2 - Pela primeira vez na história do Sporting foi até atribuído o pelouro da "transparência a um dos vice-presidentes.
Frederico Varandas chegou até a lançar o conceito de "zero de suspeição". Perante o que tem acontecido ao longo dos últimos tempos já há matéria suficiente para análise relativamente à política de "zero de suspeição". Senão, vejamos:
A apresentação do candidato
A ligação de Frederico Varandas à LPM, empresa de comunicação de Luís Paixão Martins começou bem antes do acto eleitoral. A 24 de Maio, três dias depois da final da Taça de Portugal, Frederico Varandas apareceu em tudo quanto é televisão e jornal, anunciando a sua demissão do Sporting e apresentando a sua disponibilidade para ser candidato à presidência do clube. Atentem no vídeo seguinte:
Como podem verificar, as 4 televisões nacionais fizeram entrevistas individuais a Frederico Varandas. Nos jornais, destaque para 3 entrevistas concedidas de forma individual ao Jornal Abola, Record e Correio da Manhã. Aqui ficam pequenos recortes destas 3 entrevistas em papel:
 |
Cliquem para aumentar |
Nesse mesmo dia, Luís Paixão Martins publicou a carta de demissão de Frederico Varandas no seu Facebook pessoal.
Não satisfeito com esse post, decidiu publicar mais 8 posts sobre Varandas/Sporting.
Fica claro para todos que tudo isto não aconteceu do nada. Existiu uma estratégia bem delineada para Frederico Varandas se posicionar e que contou claramente com o apoio da LPM. Quatro entrevistas individuais a televisões nacionais e três entrevistas para jornais nacionais é coisa para custar bom dinheiro.
Como fazer cair o conselho directivo
Para Frederico Varandas chegar ao poder seria sempre preciso "abater" o conselho directivo liderado por Bruno de Carvalho. Nesta fase, como o Conselho Directivo não se demitiu só lhes restou recorrer à via legal. Vejamos o que foi feito:
Como vimos, no dia 24 de Maio, Frederico Varandas apresentou-se ao "serviço". No dia 31 de Maio, Jaime Marta Soares nomeou a Comissão de Fiscalização para substituir o Conselho Fiscal e Disciplinar que entretanto se tinha demitido.
No dia 4 de Junho foi realizada uma manifestação contra o Conselho Directivo junto ao Edifício Visconde de Alvalade. Entre as principais figuras presentes destaco Daniel Oliveira e Henrique Monteiro, dois "jornalistas" conhecidos na nossa praça.
 |
Henrique Monteiro e Daniel Oliveira |
Para quem não sabe, Henrique Monteiro foi nomeado coordenador da comissão de fiscalização, quatro dias antes desta manifestação. Portanto, temos o líder do "organismo" que vai julgar o conselho directivo, numa manifestação contra o conselho directivo. Haverá alguém que ache isto normal?
Nesse mesmo dia, 4 de Junho, ficamos a saber que uma série de sócios fizeram uma participação disciplinar contra o Conselho Directivo do Sporting.
Como podem verificar, o advogado João Teives foi o "mentor" desta participação disciplinar contra o conselho directivo do Sporting. E quem é João Teives? Nada mais, nada menos, do que advogado de Luís Paixão Martins...
João Teives, advogado e amigo de Luís Paixão Martins, teve uma ligação interessante ao amigo, ou melhor, ao filho do amigo. João Teives foi director da revista Advocatus de 2010 a 2017, altura em que a publicação passou de revista para site. Curiosamente, a proprietária da revista era uma empresa administrada pelo filho de Luís Paixão Martins, que também detinha a Briefing, veiculo de propaganda do grupo. Aqui fica o print da revista para não restarem dúvidas:
 |
Revista advocatus sob a liderança de João Teives |
No dia seguinte, eis que Luís Paixão Martins partilha um post de João Teives com a participação disciplinar.
Os jornais dizem que esta participação disciplinar foi assinada por 21 sócios do Sporting. Até hoje só são conhecidos os nomes de dois subscritores: João Teives, autor da "coisa" e Manuel Moura dos Santos, conhecido apoiante de Frederico Varandas. Parece-me que já vai sendo hora de os Sportinguistas saberem que foram os subscritores dessa participação. Curiosamente, na tal participação disciplinar publicada no FB de João Teives, não aparecem os nomes dos subscritores. Por que será?
Mais uma Manif
No dia 12 de Junho, mais uma Manif contra o conselho directivo liderado por Bruno de Carvalho. E quem foi o organizador? Nada mais, nada menos, do que Pedro Silveira "Barbini" o tal sujeito que fazia parte do conselho directivo proposto por Varandas mas que lhe "dava no focinho" se este o descartasse. Mais informações
(aqui).
