segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Uma primeira análise eleitoral


Com as candidaturas fechadas e devidamente apresentadas aos sócios é hora de fazer uma primeira análise eleitoral. Em traços gerais não estou satisfeito com a capacidade/qualidades dos candidatos que se apresentam a estas eleições. Como já se provou, nenhum destes homens é digno da uma confiança clara e inequívoca por parte da esmagadora maioria dos Sportinguistas. Este é o sinal evidente que a existência de tantos candidatos não é sintoma de "vitalidade", mas sim da falta de uma alternativa verdadeiramente interessante em qual a esmagadora maioria dos Sportinguistas se consigam rever.

Passo agora a uma análise individual do perfil dos candidatos. Importa referir que a análise foi feita antes do debate conjunto de ontem.

Lista A - João Benedito "Raça e futuro" 


Quando falamos de João Benedito falamos do melhor guarda-redes da história do Futsal do Sporting e de Portugal. Alguém que durante anos foi idolatrado pelos Sportinguistas e pelo qual sentem grande carinho. Não fujo a essa admiração, mas a realidade é que de atleta a presidente vai uma enorme distância, ainda para mais quando estamos a falar de alguém que deixou de jogar há apenas dois anos. Ainda não vi a entrevista que concedeu na semana passada mas vi a primeira grande entrevista na Sporttv e aquilo fez-me lembrar as provas orais dos tempos da faculdade. Senti claramente que estávamos perante alguém que tinha decorado a matéria sem ter bem presente o real significado dos assuntos, numa entrevista sem ponta de genuinidade. Se esta questão pode ser ultrapassada durante a campanha, há outra que já é mais complicada.

A primeira coisa que João Benedito deveria ter feito quando se apresentou como candidato à presidência do Sporting teria de ser a explicação cabal do processo que levou à sua saída do clube. Não o fez, o que tem permitido todo o tipo de especulação. Um silêncio que mais do que ensurdecedor, parece-me ser comprometedor. E as coisas ficaram ainda mais "curiosas" quando no dia seguinte à oficialização da sua candidatura, Miguel Albuquerque deixou a sua postura de "trabalhar com quem fosse eleito" para entrar fortemente na campanha de Frederico Varandas. Os sócios não merecem saber o que se passou da boca dos protagonistas?

Lista B - José Maria Ricciardi "A Solução para 9 de Setembro" 


O Zé Maria fez parte do Conselho Fiscal e Disciplinar em 8 mandatos consecutivos. Sim, leram bem. São mesmo 8 mandatos consecutivos em que esteve neste órgão entre 1995 (Santana Lopes) e 2013 (Godinho Lopes). Mandatos em que o Sporting acumulou milhões de euros em prejuízos e o património não desportivo foi completamente delapidado. Sobre este senhor haverá muito mais a recordar, mas fico-me apenas por esta entrevista do Dr. Daniel Sampaio, alguém cuja idoneidade está acima de qualquer suspeita (aqui). Leiam a entrevista. Está lá tudo sobre quem é este senhor e sobre o perigo monumental que seria os Sportinguistas darem-lhe a cadeira da presidência.

Lista C - Pedro Madeira Rodrigues "O Grande Sporting"


O nosso querido "City Lion", fará uma campanha melhor em termos de comunicação do que a de 2017, onde foi um verdadeiro desastre. De qualquer forma, nem os melhores profissionais de comunicação do mundo conseguem transformar um inepto num vencedor. Concedo que Madeira Rodrigues tem um projecto, tem ideias e tem equipa. Um mau projecto, más ideias e uma má equipa. Sinceramente, parece-me que Madeira Rodrigues é um apaixonado genuíno pelo futebol do Sporting e valorizo a sua resiliência e determinação em ir até ao fim. São as únicas "qualidades" que lhe aponto. Tudo o resto é péssimo.

Lista D - Frederico Varandas "Unir o Sporting"


O Dr. Frederico Varandas entrou no Sporting em 2011 vindo do Vitória de Setúbal onde era responsável médico das camadas jovens do clube. O facto de passar das camadas jovens de um clube médio do país, para a equipa sénior de um dos maiores clubes da Europa levantou alguns alarmes entre os Sportinguistas. O "factor C" veio imediatamente à conversa, não fosse ele irmão de João Pedro Varandas, na época vogal do Conselho Directivo de Godinho Lopes. Curiosamente, João Pedro Varandas é sócio de Rogério Alves, que foi o candidato à presidência da MAG de Godinho Lopes e que repete a candidatura ao mesmo cargo agora sob a liderança de Varandas. Coincidências...

Já o disse e repito, Frederico Varandas é um desertor que não merece ter estado no clube e muito menos merece ser Presidente do Sporting. De qualquer forma, e uma vez que decidiu participar no acto eleitoral, era bom que explicasse de uma vez por todas quem foi o autor do comunicado conjunto dos jogadores após o post de FB de Bruno de Carvalho sobre o jogo de Madrid. Foi ou não o seu irmão a redigir o documento em nome do grupo? Seria também bom que dissesse quem foi a pessoa que tirou foto de Bruno de Carvalho estendido na marquesa no célebre jogo em que teve problemas na coluna. Seria igualmente interessante explicar porque razão levou os jogadores a treinarem num ginásio nos dias seguintes ao ataque na Academia. Para terminar, seria também bastante útil informar os Sportinguistas sobre quem foi a pessoa que filmou e tirou fotografias no balneário depois do ataque na Academia. Um líder, como Varandas diz ser, nunca permitiria que aquelas imagens saíssem daquele balneário. Imagens que prejudicaram gravemente o Sporting e que foram incentivadas pelo próprio com se percebe no vídeo.

O perfil para este artista ser presidente do Sporting será pouco mais do que nulo. Alguém consegue imaginar este rapazinho a negociar com quem quer que seja? Alguém o imagina a bater o pé a Pinto da Costa ou Luís Filipe Vieira?

Lista E - Rui Jorge Rego "Projecto e Futuro"


Um completo desconhecido que ficou apresentado quando anunciou Paulo Lopo como seu homem forte do futebol e da Sporting SAD. Sobre o presidente da SAD do Leixões deixo apenas estes dois posts do Blog Artista do Dia (aqui) e (aqui). Ficarei envergonhado se este senhor tiver mais de 1% dos votos.

