terça-feira, 30 de abril de 2019

Os obreiros do título e o futuro


Depois da festa, hora para homenagear os grandes obreiros da conquista leonina e também para projectar já o futuro do Sporting nesta modalidade. 

João Matos - A maior figura do futsal do Sporting


A conquista da Champions League reforça o estatuto de João Matos como a maior figura da história do futsal do Sporting e uma lenda viva do nosso clube. Mais de metade da sua vida foi passada com o leão rampante ao peito. São 32 anos de vida e 17 de Sporting. São mais de 500 jogos ao serviço do clube com mais de 100 golos marcados, sendo que um deles foi o primeiro marcado no novo Pavilhão João Rocha. 

Quanto a palmarés, falamos de 27 títulos no Sporting. Uma Liga dos Campeões, oito campeonatos nacionais, sete taças de Portugal, seis Supertaças, duas taças da Liga e três Taças de Honra da AFL. E ainda é preciso relembrar o título europeu de selecções. 


João Matos sozinho tem mais títulos ao serviço do Sporting (27) do que todo o palmarés do futsal do Benfica (26). Incrível a carreira do nosso capitão de equipa que nos liderou ao tão desejado título europeu. Muito obrigado, João!

Nuno Dias - O melhor treinador do Mundo


Não era preciso termos ganho a Liga dos Campeões para sabermos que temos dentro de portas o melhor treinador do mundo da modalidade. A conquista só o torna "oficial" para o resto do mundo. Em sete épocas de Sporting são 20 os títulos conquistados (ainda falta disputar os play-off desta época). Em termos de palmarés, coisa pouca: uma Liga dos Campeões, cinco campeonatos, quatro taças de Portugal, quatro Supertaças, duas Taças da Liga e quatro Taças de Honra da AFL. 


Para além de toda a qualidade como treinador, Nuno Dias é também um senhor dentro e fora da quadra e um leão que ama tanto o clube como qualquer um de nós. Muito obrigado, Nuno!

O melhor Director de Futsal do Mundo


Só poderíamos ser campeões da Europa tenho um líder com total conhecimento e capacidade absoluta no que à modalidade diz respeito. Miguel Albuquerque está no Sporting há 19 anos tendo subido a pulso na hierarquia do Futsal leonino. Entrou no Sporting através do Gabinete Técnico de Futsal, onde foi o responsável pela estatística e observação na equipa técnica liderada pelo treinador Orlando Duarte. Posteriormente passou a Secretário Técnico do Departamento, funções que desempenhou até 2008/2009. Na época de 2009/10 assume a direcção desportiva do departamento como Director Desportivo da equipa leonina, assumindo gradualmente a responsabilidade de substituir Carlos Vaz como responsável máximo pelo Futsal do Sporting. 

Em 2011/12, com a saída de Carlos Vaz, passou a ser o Director Geral do Futsal e por ele passam todas as decisões e a responsabilidade da gestão de toda a secção. Essa sua primeira época foi a única onde não ganhou um título sénior. Na época seguinte fez uma aposta de risco ao ir buscar Nuno Dias ao CSKA, onde era treinador adjunto. Aposta como sabemos hoje, claramente ganha. Como director-geral do Futsal tem os mesmos 20 títulos conquistados que Nuno Dias. Isto para não falar de todos os outros títulos nas diversas categorias de base e nas seniores femininas.


Muito obrigado, Miguel!

Heróis esquecidos


Para além do agradecimento lógico aos jogadores que fazem parte deste plantel, nesta hora de celebração gostaria de dar também uma palavra de agradecimento a tantos jogadores que lutaram para dar esta alegria aos Sportinguistas, mas que infelizmente não foram felizes. Atletas como João Benedito, Zezito, Caio Japa, Djô, Divanei, Fortino, Diogo, Paulinho, Cristiano, Marcelinho, Alex ou Leitão. Muito obrigado a todos!


O investimento


Obviamente, este título só foi possível porque o Sporting teve um conselho directivo que apostou claramente nas suas modalidades e que ao longo dos últimos anos foi dando mais condições a esta secção para conseguir lutar pelo título. O plantel foi sendo melhorado, os melhores jogadores foram continuando e estão ai os frutos. À terceira final consecutiva, conseguimos mesmo conquistar o troféu. Por isso é de inteira justiça agradecer também ao conselho directivo liderado por Bruno de Carvalho todo o investimento que fez nas nossas modalidades. Sem esta visão e investimento não seria possível. O meu muito obrigado também a eles.

Quanto ao Presidente Varandas tem a casa arrumada e uma herança fantástica para preservar. O Sporting é campeão europeu e esse estatuto trará por certo muitas e diversificadas possibilidades de maximizar as receitas da secção. Receitas essas que permitirão incrementar a qualidade no plantel e fazer com que o Sporting parta para a próxima época em busca do título mundial e da revalidação do título europeu. É isto que os Sportinguistas querem.