Suspender o Conselho Directivo
A participação disciplinar elaborada por João Teives entrou nos serviços para análise da Comissão de Fiscalização no dia 4 de Junho e no dia 13 desse mesmo mês, o Conselho Directivo do Sporting foi suspenso preventivamente. Precisamente no dia seguinte ao da manif organizada por Pedro Silveira "Barbini".
Portanto, em apenas 9 dias o conselho directivo é suspenso preventivamente por um órgão cujo líder vai a manifestações contra esse conselho directivo. Um órgão que não foi escolhido pelos sócios a tomar a decisão disciplinar mais relevante da história do Sporting, suspendendo um conselho directivo. Perfeito.
Fiquem com a explicação do "amigo" João Teives.
A preparação da Assembleia destitutiva
Na preparação da AG destitutiva há um episódio muito interessante. A 20 de Junho, três dias antes da AG, Margarida Caldeira da Silva publica isto no seu Facebook pessoal:
Portanto, são precisos voluntários para validar e controlar a legalidade das votações e da própria AG e quem é que está a coordenar as coisas? Nada mais, nada menos do que João Teives, que nesta altura era o tal advogado da LPM. Mais daqui a pouco vão ficar a saber mais sobre o senhor e também sobre um desses voluntários.
Lama pré-AG
A máquina de propaganda continuou a carburar a um nível impressionante por estes dias, especialmente no Correio da Manhã. Quero apenas salientar um pequeno episódio fora dos meios tradicionais. A 21 de Junho, Manuel Moura dos Santos publica na sua página de Facebook uma série de actas confidenciais do Sporting sobre uma proposta de prémios de desempenho para o Conselho Directivo. Uma proposta de 2017 que nunca chegou a sair do papel.
Fico a aguardar o respectivo processo disciplinar ao sócio Manuel Moura dos Santos por ter divulgado informação interna e confidencial do Sporting.
O dia da AG
Como sabemos, os sócios do Sporting decidiram-se pela destituição do Conselho Directivo do Sporting. Nesse dia quero apenas salientar uma foto muito interessante.
Na imagem anterior é possível vermos Manuel Moura dos Santos - o tal senhor que anda a publicar documentos confidencias do Sporting no Facebook - a escoltar Frederico Varandas no dia da AG destitutiva. Nesta imagem realço também o Dr. Virgílio Abreu. Não se esqueçam do nome.
Apresentação da candidatura
Com a queda do Conselho Directivo foram marcadas eleições para o dia 8 de Setembro. Frederico Varandas foi o primeiro a avançar oficialmente. No dia da apresentação a sala estava cheia de gente gira...
Na imagem anterior é possível verem Margarida Caldeira da Silva - a tal senhora que serviu de pombo correio a pedir voluntários para o "exército" de João Teives - em amena cavaqueira com Luís Paixão Martins.
O assessor Benfiquista
Já aqui tinha dito que o homem da comunicação que acompanhou Frederico Varandas em permanência durante a campanha eleitoral foi um tal de Gonçalo Vilela Santos, como podem verificar no print seguinte.
Importa dizer que Frederico Varandas escolheu para homem forte da comunicação um senhor que é adepto do... Benfica.
Deixo uma foto melhor do rapaz para que seja mais fácil perceberem de quem se trata.
Quem paga a campanha?
Durante a campanha eleitoral foi possível verificar a verdadeira máquina que foi montada em torno de Frederico Varandas. Por comparação com todas as outras candidaturas, eu diria que esta candidatura investiu mais do que todas as outras juntas. Num artigo recente do SAPO
(aqui), é possível concluirmos que apenas Frederico Varandas e Dias Ferreira tinham contratado empresas de comunicação. Todos os outros candidatos estavam a tratar da campanha de forma "amadora", através de pessoas ligadas às candidaturas.
Foi por isso normal que se levantassem algumas dúvidas em torno deste enorme investimento. José Maria Ricciardi falou inclusivamente sobre isso. Vejamos:
Isto ainda é mais relevante vindo da boca de um candidato "abastado" com é José Maria Ricciardi que optou por não fazer esse investimento, tal como Fernando Tavares Pereira.
"Será que há troca de favores?", questionou José Maria Ricciardi. É uma excelente questão.
Eu voto no Teives
Na véspera das eleições, Luís Paixão Martins declarou o seu voto em João Teives (candidato a vice-presidente do CFeD) através da partilha de uma foto do seu "vizinho de bancada" com a sua parceira Sandra Silva, no jantar de fim de campanha de Frederico Varandas.
Curiosamente, Sandra Silva é um alto quadro dá... LPM.
