quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Revisionismo vergonhoso


No passado fim-de-semana as nossas leoas conquistaram a Taça dos Clube Campeões Europeus de corta-mato. Aquele que deveria ter sido o 31º título europeu do Sporting, foi apenas considerado pelos responsáveis do clube como sendo o 30º, que através de um revisionismo vergonhoso decidiram apagar da história um título europeu do clube, numa demonstração de completo desprezo pela história do Sporting. Vejamos:

As 31 conquistas


Começo por deixar a listagem daquelas que considero serem as nossas 31 conquistas internacionais.

Para além destes 31 títulos, há ainda mais 3 conquistas internacionais em Atletismo. A saber:
1997 - Taça dos Campeões Europeus em Pista Grupo B (F) - Valência - Espanha
2003 - Taça dos Campeões Europeus em Pista Grupo B (M) - Belgrado - Sérvia
2008 - Taça dos Campeões Europeus em Pista Grupo B (F) - Vila Real de Santo António - Portugal

Estas 3 conquistas não entram nestas contas por serem conquistas da segunda divisão (grupo B) da Taça dos clubes Campeões Europeus, competição onde o Sporting já venceu na primeira divisão (grupo A) em masculinos (2000) e em femininos (2016 e 2018). Logo, não teria sentido incluir estes títulos na contabilidade. 

Pontapé de saída no revisionismo 


Uma das primeiras medidas da comunicação do Sporting neste mandato foi a transformação da página de Facebook do Futsal numa página para todas as modalidades. No dia 5 de Novembro foi publicada uma nova foto de capa nessa "nova" página onde foi feita a referência aos 29 títulos do Sporting. De facto, nessa altura o Sporting tinha mesmo os 29 títulos. Tudo certo, até aqui.


Oficialmente, o revisionismo foi tornado público no dia 7 de Dezembro. Dia em que o este Conselho Directivo conquistou o seu primeiro título internacional, através dos nossos leões do Judo, que brilhantemente conquistaram a Liga dos Campeões da modalidade. Aquele que na altura deveria ser o 30º título internacional, passou a ser considerado por toda a comunicação oficial do Sporting (site, jornal e redes sociais) como sendo o 29º título. Foi este o momento de viragem da realidade para o revisionismo. Vejamos as comunicações oficiais do Sporting.

Facebook: "Este é o 29º título europeu"
Link (aqui)

Site oficial: "O Sporting CP conquistou o 29º título europeu da sua história"
Link da notícia (aqui)

SportingTV: "Os leões regressam a Portugal com o 29º título europeu do Sporting na bagagem"

Como podem verificar, de um momento para o outro, o Sporting eliminou uma conquista europeia da sua história. Para concluir este ponto, deixo-vos com prints da página de Facebook do Sporting passamos a vergonha de ter dois títulos diferentes como sendo a 29ª conquista internacional do clube. 


Passo agora a explicar o que se tem passado em torno deste processo.

A narrativa da vergonha


É muito importante dizer que aquando do momento de viragem da realidade para o revisionismo, os Sportinguistas manifestaram claramente a sua perplexidade e indignação nas redes sociais. Na altura não se sabia sequer qual era o título "apagado", apesar de as desconfianças estarem relacionadas com o título de Goalball. Ora, só passado um mês da conquista do Judo é que o Sporting deu explicações de forma oficial, através de Miguel Afonso, vogal do conselho directivo com o pelouro das modalidades, que numa entrevista ao jornal do clube, passou a vergonhosa narrativa. 

Entrevista Miguel Afonso, Jornal Sporting 10/01/2019

Revisionismo vergonhoso


O "aviso"

Ainda antes de analisar esta argumentação patética, queria tocar num outro ponto. O vídeo da SportingTV que vimos em cima vai para o ar pouco tempo depois de o Sporting se ter sagrado vencedor da Liga dos Campeões Europeus de Judo. Reparem que o pivô anuncia logo como sendo o 29º título, atropelando toda a informação oficial que estava para trás. Ora, é importante que os Sportinguistas tenham a noção que ainda antes de o Sporting ter conquistado o título, já havia essa indicação à SportingTV para que o título fosse considerado o 29º e não o 30º. 

