeptos de clubes rivais do Benfica se importaram com isso. Mais, esta época há ainda outro treinador na Liga que também não tem o desejado nível IV. Falo de Sandro do Vitória de Setúbal. Sobre o treinador do Vitória de Setúbal direi mais algumas coisas em baixo.

Quanto ao caso em si, o Sporting fez a sua opção e sabe que o facto de ter contratado um treinador sem nível IV cria uma série de dificuldades adicionais para a gestão da equipa, nomeadamente na condução da equipa em jogos, uma vez que Silas não pode estar em pé e tem de ser um adjunto a assumir essa função. Mas foi a opção que o Sporting tomou, como já outros clubes tomaram no passado. Relembro que o Sporting já teve outro técnico que durante algum tempo não teve nível IV, falo de Paulo Bento.

José Pereira sempre em cima do acontecimento



José Pereira, presidente da Assonciação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF) saiu imediatamente a terreiro criticar de forma muito dura a escolha do Sporting. E aqui até é preciso reconhecer que o Presidente da ANTF tem sido muito crítico de Silas desde sempre. O problema é que o comportamento de Presidente da ANTF e da sua associação para com o Sporting tem um histórico já longo. Deixo apenas 3 exemplos:


Deste prints considero particularmente relevador da estirpe do senhor o que é relativo ao ataque na Academia do Sporting. Em menos de uma hora depois do ataque já estava o senhor a botar faladura. Curiosamente, ainda há dias o treinador e os jogadores do Desportivo das Aves foram alvos de agressões por parte dos seus adeptos e ninguém viu este senhor a condenar o sucedido. Ai já não teve interesse em falar.

Mas os "bitaites" vindos da ANTF em relação ao Sporting não surgem apenas pela voz do seu Presidente.

Um primeiro ataque de um vice-presidente


Já na época passada, aquando do despedimento de José Peseiro, a ANTF veio atacar o Sporting pelo despedimento, como se tivessem alguma coisa a ver com o assunto. Nessa altura, José Pereira, presidente da ANTF deu o pontapé de saída sendo que de seguida apareceu em cena um dos seus vice-presidentes a dar seguimento às criticas. Falo do Carlos Dinis.


Um senhor que o melhor que conseguiu fazer na sua carreira foi orientar o Atlético, curiosamente nos tempos em que Silas lá jogou. Algo muito curioso para o que agora acontece. Ora, como o Carlos Dinis treinou o Silas, seria de muito mau tom criticar alguém com quem trabalhou. Vai dai e a ANTF arranjou outro artista para fazer este joguinho nojento. Senhoras e senhores, apresento-vos Cláudio Saúde, vice-presidente da ANTF.

Haja Saúde



Fantástico, caro Cláudio Saúde. Absolutamente fantástico. Fez-me até lembrar outros posts seus a criticar treinadores sem o nível IV. Olhe, por exemplo aquele post a "rasgar" o Pepa que também se encontrava nessa situação. 


Por falar em Pepa, vejamos o que disse o treinador em relação aos senhores da ANTF.

Link da entrevista (aqui)
Parece-me que as palavras de Pepa dizem tudo sobre o este caso, mas há aqui outra coincidência que quero partilhar convosco.

Saúde de Lage



Absolutamente fantástico o amor que Cláudio Saúde, vice-presidente da ANTF sente por Bruno Lage. Curiosamente, Cláudio Saúde é simultaneamente vice-presidente do núcleo de Setúbal da ANTF. E sabem quem é o presidente desse núcleo da Associação? Nada mais, nada menos do que o próprio pai de Bruno Lage. E sabem quem também faz parte dos órgãos sociais? Nada mais, nada menos, do que Sandro, treinador do Vitória de Setúbal que é vice-presidente da MAG, e que tal como Silas não tem o exigido nível IV. 


Na imagem anterior podem ver os corpos dirigentes propostos para os órgãos sociais da Associação para o triénio 2019-2022. Uma decisão que será tomada no próximo dia 28 de Outubro. 

Vamos a números


Numa outra vaga de ataque ao Silas, vi inclusivamente uma comparação patética entre a experiência de Bruno Lage e a experiência de Silas. Para esses deixo uns números engraçados. Silas chega ao Sporting com 61 jogos como treinador principal numa equipa de 1ª divisão. Já Bruno Lage chega à equipa principal do Benfica com apenas 15 jogos como treinador principal e numa equipa de 2ª Liga, o Benfica B. 

Para fechar


Perante tudo isto, parece-me evidente que já é possível perceber as motivações das pessoas para fazerem criticas a uns e para se calarem perante outros, em situação idêntica. Também me parece que fica evidente o lobby dos cursinhos de treinador. 

Mas sabem o que mais me incomoda no meio de tudo isto? O que mais me incomoda é o facto de o Sporting ter uma administração, uma "estrutura" de comunicação e uma "estrutura de futebol" e nenhuma delas ter feito algo para defender o novo treinador nesta questão. Assim como também não fizeram nada para defender Marcel Keizer, que mal chegou levou logo com uma reacção corporativa apenas por ser estrangeiro. Posto isto, eu pergunto: se nem o Sporting defende os seus, quem é que os irá defender? 

Enfim. Não será por muito mais tempo, mas é o que temos. Como diz o nosso Presidente da MAG, "já está, já está". 

Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aquiInstagram: (aqui)

26 comentários:

  1. Mister, mais artigos destes, e menos guerras internas. Enquanto você e outros passaram o tempo, que antes era dedicado a denunciar as burlas, esquemas e compadrios de Benfica e Porto, a atacar o próprio clube, esses esquemas todos foram continuando, de modo igual ou ainda pior do que anteriormente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Guerras internas? Disso tem tratado a actual trampa que se encontra a frente do clube actualmente, mais a centena de paineleiros que se encontram espalhados por essas televisoes.

      Eliminar
  2. Tá visto que para o Saúde o mais importante para se ser um bom treinador é a... humildade.

    ResponderEliminar
  3. Da-lhes Mister. Uma autentica vergonha. Pais de merda.

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Estás enganado Mister. O SCP já emitiu um comunicado sobre o assunto:
    https://www.sporting.pt/pt/noticias/clube/comunicados/2019-10-01/o-futebol-portugues-tem-de-respeitar-a-constituicao

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O comunicado do Sporting saiu duas horas depois do meu post ser publicado.

      Eliminar
  6. As criticas são absurdas? São.
    O Silas deveria ter o nivel IV? Devia.
    Comparar a situação do Silas, um individuo que treina um pseudo-candidato ao titulo e com presença habitual nas competições europeias com dois outros (Petit e Pepa) cujo maior feito na vida foi orientar o Tondela, é desonesto? Sim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpa la, mas esse comentario é muito estupido. Quem poderia fazer essas comparacoes seriam os socios do Sporting por nao aceitarem ter um socio sem as qualificacoes necessarias.
      Agora o sindicato de treinaores com esta diferenca de tratamento a socios é uma vergonha.

      Eliminar
    2. Desculpe Morpheuspt, estamos todos no mesmo campeonato, na mesma liga. Desonesto é atacar um treinador por não ter determinado nível num curso bem duvidoso, e elogiar os outros dois que estão exatamente na mesma situação.

      Eliminar
    3. Os requisitos são os mesmos, quer esteja em causa o Tondela, o Sporting ou outro clube qualquer, das competições profissionais, por isso não há, em minha opinião, qualquer absurdo ou desonestidade.
      Um pseudo-candidato ao título? É uma opinião, como outra qualquer, mas a verdade é que sem "padres" para boas "missas", é sempre mais difícil, ainda que o campeonato de 2016/2017 esteja em equação, na Justiça, com "Césares Boaventuras" ao barulho, "missas" e "padres" no embrulho.