Aqui fica o print do site da empresa:
A hora da vitória
Aqui fica o post de consagração no Estádio de Alvalade. O "reformado" Luís Paixão Martins, com João Paixão, herdeiro do império da propaganda e João Teives, o tal "amigo da bancada de Alvalade" e dos tribunais.
O Conselho Fiscal e Disciplinar de Frederico Varandas
A verdade é que o nosso "amigo" João Teives é mesmo o novo vice-presidente do Conselho Fiscal e Disciplinar. Aqui fica o print do programa eleitoral de Frederico Varandas.
Importa apenas recordar que com a mais recente polémica envolvendo o estatuto dos magistrados, podem sair dos actuais órgãos sociais 4 elementos. Nesse lote está precisamente o Juiz Joaquim Baltazar Pinto, presidente do CFeD. A sua saída abrirá caminho para João Teives passar a ser Presidente do CFeD do Sporting.
O Conselho Directivo de Frederico Varandas
Como não podia deixar de ser, tinha sempre de haver algum representante "oficial" da LPM no conselho directivo de Frederico Varandas. Neste caso, falo de Miguel Afonso, vogal do CD com o pelouro das modalidades.
Desde já importa dizer que este senhor já tinha feito parte dos órgãos sociais do Sporting quando em 2011 fez parte do Conselho Leonino de Godinho Lopes. Só por aqui a coisa já promete.
Para que não restem dúvidas da sua ligação à LPM, aqui fica o print do site da empresa:
Aqui fica o vídeo da tomada de posse de Miguel Afonso. Saliento o cumprimento especial antes de subir ao palco entre Miguel Afonso e Gonçalo Vilela Santos, colegas na LPM. Atentem.
O mais engraçado é que Miguel Afonso também esteve muito activo na AG de dia 23 de Junho, não fosse ele um dos delegados do "amigo" Teives.
O novo responsável pela comunicação
Para completar o vídeo anterior e para demonstrar que Gonçalo Vilela Santos não era um mero espectador da tomada de posse, aqui fica novo vídeo nos bastidores do acto solene.
A verdade é que o Benfiquista Gonçalo Vilela Santos é o novo responsável máximo da comunicação do Sporting. Neste momento qualquer questão relacionada com a comunicação passa pelo rapaz. Ainda no passado dia 13, Frederico Varandas presidiu à quarta edição do sunset que junta dirigentes, atletas e parceiros de negócio num passeio de barco pela margem lisboeta. E vejam lá quem esteve sempre ao lado do Presidente.
 |
Gonçalo Vilela Santos ao lado de Frederico Varandas |
Podem saber mais sobre o evento no site do Sporting
(aqui).
A primeira medida
No passado dia 14, Frederico Varandas tomou a sua primeira medida pública enquanto presidente do Sporting. Decidiu reformular a equipa médica do Sporting. Aqui fica o comunicado.
 |
Link do comunicado (aqui) |
Portanto, o Dr. Virgílio Abreu que vimos em cima a escoltar Frederico Varandas no dia da AG de 23 de Junho passa a ser o novo Director Clínico do Sporting. Salientar também a ascensão do Dr. Pedro Pessoa e do Dr.Nuno Oliveira.
Fazendo uma breve consulta no site da ComCorpus Clinic, empresa onde Frederico Varandas é sócio-gerente, podemos ficar a saber que estes três médicos trabalham nessa empresa. Importa também dizer que o Dr. Pedro Pessoa é sócio de Frederico Varandas nessa empresa.
Portanto, Frederico Varandas é "patrão" dos senhores na ComCorpus e no Sporting. Como diria alguém: "Zero de suspeição".
" É tudo para a LPM"
Também na semana passada ficamos a saber através da imprensa que a LPM vai entrar em força no Sporting. Algo que quem está atento ao Sporting já há muito previa. Aqui fica a notícia do Record.
 |
Jornal Record 14-09-2018 |
Portanto,
"A LPM fará a gestão de toda a comunicação, contratando vários assessores para as mais diversas áreas. O jornal e a Sporting TV também passarão, logo que possível, para a área de gerência da LPM".
O post já vai longo, mas por certo ainda se lembram da pergunta que José Maria Ricciardi deixou no ar sobre a ligação entre Varandas e a LPM:
"Será que há troca de favores?".
Bem, a informação que tenho é que a LPM trabalhou em "pro bono" na campanha de Frederico Varandas, mas sob o compromisso de em caso de vitória ficar com absolutamente tudo no Sporting. E tudo é o Jornal, a SportingTv, as redes sociais, site e departamento de comunicação, tal como anuncia o Record.
Ora, importa que as pessoas percebam que panorama deixado pela gestão anterior.
