segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Acabou-se o circo!?


A conferência de imprensa de passada sexta-feira terá deixado muitos Sportinguistas a pensar sobre a liderança do clube, os seus dirigentes, o rumo que estamos e seguir e o futuro do clube. Muito foi dito nessa conferência de imprensa, razão pela qual um só post não chega para analisar todas estas matérias. Aqui fica o primeiro post.

O contexto


A conferência de imprensa foi agendada no dia 16 de Fevereiro (sábado), através de comunicado publicado no site oficial do Sporting (aqui). O contexto em que foi anunciada não era o melhor, uma vez que o Sporting vinha de uma vergonhosa derrota caseira com o Villarreal e de uma série de maus resultados e exibições. No final dessa partida os Sportinguistas fizeram-se ouvir, como se pode ver de seguida:


Na altura estávamos a 7 pontos do 3º classificado e com um pé fora da Liga Europa frente a uma equipa medíocre como é este Villarreal. Se dentro do campo as coisas não estavam a correr bem, fora do campo não estavam melhores, com as saídas a custo zero de dois jogadores importantes para o plantel e para os sócios, como eram Nani e Montero.

Portanto, é num um contexto de crise - mesmo que milagrosamente a imprensa nunca o tenha assim classificado - que o conselho directivo do Sporting marcou a conferência de imprensa de dia 22 de Fevereiro. É importante recordar isto para se perceber o ponto de partida. 

Gestão silenciosa


Sinceramente, quando li o comunicado que anunciou a CI a referir-se a uma "gestão silenciosa", fiquei claramente com a ideia que o conselho directivo iria apresentar nessa CI os resultados dessa tal gestão silenciosa. De facto, a expressão foi bem escolhida, até porque os Sportinguistas não sabem o que andam estes senhores a fazer com o clube, tirando a parte de termos substituído um relvado sintético, tantas as vezes que essa obra de manutenção corrente já foi propagandeada como um enorme feito em prol do clube. 

Confesso que supus que entre outra coisas a CI serviria para apresentar novos dados sobre a reestruturação financeira. Uma matéria de extrema relevância e que até ao momento os Sportinguistas não ouviram uma única palavra. Também pensei que iriam ser apresentadas novas propostas aos sócios para o desenvolvimento do clube. A realidade é que não podia estar mais errado. 

Os temas abordados


Frederico Varandas e seu pares decidiram dividir esta conferência de imprensa em 5 partes distintas: Auditoria, Finanças, Futebol Profissional, Futebol de formação e Organização. Nos próximos dias vou fazer uma série de posts a analisar as questões mais relevantes sobre o que foi dito, mas para já quero apenas fazer uma análise genérica sobre a Auditoria. Aqui vai:

Até às últimas consequências


Para que fique claro, começo desde já por fazer uma declaração de voto favorável a que os resultados da auditoria sejam entregues ao ministério público e para que os dirigentes do Sporting intentem todos os processos que entendam ser úteis ao apuramento da verdade. Quero ver este processo avançar na justiça até às últimas consequências, para que esta nuvem negra desapareça do horizonte leonino. A justiça decidirá se deve punir ou ilibar os ex-dirigentes. O mais importante é que se faça justiça para se colocar um ponto final no assunto. No fundo, tudo o que também defendi nas outras auditorias feitas nos últimos anos.


Uma decisão ilegítima por parte da Comissão de Gestão


Eu sei que sou sempre o mesmo chato, mas para começo de conversa tenho de relembrar que a execução da auditoria foi deliberada pela comissão de gestão. Algo que por si só é inaceitável, uma vez que estes senhores não foram eleitos e os sócios não se pronunciaram sobre a matéria. Para além de terem deliberado sobre algo para o qual não estavam legitimados, a CG fez ainda algo pior. A nomenclatura utilizada para definir a auditoria foi absolutamente vergonhosa e que é em si mesmo um veredicto sobre os antigos órgãos sociais. Designar a auditoria como "forense" é uma nojice que não só cria um estigma de culpa sobre os ex-dirigentes do Sporting, como também lança o nome do clube para a lama. Relembro que nas auditorias feitas nos últimos anos foi sempre utilizada a designação de "auditoria de gestão".

E não me interpretem mal. Eu sou sempre a favor de auditorias aos mandatos dos presidentes do Sporting, mas eu não represento os sócios do Sporting. Só depois de serem chamados a se pronunciarem é que se podem tomar decisões desta relevância, até porque a "brincadeira" não sai nada barata. Mantendo-me firme na convicção de que devem haver auditorias a todas as lideranças, lanço já o desafio para que também se faça uma auditoria aos meses em que a comissão de gestão liderou o clube. Parece-me mais do que justo. Mas uma auditoria de gestão e não uma auditoria forense. Uma coisa digna dos valores leoninos e sem ponta de revanchismo. Talvez assim os sócios possam também perceber, entre outras coisas, como é que a empresa responsável pela auditoria forense foi escolhida e quais os custos deste serviço.