A decisão

Enquanto Sportinguista custa-me muito imaginar o momento e a forma como foi tomada uma decisão de achincalhamento do património leonino e de uma modalidade tão relevante dos ideais e valores leoninos. Consigo imaginar o sujeito responsável por este escarro a defender a sua tese. "Nós agora vamos retirar da contagem o título do goalball que vai para uma contabilidade separada, porque fica melhor". Terá sido algo dentro disto, e suponho que o conselho directivo tenha aplaudido esta vergonha, senão não teria sido colocada em prática.

Que Sportinguismo é este?

Que Sportinguismo é este que pretende reduzir títulos de uma listagem tão importante para o clube, como é a dos títulos internacionais? Recordo que o título do Goalball foi considerado desde a primeira hora. Não houve um único Sportinguista a criticar a opção - até porque não havia nada para criticar - e agora estas luminárias decidem apagar uma história que está escrita. Uma história que estava inclusivamente registada nas bancadas do Estádio de Alvalade e que agora foi apagada. Atletas, treinadores, directores e seccionistas que sentiram a sua conquista integrada e valorizada como qualquer outra modalidade do Sporting, deixaram agora de pertencer ao grupo de todas as modalidades passando ao grupo do "+1". Desculpem-me o palavreado, mas tenho nojo de quem faz isto ao clube e a estas pessoas! Nojo!

Miguel Afonso - A face visível

Destaque de capa na edição do Jornal Sporting com a entrevista a Miguel Afonso

Pode ser que um dia a acta da reunião do Conselho Directivo onde foi tomada esta decisão veja a luz do dia, permitindo que os Sportinguistas fiquem a saber quem foram os responsáveis directos por esta vergonha. De qualquer forma, há claramente um responsável visível. Falo do senhor Miguel Afonso, que deu a cara por esta vergonha em entrevista ao jornal do clube. Desde já, informar quem não sabe, que este senhor para além de ser vogal do conselho directivo é também um alto quadro da LPM, empresa de comunicação que fez a campanha de Frederico Varandas e que entrou no Sporting por ajuste directo. O facto de ser um alto quadro da LPM e de fazer parte de uma direcção que deliberou a entrada da sua entidade patronal no Sporting por ajuste directo, diz muito sobre o seu carácter. Razão pela qual não me espanta que tenha sido este senhor a dar a cara por este verdadeiro atentado. É uma questão de carácter, ou melhor, de falta dele. Costuma-se dizer que "A mulher de César não basta ser honesta, deve parecer honesta". Mas enfim, é o que temos. 

O argumento

Passando aos argumentos apresentados. A pergunta do jornal Sporting reconhece a "controvérsia" deste revisionismo vergonhoso, dando a oportunidade do senhor Miguel Afonso explicar. Segundo o senhor, a "questão é muito simples e está relacionada com a lógica olímpica. Ou seja, existem as medalhas olímpicas e existem medalhas paralímpicas. Aqui nos 29 títulos que assumimos, aplica-se a mesma lógica". E pronto, foi o melhor que estes senhores conseguiram arranjar como argumentação para justificar esta tristeza. Para já informar que o Goalball não é uma adaptação de um desporto qualquer. Falamos de uma modalidade própria. Mas vamos pensar um pouco, ok!?

Os critérios para entrar na listagem

Desde logo é importante dizer que quando nos referimos a títulos internacionais do Sporting, referimo-nos a títulos conquistados por equipa em competições continentais ou mundiais (infelizmente ainda não ganhamos nenhum mundial, dai que muita gente refira "títulos europeus") de primeira linha, sendo que as provas têm de ser reconhecidas oficialmente pelas instituições máximas dos respectivos desportos. Tem sido este o critério. Bem, relativamente ao Goalball estamos perante uma competição por equipas e a organização da prova é da IBSF (International Blind Sports Federation), entidade máxima em termos mundiais da modalidade. Portanto, não há dúvidas que a prova é regida pela entidade máxima da modalidade e que é uma prova por equipas. Por aqui estamos conversados.

Pura discriminação

A narrativa de querer dividir os títulos de equipas por modalidades "normais" e modalidades paralímpicas é a maior das discriminações. Retirar o título europeu de Goalball do lote das conquistas europeias do Sporting é caminhar no sentido oposto da inclusão e da valorização destes atletas, cujo infortúnio lhes dificultou a vida. É excluir quem deveria ser incluído. É retirar o valor ao seu esforço, dedicação, devoção e glória. É colocar esta modalidade e estes atletas num patamar de inferioridade face aos outros. E pior ainda, é fazê-lo depois de ter havido quem no passado os tenha considerado como iguais na família leonina.