A ROFF é responsável pelo site, a World Channels é responsável pela SportingTV, a YoungNetwork era responsável pelo jornal/redes/marketing e o departamento de comunicação era da responsabilidade do próprio Sporting. Segundo o Record, o departamento de comunicação fica com apenas com dois colaboradores: Paulo Cintrão (equipa profissional) e André Leitão (modalidades).
Tudo o resto passará para a esfera da LPM
"logo que possível". Este "logo que possível" está por certo relacionado com os contratos em vigor com estas entidades. Não tenho conhecimento da data de termino destes contratos nem das possíveis penalizações acordadas.
Destes acordos com estas três empresas há valores públicos relativos ao contrato com a WorldChannels e YoungNetwork. Não são públicos os valores relacionados com o contrato com a ROFF, que também patrocina o Futsal. Provavelmente existe até uma permuta de serviços por publicidade para o Futsal.
Aquando do início de actividade da Sporting TV o orçamento apresentado estava na casa dos 1,8M/ano
(aqui). É provável que de lá para cá tenha sido aumentado. Em relação à parceria com a YoungNetwork, foi notícia recentemente a história dos 500 mil euros divulgada pelo Correio da Manhã, parceiro oficial da comissão de gestão.
Portanto, se somarmos os valores do contrato da WorldChannels com o valor do contrato da YoungNetwork ficaríamos com um valor na casa dos 2,3M. E isto atirando por baixo, porque acredito que os valores da SportingTv estão desactualizados. De qualquer forma há ainda que somar a questão relacionada com o site e o próprio departamento de comunicação que até agora era feito pelo próprio Sporting. Recordar que Fernando Correia, Nuno Saraiva e José Ribeiro foram recentemente despedidos.
Tudo somado estamos aqui a falar de valores muito elevados e importantes para o Sporting. Um valor que andará entre os tais 2,3M e os 3M de euros.
Para que fique clara a importância que um acordo deste género tem para a LPM, fiquem com os valores facturados pela LPM a entidade publicas desde 2009.
No total estamos a falar de cerca de 3M facturados ao Estado em quase uma década. Coisa que a LPM poderá facturar em pouco mais de um ano de Sporting. É obra.
Para ficarem ainda com uma ideia melhor da importância deste acordo para a LPM fiquem com a facturação nos últimos anos:
Agora somem um valor entre os 2,3M e os 3M a estes valores de facturação e percebam o crescimento que o Sporting pode dar à LPM. Talvez agora os Sportinguistas tenham em perspectiva todas as manobras dos últimos meses.
Queremos mesmo estar associados à LPM?
Para quem não sabe, a LPM é conhecida pela sua ligação privilegiada a gente tão séria como Ricardo Salgado, José Sócrates, Isabel dos Santos, ao regime angolano e inclusivamente ao Porto de Pinto da Costa nos tempos do apito dourado.
Não me parece que seja uma empresa à qual os Sportinguistas gostem particularmente de estar ligados. Frederico Varandas e o seu CD acham que sim.
Zero de suspeição!?
Quando o Sporting deveria estar a percorrer precisamente o caminho de concentrar no próprio clube todas estas actividades, eis que Frederico Varandas opta pelo caminho oposto. Das contratações de médicos para o Sporting que prestam serviços na clínica à qual é sócio-gerente, passando por esta enorme promiscuidade com a LPM e até pela contratação de Benfiquistas para liderarem a comunicação do clube. Não me interpretem mal, eu não tenho nada contra a contratação de funcionários de adeptos de outros clubes, agora, para a comunicação do Sporting isso não é viável. A comunicação do Sporting tem de conhecer a história, os valores, os princípios, os atletas, as grandes figuras, as sensibilidades e as idiossincrasias do Sportinguistas. Contratar um lampião para comunicar com os Sportinguistas é absolutamente patético.
Quanto a dar tudo à LPM, pergunto: será que os 3 actuais prestadores de serviços são assim tão maus? Se assim é porque é que não se faz uma consulta ao mercado?
Considero que a gratidão de Frederico Varandas é muito bonita, mas não pode ser às custas do Sporting e dos Sportinguistas. Para quem se arroga no mentor da transparência e do
"zero de suspeição", fico absolutamente siderado com toda esta promiscuidade entre os órgãos sociais do Sporting e a LPM.
Portanto, temos funcionários da LPM no próprio Conselho Directivo a deliberarem que a LPM deve ficar com tudo o que mexe dentro do Sporting? Isto cabe na cabeça de alguém? É esta a tal política do "zero de suspeição"?
PS: Fico a aguardar as notícias bombásticas no Correio da Manhã sobre esta matéria. Até posso sugerir um título à querida Tânia Laranjo: "Empresa que fez a comunicação da campanha de Varandas factura milhões no Sporting". Era um título giro, mas parece-me que não vai acontecer...
Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes: