terça-feira, 19 de junho de 2018

O impacto financeiro das rescisões - Parte II


Na passada sexta-feira fiz um post relativo ao impacto financeiro das rescisões nas contas da Sporting SAD (aqui). Hoje, a Sporting SAD comunicou à CMVM uma série de informações relativa a esta temática

Falhei por pouco


No post de sexta-feira fiz uma previsão sobre o decréscimo do activo intangível relacionado com o valor do plantel. Como referi na altura, é sempre complicado fazer este tipo de calculo não tendo acesso aos dados. De qualquer forma, apontei para uma descida do activo na casa dos 15,480 Milhões de euros. Esta descida levaria o capital próprio a descer dos 7,5 Milhões positivos para os 7,9 Milhões negativos. Na realidade falhei no alvo por 1 milhão de euros, como podem ver de seguida.

Comunicado Sporting CMVM

"Falência técnica"


Por definição, uma entidade está em falência técnica quando o seu capital próprio é negativo, isto é, quando o seu passivo é superior ao seu activo. Com esta informação ao mercado ficamos a saber que as rescisões de contrato fizeram com que a Sporting SAD regressasse a esta situação de falência técnica.

Hora de recuperar a evolução do capital próprio da Sporting SAD.

*3º trimestre 2017/2018
Como podem verificar, foi Bruno de Carvalho quem conseguiu por cobro a 13 anos de falência técnica consecutivos. Relembrar que quando entrou no Sporting recebeu como herança uns incríveis 118 milhões de capital próprio negativo. Comparar isto com os 9 milhões de euros negativos que agora temos e que derivam das rescisões é uma brincadeira no parque. Para que conste, o Porto também está com capitais próprios negativos, só que na casa dos 35 milhões de euros.  

Estes 9 milhões de euros são recuperáveis no próximo exercício económico, razão pela qual não vejo grande alarme. 

Receitas e despesas


Do ponto de vista das despesas há uma diminuição nos gastos com pessoal. Com as rescisões de contrato o Sporting ficou com um folga na casa dos 25 milhões de euros. Também em termos de investimento o Sporting não terá a margem de investimento que teve na época anterior. Portanto, menos gastos com pessoal e menos investimento em jogadores. 

Do ponto de vista das receitas há uma rubrica em que ficamos já a perder, que é a dos prémios da UEFA, uma vez que esta época não teremos Champions Leagues. De qualquer forma, esta época entra em vigor o contrato dos direitos televisivos com a NOS que compensará por completo a falta dos prémios da Champions League. 

Em termos de outras receitas fixas, o que pode variar são as receitas de bilheteira/gamebox e o prémio da participação na Europa League. Uma boa parte depende de todos nós. Independentemente de ser o presidente A, B, ou C os Sportinguistas têm de estar com a sua equipa e apoiarem o clube. Se todos o fizermos ficaremos muito mais próximos do êxito. 

Relativamente a receitas extraordinárias com vendas de jogadores, ficamos com menos jogadores com mercado para fazer um encaixe interessante. De qualquer forma há Piccini, Coates e Acuna que podem trazer algum retorno financeiro. Para além destes existem outros excedentários para serem colocados que juntos podem dar também uma ajuda. 

Sporting não vai falir


Mais uma vez quero reiterar que o Sporting não se encontra em situação de risco, apesar das dificuldades causadas pelas rescisões. Sobre esse assunto, cada vez mais acredito que os jogadores não têm justa causa e que vão pagar bem caro pela ousadia. Obviamente, o período que esperamos pela resolução do diferendo penaliza-nos, mas também há juros a cobrar por esse tempo de espera. 

Para fechar, e como já sei que os propagandistas vão lançar a teoria do caos financeiro no Sporting, quero-vos falar em receitas antecipadas, que de um momento para o outro deixaram de ser tema de conversa. Já repararam? Há coisas incríveis, não há? Querem ver...


Como podem verificar, no último ReC trimestral 17/18 o Sporting apresentou uma redução enorme das suas operações de factoring, vulgarmente conhecidas como "antecipação de receitas". Em Junho de 2017 o Sporting tinha adiantado cerca de 30 milhões de euros, sendo que em Março deste ano apresentava apenas 7,5 milhões de euros. 

Portanto, em "antecipação de receitas", o Sporting tem cerca de 7,5 milhões de euros. De repente desapareceu o tema da agenda dos contabilistas de taberna como Camilo Lourenço, Rui Pedro Braz e restantes propagandistas. Por que será? Terá sido pelo facto de o Benfica ter antecipados 100 milhões de euros do contrato com a NOS como foi anunciado recentemente? Eu repito: 100 MILHÕES DE EUROS

Sabem quanto é que o Porto tem antecipado? 

ReC Porto 31.12.2017
Nada mais, nada menos do que 71,6 Milhões de euros em receitas antecipadas. E atenção que segundo a administração do Porto parece que esse montante pode aumentar. Vamos aguardar pelos ReC anuais para termos a análise completa. Mas neste momento o que temos é o seguinte: 


Resumindo: O Benfica antecipou 100 milhões. O Porto antecipou 71,6 Milhões e o Sporting está nuns "míseros" 7,5 milhões. Posto isto, não me venham falar em falências nem venham lançar verborreias semelhantes. Se o Sporting está falido, como é que estão os outros? O Sporting tem muito dinheiro para ir buscar em caso de necessidade.

Agora é virar o foco para fechar a reestruturação financeira comprando as VMOC que garantem ao Sporting ficar com 90% da SAD e dar definitivamente um pontapé no rabo de Álvaro Sobrinho, que verá a sua participação reduzida dos 30% para uma percentagem inferior a 10%. Algo que nem sequer lhe dá para meter um administrador na SAD. 

Espero que com mais esta pequena radiografia das finanças do Sporting, os Sportinguistas percebam o que está aqui em causa. 

Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aqui)

64 comentários:

  1. Peço desculpa, mas apesar de concordar com muito do que aqui está, não se pode deixar passar a ideia que as rescisões não são assim tão más. São um desastre! O Sporting sem receitas de transferências tem um prezuizo perto dos 50 milhoes de euros ano! O modelo estava assente em receitas extraordinárias. Sem jogadores com valor de mercado como se suprime isto? Essa da redução da massa salarial...mas os que os vão substituir jogam de borla (o Slimani se vier vai receber menso que o dost?)? Se recebem muito menos teem a mesma qualidade?!?! Falta dizer que era possivel obter o meso resultado mas vendendo os jogadores e obtendo uma receita de pelo menos 150 milhões de euros!!!! Trocos, sem impacto nenhum....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já estou farto de dizer que as rescisões são más. Mais uma vez, digo que na análise contabilística a questão é mais ou menos pacifica. 9M de capital próprio negativo faz com que seja possível rectificar em 18/19.

      Sobre as rescisões ainda muita água vai passar debaixo da ponte. No final do processo vamos ver quem tem razão e eu estou plenamente convicto que o Sporting tem a razão do seu lado.

      A questão dos 50M de prejuízo é mentira. Só para que perceba, o Sporting no exercício 17/18 vendeu cerca de 35M em jogadores. Um valor que pode perfeitamente fazer neste mercado.

      Quanto à massa salarial, os que chegam não ganham os valores dos que saíram. Estávamos com uma folga de 25M. Mesmo tirando 4 para o treinador, sobram 21. Quer tirar mais 4M para o Slimani? Sobram 17M de folga. Quer tirar mais 5 para os outros? Sobram 12M.

      E agora venda os excedentários e um ou outro jogador com mais mercado como o Coates ou Acuna.

      Eliminar
    2. Caro Mister, Com a vinda do Bruno Gaspar, já devera ter chegado a alvalade alguma proposta pelo Piccini. Quanto ao Coates e ao Acuna, apesar de terem mercado, preferia que se mantivessem por alvalade, mas acima de tudo os interesses do SCP

      Eliminar
    3. Os jornais falam em propostas de Itália pelo Piccini. Por vezes o interesse existe, mas as questões financeiras desses clubes não permitem fechar logo a compra. Podem precisar de vender primeiro.

      Eu também gostava de manter os dois, mas provavelmente será preciso fazer um encaixe financeiro.

      Eliminar
  2. PWC diz alguma coisa ao mister?!...

    Ou neste novo Sporting Carvalhado do Bruno a auditora da SAD, PWC, passará à história do brunismo como Porta do WC?...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O print do post é precisamente do comunicado da Sporting SAD com base na informação da PWC. Quer tentar acrescentar alguma coisa interessante ou isso é o melhor que consegue fazer?

      Eliminar
    2. Este Tónio Face..
      Mas leste TUDO do comunicado à CMVM ?

      Estas pessoas que só lêem as "gordas" e os rodapés..
      Sem noção e sem vergonha.

      Sempre pelo ódio e interesses..
      Que tristeza e vergonha do pénis

      Eliminar
  3. Só em salários são 22 milhões que deixam de ser pagos fora as compensações que os "rescindidos" vão dar.

    ResponderEliminar
  4. Oh mister por favor ...

    Então se você fumar uns charros e o seu vizinho for viciado em cocaina não tem mal nenhum você fumar essas coisas pq pior está o seu vizinho ...

    Não seja BdC e deixe lá os vizinhos, vamos olhar para a nossa casa, e o que se está a passar é mau ... antes nunca vamos entrar em falência técnica, dps afinal entramos mas não é assim tão mau ...

    As coisas estão más e pior vão ficar pois não vamos ter receitas nos próximos 3 anos ... escreva isto, não temos jogadores que sejam mais valia nem vamos á liga dos campeões e ainda mais contratamos um treinador mediano ...

    Mister, bem vindo á era "Godinho Lopes II" ...

    Não vamos agora pela rua a puxar os cabelos e a gritar que está tudo a arder, mas sejamos conscientes que só um milagre poderá mudar a situação do sporting nos proximos anos ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E que tal reler? Na sexta-feira disse que íamos entrar em falência técnica. Não sei onde está a dúvida.

      Quanto aos vizinhos, serve apenas para mostrar que a CS faz um grande alarde a falar do Sporting mas não olha para as contas dos rivais. Se olhassem veriam que estão bem piores do que nós. Basta ver as receitas futuras que já adiantaram:

      Benfica: 100M
      Porto: 71,5M
      Sporting: 7,5M

      Parece-me que a diferença é substancial. Se o Sporting precisar de dinheiro fresco faz como os rivais e antecipa.

      Quanto aos jogadores, não concordo. Há gente com muito talento no plantel. Geraldes, Matheus Pereira ou Raphinha.

      Não há milagres, há um clube com capacidade para recuperar destas rescisões, até porque como digo, mais tarde ou mais cedo os jogadores vão pagar a brincadeira que andam a fazer com o Sporting.

      Eliminar
    2. Caro Antonio Correia
      Fica tu com a coca e passa-me o charro
      Voltar aos tempos de GL? Não é isso que alguns "sportinguistas"-caro António incluido-estão pretendendo?
      Lembras-te de algum tempo em que tenhas o SCP tão afirmativo?
      Não vamos ganhar na Liga NOS.......OK.... temos ganho?
      Deixem-se de merdas...abram os olhos...
      José Fernando


      Eliminar
    3. Caro Jose Fernando ...

      Voltar aos tempos do GL? estive spr do lado de bdc desde a primeira candidatura onde perdeu com GL até a uns meses atrás, porque queria o melhor para o Sporting, continuo a querer e a minha opinião diz-me que não é desta forma que o Sporting vai ser melhor agora por eu ter uma opinião contrária automaticamente isso quer dizer que o que eu quero eu voltar aos tempos de GL? isto mostra como está o Sporting, opinamos de forma diferente á politica ditatorial existente e somos anti - sporting, isto só me faz lembrar o que se passa em carnide onde critico o clima ditatorial que se vive e onde todos abanam a cabeça como máquinas hipnotizadas e n existe opinião contrária ...
      Achas que dps do que se passou nestes ultimos 6 meses estamos em condições de dizer que o sporting estará assim tão afirmativo???