Lavar de roupa suja em público


O que se disse no auditório Artur Agostinho relativamente à auditoria foi uma vergonha inqualificável para o Sporting. O Presidente Frederico Varandas arrogou-se no direito de falar sobre uma auditoria que nem sequer está concluída, insinuando uma série de questões e até trazendo relações familiares para a conversa. Decidiu trazer o assunto para a praça pública quando o deveria ter feito em sede de AG, por forma a que os sócios pudessem questionar as diversas matérias e os visados tivessem oportunidade de responder. Aliás, ainda em fase de auditoria os visados deveriam ser solicitados a dar explicações ao Sporting e aos auditores. Foi isto que aconteceu com as auditorias feitas no mandato de Bruno de Carvalho.

Dou como exemplo o que foi feito em relação à auditoria de gestão de Godinho Lopes. Os sócios ficaram a conhecer os resultados da auditoria no dia 5 de Outubro de 2014, em sede de Assembleia Geral. Ao contrário do que já vi algumas pessoas referirem, essa Assembleia Geral não teve sequer a transmissão do discurso inicial do presidente do CD. Tudo foi tratado dentro de casa e à porta fechada, sendo apenas permitido aos órgãos de comunicação social filmarem a sala antes da reunião magna principiar.

A roupa suja deve lavar-se dentro de casa e foi isso que foi feito na altura. Obviamente, a imprensa tem sempre relatos do que acontece nas AG´s, mas a repercussão do que lá é dito é muito menor não havendo imagem ou documentos tornados públicos. De seguida deixo-vos com as capas dos jornais desportivos do dia seguinte à AG de auditoria ao mandato de Godinho Lopes.

Capas jornais desportivos dia seguinte auditoria do período de presidência de Godinho Lopes
Como podem verificar, os jornais deram apenas uma nota de rodapé às deliberações tomadas em AG. O jornal Abola chegou mesmo a nem sequer meter a notícia na sua capa. Basta olharmos para as capas do dia seguinte ao da CI da passada sexta-feira para percebermos as diferenças. Por um lado temos umas notas de rodapé sem nenhum caso particular, numa AG em que 92% dos sócios decidiram a aprovação de processos contra a direcção de Godinho Lopes. Do outro lado temos capas inteiras cheias de casos - apontados pelo próprio presidente do Sporting - de uma auditoria que não está concluída, que não foi ratificada pelos sócios de nenhuma maneira, de algo que não foi debatido pelos sócios em AG e sem que tenha sido dada sequer oportunidade aos visados de se justificarem perante os sócios ou auditores. Para além da conferência de imprensa, o Sporting publicou no seu site uma espécie de documento sobre esta matéria para ficar para a posteridade. Desculpem lá, mas alguém acha isto normal?

Julgamento antecipado


Provavelmente os Sportinguistas não sabem, mas para uma colectividade intentar processos judiciais contra antigos administradores por actos praticados no exercício das suas funções, é necessário que isso seja deliberado em Assembleia Geral da Sociedade, de acordo com o artigo 172ª do código civil.


Obviamente, lançar estes assuntos na praça pública desta forma faz com que se gere uma sentimento evidente de condenação dos antigos dirigentes que é impossível de controlar pelos visados. Ninguém terá dúvidas que no dia em que os sócios forem chamados a se pronunciar sobre esta matéria aprovarão com grande maioria os processos aos ex-dirigentes. Lançar este tema na praça pública fazendo dele um julgamente popular não prejudica só o nome dos visados, mas também o nome do Sporting Clube de Portugal. É triste perceber que o CD não percebe isto.

É preciso ter lata


Para além de todos os factos enumerados anteriormente, o Presidente Frederico Varandas teve ainda a lata de dizer que a auditoria era da competência do Conselho Fiscal e Disciplinar, minutos depois de se ter substituído a esse órgão social do Sporting dando informações que deviam estar sob sigilo até à conclusão da auditoria. Absolutamente surreal. 

Frederico Varandas podia ter perfeitamente falado da auditoria sem revelar o seu conteúdo, até porque existem uma série de questões que os sócios gostariam de ser informados sobre esta matéria. Desde logo, se existiu ou não um concurso para escolha da auditora? E já agora quando custou esse serviço? Também era interessante perceber porque é que a auditoria ultrapassou todos os prazos previstos? Não existem cláusulas temporais no acordo de que o Sporting se possa valer face à incapacidade da auditora cumprir os prazos?

