segunda-feira, 2 de setembro de 2019

10 notas sobre o Sporting-Rio Ave


Aqui ficam 10 apontamentos sobre a derrota que nos tirou a liderança da Liga e nos enviou para o 5º lugar da classificação.

Ervado


A época ainda agora começou e o relvado de Alvalade está uma completa miséria, fazendo lembrar outros tempos. Depois de nos últimos anos se ter conseguido resolver o problema crónico do relvado, parece que os problemas estão de volta, mantendo a tendência negativa da segunda metade da época passada. Já vai sendo tempo de esta administração da SAD cuidar do seu património. 

Sporttv ou BTV10?



De facto, os Sportinguistas têm mesmo de ver os jogos em "mute" tamanha é a falta de vergonha nas escolha dos comentadores para os nossos jogos. Depois de termos levado com a Helena Costa nos primeiros jogos da época, eis que a desfaçatez destes senhores foi ainda mais longe, uma vez que para o jogo desta jornada o escolhido foi José Sousa, antigo jogador do Benfica e cartilheiro na Benfica TV, que com a sua parcialidade habitual lá foi batendo no Sporting. Isto já só falta mesmo levarmos com os lampionissímos Rui Amaro ou Pedro "uish" Henriques. 


Defesa patética


E vão mais 3 golos encaixados. Nos 5 jogos oficiais realizados esta época sofremos uns incríveis 11 golos, o que dá uma média de mais de 2 golos sofridos por jogo. Algo para o qual fui alertando ao longo da pré-época, fase em que fomos a equipa da 1ª Liga com mais golos sofridos. Precisamente 11 golos, mas em 6 partidas realizadas. Vejamos os números de Marcel Keizer à frente dos destinos do Sporting.


Portanto, em apenas 10 dos 48 jogos realizados é que conseguimos terminar sem sofrer golos (cerca de 20%). Em termos médios falamos de 1,2 golos sofridos a cada jogo realizado. 

Oportunidades? Onde


Para além do primeiro golo, que surge num mau alívio da defesa do Rio Ave e de um golo às três pancadas que surgiu de um lançamento de linha lateral, o Sporting conseguiu apenas um par de remates à figura e um remate ao poste já na fase final do jogo. Paupérrimo para uma equipa que quer ser campeã nacional.

Mete o Bas Dost


Pela terceira jornada consecutiva o Sporting vai a jogo com um único ponta de lança nos convocados. Se isto não é amadorismo puro, não sei o que será. Nos dois jogos anteriores estivemos sempre na frente do marcador e nunca foi necessário chegar ao momento de "meter toda a carne no assador" como diria Quinito. Nesta partida, com o resultado desfavorável para o Sporting, Keizer olhou para o seu banco e o melhor que conseguiu encontrar foi o jovem Plata, que fez a estreia com a camisola do Sporting.

Portanto, Keizer pediu a um rapazinho que jogou pela primeira vez uma partida de futebol sénior na vida e que entrou já nos minutos finais do jogo, para virar a partida a favor do Sporting. Isto quando na semana passada com o jogo controlado em Portimão com 2 golos de vantagem, desperdiçou a oportunidade de estrear o rapaz sem pressão. Mas enfim, é o que temos. É esta a gestão fantástica dos nossos recursos.

Um hino à incompetência


Esta partida ficou também marcada pelo regresso de Carlos Mané a Alvalade, numa partida disputada numa fase em que o mercado está aberto. Ora, se o Sporting ofereceu o jogador sem custos ao Rio Ave e se sabia que esta partida se realizaria em período de mercado, porque raio é que não cedeu o jogador ao Rio Ave só depois de o jogo estar realizado? Desta forma não permitia que o adversário tivesse mais uma opção para este jogo. Isto parece-me básico. No limite, tinham cedido o jogador, mas tinham feito um acordo de cavalheiros para que o atleta não jogasse esta partida. Por acaso o atleta não foi decisivo para a derrota do Sporting, mas vamos imaginar se ele tem marcado o golo da vitória da equipa de Vila do Conde. Como era?

Pensei que já tínhamos aprendido a lição dos tempos em que emprestamos o Wender ao Braga nas vésperas de um jogo contra nós em que o rapaz acabou por nos marcar 2 golos.

Link da notícia (aqui)
Parece que o senhor que conta com "mais de 4000 mil dias de futebol" ainda não aprendeu este truque.

Reinan não apareceu


Desta feita Renan não esteve inspirado nos pontapés de penálti e acabou por não conseguir disfarçar - como fez contra o Braga - as insuficiências evidentes de uma equipa que não joga um charuto e que nem sequer tem capacidade de controlar o jogo.