Lista F - Dias Ferreira "Pelo teu amor"


De todos os candidatos, o Dr. Dias Ferreira será provavelmente o candidato que tem mais experiência e conhecimento do clube. Entrou para os órgãos sociais do Sporting em 1980 com João Rocha e desde esse período tem feito parte de alguns órgãos sociais do Sporting. Fez parte da direcção de Amado de Freitas, foi assessor da direcção de José Roquette com a responsabilidade de representar o Sporting na Liga e foi também presidente da MAG nos tempos de José Eduardo Bettencourt. Foi um dos responsáveis pela criação da Liga e do Conselho Nacional do Desporto.

Os Sportinguistas tendem a rejeitar Dias Ferreira por estar ligado muitas vezes ao poder vigente no Sporting. Se esse ponto seria importante noutros momentos para me decidir liminarmente pela rejeição do candidato, neste momento não tem o mesmo efeito em mim. Se há coisa que os últimos meses mostraram é que uma das principais valências que um presidente do Sporting deve ter passa pela capacidade de perceber a "política" leonina e todas as sensibilidades (para não lhes chamar facções). Um papel que de entre os actuais candidatos só encaixaria em Dias Ferreira. Isto é algo que tenho pensado bastante e que faz sentido quando o próprio Dias Ferreira tem dito que só pretende fazer um mandato para arrumar a casa retirando-se de seguida. Em termos das relações com os rivais e política interna Dias Ferreira poderia ser muito válido, mas precisaria de ter um CEO/Presidente da SAD de grande valia.

Lista G - Fernando Tavares Pereira " Unidos venceremos"


O senhor Fernando Tavares Pereira pode ser um desconhecido dos Sportinguistas, pode ter apenas a 4ª classe e não ter o dom da palavra, mas a realidade é que é um empresário de enorme sucesso com um império nas áreas da metalomecânica, construção civil, inspecção automóvel, agricultura, saúde, turismo e hotelaria. Actividades onde emprega mais de 700 pessoas dispersas por 5 países. Sem cunhas, sem pais ricos e sem sobrenome com dupla consoante. Acho que aqui a sua principal dificuldade é ser alguém que não está ligado ao desporto nem estar acompanhado por pessoas com essa capacidade, razão pela qual perde muita força e provavelmente terá um resultado bastante curto.

Os candidatos "suspensos"


Como sabemos, toda esta guerra institucional começou no dia do ataque na Academia (15 de Maio). Nesse mesmo dia, Jaime Marta Soares prometeu a realização de um plenário de todos os órgãos sociais para depois da Taça de Portugal, onde seria analisado o momento do clube. No dia seguinte ao ataque e numa espécie de sugestão para esse plenário, defendi que Bruno de Carvalho deveria pedir a demissão para terminar com a instabilidade no clube e passar a pasta a Carlos Vieira. Esta decisão permitiria que os processos relativos aos empréstimos obrigacionistas fossem continuados, assim como a conclusão da reestruturação financeira que permitiria ao Sporting ficar com 90% da SAD. Dois assuntos de extrema importância para o presente e futuro do clube. Depois de resolvidas estas questões iríamos para eleições e Bruno de Carvalho teria oportunidade de se candidatar se assim entendesse.

Infelizmente, a 17 de Maio, Jaime Marta Soares quebrou a promessa feita aos Sportinguistas para a realização de um plenário de órgãos sociais - onde essa e outras soluções do melhor interesse do Sporting poderiam ser debatidas - levando a cabo uma golpada que passou pela demissão de vários membros dos órgãos sociais para fazer cair de imediato o conselho directivo. Algo que não aconteceu pela resiliência de Bruno de Carvalho, Carlos Vieira, Rui Caeiro, José Quintela, Alexandre Godinho, Luís Gestas e Luís Roque. Que não restem dúvidas que considero que todos fizeram o que tinham de fazer em defesa dos superiores interesses do Sporting e estou-lhes grato por isso. Lutaram até ao limite das suas forças. A 23 de Junho os sócios do Sporting decidiram interromper o mandato deste conselho directivo para que fosse possível uma clarificação eleitoral.

Depois de toda a guerra institucional entre CD e MAG que levou à destituição do CD, a comissão de fiscalização decidiu suspender Bruno de Carvalho, Carlos Vieira e os restantes membros do Conselho Directivo. Foi um dos actos mais graves e lesivos que um órgão social do Sporting já tomou, se é que posso designar esta comissão de ódio como sendo um órgão social. Estamos a falar de uma comissão de fiscalização nomeada por alguém que está demissionário e que não reúne o mínimo de condições de isenção. Todos os membros desta comissão teceram críticas publicas fortíssimas ao trabalho da direcção de Bruno de Carvalho e nunca poderiam ser chamados a "julgar" estes homens. Henrique Monteiro, "chefe" desta comissão de fiscalização deu-se inclusivamente ao luxo de estar na manifestação contra Bruno de Carvalho à porta do Visconde de Alvalade. Alguém acha isto normal? Portanto, tivemos a decisão mais grave da história do CFeD do Sporting tomada por uma comissão de transição que não foi sufragada pelos sócios, mas sim escolhida por um presidente da MAG demissionário. 

O facto de não permitirem as candidaturas de Bruno de Carvalho e Carlos Vieira é um ato que provavelmente custará muito caro ao Sporting. Não darem a opção de escolha a milhares de sócios de votarem nestes candidatos não permitirá grande margem para unir estes sócios ao novo presidente eleito. Como é que estes sócios podem reconhecer e validar um novo presidente se os seus candidatos forem impedidos de concorrer? Basta darmos uma vista de olhos nas redes sociais para se perceber o barril que pólvora que cairá nas mãos do novo Conselho Directivo. 

E Bruno de Carvalho?


Como sabem apoiei Bruno de Carvalho nas últimas eleições e votei contra a sua destituição na defesa daqueles que considerei serem os superiores interesses do Sporting, tendo sempre em mente os empréstimos obrigacionistas e especialmente a reestruturação financeira que nos permitiria ficar com 90% da SAD. Alguns dias depois da destituição decidi que não votaria em Bruno de Carvalho caso fosse a eleições. A razão é muito simples. Bruno de Carvalho não tem condições para liderar o Sporting, quando tem tanta gente contra ele de forma tão acicatada como tem. Poderia ter uma falange de apoiantes que o reconduzissem no cargo, mas não lhe seriam dadas tréguas pelos restantes e seria apenas uma questão de tempo para estarmos de volta à casa de partida. Sendo eleito outro candidato terá o habitual período de estado de graça, independentemente da votação que tiver. Algo que Bruno de Carvalho nunca teria. 

Este era o motivo fundamental para a "retirada" do meu apoio. Infelizmente, Bruno de Carvalho deu-me uma razão ainda maior no final da semana passada. A providência cautelar interposta para "congelar" a deliberação dos sócios na última AG não é digna de alguém que tanto lutou na defesa dos superiores interesses do Sporting. Estamos a falar do mesmo homem que dois meses antes poderia ter enchido os bolsos a uns empresários e a jogadores e ter resolvido o problema das rescisões, algo que lhe garantiria a manutenção no cargo. Bom exemplo é o caso da venda de Rui Patrício. Dava os 9M ao Jorge Mendes e garantiria o poder no clube. Nessa altura colocou os interesses do Sporting em primeiro lugar não cedendo a qualquer tipo de pressão. Era este tipo de atitude que eu esperava ver sempre em Bruno de Carvalho. A defesa intransigente do Sporting e não é isso que está a fazer com esta providência cautelar.

Não quero entrar muito na questão jurídica mas parece-me importante referir que do que me tenho apercebido com a aceitação da providência cautelar por parte do tribunal, Bruno de Carvalho é neste momento o presidente legal do Sporting e da Sporting SAD. Isto porque a providência cautelar tem efeito suspensivo da deliberação da AG de 23 de Junho. E é aqui que estou em profundo desacordo com Bruno de Carvalho. Bem ou mal, mais ou menos informados a realidade é que os sócios fizeram uma escolha nessa AG. Também já aqui disse que do ponto de vista da contagem de votos não vi absolutamente nada que pudesse colocar em causa o resultado, apesar de existirem muitas deficiências em todo o processo que conduziu a esta AG.

Estar a agarrar-se a questões processuais para reverter uma decisão dos sócios não é digna de alguém que sempre defendeu com unhas e dentes os superiores interesses do Sporting. Quem não se lembra do facto de Bruno de Carvalho ter desistido dos processos em tribunal nas eleições de 2011, onde ai sim, foi claro e evidente que os resultados foram afinados por forma a que Godinho Lopes ganhasse as eleições. Se ai desistiu das acções para não complicar a vida do Sporting, só teria de fazer o mesmo agora. O meu apelo vale de muito pouco, mas peço a Bruno de Carvalho para desistir destas acções relativas à AG em defesa dos superiores interesses do Sporting. Já em relação às providências cautelares relativas à sua suspensão de sócio, assim como os processos que prometeu intentar contra quem o difamou espero que os leve até às últimas instâncias. Bruno de Carvalho foi para mim o melhor presidente do sec. XXI do Sporting e com este tipo de atitudes esta a permitir que se apague o legado de enorme valia que deixou no clube. Que tenha o discernimento para perceber que se continuar a percorrer o caminho da litigância permitirá que se apague da memória dos Sportinguistas tudo o que de bom fez. Todos sabemos que a última imagem é a que fica.

E Carlos Vieira?


Desde o dia em que apresentou a candidatura que tive a intenção de votar em Carlos Vieira, um homem com os atributos necessários para fechar os dossiers financeiros e para liderar o clube num mandato de consolidação na sua política desportiva, financeira e patrimonial. A sua postura durante o curto período em que lhe permitiram fazer campanha e já depois quando foi anunciado o castigo foi sempre muito digna e respeitadora do Sporting. A sua última declaração foi no sentido de lutar pela defesa do seu bom nome por todas as vias possíveis, mas nunca colocando em causa a vontade dos sócios, ao contrário do que fez Bruno de Carvalho. Só pode ser este o caminho.

A sua suspensão, tal como a dos restantes membros do CD anterior não tem ponta por onde se lhe pegue, como acredito que se virá a provar no futuro. Infelizmente, esta golpada não deixará que Vieira possa ser uma opção eleitoral. Contudo, poderá ainda ser muito útil ao Sporting. João Benedito já disse que terá um CEO na SAD mas ainda não anunciou o seu nome, assim como me parece que há espaço na candidatura de Dias Ferreira para um Presidente da SAD. Parece-me uma boa solução que salvaguardaria os superiores interesses do Sporting, mas não me parece que vá acontecer.

Para fechar


Estando Carlos Vieira de fora da corrida, não sei em quem vou votar, mas sei perfeitamente em quem não vou votar, como já ficou expresso pelo referido anteriormente. No final da campanha eleitoral farei a minha declaração de voto. 

Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aquiInstagram: (aqui)

46 comentários:

  1. Até o Mr do Café abandona o maluco bipolar?!? Isto está a compor-se...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. calma fernando, o sr. já não tem propriamente idade para andar aos pinotes, olhe o pacemaker

      Eliminar
    2. De certa forma até concordo com muita coisa que o Mestre diz, mas é por demais evidente um "factor" q ele não considera...

      Vamos lá ver uma coisa... parem com essa estória de "MILAGRES", q é tão incrivelmente estúpida, coisa de tipos piores q mentecaptos -> NUNCA HOUVE NENHUM MILAGRE DE RECUPERAÇÃO DO SPORTING, BdC NÃO É RICO, NÃO INJECTOU DINHEIRO NO SPORTING, NÃO TINHA INVESTIDORES, E ATÉ ANDOU ÀS TURRAS COM OS BANCOS...

      A *recuperação*, não se deveu a nenhum PER, a nenhuma reestruturação financeira milagrosa, deveu-se a isto : https://www.forumscp.com/index.php?topic=68386.0 (ano menos bom) vendeu sempre mais que comprou, e não só isso, por menos de metade do valor em contratações do que o Merdica, construiu uma equipa muito melhor que o Merdica, q só não foi campeã, até mais q uma vez, pelos ROUBOS DOS PADRES, vouchers, toupeiras, etc...

      SIM... entre uma "PARCERIA ESTRATÉGICA" com um Mendez das Lavandarias como tem o Merdica , batido, sabedor... mil vezes uma Parceria Estratégica com Bruno de Carvalho... Sim! BdC é MELHOR que o Mendez a negociar, tanto para mais q não tem um Carrossel Mágico para dar enormes "impulsos"..

      O Problema de todos os candidatos é que percebem ZERINHO de negociar transferências, veja-se o Sousa Cintra, q nódoa estúpida! -> Sturaro lesionado e nem quer nem sabe renegociar a coisa, vendeu Heldon por 250 mil euros, etcetcetcetc

      Ficar com 90% da SAD, sem BdC ou Vieira, esqueçam... ficar com a MAIORIA, só acredito em João Benedito e Dias Ferreira (mais pelo que o filho fez e disse em defesa de BdC), levar até às últimas consequências as rescisões ilícitas dos jogadores, Dias Ferreira, implementar uma Atitude em relação à JORNALIXEIRADA estilo FÊCÊPÊ (túmulo), quem já foi vítima dela (João Benedito e Dias Ferreira), quem quiser contratar BdC para a gestão de transferências da SAD tem o meu TOTAL APOIO (se esta se afunda, tudo o resto não interessa... e Dias Ferreira apesar de ter experiência em falar de futebol, percebe zerinho do assunto, até o Pintinho o punha a ler...) -> MIL VEZES UM BIPOLAR Q UMA "NÓDOA ESTUPIDA" NAS TRANSFERÊNCIAS DA SAD...

      QUEM QUISER TRAZER INVESTIDORES PARA O SPORTING, É *INIMIGO DOS SÓCIOS*... se as coisas não estão boas, em 2013 estava mais que falido, e BdC demonstrou q não é preciso investidores nem bancos a enterrar dinheiro (Sporting tem de longe a menor dívida financeira dos 3)... é preciso é SABER NEGOCIAR... (Risca Ricciardi e Madeira )

      QUEM CORRER PARA A CMTV CADA VEZ QUE HÁ ALGUM "ASSUNTO", É INIMIGO DOS SÓCIOS... o estilo FÊCÊPÊ, nem Presidente nem jogadores dão entrevistas ou escrevem nas redes sociais (POR ISSO SÃO CAMPEÕES, COM UNIÃO DE TITÂNIO), e cada vez que lá vai a CMTV, fica com um microfone a menos (risca quase todos) ...

      Eliminar
    3. E saber negociar sem um tostão das quotizações dos sócios, q deve continuar a ir inteirinho para as modalidades...

      Eliminar
  2. Tudo dito, nem mais!

    Vamos ver agora como se desenrola o jogo. O político.

    ResponderEliminar
  3. Caro mister, há muitos relatos na 1a pessoa de aldrabices cometidas na dita AG. Podem dizer, gritar, espernear mas aquilo foi tudo menos a demonstração da vontade dos sócios...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode enumerar essas aldrabices? Há ja sei, alguém disse que houve aldravices... quem quais... não sei, mas alguém sabe... quem? Garantiram-me que houve...
      Vá dar banho ao cão...

      Eliminar
    2. Foi... e para espalhar sal na ferida de BdC, FOI ELE QUE MARCOU A AG DE 23...

      Muita vezes estas coisas têm a haver com "o momento"... e alguém que marca uma AG de destituição, no meio da maior "campanha de assassinato de persoladade" contra ele, alguma vez feita por alguma JORNALIXEIRADA (não é só em Portugal, nem Trump nem Putin tiveram ainda tamanha "honra")... ainda por cima depois de JMS ter levado a nega (liminarmente indeferido) do tribunal,q a JORNALIXEIRADA tentou a todo custo "deferir"... e ainda por cima a reiterar q não ia à macacada irregular (tal como o tribunal vem dar razão), desmobilizando assim o grosso da sua base de apoio.. e logo para 23 de Junho, quando o senil JMS teria que sair a 30 (a fazer deveria ter sido em Setembro)... não sei o que dizer!

      Depois tem que se dizer que o Sporting q a Croquetagem Política conhece, já não existe (muitos se forem presidentes, vão fazer tudo para voltar atrás)... VOTARAM NA DESTITUIÇÃO ~10,5% DE TODOS OS SÓCIOS COM CAPACIDADE DE VOTO, ~8% DOS 172 MIL SÓCIOS ACTUAIS.. e de 94 mil em 2013, quer dizer que 78 mil entraram com BdC, e nunca mais vão entrar tantos com outro Presidente qualquer.. POR ISSO "AS SUSPENSÕES", SERIA UM DADO POLÍTICO MAIS Q GARANTIDO À PARTIDA PAS ESCUMALHAS DAS Comissões (fundamento justo e ou legalidade não interessa nada pa escumalhas) (qualquer um minimamente inteligente veria isso... quase metade de todos os sócios actuais do Sporting são "brunecos" ).

      *TEM DE HAVER DELEGAÇÕES DA MAG, PARA OS Q ESTÃO LONGE DE LISBOA PODEREM VOTAR EM TUDO... OS SÓCIOS NÃO MERECEM NADA MENOS* (nisto não contem com nenhum dos actuais candidatos).

      Eliminar
  4. Adeus e até a proxima. vai pro caralho

    ResponderEliminar
  5. Bem, vejo algo positivo neste post, o distanciamento do maluco BdC, alguém tem dúvidas que enlouqueceu?

    Do que tenho visto, há uma frase que na minha perspectiva resume o que aconteceu nestes últimos 30 anos, falta de liderança forte.

    Se bdC fosse uma pessoa equilibrada, não tenho dúvidas que essa liderança estaria encontrada, mas é demasiado egocêntrico, narcisista, excessivamente EU, e EU..., é completamente desequilibrado e por fim enlouqueceu mesmo.

    Dos candidatos, aquele que garante uma liderança mais forte e atendendo que será presidente a tempo inteiro, não tenho dúvidas que Jose Maria Ricciardi é que está em melhores condições para ser o presidente, os restantes são muito verdes, ou têm falta de liderança. Só vontade, dedicação não é suficiente, serão comidos como se costuma dizer de cebolada.

    ResponderEliminar
  6. Desde a "Puta da Gala" que BdC mostrou ao que ia. Para mim foi a gota de água que esgotou todo o crédito ganho com o bom trabalho feito. O homem não enlouqueceu, ele está a viajar. Até Sexta feira nunca achei que devesse ser expulso, depois de sexta feira acho que é a melhor solução para haver paz o clube.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora nem a "Gala" e muito menos a "Puta da Gala"...
      Apoio BdC, também devo ser expulso?

      Eliminar
  7. Objectivamente, o grande responsável pelos últimos catastróficos meses de vida do clube é apenas um: Bruno de Carvalho, juntamente com os seus "cúmplices"... o sequestro do clube que cometeram, "em defesa do Sporting" não tem classificação possível (basta apenas referir Elsa Judas, já é mais do que suficiente) e teve a resposta inevitável e merecida na AG de destituição, apesar do triste circo também aí montado pela força de choque de BC e pelo próprio no FB e depois na Altice Arena.
    As consequências são inevitáveis, e com a postura que mantém vai acabar expulso de sócio... será o que deseja? Pelo menos parece, com a atitude de maluquinho que mantém.
    As últimas cartadas estão no mesmo padrão, inqualificável, de quem tanto se diz dedicado ao bem estar do clube.
    Tanto quanto me parece, uma providência ter sido aceite para análise pelo tribunal não significa que o pedido da mesma tenha sido aceite, pelo que as conclusões extrapolam largamente o impacto real da admissibilidade da mesma para análise... BC não preside a nada hoje em dia.
    Quem semeia ventos colhe tempestades.
    Pelo que, embora nenhum seja consensual, será destes 7 candidatos que sairá o futuro líder do clube... BC quando chegou também não tinha grande CV para o efeito.
    SL
    Lanterna Verde

    ResponderEliminar
  8. Parabéns Mister pela forma lúcida com que analisa todo este processo e mostra a todos aqueles que dizem que é um avençado do Bruno, que avencados há, mas é no clube de rua outro lado!

    ResponderEliminar
  9. Nunca ninguem se perguntou, porque raio o homem enlouqueceu? Gostaria de ver a vossa reacção, após terem sofrido o bulling que ele suportou ao longode meses e meses a fio. Imaginem o que seria, ponham-se no lugar dele.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pontos interessantes Mister.

      Há algo que discordo relativamente a Bruno de Carvalho.

      Acho que a sua providência cautelar é legítima e não é contra os interesses do Sporting por dois motivos:
      1- Não se pôde sequer recandidatar e sofreu uma decisão que desrespeitou grande parte dos sócios. 30% dos sócios é muito sócio.

      2- O perigo de perder a maioria da SAD à meio do próximo mandato é elevadíssimo tendo em conta que praticamente todas as listas são apoiadas por Ricciardi. A sua candidatura é uma fachada apenas.

      Se gostei de todo o impacto comunicacional da providencia cautelar? Não. Mas (paradoxalmente) é legítima, defende os interesses do SCP, e BdC está a lutar fogo com fogo.

      Não é bonito, mas BdC é o homem certo se conseguir de algum modo ou destruir ou incluir em si as demais facções que a meu ver nada de bom trazem para o SCP.

      Eliminar
    2. "Gostaria de ver a vossa reacção, após terem sofrido o bulling que ele suportou"

      Carissimo, o BdC pôs-se a jeito disso mesmo. Acha normal a forma de comunicação dele?

      O BdC seria presidente para os próximos 20 anos caso soubesse estar calado em vez de andar nas redes sociais ou a insultar tudo e todos na comunicação social!

      Eliminar
  10. Na qualidade de sócio do clube, não compreendo este ataque cerrado e continuado a BdC e admira-me a existência de tantos "psiquiatras", nestas redes sociais, tais são os atestados de "loucura" que passam ao dito senhor.
    Uma coisa é certa, BdC é cidadão deste país e não lhe foram cerceados, até ao momento, os seus direitos de cidadania, tais como o recurso às vias judiciais, pelo que não se entende que haja gente que se revolte e acha isso um crime lesa Sporting Clube de Portugal. Até dá impressão que apenas os seus opositores têm esse direito garantido, tais foram as denuncias, as "queixas" e as providências cautelares intentadas contra BdC.
    Julgo também que nunca observei, em Portugal, uma tal campanha na comunicação social, no intuito da destruição de um ser humano, acompanhada ainda por movimentos obscuros de oposição que podem ser exemplificadas pelos cartazes anónimos espalhados, à época, em Lisboa.
    Por não reconhecer nos pretendentes à presidência do meu clube, a paixão de BdC na defesa do mesmo, face aos adversários externos e não confiar minimamente nos objetivos que pretendem, voto em branco, nas próximas eleições, convencido de que o futuro próximo será para esquecer.
    FAZER DA CMTV A PORTA VOZ DO CLUBE NÃO LEMBRA AO DIABO...

    ResponderEliminar
  11. Não decidi ainda em quem votarei. Sei que não votarei em listas onde surgem proeminentes «ex-brunistas» que ainda não apresentaram cabais explicações e desculpas pelo equivoco que longa e absurdamente sustentaram até ao momento da queda do presidente destituído.

    De resto, duvido que algum dos presentes candidatos tenha o poder destrutivo e a capacidade de envergonhar e enxovalhar o SCP, que o presidente destituído exibiu até à náusea, e continua a exibir para pessoal ridículo seu, e rídículo esse ao qual teima em querer associar o SCP.

    Depois do abismo demencial do «brunismo», o horizonte do SCP só pode ter melhorias e uma desejável acalmia no clube para arrumar os visíveis meses de desmandos «brunistas», faltando saber através da Auditoria Forense a real amplitude dos desmandos ocultos nos anos plenipotenciários do «brunismo» por Alvalade.

    ResponderEliminar
  12. Bruno de carvalho tem todo o direito de limpar o nome, depois de meses e meses de ataque pessoal vindo de todos os lados o que farias tu? desistias e vias todo um projeto de uma vida deitado abaixo pelos teus inimigos? Isto já ultrapassou o Sporting é uma questão nacional, infelizmente o Sporting está em guerra e nas guerras o extremismo tem que ser usado. A justiça dirá o resultado desta golpada, que mais incrível que pareça começou com a vinda de Jorge Jesus para o Sporting.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que curioso...

      Esse é o discurso de José Sócrates, Ricardo Salgado & Cia...

      Eliminar
  13. E para encerrar o sinistro episódio do «brunismo» no SCP, a próxima direcção terá de tomar medidas firmes e em conformidade com os desvarios e atropelos múltiplos perpetrados por BdC, sejam estes a coberto de alguma psicopatologia disruptiva da personalidade, seja por pura e simples malformação optativa dessa personalidade que o próprio se afirmou empenhado em construir como «maluco».

    A próxima Comissão de Fiscalização do SCP não poderá ter contemplações com a conduta e procedimentos provocatórios e atentatórios sobre o SCP exibidos até hoje pelo tratante do presidente destituído. Este deverá ser justa e exemplarmente punido, pela expulsão vitalícia e irreversível do SCP. Depois de Godinho Lopes ter sido expulso do SCP como o foi, para haver justiça igualitária, BdC teria de ser expulso 10 vezes... e talvez ainda assim a punição fosse leve.

    Como dizia um velho e erudito latinista da Faculdade de Letras de Lisboa, para haver justiça no mundo alguns homens sepultados uma vez deveriam morrer duas vezes... ou mais. (Semel sepultus, bis mortus vel amplius).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro HAL,

      Você já leu o que escreveu? Não me leve a mal, mas não é normal.

      Eliminar
  14. Tenho observado com atenção, respeito e consideração, pelas suas análises porém, esta parece-me contraditória. Afirma que BdC foi o melhor presidente que o SCP teve nos últimos anos mas que não está a defender o superior interesse do clube quando coloca a providência cautelar!? Quem lhe garante que não é a mesma que vai impedir o clube de cair em desgraça, uma vez que, como você afirma, nenhum dos candidatos reúne condições, e eu acrescento mínimas, para conduzir os destinos do clube?

    ResponderEliminar
  15. Como pode assinar por baixo vigarices, mentiras e premiar os bandidos. Bruno cometeu erros, mas tem direito a demonstrar quem agiu ou não de má fé. Não me venha com essa de dar a outra face, e esquecer o que lhe fizeram. Gostava muito do Vieira, temos pena ...

    ResponderEliminar
  16. "Este deverá ser justa e exemplarmente punido, pela expulsão vitalícia e irreversível do SCP. Depois de Godinho Lopes ter sido expulso do SCP como o foi, para haver justiça igualitária, BdC teria de ser expulso 10 vezes... e talvez ainda assim a punição fosse leve."

    Tanto ódio e estupidez...
    NENHUM, repito, NENHUM sócio do Sporting deveria ser expulso. Nem Godinho Lopes, nem PPC, nem BdC.

    Foi em AG, por votação dos sócios, que os 2 primeiros foram expulsos.
    Para BdC terá que ser assim também.

    Mas... Uma coisa é destituir um Presidente; outra coisa é cortar quase "por decreto" com a paixão por um clube.

    Como é que pode existir gente tão imbecil dentro do Sporting?

    BdC não soube gerir os ataques? Não! Ele tem problemas em lidar com críticas. Esse é o seu calcanhar de Aquiles e por isso não tem condições para continuar à frente do clube.
    Mas isso não apaga as boas ideias e o bom trabalho que deixou.

    Se é maluco ou não, desconheço. Não sou psiquiatra.
    Agora este ódio exacerbado, desejada a expulsão por uns e até a morte por outros...
    Isso é o quê? Sanidade?

    O que vão conseguir (brunistas e anti-brunistas) é uma cisão da massa associativa e adeptos como nunca ninguém imaginou.

    Criticamos a lampionagem (massa associativa e adeptos)... Mas até eles conseguem ser melhor do que nós. Sempre em apoio do clube.
    Nós não! Apoiamos pessoas e tachos. Fantástico!

    "União de aço", gritavam há meses atrás.
    Onde está essa "união de aço"?

    P.S.: Fernando Tavares Pereira, salvo erro, já foi dirigente desportivo de um clube da sua terra. Só para complementar a informação do Mister.

    ResponderEliminar
  17. Tudo que BdC quer é ser submetido a sufrágio eleitoral. Assim que a justiça forçar os golpistas a abandonarem as instalações e BdC for reinstituído como Presidente, ir-se-á demitir e convocar eleições. Com a anulação do CF odioso que foi criado para o suspender, poderá concorrer a eleições. E, finalmente, TODOS os Sportinguistas se poderão pronunciar em liberdade. Muito provavelmente BdC perderá as eleições e o novo Presidente terá o respeito e apoio dos Sportinguistas. Se for um homem digno e inteligente, a primeira coisa que o novo Presidente fará será arquivar queixas contra sócios e convocar uma AG para anular todas as suspensões de sócios que ocorreram durante os últimos 5 anos, com excepção das que se referem aos atrasados mentais que invadiram a academia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. JoeMac ainda não percebeu que BdC nao pode concorrer? É preciso fazer um desenho?
      Eu até gostava que ele concorresse para ser dizimado nas eleições e morrer para sempre com o sonho de continuar na liderança do clube mas ele encontra-se suspenso, é difícil de perceber isso?

      Mas afinal quem são os golpistas? São aqueles que respeitaram os estatutos, marcaram uma assembleia de destituição em que 72% disseram BdC rua ou BdC que barricou-se no clube e disse daqui não saio, daqui ninguém me tira, criou uma realidade paralela com comissões transitórias nomeadas por ele?

      Eliminar
    2. São aqueles que não obedecem à lei. Não está em causa e destituição, nem BdC contesta isso. Está em causa uma suspensão fraudulenta. Por isso é que a rejeição da candidatura de BdC não passará em claro. Ainda não percebeu? Vai perceber não tarda nada. Não se apoquente.

      Eliminar
  18. Tambem fui apoiante de BdC ao longo destes 5 anos e o meu candidato a estas eleições tambem seria Carlos Vieira por todo o desgaste que o primeiro sofreu. Vieira seria a pessoa perfeita para continuar o projecto mas...sem facebooks e quesilias constantes.