Banha da cobra

Miguel Afonso diz que o Goalball tem a mesma relevância que as restantes modalidades com títulos europeus e que todas as modalidades do clube tem a mesma grandeza e valor para o clube. Isto é... absolutamente falso. E dou um exemplo concreto.


Esta imagem é do derby do passado domingo. Nos paineis da Bancada norte pode ler-se que o Sporting tem "29 taças europeias em 5 modalidades". Na manhã do dia do jogo o Sporting tinha conquistado mais um título europeu, motivo pelo qual só estavam 29 títulos. Uma vez que o título do Goalball deixou de ser contabilizado eu pergunto onde está a referencia ao "+1"? Obviamente, não está. Portanto, deixem-se de vender banha da cobra aos sócios. O título do Goalball, que outrora esteve representado naquela mesma frase, foi apagado do Estádio de Alvalade por estes senhores. Se isto é ter a mesma relevância das restantes modalidades, estamos conversados. 

Os jogos olímpicos e paralímpicos

Tentar colar com cuspe critérios de jogos olímpicos e paralímpicos para justificar esta vergonha é uma aberração. Quando diferenciamos os jogos olímpicos de paralímpicos, fazemo-lo não o fazemos de uma forma pejorativa. A discrimianção tem de ser feita neste caso porque falamos de competições diferenciadas, realizadas em momentos diferentes e com designações próprias. Por isso é que não tem sentido meter no mesmo saco medalhas olimpicas e paralimpicas. Mas há outro argumento relevante. Para quem não sabe, atletas paralimpicos podem participar nos jogos olímpicos, como aconteceu recentemente com o conhecido Oscar Pistorius. Por acaso não conseguiu uma medalha nos jogos olímpicos (esteve na final dos 4x100), mas se tivesse conquistado uma medalha seria muito relevante discriminar as medalhas como sendo olímpicas ou paralímpicas.

Mas há mais. Para além dos jogos olímpicos e paralímpicos ainda temos os jogos olímpicos de Inverno.  Pela lógica de Miguel Afonso e seus pares, se algum dia o Sporting tiver uma equipa de hóquei no gelo e esta ganhar a Liga dos Campeões da Europa, passamos a ter os títulos internacionais em três parcelas. Já estou a imaginar o 30+1+1. Maravilhoso...

Para fechar


Importa também recordar as palavras de Márcia Ferreira, treinadora do Goalball e responsável máxima pelo departamento paralímpico do Sporting, aquando da conquista do título europeu.

"Só mentalidades muito pequeninas é que desvalorizam um título como este. Agradeço aos Sócios o carinho com que nos têm dado, assim como a todas as pessoas que nos seguem, gostando ou não de goalball, mas que reconhecem o nosso feito, para o Clube e para Portugal"

Enquanto Sportinguista sinto-me envergonhado de ter no Sporting gente com uma mentalidade tão pequenina e com atitudes que vão contra os valores e princípios daquilo que é o Sporting. Um clube que nasceu para ser tão grande quanto os maiores da Europa e que nos orgulha (a praticamente todos) de ser um clube que ajuda na inclusão social destes atletas, acrescentando-lhes qualidade de vida e permitindo que desenvolvam a actividade desportiva com todas as condições. 

Importa também alertar os Sportinguistas para o facto de termos neste momento um conselho directivo que ao lançar um revisionismo interno para retirar o Goalball do lote das equipas com conquistas europeias, acaba também por perder legitimidade para defender o Sporting na questão da luta pela reposição dos títulos do campeonato de Portugal. Que legitimidade temos para andar a atacar o revisionismo de outros, quando o andamos a fomentar internamente?

Termino relembrando os estatutos do Sporting que dizem que o clube é uma "instituição de utilidade pública pelo seu contributo em prol do desporto", um clube que "não faz distinção de ascendência, género, raça, língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica ou condição social" e cujo um dos fins passa por "concorrer para o engrandecimento do desporto e do País".

Espero que os responsáveis do Sporting reconheçam e erro e que o rectifiquem com a dignidade possível perante os Sportinguistas e sobretudo perante os atletas, treinadores, dirigentes e seccionistas da modalidade e do gabinete paralímpico.

Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aquiInstagram: (aqui)

38 comentários:

  1. Total e absolutamente de acordo!!
    Continua sem me sair da cabeça que a intenção será mesmo rebaixar a história do Sporting e contribuir efetiva e encapotadamente para que a federação não considere os títulos do Campeonato de Portugal!
    Quando se colocam benfiquist@s à frente da comunicação do Sporting, está tudo encaminhado...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa é que não me sai da cabeça... rico Saraiva com as suas Saravaidas...

      A ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO DO SPORTING "DEVIA SER".. NÃO HÁ COMUNICAÇÃO. PONTO
      HÁ UM TIPO PARA DAR AS SARAIVADAS, TANTAS E TANTAS VEZES QUANTO NECESSÁRIO, E PONTO FINAL PARÁGRAFO. (A CS NACIONAL *É HORRENDA DE HOSTIL AO SPORTING* COMO DEVE SER MAIS Q ÓBVIO PARA TODOS. . COMUNICAÇÃO à FCPorco.. e não participar em fantochadas, farsas e PROPAGANDAS nojentas nacionais).

      A entrevista do Presidente a dizer que o plantel não tem "qualidade" é ABSURDO, E É EXACTAMENTE AO CONTRÁRIO, o q têm é qualidade, o q não têm é a preparação FÍSICA e as "Pastilhas do LampLAB" -> as tais q mata Húngaros... nem a preparação e as "Pastilhas do FCPorco", q com uma equipa muito mais pobre no Ciclismo, tem limpado tudo -> estratégias à Lance Armstrong resulta e resulta bem -> E JÁ ESTOU FARTO DE DIZER O MESMO, JÁ LÁ VÃO 3 ANOS NESTE BLOG, E SE CALHAR VÃO PASSAR MAIS 10 ANOS, ATÉ RESPONSÁVEIS DENTRO DO SPORTING CONSTATAREM O ÓBVIO. )

      A Comunicação a existir deve ser dirigida INTERNACIONALMENTE, muito incluído às "comparações no futebol" com as melhores equipas dos melhores campeonatos ... não só as questões de "Qualidade" (aqui sim existe), mas em especial "O PORQUÊ " das diferenças enormes, aberrantes e mais q visíveis no *RITMO* dos jogos praticados.

      Eliminar
  2. Há duas coisas que justificam este post: fel e muito tempo livre.

    Isto é daquelas cenas que só interessa mesmo a quem gosta de escarafunchar até encontrar alguma coisa para dizer mal.

    Que luta mais quixoteana e sem sentido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No actual momento era assim tão difícil encontrar algo de mal para se falar? Já era tempo de corrigirem a questão dos títulos europeus. És burro que nem uma porta. Que belo lampião me saíste.

      Eliminar
    2. Até porque a justificação para a mudança é clara, óbvia e não faz mais do que respeitar a norma olímpica... É assim com todos os outros clubes do mundo que respeitam o olimpismo! Só não vê quem não quer ver ou tem uma agenda «mediática» escondida como é o caso do Clíster de Café... Mas também já dei para este peditório. Só passei para ver como ia a escumalha!

      Eliminar
    3. Hahhahahahahahahahahaah, "a norma olímpica" diz este pateta...

      Saberá este néscio que o Hóquei em Patins não é modalidade olímpica? Respeitando a tal "norma olímpica" que no seu entender é "clara e óbvia", retire-se então os títulos do Goalball e os do Hóquei em Patins. E assim passamos dos 31 aos 24.

      Eliminar
    4. Ó Mister, ele há cada burro, hein? E nem vergonha tem de a demonstrar, porque vai cá passando e debitando burrice. Enfim :)

      Eliminar
    5. Ó Clíster aldrabão, olha que eu não sou teu colega na Yong Network!...
      Não me obrigues a falar...
      Já sabia que eras calhau, mas tanto... Foda-se lá o lampião!
      Pateta e néscio é quem não consegue distinguir OLIMPISMO de PARAOLIMPISMO e modalidade olímpica de modalidade não-olímpica... Ó sua grande mula descompassada, o Hóquei, como o karaté (que já foi, mas neste momento não é!) é uma modalidade elegível para os Jogos Olímpicos. O Goalball, mesmo que um dia fosse a modalidade com mais praticantes no mundo inteiro, nunca poderia vir a ser modalidade olímpica.
      Percebeste agora ó lampião imbecil?