Assim que estivesse concluída a auditoria, a mesma teria de ser enviada para análise do Conselho Fiscal e Disciplinar para análise e recomendação. Depois disso, a MAG deveria marcar a AG para apresentação de resultados aos sócios, convidando os visados para poderem esclarecer os Sportinguistas. Isto sim, seria um procedimento à Sporting, respeitando o Sporting, os seus diversos órgãos sociais e os sócios do clube.


Acabou-se o circo!?


Termino recordando o início do post. Quando o Sporting está em crise de resultados e com o treinador e o presidente sob forte contestação, o CD do Sporting teve a brilhante ideia de fazer um conferencia de imprensa, que mais não foi do que um chorrilho de desculpas e um ataque constante ao bom nome do Sporting, aos seus profissionais, aos seus antigos dirigentes, ao seu património e a determinados grupos de sócios. Que fique este episódio para memória futura da forma como o Presidente Varandas reagiu à contestação, desviando o foco para antigos dirigentes e arranjando desculpas, quando deveria ter anunciado soluções. 

Se o clube estivesse a ser liderado por gente que tem em mente os superiores interesses do Sporting, ou pelo menos os interesses do Sporting acima de um revanchismo patético, esta conferencia de imprensa nunca teria acontecido nestes moldes. Eu recordo que em Outubro o Presidente Frederico Varandas disse: "há muitas pessoas que estão habituadas ao Sporting ser um circo, um produto televisivo de chacota, mas esse tempo acabou". Depois de todas as horas que se gastaram nas televisões depois da CI, depois de todas as linhas que se escreveram nos jornais, nas redes sociais e na blogosfera, depois dos já vários bate-boca que vieram na comunicação social (e prometem continuar nas próximas semanas) acham mesmo que o circo acabou? 



Enfim, estranha forma esta de unir o Sporting...

Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aquiInstagram: (aqui)

45 comentários:

  1. O circo está só a começar...

    Pobre Sporting, entregue a estes bichos!...

    ResponderEliminar
  2. Nesta conferencia de imprensa ficou à vista a falta de qualidade da equipa que tem nas mãos o futuro do Sporting. Para além de com isto reduzir o valor da marca Sporting e dos ativos do clube, mostra aos concorrentes a baixa qualidade da futura gestão do clube. Não foi mau...foi péssimo. Falta de "timing", posicionamento, estratégia e visão empresarial/desportiva, coisa de que o Sporting muito precisa. Afinal, mostraram-se foi muito sensíveis aos lenços brancos, e a acusar ainda ( e muito) a pressão da antiga direcção, denotando apenas um "revanchismo", que não se justifica, e muito menos se entende. Coisa de aprendizes com farda de especialistas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que reduz a marca Sporting é ter a Academia degradada, não é o Varandas dizer que a Academia está degradada e vai resolver o problema.
      O que reduz a marca Sporting, é ter um plantel desequilibrado, com idades altas, sem criar valor, com pouca qualidade e que toda a gente percebe isso, não é o Varandas assumir isso e dizer que vai resolver o problema.
      O que reduz a marca Sporting é ter uma formação sem grande qualidade nos escalões mais altos, onde hoje um Iuri, um Matheus Pereira ou um Palhinha seriam craques quase fora de serie. Não é o Varandas assumir isso e dizer que já está a trabalhar para que a Academia seja novamente uma referência mundial.

      Eliminar
  3. Como Dizia Os Sitiados: Vaaaamos ao circo!!!!

    ResponderEliminar
  4. Caro Mister: " É triste perceber que o CD não percebe isto."???...
    Acha mesmo????
    Tenho a sensação que pensa exactamente o oposto... Que percebem, e MUITO, isso...
    Aliás, o Paixão gosta de usar e abusar destes expedientes para preparar "a audiência" para o que se segue...