O tal gabinete de performance


Mais uma vez, os jogadores do Sporting não conseguem sequer chegar a meio da segunda parte em condições físicas suficientes para disputarem todos os lances com os adversários. Algo que é absolutamente inaceitável. 

O apito


Por muito que nos custe, as três grandes penalidades foram bem assinaladas. No lance do 2º penálti, a Sporttv não passou imagens do ângulo que mostra que existiu um toque de Coates a derrubar o adversário. Imagens que só aparecerem no programa Juízo Final. Mas mais importante do que os penáltis foi a forma patética como o Mostovoi de Viatodos conduziu a partida. Obviamente, nunca se marcariam 3 penáltis contra os nossos rivais nas suas casas.

Vitória justa


Nada a dizer da vitória do Rio Ave. Foi sempre a equipa mais esclarecida, a equipa que soube o que estava a fazer em todos os momentos do jogo, a equipa que não abdicou da sua forma de jogar, a equipa que na adversidade do resultado foi mudando as suas peças e arriscando mais, etc. No fundo, foram tudo o que o Sporting não foi. É triste chegarmos a ponto de ver Carvalhal a dar um banho táctico ao treinador do Sporting, mas enfim, é o que temos.

Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aquiInstagram: (aqui)

8 comentários:

  1. No ponto do Apito, concordo quando dizes que as 3 penalidades são bem assinaladas, no entanto quem consegue ver o 2º penalty tambem tem que ver o empurrão ao raphinha a meio da primeira parte.

    ResponderEliminar
  2. A culpa (ainda é) da direção anterior.

    Sem tirar nem por.

    Agora copy & paste as vezes que forem necessárias.

    Ah, isso e de que o Benedito é que é!

    71% idiotas!..

    ResponderEliminar
  3. Nada a acrescentar, há realmente demasiadas asneiras na preparação desta temporada. Se no ano passado havia desculpa e no mercado de Janeiro parecia ter havido critério, desta vez não há desculpa. É triste arrancar para mais um campeonato e à 3 jornada perceber que vamos lutar pelo 3 lugar, novamente. É lamentável e desmotivador.

    ResponderEliminar
  4. Temos 2 médios que podem jogar nas posições "atacantes" do meio campo, BF e Wendel, nenhum suplente, já que o miguel luis nao conta. Medio defensivo o lugar é do bataglia e temos alternativas. Avançado precisamos de mais 1. Extremos vende-mos um extremo direito que seria titular indiscutivel no real madrid, barcelona e qualquer clube, por 20 milhões para o "rennes". Não conseguimos vender o BF por 70 milhões, quando ele meteria no banco o pogba, modric, tony kross, etc.
    Já começa a ser demais, o valor que o Varandas põe nos nossos ativos. Não querendo dizer bem o Bdc, que fez muita merda, mas tb fez coisas que ninguem se lembra (João mario, Adrien, slimani, ilori 7.5M, Bruma 11M), construiu o pavilhão maioritariamente com "doações" dos socios, aumentou a assistencia no estadio ai em +50%, a mesma coisa em numero de socios, criou equipas em varias modalidades para ganharem as champions. E nao querendo mesmo dizer bem do Bdc, não se esqueçam de que quando o Bdc entrou, a nossa equipa era a pior dos ultimos 20/30 anos, 80% dos jogadores que tinhamos nessa equipa agora jogam em clubes da 2º divisão de varios paises, com o legado do seu antecessor Luis Godinho Lopes, não só contruiu uma grande equipa, como fez tudo isso.
    Este com tudo isso já contruido só tinha de entrar e se preocupar em fazer "boas" vendas e "boas" compras de jogadores para fazer o clube crescer. Mas o que temos visto é o emagrecimento do plantel, em quantidade e qualidade, e o esvaziamento dos cofres no processo.
    #VarandasOut

    ResponderEliminar
  5. Para isto mais vale jogar com a formação e assim fazem a tal dieta de salários.
    Recompensem a motivação dos jovens, ensinem a ser profissionais e joguem esta direcção pró LIXO.
    FLOP da época? Varandas e seus lacaios!!!
    Mais valia O BdC cheio de "açúcar", do que estes fracassados...

    ResponderEliminar
  6. Relativamente aos comentadores da sporttv, por muito menos correram com o árbitro Pedro Henriques por ter trabalhado para o SCP, mas para esta malta "no passa nada". Está tudo dito…

    ResponderEliminar