      Mas numa tens razão: sou pateta sempre que dou palha a um lampião como tu.

      Eliminar
    6. Zé:
      Tu nem com uma escada conseguias subir a ponto de seres capaz de me lamber os filiformes do cu.

      Eliminar
    7. Foda-se, clister, achas mesmo que alguém acredita que screveste um texto destes, todo bonitinho e trabalhado, cheio de recortes de jornais, investigações e o caralho a quatro, porque estás mesmo empenhado em diginificar o Goalball ou a atualização dos títulos europeus do Sporting!?

      Escreveste esta merda porque andas ressabiado. Aliás, é ver os teus comentários e percebe-se logo que andas nervoso. Já te caiu a máscara há muito tempo.

      Melhor mesmo que essa merda é ver os brunalgas, que nem sabem o que é o goalball, a solidarizem-se todos com esta suposta "causa".

      Para quem acha que o segredo do sucesso está em malhar nos jogadores, estão todos a ficar um bocadinho abichanados, hem!?


      Eliminar
    8. Caro cadete, cada um gosta do que gosta e isso nem se discute. Mas a burrice sim, essa é bem discutível e a tua está sempre em alta a cada opinião que expressas. Modalidade elegível não é a mesma coisa que já ser olímpica. Pode vir a ser, mas nunca o foi e como tal para já, não o é. Queres ser esperto mas depois dizes estas coisas. Rapa os filiformes com vaselina, vai-te custar menos depois.

      Eliminar
    9. Agora é que isto está bom, não é ó Jô?
      Um clube vendido à comunicação social, não há quem defenda a honra do Clube, todos dizem o que querem, parecemos uma casa de putas, um presidente eleito de forma miserável, à conta de uma falcatrua que impediu um legitimo candidato de exercer o seu direito, um canal de televisão, de nome Sporting TV, que mais parece uma universidade de imbecis, e para acabar em beleza falta referir todos aqueles sportinguistas, ditos ilustres, ou hipócritas, que não se cansam de difamar, com calúnias vergonhosas, uma direção que tudo fez para dignificar o nosso emblema.
      Não se trata de uma causa ou de uma ideologia, o problema está justamente em repor a verdade.

      Eliminar
    10. O Jô, mandas uma pedra a alguém que acusas de mandar uma pedra... e queres ter razão??

      Há um gráfico passado no programa "Pressão Alta" q diz tudo... de longe o maior número de Presidentes e treinadores, e o menor número de títulos de sempre no futebol profissional...

      Não estou nem quero REPETIR OS MESMOS ERROS, mas também estou NERVOSO como o Mister... O ANO PASSADO FOI O ANO MAIS GLORIOSO DE SEMPRE, EM 112 anos de história, só faltou mesmo ser campeão nacional e MELHOR, MUITO MELHOR chegar pelo menos à final da Liga Europa no futebol profissional (mas o fôlego acabou antes do fim), e MESMO ASSIM os sócios cometeram o MESMO ERRO por arrasto das CAMPANHAS DA JORNALIXEIRADA IMUNDA...

      Nunca DEITAR FORA, tudo de bom q todos os outros Presidentes conseguiram, DESDE 1906,ESSE SIM O ANO ZERO (ou então 2013,quando esteve falido com penhoras REAIS a caírem sobre o Estádio )... FARTO, FARTINHO, FARTISSIMO, de *desculpas estupidas* e revanchismos de carácter político (seja com estilo agressivo, seja super polido -> O Sporting não é Partido Político, é assim também não é Puta Rasca duma JORNALIXEIRADA IMUNDA INQUALIFICÁVEL... o q é preciso é TÍTULOS DE TUDO O QUE SEJA, não de comunicação... ).