      Eliminar
    4. Candyman estamos todos na mesma liga, certo, mas nem o pepa nem o petit não treinam equipas na UEFA.
      O curso IV é uma obrigatoriedade por uma razão, ensina requerimentos que todos os treinadores de elite devem ter. Ganha-se muita experiência enquanto jogador, ninguém duvida disso, mas quantos treinadores ganharam campeonatos de elite sem terem o curso IV?
      A Martins, para mal dos nossos pecados, o Sporting tem a mesma possibilidade de ganhar em Portugal como o Valência em Espanha.
      O problema do sporting não é a falta de resultados, o problema são as espectativas demasiado altas. Há uma razão para qual o Benfica e o Porto não atacam o Sporting. Já não o vêm, e bem, como um verdadeiro rival.

      Eliminar
  7. Antes de postar algo, devemos estar dentro de todos os fatos. O Sporting Clube de Portugal já fez um comunicado sobre os comentários do Sr. José Pereira. Tirando isso... bom post.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro, o Sporting fez o comunicado duas horas depois de eu ter publicado o post. Um comunicado que vem com um atraso de apenas 4 dias.Coisa pouca...

      Eliminar
    2. "Antes de postar algo..." Exacto, Cris. Estavas bem calado, certo?

      Eliminar
  8. Mas internamente há muita gente com ligações aos vermelhuscos, bem como uma associação ao maior "cancro", na minha opinião, e DDT do futebol português. Não será pela denuncia do que é negativo externamente, que vamos fechar os olhos e esquecer o que de mau acontece internamente. Por exemplo, alguém já explicou, devidamente, os 2 milhões de euros dados a um clube da 2.ª linha, do futebol inglês, para um qualquer "convénio" com a China? Ou já descobriram quem "bufou" para a CS a célebre auditoria interna?
    Pois é, denunciar o que está mal no Sporting, nunca será atacar o Sporting, pois nem a Direcção ou os seus dirigentes são o clube e o que está mal tem de ser criticado e denunciado. O Mister é dono do blogue e faz muito bem defender o Sporting, tanto internamente, como externamente, porque defender o clube não é fechar os olhos a todas as "alarvidades" e situações que o possam afectar e passar um pano por todas as nódoas de uma má administração.

    ResponderEliminar
  9. A hipocrisia é um dos males que campeiam no futebol português, seja na FPF, LC, arbitragem, sindicatos de jogadores, de treinadores, dos jornalistas. Estes "desgraçados" dos representantes dos treinadores, como hipócritas que são, limitam-se a ser mais uma das vozes que corrompem o futebol, para obedecerem ao seu "dono". e

    ResponderEliminar
  10. Embora lamentando que o Sporting Clube de Portugal tenha contratado um treinador que não pode cumprir cabalmente as suas funções, saúdo a análise feita.

    ResponderEliminar
  11. Os piores inimigos do clube estão presentemente dentro de portas, não no exterior. Só depois de se limpar a casa se pode passar para uma fase seguinte

    ResponderEliminar
  12. Já alguém perguntou que nível têm os treinadores estrangeiros que trabalham em Portugal?
    Será que o Zé "cabeças" Pereira alguma vez teve algum nível? Agradeço a quem souber que me responda.
    Cumprimentos e saudações LEONINAS.

    ResponderEliminar
  13. Salientar também que o vice-presidente candidato à Direcção desse Núcleo de Setúbal, o Alexandre Silva, é o treinador adjunto do Lage. Ou seja, uma chusma de lampiões aí instalada.

    ResponderEliminar
  14. teresa teresa

    sketch genial

    https://www.youtube.com/watch?v=RbV7k5-VyDY

    ResponderEliminar
  15. Ó seu palerma, o artigo é baseado em factos indesmentíveis, não é nenhuma teoria da conspiração.
    Vai escrever os teus comentários idiotas para os sites das toupeiras.

    ResponderEliminar
  16. Lê primeiro o post e depois destila o ódiozinho. Assim já não fazes figura de burro, à boa maneira lamparina.

    ResponderEliminar
  17. O Sporting já reagiu e, em meu entender, muito bem (se o que afirma o comunicado é verdade). Poderia talvez fazer uma adenda a informar?

    ResponderEliminar