    Posto isto e uma vez que CV não vai a eleições o meu voto vai para Benedito, e vou dizer o que e quando me convenceu...
    ...A sua entrevista á TVI na semana passada, Mister, se não viu tem mesmo de ver. Acredito que tenha piscado propositadamente o olho aos brunistas pelas suas declarações mas identifiquei-me com tudo o que disse e como o disse!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou e continuo a ser apoiante de BdC, até prova em contrário, e não votarei em ninguém, porque o que me convenceu e continua a convencer foi o seu desempenho na presidência do clube. O facebook, a sua pretensa "loucura", as suas múltiplas criticas, a propósito ou despropósito, e o seu modo de ser ou de estar não invalidam a sua obra e nunca me afetaram, na qualidade de sócio do Sporting Clube de Portugal, há mais de trinta anos, face ao seu desempenho.
      E não foram 71% dos sócios, mas quanto muito, 71% dos votantes da AG que o destituíram.
      Benedito foi um

      Eliminar
  19. Caro Mister do Café
    Li atentamente a sua opinião acerca dos candidatos. Compreendo a forma preconcebida como caracteriza quase todos eles, dado ter sido um defensor incondicional de Carvalho.
    Mas não posso deixar de reparar na ingenuidade como aborda o candidato Ricciardi, pelo menos à luz do comentário que lhe reserva, aguardando agora por saber qual são os ditos argumentos que o coloquem como a peste que tem que ser repudiada do clube.
    É que usar dessa entrevista de Daniel Sampaio cheira a muito pouco. Senão vejamos...
    Antes demais, Sampaio é alguém que não denota grande sensibilidade, quanto a mim para ler os outros, bastando ver que foi um defensor intransigente das qualidades de Carvalho, à semelhança do seu colega de actividade, Barroso, ambos incapazes, sobretudo Sampaio, de lhe verificar incapacidades mais que óbvias sobre o seu perfil psicológico para representar ao mais alto nível o Sporting.
    De resto, ainda gostaria de lembrar o seu irmão, alguém que enquanto alto representante do Estado português estará invariavelmente marcado por ter sido o promotor que conduziu à ascensão da maior nódoa da democracia nacional.
    Recordando: "Há vida para além do défice...!" - Yap! Isso.... Viu-se ao que conduziu tal visão de vida...!
    Adiante.
    Nessa entrevista, portanto, pressuponho que lhe choque o facto de nos bastidores se discutir qual o perfil ideal para assumir a presidência do Sporting e com a agravante, imagine-se, de se lhe oferecer um ordenado e tudo... Coisa nunca vista!
    Aquilo que depreendo dali é que ainda bem que a alminha Sampaio se escusou por que eu nem imaginaria o que seria tal figura à frente do clube.
    Portanto, Ricciardi decidiria apoiar Sampaio em eleições livres e tal condicionaria invariavelmente o voto dos sócios, certo?!
    Até porque nunca antes em qualquer eleição havida para o que quer que seja houve reuniões de bastidores de ninguém para se unirem em torno de um candidato. Nem Bruno de Carvalho de certeza...
    Nada disso!
    Todos os candidatos a eleições surgem apenas porque alguém invariavelmente acorda um dia e salta da cama resolvido a preencher o formulário para se candidatar a presidente do que quer que seja.
    Tudo o resto aparece por acréscimo e de forma espontânea.
    Mister...
    Costumo ler o que escreve e embora não concorde tanto assim com a sua linha editorial acredite que tem em mim um leitor atento porque muito do que diz subscrevo na íntegra.
    Agora opiniões dessas anteriormente expressas denota uma candura que não costumo observar-lhe.
    E isto não o digo apenas em defesa de Ricciardi ou outro qualquer.
    Apenas para que deixemo-nos de ser anjinhos.
    Um projecto desta natureza e grandiosidade tem que ser obviamente discutido e preparado nos bastidores antes de ser apresentado ao público.
    Depois? Depois invariavelmente a maioria decide pelo que quer, chamando-se a isso democracia.

    ResponderEliminar
  20. Bom dia brunettes.
    Todos vocês têm na mão o poder de demonstrar que o vosso destituído ídolo era o melhor candidato.
    Como? Fazerem ganhar por larga maioria o oitavo passageiro, o voto em branco.
    Poderia ser que assim readmitissem o destituído, nós agradecíamos.
    Show circense must go on.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Prepara-te para umas visitas pessoais nos próximos tempos!

      Eliminar
    2. Estou preparado.
      Mas posso ir de férias primeiro?
      Vê lá se não te aparece uma família aí à porta.

      Eliminar
  21. Mister do café,
    É legitima a sua discordância com a última atitude de Bruno de Carvalho, sendo que a mesma deve ser interpretada como justiça.
    Entender como superior interesse a acomodação a uma fraude, para que com isso se estabeleça uma paz dissimulada, não é servir o Sporting, é nada menos que hipocrisia.
    Quero dizer com isto que, a forma real e verdadeira de servir, realmente, os interesses do Clube, é restaurar a verdade, porque se no seu discurso se denota uma repugna a esses tão ilustres candidatos, a mesma se torna infrutífera pela argumentação insípida no que respeita à não defesa da presidência usurpada.
    O argumento de que a vontade dos sócios tem que ser respeitada, não leva em consideração, nem o contexto, nem o critério. A assembleia foi manipulada e os resultados, além de duvidosos, não refletem qual a intenção dos sócios.

    ResponderEliminar
  22. Na verdade este é um discurso inteligente do Mister do Café: vir agora no fim anunciar que - afinal - votaria em Carlos Vieira.
    Sabe que a maioria dos adeptos gostaram da obra e dos sucessos desportivos - fora o futebol - e só não se identificam com os traços de doido, psicopata, ditador, arruaceiro, troca-tintas, chantagista, e incendiário do Bruno Miguel.
    É pena que só tenha manifestado esta posição agora, enquanto assistimos a este circo do Bruno Miguel a tentar minar o clube a cada dia que passa.

    ResponderEliminar
  23. Boa tarde, tenho uma simples pergunta... porque andamos num país onde o que se diz ou inventa parece ter mais importância do que o que se faz e os factos reais ... o Mister do Cafe do qual eu sigo e muito aprecio os pontos de vista e as investigações que mostram muito das reais coisas e de como o Sporting andou a ser roubado e atacado durante anos e anos ... o BC explicou e muito bem porque não se demitia e com essa decisão foi apoiado pelos que eu chamo de leais mesmo que agora nem todos estão na lista do BC ... ou seja o candidato Carlos Vieira apoiou a decisão do BC... e agora o Mister do Café apoia o Carlos Vieira e nao o BC por ele se ter mantendo ... e um bocado contraditório ... sobretudo que o BC e o Carlos Vieira partilharam e avisaram o que se iria passar se se demitissem ... e tudo o que se passa e exatamente o que eles disseram que se passaria ... por isso a pergunto que faço e gostava que o Mister do Cafe me respondesse ... o que fariam vocês se fossem afastados de um cargo de maneira ilegalmente? Injustamente? Sem fundamento e sobretudo com uma AG muito suspeita como vem a comprovar teorias matemáticas já demonstra das por adeptos na ração tempo de voto e número de pessoas que votaram... o que faria você? Acusam no de querer a força ser presidente ... e os outros não ? Aqueles da CG que disseram que ninguém faria parte de uma lista ? Pensam mesmo como o estado em que está Portugal (corrupto) que se fosse o BC culpado do ataque de Alcochete ele já não estaria acusado ? Ouviram bem os debates ? Alguns até a dizer sem se aperceber indiretamente que havia coisas bem feitas como a reestruturação etc etc ... eu não mudo de candidato e de opinião facilemente por coisas insignifiantes como o factos de timings do acontecimento das coisas ... nunca será um bom timing para este tipo de situações que do nos fazem perder tempo ... temos de ser realistas e pragmáticos ! Saudações leoninas

    ResponderEliminar
  24. Caro Sr / Sra

      Você está procurando um empréstimo de negócio, empréstimo pessoal, empréstimo de casa, auto
      empréstimo, empréstimo estudantil, empréstimo de consolidação da dívida, empréstimo não garantido, empreendimento
      capital etc ... OU Você foi recusado um empréstimo por um banco ou qualquer financeira
      instituição por um ou mais motivos. Você está no lugar certo para
      suas soluções de empréstimo!
      Eu sou um credor privado, concedo empréstimos a empresas e indivíduos em um
      juros baixos e acessíveis
      taxa de 2%.
      Interessado? Entre em contato para o processamento de acompanhamento do empréstimo e
      transferência dentro de 48 horas;

      DETALHES DA APLICAÇÃO

      Nome
      Data de nascimento :
      Gênero:
      Estado civil:
      Endereço:
      Cidade:
      Estado / província:
      CEP / Código Postal:
      País:
      Telefone:
      O email:
      Estado Objetivo do Empréstimo:
      Montante do empréstimo:
      Duração do Empréstimo:
      Renda mensal de Internet.
    Envie-nos um e-mail @: josedennisonloans007@googlemail.com e para obter mais informações sobre nós, visite nossos endereços da web www.dennisonloanscompany.com
    Obrigado e Deus abençoe
    Saudações,

    Mr Jose

    ResponderEliminar
  25. Mister, respeito a opinião e ponto-de-vista. Mas coloco o seguinte raciocínio e peço que o comente.
    Vou usar números de 1 sócio = 1 voto para facilitar o raciocínio.
    Diga-me, na sua opinião cerca de 65% de ~15000 sócios num universo de ~170.000 serão uma expressão clara e inequívoca da intenção dos Sportinguistas?
    Cerca de 5,74% dos sócios entendeu destituir o CD.
    Cerca de 3,09% decidiu não destituir o CD.
    Mais de 91% dos sócios não votou!
    Eu sei que nunca colocámos esta questão em causa noutras ocasiões, e em AG's muito menos concorridas que estas últimas. Mas caramba, trata-se da medida mais importante tomada pelo clube desde a AG de aprovação da SAD.
    Num país, para se destituir um governo/governante é necessário que os 200 ou 300 representantes de 100% do povo se pronunciem. É verdade que alguns podem não comparecer a uma reunião para moção de censura mas se o fizerem não voltam certamente a ter lugar no parlamento.

    A acrescer a isso, houve de facto alguns (poucos) relatos preocupantes da forma como as mesas foram controladas e de por quem foram controladas. Aqui também não há nada de novo e o mesmo pode ter ocorrido anteriormente sem nos termos insurgido mas acho que é tempo de ver o assunto em perspectiva. Tomar medidas para que isto não possa voltar a ocorrer. Voto electrónico. Já!
    E tempo para recolocar o Sporting na estaca 0. Voltar ao final de Abril, princípio de Maio.
    Entregar o clube a uma VERDADEIRA Comissão de Gestão que conduza o clube a eleições lá para Novembro.
    Caso contrário, para mim BdC é o Presidente, deve continuar a sê-lo mas deve sentir-se forçado a imediatamente desencadear o processo que conduza a eleições até Nov/Dez.
    Pode e deve no meu entender recandidatar-se, e se houver um pingo de vergonha na cara de cada um dos 170.000, deverá, ou ganhar, ou perder por pouca margem, porque não se pode aceitar que os meios de comunicação social, a cúpula do poder político deste país, e um punhado de velhos jarretas, destruam desta forma verdadeiramente vergonhosa o melhor presidente que o Sporting teve desde João Rocha.
    Que errou. Bastante! Mas sem cometer nenhum crime, pelo menos que se saiba ou tenha visto provado, e nunca o suficiente para ver o seu nome ser enlameado da forma vergonhosa como assistimos impávidos e serenos.
    A culpa disto tudo será sempre um pouco dele e bastante nossa. Senão é só olharmos para o outro lado da rua e dizermos se aquilo é que não é a verdadeira união de aço. O homem nem de algemas e de camisa de forças sai do trono porque aquela gentalha não vai deixar.
    SL

    ResponderEliminar
  26. Mister, como dizes que não viste nada de errado, calculo que não viste o que se passou FORA do pavilhão: https://www.facebook.com/235607590507805/videos/255105571891340/

    É claro que as pessoas nâo estavam a levar as compras da semana nem tinham levado merenda para a AG... logo que se explique o conteudo dos ditos sacos, que por acaso foram retirados pouco tempo antes da contagem dos votos.

    ResponderEliminar
  27. Excelente análise. Concordo praticamente na íntegra.

    Mister, o que sabes sobre a possibilidade do Varandas poder ter o Godinho Lopes e seus capangas por trás? Será verdade?
    Obrigado SL

    ResponderEliminar