      Eliminar
    11. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    12. O Merdica "comunica", e como eles comunicam!.. com toda a multidão das asquerosidades dos Bacalhaus à Brás da Vida, com as suas alarvidades tendenciosas para adeptos gelados na testa e com os seus Ronaldos e Messis de araque, piores que o Paulinho comparados com os reais... e sempre ávidos de tirar os melhores jogadores do Sporting no futebol, ou influenciar ou ter alguém que influencie Presidentes cocó de galinha por cérebro em relação à "categoria" de jogadores até nos sub-23 e Juniores (o Kiki Koyaté está-me atravessado... depois vem o infeliz do treinador dos sub-23 a dizer que o Sporting sofre muitos golos de bola parada e pelo AR) -> o q faz um FDP ASQUEROSO, dum Merdefiquista a dirigir a comunicação do Sporting?????.. à espera e à cóca para ser mais um FDP DUM BOMBEIRO ??

      vs

      O Sporting é "CAMPEÃO EUROPEU"... até no goalball...

      Eliminar
    13. ó cadete, orgulhoso por mais um belíssimo jogo deste teu sporting? Tão reles e burro que nem dá a cara. O maluco pelo menos defendia o clube. Tu e o restantes parasitas pensam que sabem e o resultado vai estando à vista. E a tendência...5º, 6º ou sei lá...!

      Eliminar
  3. Realmente não faz nenhum sentido retirar o titulo de Goalball e igualmente sem sentido a justificação dada. Mas estava aqui a pensar.. qual o propósito? O que pode estar na mente de alguém que toma tal decisão? (normalmente tento sempre perceber o outra lado “da coisa”). Este tipo de atitude é normalmente muito impopular. Ninguém com um mínimo de inteligência toma decisões destas. Principalmente quando se fala com pessoas com deficiência. Há uma sensibilidade extra. Estaremos a falar de um primeiro erro (a remoção do titulo por um qualquer motivo) e depois o “corrigir da mão” ainda pior, via explicação patética?! É apenas um erro lamentável ou estamos a falar de algum tipo de preconceito?! Espero que não seja o segundo caso mas pelo texto do Mister fico com a impressão que é o que acha.

    A questão de ter 30 ou 31 titulos é completamente irrelevante. É apenas um numero. O relevante é mesmo o retirar do mérito a quem ganhou uma competição desportiva.

    ResponderEliminar
  4. Não há duvida, que existe uma enorme diferença entre o carnide e nós (alguns de nós)Enquanto os primeiros tentam roubar-nos campeonatos, nós deitamos fora o que brilhantemente conquistámos. Deixo uma palavra de orgulho e conforto aos nossos grandes atletas do Goalball De facto aplicar a palavra vergonhoso nesta situação enquadra-se na
    perfeição.

    ResponderEliminar
  5. O argumento Olimpico/Paralímpicos é ridiculo! É óbvio que a distinção em competição tem de existir por se tratar de atletas com mobilidade ou capacidades reduzidas que não conseguem competir em igualdade de circunstâncias. Mas isso não retira, em nada, o mérito e a grandeza do seu esforço, e sobretudo, o direito de ostentar um título de campeão!!
    Mesmo que o mundo inteiro desconsidere o valor desta conquista e o coloque num patamar inferior, quem NUNCA o deve fazer é o GRANDE SPORTING CLUBE DE PORTUGAL! Na realidade não o desconsidera, apenas este bando de patetas capazes desta atitude tão ignóbil e ignorante, pois de certeza que a grande maioria de SPORTINGUISTAS considera os atletas de Goalball Campeões com mérito total. Atletas que são a personificação do nosso lema, Esforço, Dedicação, Devoção e Glória!
    Aos nossos olhos a Glória será sempre vossa e tenho a certeza que no futuro, após mais um infeliz período de patetas, a verdade será reposta.
    SL.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Disseste tudo.
      O que se está a passar é inacreditável.
      Nada disto é o Sporting.

      Eliminar
  6. Se o hóquei não é modalidade olímpica então FCP e SLB ficam logo sem uns quantos títulos internacionais.
    Se querem ver o Eusébio (ainda) como melhor jogador português de todos os tempos, é ver a RTP Memória.

    ------------------------

    Eu gostava de ver um post sobre este assunto Mister:

    https://desporto.sapo.pt/futebol/la-liga/artigos/bomba-em-espanha-boateng-que-reprovou-nos-testes-medicos-no-sporting-perto-de-assinar-pelo-Barcelona

    "Boateng, que reprovou nos testes médicos no Sporting, assina pelo Barcelona"

    ResponderEliminar
  7. É o que dá entregar o clube a bananas e a tertulianos - passe a repetição.

    ResponderEliminar
  8. Não percebo qual é a dúvida. É como a conversa dos nossos 22 títulos de futebol: fomos 22 vezes campeões nacionais. E acabou. Não há qualquer ambiguidade e para mais os lampiolhos também os incluem nos 36 (se não estão a incluir provas experimentais nas contas, certo?).

    Neste caso é o mesmo. Temos 31 títulos europeus e acabou. São modalidades diferentes. Se eu fosse jogador de goalball ficava muuuuuito ofendido com esta merda

    ResponderEliminar
  9. Este Novo Sportém dá-me náueas! Do mais reles que pode haver! Já não me sentia tão nauseado, ultrajado e vilipendiado desde o tempo das "touradas croquete"... NOJO!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De facto é indescritível, mas o que me causa mais desgosto é ver sportinguistas a defender o atual estado de coisas.
      Não perdem uma oportunidade para continuar a maltratar aquele que foi o mais destemido Presidente do Sporting.

      Eliminar
  10. Mister, apenas a título de reflexão, deixo a seguinte questão sobre os três títulos de atletismo em grupo B. É verdade que no grupo B participam as equipas que não se qualificaram para o grupo A (as melhores), mas isso também acontece na Liga Europa/Liga dos Campeões! Será então razoável considerar que os títulos europeus devem ser apenas os da Liga de Campeões?! Ainda para mais, são duas competições organizadas pelo mesmo organismo, Uefa, o qual diferencia claramente uma como principal e outra como secundária, nem que seja pela evidência monetária!
    SL.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como reforço à questão que anteriormente coloquei, as taças CERS e CHALLENGE também têm competições superiores organizadas pelos mesmos organismos, respectivamente a Liga Europeia de Hóquei em Patins e a Liga dos Campeões EHF!
      Merecem então essas ser contabilizadas e as de Atletismo não!?

      Eliminar
  11. Aresta , argumentação brilhante . os sportinguistas são uns patetas ,.a maioria .

    ResponderEliminar
  12. Esta questão não é nova mas com a recente conquista no corta-mato, volta à ribalta. E acho muito bem que o Mister coloque o dedo na ferida. Não nos podemos calar com este tipo de desrespeito pela história do Sporting!

    Quanto a mim os argumentos utilizados são de tal maneira bacocos que só os engole quem quer. Qual o interesse para o Clube de estar a reduzir o número de títulos conquistados?
    A razão de fundo é só uma. Retirar um título ao mandato de BdC. Mai nada!
    A palavra correcta é essa mesmo, Mister: nojentos!

    Gostaria ainda de ver mais esmiuçada essa questão da entrada da LPM no Clube por ajuste directo, quando um dos seus altos quadros é precisamente MAfonso. Este é um tema igualmente preocupante e que deveria ser escrutinado pelos Sportinguistas.

    ResponderEliminar
  13. Quando o desrespeito pela historia do clube parte da direcção recém eleita , com a complacência do presidente "Barandas", acho que não há muito mais a dizer, e resta nos esperar pelo pior. Pela minha parte já estou em modo de total descrença, o que me leva a participar cada vez menos. Sócio já não sou, e adepto cada vez menos. O Sporting foi entregue a gente estúpida, e pelos vistos, sem escrúpulos.

    ResponderEliminar
  14. Coitadinhos destes dirigentes ao pé do departamento, equipa técnica, staff e sobretudo os atletas do Goalball...

    Este ainda é o SPORTING Clube de Portugal, ou com estes directores e elementos já não?

    Já agora, ó LPM, tenta dar menos nas vistas quando vieres aqui comentar, vê-se logo quem anda aqui, até os mosquitos evitam poisar no ecrã sobre aquilo que escreves, não vão ficar contaminados/parasitados...

    ResponderEliminar
  15. Vai saber tão bem quando o Sporting se vir livre de vocês, chupistas-propagandistas-golpistas, quase tanto como uma conquista europeia em Goalball...

    ResponderEliminar
  16. 1ª mão da meia final da Taça:

    1 - Tirando algumas excepções (Bruno F, Acuña por exemplo, e que se vai embora?) a maioria dos jogadores mostraram-se medrosos e assustados e pouco solidários. Isto faz lembrar o SCP de há 6 anos atrás - jogadores sem carácter nem garra.

    2 - 2º golo do slb: cruzamento na esquerda, Ilori fica a ver a bola passar e nada faz, novo cruzamento da direita e Ilori desta vez já mete o pé, mas para fazer autogolo. Ridículo. Pergunto: porque raio foram buscar este jogador quando tínhamos o promissor Demiral?

    3 - Gostava de saber porque razão este jogo foi em cima doutro clássico e a 2ª mão só se joga lá para abril.

    4 - Golo mal anulado ao SCP - então o Luisão empurrar o Ricardo não é falta, mas o Svilar saltar contra o Dost já é falta. Os 71% podem ficar descansados porque a culpa é sempre nossa que jogamos mal. Parece que o Ristovski afinal podia jogar mas o aviso só chegou pouco antes do jogo. Este SCP é uma delícia de croquete.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ontem, após o jogo, no programa desportivo da RTP3, o Jorge Gabriel, comentador afeto ao nosso Clube, disse que a culpa desta derrota, foi o efeito de uma hecatombe que durante 5 anos deflagrou no Sporting.
      É com este nível de sportinguistas que temos passado a nossa imagem.
      Uma imagem, diga-se de passagem, bem distorcida e artificialmente composta.
      Agora pergunto eu:
      O que significa essa hecatombe de 5 anos?
      E já agora aproveito para dizer que os 71% não votaram a favor da destituição. Foi literalmente o contrário.

      Eliminar
    2. Fiz um zapping e apanhei essa parte, ele a falar do Piccini como se quem despachou o Piccini por metade do valor do Rúben Semedo tivesse sido Bruno de Carvalho, esquecendo-se que os bons jogadores que falou foram quase todos contratados ou repescados por ele, como no caso do Fábio Coentrão, e ainda disse que não tinha capacidade para o cargo que ocupava.
      Tiveram que ressuscitar esse ridículo Jorge Gabriel para o painel da programação desportiva da RTP3, confiantes que por ser um apresentador conhecido (também pela sua falta de inteligência), ele consegue lavar a cabeça a mais uns totós, dos mais jovens incautos, passando pelos de meia-idade até aos de terceira idade, os telespectadores dos programas da manhã que apresentava.
      Uns parolos que desconhecem ou ignoram que as médias de pontuação com Bruno de Carvalho no campeonato subiram como durante décadas não acontecia, e que voltaram a cair a pique desde que a Golpada foi consumada. O mesmo para as modalidades de pavilhão (que ele devolveu ao Clube), as receitas, e as dívidas no sentido inverso.
      Há muita gente a ganhar com a Golpada, e há que polir e embelezar a coisa, escondendo informação objectiva com bitaites de pessoas que se aproveitam da credulidade dos outros e debitam a sua própria parcialidade e ignorância.
      Mas como isto são tudo teorias da conspiração, o Jorge Gabriel é uma pessoa idónea e está cheio de razão.
      Quem não os conheça, os que vivem à custa do erário público e atiram areia para os olhos das pessoas, que os compre...

      Eliminar
  17. Felizmente (ou infelizmente?) a nova mentalidade do SCP parece que agora é quando perde a culpa é sempre do clube e os dirigentes já não despejam a frustração nos árbitros ou na justiça desportiva. Agora em vez disso olha-se para dentro. Então vamos lá olhar para dentro:
    Porque razão foram contratar Ilori quando tinham Demiral?

    É o feitiço a virar-se contra o feiticeiro?

    ResponderEliminar
  18. Esses gajos são todos uns palhaços de merda, uns mete nojo!

    O titulo do Goalball é ou não é europeu?

    O Goalball é ou não é uma modalidade do Sporting?

    Então se as 2 se conjugam, vamos mandá-los à merda porque o Sporting somos nós.

    O Sporting tem 31 títulos europeus e o Miguel A<breu que meta a história das medalhas olímpicas e para-olímpicas no buraco do cú.

    Peço desculpa Mister mas não tenho pachorra para ser politico/desportivamente correcto com esses motes de merda.

    Temos todos o direito de dizer que esses merdas não são do Sporting, porque há os do Sporting e os do para-Sporting, os do Sporting são as massas os do para-Sporting são os paraquedistas que vamos tendo que aturar, uns palhaços que não tem a mínima capacidade e autoridade moral e intelectual para nos dizerem o que acham ou deixam de achar.

    ResponderEliminar