    ResponderEliminar
  5. O circo foi montado pelo destituído e seus apoiantes com a cumplicidade da comunicação social sempre pronta para mais um escândalo.Desenterraram o morto e andam com ele pelas ruas a ver se ressuscita.Provavelmente os seguidores que continuam a conotar os sportinguistas de 71% e afins,fiel retrato do destituído,que se julga dono do Sporting.....mas com que direito vem essas bestas chamar nomes aos que apoiam e sofrem pelo clube,estando eles na oposição agora? que eu saiba em as minorias tem que sujeitar aos resultados eleitorais. Por 2 vezes a maioria disse basta ,mas os apóstolos continuam a minar o trabalho duma direcção recém eleita e legitimamente eleita,como ficou bem demonstrado.Eu e muitos como eu,preferimos alguém que trabalhe muito e fale pouco ,porque aqueles que dominam a dialéctica ,normalmente são os Chico espertos que trazem água no bico e nos põe a mão no bolso.Eu não sei quanto custa ser sócio,mas se for muito dinheiro,suspendam as cotas,mas calem-se e deixem as pessoas trabalhar,estejam mais atentos a quem no governo nos anda a pôr a mão no bolso,se calhar o valor em causa é bem maior do que o valor das cotas no Sporting,usem essa energia revolucionária para coisas bem mais importantes do que o futebol,no final lá faremos as contas,não fiqueis preocupados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. "Eu não sei quanto custa ser sócio"

      Entao se nao sabes eh porque nao es socio.

      Se nao es socio nao tens voto na materia.

      Consequentemente nao tens nada que mandar bitaites sobre eleicoes e destituicoes. Isso eh materia para socios, sejam apoiantes da actual direcao, sejam apoiantes do anterior presidente, ou nao sejam nem uma coisa nem outra.

      Reduz-te ah tua insignificancia em relacao aquelas materias.

      Eliminar
    3. Fernando Gonçalves, não sejas urso e está calado.

      Eliminar
    4. Quem é você para criticar o destituido????Quem é você para chamar bestas a sócios do sporting????para mim só existe uma besta ...onde você estava em 2013?????devia era estar caladinho e não vir para aqui apregoar falácis e mentiras ....deixe-se de tretas e chegue á conclusão que esta direcção actual não vale um chavo!!!!

      Eliminar
    5. Realmente tu fazes parte daquela parte do comentário do Einstein sobre o infinito! E não estou a falar do universo! É absolutamente incrível, como em pleno séc XXI, ainda existe gente tão burra e tão idiota, que depois vem falar da retórica dos outros! Sabes o significado sequer!?!? Enfim.....só podes ser um lampião rabolho, caso contrário tu és aquela 'maioria' dos 500 que só por vingança preferem enterrar o clube, para depois virem virar a casaca quando o mal estiver consumado, qual lobo do capuchinho vermelho 😂😂😂🤡🤡🤡🐙🐙🐙🦔🦔🦔🐁🐁🐁

      Eliminar
    6. Amigo Fernando: tem mesmo noção do que escreveu aqui? Criancice, meu querido, e isto para não dizer outras coisas que fariam com que o dono da Tasca me cortasse o pio! "Pense, amigo, pense!" Como dizia outro Fernando, bem mais atento , mentalmente arrumado, e perspicaz do que o meu querido amigo se mostrou ao escrever o que escreveu! É ódio contra Bruno de Carvalho? É ignorância das circunstâncias que levaram a esta situação actual, para ser meigo e politicamente correcto? Ou é outra coisa que me abstenho de comentar por demasiado evidente e potencialmente criador de problemas entre aqueles Sportinguistas que realmente pensam e conseguem tirar resultados que se vejam disso?

      Eliminar
    7. Caro fernando, ser burro é uma coisa . Ser burro e querer fazer dos outros de parvos, é uma coisa ainda pior. Andavas escondido num buraco quando o anterior ( eleito com mais de 90% ) era diariamente achincalhado por meia dúzia dos que agora lá estão? Faz um favor a ti próprio e a todos nós...esconde-te de novo e deixa-te ficar no anonimato.

      Eliminar
  6. E eu à espera de um artigo sobre a MGRA, sobre o Godinho ou sobre o Batuque de onde segundo o teu grande lider veio o Jovane 2 anos antes do protocolo ter sido assinado. Como é que com continuadas alarvidades de Bruno de Carvalho ainda não conseguiste arranjar um tempinho para escrever uma linha a criticá-lo?

    Só restam 2 opções:

    1) És o Bruno de Carvalho
    2) Continuas a receber uma avença para escrever em nome dele (embora menor daí a menor frequência)

    Se o teu grande lider não quisesse ser enxovalhado em público ficava calado e não andava a escrever livros que como já se viu não passam de um rol de mentiras de um mentiroso compulsivo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "mééééé" pensar não é contigo pois não?Se isso fosse verdade já se sabia há muito.
      Vai lá marrar no BDC enquanto o Varandas e companhia acabam com o Grande SCP.
      È isso que eles querem.
      "méééé"

      SL

      Eliminar
    2. Alguem tem graves problemas de compreensão. O ex-Presidente do Sporting, e 100x mais Presidente que o Traidor Desertor, nunca disse que o Jovane veio do Batuque, palerma.

      Eliminar
    3. O unico alarve neste momento eh o varandas. Alarve e burro. Se nao for burro eh grave porque esta a fazer de proposito. Se for burro eh igualmente grave (embora menos) porque eh um incapaz.

      Eliminar
    4. A turma do Batuque não se cala, comem gelados com a testa e sem filtro....

      Eliminar
    5. Já outros comem croquetes pelo cu.

      SL

      Eliminar
    6. Agora a nova moda dos sportingados e rabolhos é o Batuque! São tão estúpidos, já para não falar na burrice demonstrada 😂😂😂🤡🤡🤡🐙🐙🐙🦔🦔🦔🐁🐁🐁

      Eliminar
    7. Mais um lampião disfarçado. Rua, seu rabolho.

      Eliminar
  7. Zé Carioca SEMPRE A MENTIR �� NÃO TE CANSAS BRUNO ? VAI TRABALHAR PÁ. EXPLICA LÁ ESSA DO JOVANE ESTAR NO PROTOCOLO DO BATUQUE ! INVENTA LÁ MAIS UMA, OH ALDRABÃO.

    ResponderEliminar
  8. Ao hipócrita do mister dos seus seguidistas, convém lembrar que nunca na vida pública portguesa (e não estou a falar só do futebol) deve ter havido alguém que lavasse tanta roupa suja em público como o Bruno.

    Quem defende um homem que usou e abusou do facebook para dar recados para o interior do clube, incluindo críticas aos jogadores, funcionários e aos ex-administradores, e que acaba de publicar um livro a expor dos podres do clube para ganhara dinheiro, não pode exigir que estes mesmos assuntos sejam tratados na AG.

    Isto, claro, se tiver um pingo de vergonha na cara (o que é algo que claramente não abunda por aqui).

    Para que fique claro: eu não goste desta conferência. Mas não gostei precisamente por representar aquilo que o Bruno tinha de pior e uma realidade que eu pensei que já tinha desaparecido do clube.

    Quanto ao resto, podemos esperar um daqueles magníficos trabalhos de investigação do mister sobre o dinheiro desviado para o batuque e para o sogro do defunto?


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi desviado? Prova la isso. Se as facturas existirem, e forem autenticas, boa sorte para provar isso.

      Ate nestes detalhes sao burros que doi.

      Eliminar
    2. Sim burro, devem ser as mesmas facturas do Houston fivelas no jogo em Braga 😂😂😂🤡🤡🤡🐙🐙🐙🦔🦔🦔🐁🐁🐁

      Eliminar
    3. Ó jô: Não és Soares de apelido, pois não? Então, se é a sério e não contém nada de comédia o teu discurso, vamos ver: "Ao hipócrita do mister dos seus seguidistas, convém lembrar que nunca na vida pública portguesa (e não estou a falar só do futebol) deve ter havido alguém que lavasse tanta roupa suja em público como o Bruno."
      Só te pergunto, meu caro, porquê? E não acrescento mais, esperando que tenhas a frontalidade de me responder!

      "Quem defende um homem que usou e abusou do facebook para dar recados para o interior do clube, incluindo críticas aos jogadores, funcionários e aos ex-administradores, e que acaba de publicar um livro a expor dos podres do clube para ganhara dinheiro, não pode exigir que estes mesmos assuntos sejam tratados na AG.

      Isto, claro, se tiver um pingo de vergonha na cara (o que é algo que claramente não abunda por aqui).

      Mas a tal de vergonha que de que falas é ou deve ser atribuida a Bruno de carvalho ou aos que escrevem aqui, incluindo o dono do tasco?
      É que são coisas diferentes e com diferentes perspectivas de análise, sendo que o epíteto com que terminas a tua arenga, -, lamento mas não percebo bem a quem se dirige -!

      Acho-te uma graça do caraças quanto às tuas dúvidas finais:
      Então são milhões de que falas para não sei quem da família ou próximo disso do, como dizem, destituido? Não brinques, amigo! E sobretudo não mandes areia para os olhos dos incautos! São milhares? Já está provado que se prejudicou o Sporting? É E os milhões que outros delapidaram, têm justificação?
      Olha, eu quero o melhor para o Sporting Clube de Portugal, mas chateia-me ver gente que parece ter palas como os burros -, por favor não vejas nisto qualquer afronta -,
      a não querer usar a cabeça para pensar a sério sobre o que, na realidade, é o Sporting!
      Não digo mais, estou cansado de toda esta merda que vai -, e não falta muito -, levar o Sporting para caminhos que nenhum Sportinguista actual quer!
      Pensa nisto e responde-me se puderes!


      Eliminar
    4. Este Jô está sempre a mudar de nome, mas a burrice está sempre toda na mesma. Rabolho!

      Eliminar
  9. Os 4 cavaleiros do Apocalipse Marquises:

    Varandas - Atrofio
    Zenha - Compadrio
    Cal - Artifício
    Sampaio - Silêncio

    Isto é melhor que o Cirque du Soleil, pá!

    ResponderEliminar
  10. Foi uma conferência de imprensa, verdadeiramente vergonhosa, de uma pequenez deprimente.
    O Varandas e o puto estúpido que falou em seguida, fazem uma dupla de totós que me deixa de boca aberta.
    O ponto a que chegamos é do mais bizarro que se pode conceber, as pessoas perderam a noção do ridículo, não há dignidade, não existe coragem, é uma falta de vergonha.
    Estávamos no caminho certo, andávamos com honra, mas agora o opróbrio é o nosso lema.
    Não resta nada, apenas sombras de uma tênue existência.

    ResponderEliminar
  11. Em relação à inenarrável conferência da direção, na minha opinião foi antes de mais uma grande oportunidade perdida.
    Se FV entende que deve falar pouco, o que não critico, então quando fala deve ser muito criterioso e objectivo na mensagem que quer fazer passar.
    Seria fundamental tudo fazer nesta altura para voltar a unir o Clube, motivar, congregar esforços e olhar para a frente, pensar e fazer unicamente o que é melhor para o Sporting.
    FV continua no entanto agarrado ao passado, gastando tempo de antena precioso a criticar tudo e mais alguma coisa que possa estar relacionado com a anterior direcção, inclusive expondo publicamente determinada informação sem qualquer benefício para o Clube.
    O que o Sporting ganha com isto não sei. O que FV acha que ganha não deveria ser o mais importante.
    Se ele acha que é assim que vai chamar mais sócios para o seu lado ou que vai atrair mais sócios para o Sporting, está muito enganado. Ele que não se esqueça da votação que teve nem da franja de sócios que se opôs a destituições, suspensões e afins. Se FV quer ter a grande maioria dos sportinguistas do seu lado, tem de minimamente se esforçar por isso. A continuar na linha de actuação que vem revelando, apenas irá contribuir para a continuidade do clima de desunião e de extremismo existente e isto só leva ao enfraquecimento progressivo do Clube.
    Alguem que explique ao homem que está na hora de virar a página, o que é preciso é pôr mãos à obra, mostrar quais são as ideias para o futuro e que o Sporting continua forte e todos são importantes para o caminho a percorrer. Esta é que devia ter sido a grande mensagem a passar por FV e a sua direção na conferência de ontem.

    Mas para além da boa vontade e das boas intenções (que esta direcção não está a demonstrar), é preciso pôr em prática uma gestão desportiva e financeira como deve de ser. Chega de falar na falta de qualidade dos jogadores, sejam eles da A da B, dos juniores, etc, da academia, dos relvados, enfim, de tudo e mais alguma coisa. Isto só prejudica o Clube, prejudica, desvaloriza e desmotiva os atletas, os que cá estão e os que poderiam vir.
    Outro aspecto, muito importante e que julgo não foi falado: o que aconteceu à reestruturação financeira e ao processo de recompra das VMOCs? Nem uma palavra?

    ResponderEliminar
  12. OH ALDRABÃO LÊ:"Jovane não faz parte do protocolo". Bruno de Carvalho disse que Jovane Cabral foi contratado pelo Sporting graças à parceria com o Batuque FC, mas o presidente do clube cabo-verdiano, João José Cardoso, desmente que o extremo fizesse parte do protocolo que conferia aos leões o direito de preferência sobre sete jogadores pré-identificados: Fabricio Kone, Admirson Soares, Walter dos Santos Waxel, Widilton Santos Waxel, Kevin Patrick Alves Fortes, Junior Jorge Coelho da Cruz e Julmiro da Silva. O referido acordo foi celebrado em setembro de 2017, quando Jovane já vestia a camisola do Sporting desde 2014/15, proveniente do Grémio Nhagar, outra equipa do arquipélago.
    "Bruno de Carvalho falou do Jovane Cabral por lapso. Quero acreditar. Ele não faz parte do protocolo", garantiu ao jornal Record João José Cardoso. "O protocolo foi assinado há um ano, mais ou menos, com a duração de cinco épocas. Incluía jogadores referenciados a nível nacional e no estrangeiro e o Sporting tinha direito de preferência sobre vários. A [anterior] direção caiu e agora estranhamos um pouco a posição do atual presidente do Sporting. Se quiser aproveitar esses jogadores, vamos honrar o compromisso. Se não quiser, não há problema para o Batuque. Pode ir a Cabo Verde e escolher outros", acrescenta o conhecido empresário, antes de assegurar que não tem contacto com Bruno de Carvalho há meses. "Não falo com ele desde que saiu."
    Questionado pelo jornal se o clube a que preside recebeu os 330 mil euros de que Frederico Varandas falou em conferência de imprensa, João José Cardoso escusou-se a entrar em pormenores, desde logo quanto ao montante. "Não confirmo nem desminto o valor", argumentou, afiançando, porém, que o Sporting "não terá de pagar mais", o que, indiretamente, sugere que os 330 mil euros foram mesmo liquidados e que, dessa forma, a SAD verde e branca poderá recrutar os jogadores em causa sem custos adicionais, para lá do investimento já feito.
    O Batuque manterá apenas direitos de formação "numa futura transferência", segundo as regras do mecanismo de solidariedade.
    O esclarecimento de João José Cardoso surge depois de Bruno de Carvalho ter afirmado que Jovane se tornou jogador do Sporting graças à parceria com o Batuque FC. "O protocolo consistia em fazerem a prospeção por nós em Cabo Verde. Pagámos 330 mil euros. Receberam para fazer esse trabalho e, pelos vistos, fizeram-no bem, basta ver o Jovane, que vai valer milhões", garantiu BdC no sábado, acrescentando que Frederico Varandas deveria pedir ao Batuque os relatórios que alega ter em falta. João José confirma, sim, que o compromisso não se resumiria aos sete jogadores pré-identificados. "Havia prospeção. O jogador podia não ser do Batuque e nós podíamos referenciá-lo. Mas o Jovane já estava em Portugal por altura do protocolo", diz.

    ResponderEliminar
  13. Não concordo com a sua analise, apesar de achar que não faz sentido virem falar na Auditoria sem a mesma estar terminada.

    1º, não sendo a minha área, uma auditoria de gestão é uma coisa e uma auditoria forense é outra. São, segundo sei, duas coisas diferentes. Se foi uma auditoria forense que pediram, é como auditoria forense que a têm de tratar!

    2º, 90% do que a CG fez, foi mal feito. Ou pelo menos, não foram coisas com sentido ou bem feitas. Além de que extravasou, e em muito, a sua competência. Merecia por isso uma reprimenda publica e, obviamente, uma auditoria (a que quiserem) ao que fez!

    3º, dizer para se fazer esta CI como se fosse uma AG é não ter a noção do estado em que está o clube - que é em autêntico pé de guerra fruto das posições extremadas dos defensores do anterior presidente, a que muitos sócios que são contra respondem com posições extremadas também. Levar uma coisa destas para um AG era fomentar uma, mais que provável, cena de pancadaria que não serviria a ninguém e muito menos ao SCP.
    Não há comparação possível com o que se passava na altura em que se fez a exposição da auditoria ao GL.

    4º, a CI, com a qual, como disse, não concordei porque acho que não fazia sentido nesta altura, teve como missão colocar os sócios a par das dificuldades que este CD tem encontrado e do que têm de fazer até ao fim da época - 30 de Junho! O enfoque aqui foi para o pagamento extraordinário de 70/80 M€ que tinham de fazer até essa data, para além de tudo aquilo que era normal pagar numa época, explicando assim aos sócios as dificuldades e o muito trabalho que estavam a ter para resolver este problema.

    5º, já disse que não deviam ter focado nada da auditoria. Falar parcialmente duma coisa
    que não está terminada, é idiota e não faz sentido, podendo até ser levado para o lado da má fé.

    6º, foi importante também explicar que, apesar das dificuldades económicas, estão a modernizar e a melhorar o clube. Deram alguns exemplos disso, que até foram confirmados pelo anterior presidente, dizendo que ia fazer o mesmo pois já estava previsto.

    7º, o que o Varandas disse não foi que "a auditoria era da competência do Conselho Fiscal e Disciplinar" mas que o resultado final da auditoria seria entregue ao CFD e este faria o que entendesse correcto fazer com a informação que lá vinha. Não era, portanto, um assunto para ser analisado e decidido pelo CD.

    (continua)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (continuação)

      8º, o CD, e com mais enfoque o Varandas, quis também deixar claro que as coisas acontecem derivadas do trabalho que se faz - bom ou mau - e não é fazendo ruído que se alcançam grandes feitos - porque se fosse, tínhamos tido 5 anos de sucesso no futebol! Trabalha-se e colhe-se o fruto desse trabalho, com tempo e paciência. Não é sucesso instantâneo e quem pensa que há não percebe o que é a vida do trabalho! Sucesso instantâneo só saindo o Euromilhões, por isso se diz que sucesso só aparece primeiro que trabalho no dicionário.