Fazer o que ainda não foi feito - O Tetra e o Mundial de clubes


Título europeu conquistado e devidamente festejado com todas as honras atribuídas pelo Sporting e pelos seus adeptos. Agora é hora de virarmos o foco para a conquista de um inédito tetra campeonato. A ser conquistado pelo Sporting, será a primeira vez que uma equipa nacional de futsal consegue esse feito. É nisso que nos temos claramente de nos focar até ao final da época. 

Até porque não se pense que será uma tarefa fácil. Não querendo desvalorizar as outras equipas, esta época é mais uma vez esperada uma final entre Sporting e Benfica. Neste sentido importa relembrar que o Benfica tem uma equipa muito forte e nos confrontos directos esta época já mostrou que nos pode vencer. O título europeu não nos dá nenhuma vantagem para este confronto e não terminar a época com o tetra será um fechar de época triste. Por isso, responsabilidade e concentração máxima para esses previsíveis confrontos.

Para fechar, e na senda do "fazer o que ainda não foi feito", gostaria de trazer para a agenda leonina que através da vitória na Liga dos Campeões o Sporting fica apurado para disputar o Mundial de clubes de FIFA. Nesta competição onde estarão os melhores clubes do mundo, o Sporting terá uma oportunidade de ouro para conquistar o primeiro título mundial da sua história, uma vez os 34 títulos europeus do Sporting são todos de índole europeia. 

Vamos a isso, leões!

Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aquiInstagram: (aqui)

22 comentários:

  1. Bonitos cromos Mister, para as nossas cadernetas Sportinguistas.
    Um futsalista do Sporting, um treinador e um director desportivo que são a face do sucesso e da glória que nos enche o coração... e sem esquecer todos os outros, os que estivera presentes nesta conquista e os que trabalharam para lá chegar e não o conseguiram, mas foram fundamentais para o atingur.
    Esta já era nossa, era uma questão de tempo, só os lampiões ignorantes do costume e um ou outro infiltrado provocador é que não o sabiam, mas ainda bem que deram à costa, sempre ficam como bobos da corte para a posteridade nesta hora de enorme felicidade!

    Um título dos atletas, dos técnicos, do staff e da secção que mais tem dado para receber tudo em troca, porque no Sporting nada nos é oferecido, e tudo é conquistado com muito labor, sangue, suor e lágrimas. E é por isso que tem tanto sabor.

    Quem continuar a querer puxar para si os louros só pode pensar que os outros são tolos, mas isso é outra história, feita por gente mesquinha para gente pequenina...

    Parabéns Campeões, mesmo não estando presente acompanho-vos nos momentos decisivos e mais delicados sempre!

    ResponderEliminar
  2. Lol.
    Se o Sporting tiver sucesso deve se ao trabalho da antiga direccao. Se tiver insucesso deve se ao trabalho da atual direção. Já pensaste que se calhar foi preciso o Bruno sair de cena para trazer a necessária estabilidade emocional para se ganhar este título? Que não faz falta nenhuma um presidente aos berros pra se ganhar. Que a tal exigência pode existir sem se estar sempre no FB a proclama la? Não foi necessário um presidente armado em líder da claque para se ganhar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estabilidade emocional é necessária, mas sem o input nas modalidades, e concretamente no Futsal uma infra-estrutura física (Pavilhão e logística) e técnica (recursos humanos e económico-financeiros, know-how, qualidade técnico-táctica), a mobilização e valorização destes activos do Clube seria possível?
      Afinal, gastou-se demais e agora os louros são da estabilidade emocional proporcionada pelo actual Presidente?
      Parábola:
      Um homem vivia do que plantava, longe e isolado. Lançou as sementes da nova colheita, mas entretanto vieram os burocratas e expropriaram-lhe as terras porque eles tinham os papéis e ele não, o apoio do Estado, da Banca, das Oligarquias visíveis e ocultas, dos Militares e até do Clero, ele era só um zé-ninguém.
      A colheita desse ano germinou, cresceu, porque tudo ficou na mesma como a lesma, enquanto se decidia se aqueles terrenos eram para construir uma unidade fabril, uma povoação para os operários agrícolas ou devia ser usado para plantio em escala industrial.
      Quando as plantas deram frutos, quem os colheu? E quem os plantou?

      Eliminar
    2. Os frutos eram os melhores de todo o continente (e acabaram a ser vendidos no Continente, e não só). Quem lucrou não foi quem os plantou. Quem granjeou fama pelo sabor exótico e efeito rejuvenescedor foram os doutores "frutólogos" que nem gostavam da fruta, e só tiveram o trabalho de a colher, provar e vender, enquanto perseguiam o cultivador.
      Esse até a casa o foram buscar um Domingo à noite, retido por 4 noites até que o juiz lhe disse que plantar não era suficiente para o prender.

      Eliminar
    3. E no ano a seguir não se plantou não nada, mas como algumas sementes caíram no acto da apanha ainda se consegue fazer qualquer coisa na altura da colheita, O Problema foi nos anos a seguir, os doutores "frutólogos" não conseguiam perceber porque é o campo tinha deixado de produzir, mas diziam que isso era culpa do agricultar..

      Eliminar
    4. E foi então que decidiram converter o campo na unidade fabril de produção de croquetes fast-food...

      Mas ainda venderam da boa fruta uma época ou duas...

      Eliminar
    5. Diogo,
      Para este título era preciso estabilidade emocional?
      Então e os outros títulos que o Sporting ganhou com a antiga direção?
      Que lógica atrofiada é essa?
      É o mesmo que dizer: só ganhamos porque fizemos o que não era preciso.
      Cada vez fico mais burro...

      Eliminar
    6. Meu caro, no futesal, o SPorting já ganhava com o Godinho Lopes.
      Quanto ao Pavilhao, temos que dar os parabens a quem merece e neste caso vai para o BdC, de resto, by by e que não atrapalhe o Sporting.

      O Problema do BdC foi criado por ele mesmo, quem não quer ver ou é cego ou adora seitas, neste caso Igreja de BdC.
      Se ele criasse uma religão, ganhava uns trocos...

      Eliminar
    7. José,
      Deixa lá isso, não percas tempo com coisas que não entendes.
      Diz comigo:
      "Viva o Bruno de Carvalho"

      Eliminar
  3. O que me faz verdadeira confusão é Miguel Albuquerque, aliado à nova Direcção, e promovido a director-geral das Modalidades, vindo da secção de Futsal, ficar em silêncio quando Frederico Varandas vai buscar o Cashball e especula sobre a sua veracidade, por não acreditar em teorias da conspiração.
    Pois eu acredito mais nas teorias da conspiração que na mancha lançada sobre o mérito das modalidades do Clube mais titulado de Portugal, e que na época de 2018/2019 teve a melhor época desportiva de sempre, certamente não fruto do acaso, e de muito planeamento, preparação e trabalho.
    O Miguel devia dizer-lhe que no Sporting ganha-se limpo, por norma. Ou os títulos que granjeou podem ser manchados pelo presidente actual, só porque alguém insinuou, através de uma historieta tremendamente mal urdida e contada, que os títulos das modalidades do Sporting foram conquistados indevidamente?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quis dizer 2017/2018, a época anterior, onde o Sporting foi campeão em todas as modalidades de pavilhão e conquistou títulos em todas as modalidades principais, nacionais e alguns europeus.

      Eliminar
    2. Sei mais a dormir que tu acordado...

      Eliminar
  4. Uma vitória que se deve muito a ação da Direcção de Bruno de Carvalho, mas tem que se seguir em frente e no futuro concluiremos da boa ou má ação da actual presidência.
    Em relação à "inventona" do "Cashball" já era altura da justiça portuguesa dizer da sua justiça. Ou como é habitual dos órgãos disciplinares da FPF, também a justiça aguarda pelo melhor momento? Ou será isto, também, um processo de grande complexidade? Que tristeza de justiça?

    ResponderEliminar
  5. Peço desculpa pelo off topic, mas a análise à auditoria sai ou não sai?

    ResponderEliminar
  6. Julgava que o habitat das toupeiras eram os relvados da luz. Mas pelos vistos há excepções. Há as que preferem os blogues sportinguistas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Sporting para ser um clube 100% eclético em vez de 99,9% só lhe falta ganhar no futebol de onze sénior masculino. De preferência uma Liga.

      Eliminar
  7. E lá chegaremos, para conquistarmos o 22.º titulo.

    ResponderEliminar
  8. "Quanto ao Presidente Varandas tem a casa arrumada e uma herança fantástica para preservar. O Sporting é campeão europeu e esse estatuto trará por certo muitas e diversificadas possibilidades de maximizar as receitas da secção. Receitas essas que permitirão incrementar a qualidade no plantel e fazer com que o Sporting parta para a próxima época em busca do título mundial e da revalidação do título europeu. É isto que os Sportinguistas querem." AHAHAH ressabiado

    ResponderEliminar
  9. Fantástico! Um jogo transmitido em directo na SPORTING TV, uma equipa de sonho construída ao longo dos ANOS ANTERIORES, uma festa fabulosa no PAVILHÃO JOÃO ROCHA. Obrigado Bagandas por TODA A OBRA atrás referida. Maldito BdC!

    ResponderEliminar