      9º, Varandas sofre o que muita gente nestas posições sofre: de gabarolice e demagogia. Não resistiu a gabar-se da escolha do técnico ao fim de 5 bons resultados, esquecendo que 5 maus resultados cairiam obrigatoriamente em cima de si. Foi um demagogo na critica às criticas do Benfic@ à arbitragem do Porto-Benfic@, esquecendo que não há clube mais prejudicado pelas arbitragens que o nosso - e por isso mais sujeito a ter que as criticar!

      10º, discordo em absoluto da sua conclusão final. Apresentou factos - ainda que alguns eram desnecessários - e não colocou de modo nenhum o nome do Sporting em causa, até porque assumiu que resolverão todos os problemas, que é o que se quer. O problema do plantel principal, qualquer pessoa vê. O problema de alguma falta de qualidade na Academia salta aos olhos de quem quer olhar e ser isento na analise. Os problemas de dinheiro são mais que conhecidos. Já estão a trabalhar no plantel para o próximo ano, como qualquer pessoa percebe com as saídas e entradas que houve. Etc.

      Sim, o momento não foi bem escolhido!
      Mas a grande parte do que foi dito faz sentido que se perceba - e há sócio e adeptos que se recusam a entender o contexto que o clube vive actualmente, que não tem a ver com esta Direcção mas com tudo o que aconteceu, especialmente de Janeiro de 2018 para cá!
      Este seria sempre um ano muito difícil para o futebol. Mais difícil é porque há muita coisa a pagar e pouco dinheiro.

      Só não percebe e se recusa a ver a realidade quem é um crente do Messias! Como é o seu caso!

      Eliminar
    2. Que Mecias? Amigo:
      já que foi capaz de descompor, descodificar, desagregar e, porque não, desmistificar tanto do que foi atrás dito:
      Fale-me do Mecias! Peço-lho encaressidamente! Diga! Estrague-o, desestabilize-o, desmembre-o, autopsiwe-o, se necessário, mas não nos prive da sua visão das coisas! Atenção, acredite ou não, não estou a ser, nem um pouco, irónico! Vá lá!

      Eliminar
  14. O problema do fim da época passada nunca foi o que o BdC disse, postou ou a forma como se comportava. O problema foi o que ele se preparava para fazer no curto prazo. Recordem a data 30-04-2018. Foi aqui que tudo mudou.
    O resto (cashball, ataque à academia, rescisões, etc) foi tudo parte de um plano em que todos os seus intervenientes pensaram em tudo menos no Sporting. Toda a gente esteve mal. Estou-me bem a cagar se o presidente é o A, ou B ou o C. Eu não me estou é a cagar para o Sporting!
    É que 135M€ não se arranja, mas 17,5M€ (ou até os 40,5M€) chega-se lá sem problema (ex: venda de um ou dois jogadores valiosos - e tinhamos vários; entrada na Champions - os jogadores e o treinador têm muita culpa por não terem garantido o 2º lugar; empréstimo obrigacionista - esta um preparado que foi reprovado pelo CFeD demissionário).
    E assim, 4 letras (vmoc) tornaram-se mais importantes que as 3 que sempre deveriam estar no topo de tudo: SCP!
    E agora? Agora...as 4 letras deixaram de ser tema (veremos se mais algum dia voltarão a ser e de forma positiva) e as 3 grandes estão como se vê.
    Os Sportinguistas escolheram assim, agora aguentem. Temos muito que aprender...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ERRATA: "empréstimo obrigacionista - ESTAVA um preparado..."

      Eliminar
    2. 30-04-2018
      Amigo: para que ningu
      ém se esqueça, por favor, esclarece o pessoal sobre essa data! Não faltes!

      Eliminar
    3. 30-04-2018..... a data em que foi anunciado que as vmoc podiam ser convertidas por 40,5M€ (em vez de 135M€) e que mediante um pagamento no curto prazo de 17,5M€ a maioria de cerca de 90% ficaria garantida, deixando a SAD de ter representantes da Holdimo ou da Banca.

      Eliminar
  15. Eu cada vez mais acredito que o Vagandas indiretamente quer que os apoiantes do Bdc deixem o clube e de ser sócios, porque não se percebe tanto ataque, Vagandas quando caíres vais levar tantas que nem o teu amego Pedro Braz te safa!

    ResponderEliminar
  16. É preciso dizer alguma coisa quando os guerras e os Braz desta vida apoiam o Vagandas?

    ResponderEliminar