      Caro Mister...

      a CS em portugal é uma vergonha, basta estar a par de meia duzia de coisas para saber no lamaçal em que o porto e o carnide se encontram, mas o controlo da CS é gigante e ai bdc têm perdido a passos largos, pois está visto que mt do que nos tem prejudicado têm sido o ódio que a CS têm a bdc e este parece que é masoquista e em vez de procurar uma estratégia semelhante aos rivais a primeira coisa que faz é expor-se ainda mais criticando e sendo arrogante, qd a CS pinta o quadro como quer ...

      os jogadores que falas são incógnitas, se os venderes agora valem 5 milhões com alguma sorte, se calhar para o ano valem 1 milhao ou 25 milhoes não sabemos mas neste momento isso não é viavel pois o facto é que bdc de há uns anos para ca vendia bem vendia mts milhoes que este ano e nos proximos dificilmente vão existir, isso vai ter efeitos na equipa atual ... menos competitiva menos possibilidades de ir a champions buscar os milhoezinhos tao desejados ...

      O milagre que me referia é os traidores mercenarios serem chamados a tribunal o mais rapido possivel e pagarem até ao ultimo euro dos seus bolsos isto tb se aplica aos clubes que os receberem ... este ponto é fulcral para o futuro do sporting e venha quem vier tem que levar isto até á ultima ...

      Eliminar
    4. Em questões de afirmação... 2013 - 95 mil sócios, 2018 - 172.000. Que tal??

      Eliminar
  5. O importante é lancar o pãnico, sem olhar a meios.
    A verdade é que o Sporting não perdeu ainda dinheiro nenhum com as rescisões e certamente irá ser ressarcido e bem pela ousadia.

    Relativamente aos capitais próprios negativos.... se nos anos anteriores o clube não faliu não seria agora.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, eu diria que, até agora pode ter perdido um pouco mais de 18 M€, que era o valor da última proposta do Nápoles por Rui Patrício. Mas, não me preocupa pois estou plenamente convicto que, só por ele, receberemos bem mais

      Eliminar
    2. Pequena correcção: não eram 18, eram 18 - 7.

      Eliminar
    3. Os -7 continuam lá, pois eram um "prémio" relacionado com a venda do Adrien. Que o Sporting não reconhece e contesta, é verdade, mas também não reconhecíamos e contestámos o negócio com a Doyen e tivemos de pagar.

      Eliminar
    4. Paulo, são coisas diferentes. O Sporting, no caso Adrien, disse ao Mendes (quando este enviou a factura pela transferência para o Leicester) que na altura da "renegociação" foi feito um novo contrato e que o contrato antigo não era valido (onde referia que o Sporting tinha que pagar as comissões do Mendes, os tais 7 Milhões). Ao que parece, o Mendes comeu e calou, pois não se ouviu nada na CS a dizer que este tinha ido para os tribunais.

      No caso da Doyen, o Sporting rescindiu unilateralmente o contrato alegando que a doyen, tinha em primeira instancia violado o contrato, nomeadamente fazer pressão para o jogador ser vendido.

      Eliminar
  6. %Falência está os nossos Rivais,em Novembro com BdC nós vamos ter 90% da SAD, Álvaro Sobrinho irá ficar somente com menos de 10%, Algo que nem sequer lhe dá para meter um administrador na SAD.

    ResponderEliminar
  7. Defender alguem que contribuiu decisivamente para a saida de 7 titulares que sao dos melhores que passaram na estoria do clube é tenebroso. Rapazes que muitos deles tiveram 20 anos de casa... Ninguem faz as coisas de animo leve. O BdC está a destruir o que construiu e ainda mais..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode-me indicar quais são os rapazes que saíram que tem 20 anos de casa?

      Eliminar
    2. E de caminho, que indique também o que é que BdC tem a ver coma as rescisões. Issp era pressupor a existência de justa causa. Não havendo, os jogadores saíram porque quiseram. Ponto Final. Qualquer que fosse o Presidente! Ou talvez não … com outros já teriam sido vendidos por tuta e maia, há 5 anos para pagar os ordenados em atraso e tapar os rombos de tesouraria (lembra-se Wolfsvinkel?)
      SL

      Eliminar
    3. João Pedro,

      Os jogadores saíram por DINHEIRO. Ainda não percebeu isso? O futuro dirá se vão ter razão para a justa causa. Disse que ninguém faz as coisas de animo leve. Concordo. Nem de animo leve nem de bolsos vazios...

      Eliminar
    4. João Pedro
      Certo...ninguém faz as coisas de animo leve.......vide o garanhao empresário mendes...foda-se....guarda-redes campeão europeu nao consegue melhor que um qualquer Rio Ave inglês? Ou a alternativa (estou em crer que tal venha a acontecer) seria o Braga ou o benqueficas?
      Abre os olhos........melhor....liberta a mente
      José Fernando

      Eliminar
    5. João Pedro... João Pedro... Estória?!

      Eliminar
    6. Será acaso que todas as rescisões são de jogadores com possibilidade de embolsar alguns milhões se estiverem livres? Serão os empresários desses rapazinhos pessoas capazes de lhes acenar com ofertas milionárias para os levar a rescindir? Será verdade o que já veio a lume, que Podence tinha uma oferta quando rescindiu, a mesma foi retirada e agora está desempregado? E, aqui para nós, eu se estivesse na posição deles só aceitava ir jogar para o estrangeiro... É que cá em Portugal e particularmente em Lisboa, sei lá, acontecem acidentes... O Rafael Leão que pense bem na vidinha...

      Eliminar
  8. Relativamente ao comunicado da Sporting SAD não transcreveu esta parte:

    "Em concreto, poderão ser concretizados (i) o aumento do capital social num montante total de €18.000.000, a realizar por novas entradas em dinheiro, com consequente reembolso do mesmo valor ao Novo Banco e (ii) uma nova emissão de VMOC da Sporting SAD, subscrita pelo Novo Banco e pelo Millennium BCP, no montante global de € 55.000.000,00, a emitir em moldes idênticos à emissão de 80.000.000 de VMOC com o ISIN PTSCPEZM0000, e conduzindo a uma conversão de dívida bancária em títulos contabilizados como Capitais Próprios, operações que permitirão aumentar os seus capitais próprios."

    Ou seja o que BdC escreveu no DN (há um mÊs e meio) é letra morta:

    "Com a alteração de condições de reembolso e a opção de compra das VMOCs, deixa de haver a necessidade da nova emissão de 55 milhões de VMOCs (a ser subscritas pelos Bancos) nem do aumento de capital de 18 milhões, podendo este ser feito ou não."

    No que respeita à comparação dos capitais próprios nas diferentes épocas insiste em comparar laranjas com maçãs... Não esqueço que da última vez que o fez, e em resposta em um comentário meu, até comparou uma fusão ocorrida 2011 (a da SCS) com a ocorrida em 2014 (a da SPM) esquecendo que a primeira não teve impacto nos capitais próprios e a segunda teve...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A parte que citou já estava contratualizada na primeira reestruturação financeira. Isso não é o novo acordo que BdC falou no artigo do DN. Inicialmente estava previsto fazer a conversão dessa forma.

      Quanto aos capitais próprios são factos indesmentíveis. Cada gestão joga com as condicionantes como quer. Porque é que as anteriores administrações não fizeram a fusão? Também acho piada ter-se esquecido da venda de património não desportivo na sua análise.

      Eliminar
    2. Sim, mas o que está em cima da mesa neste momento, considerando o que foi comunicado à CMVM, não é um novo acordo prestes a ser finalizado como foi dado a entender no DN mas um acordo que tem anos...

      A venda de património, por si só, não impacta capitais próprios...

      Eliminar
    3. Hap, há um mês e meio não tinha havido invasão da academia em alcochete, não haviam demissões dos órgãos sociais, não haviam sido marcadas AGE's, estávamos a lutar pelo segundo lugar e com possibilidade de garantir os milhões da champions.
      Há um mês e meio o Sporting negociava uma restruturação financeira e tinha visto ser aceite por unanimidade dos accionistas o reembolso das obrigações para novembro.
      Acha que o poder negocial do Sporting se mantém intacto? Em algum momento leu o mister dizer isso no post?

      Eliminar
    4. E quanto aos factos indesmentíveis:

      Se eu fizer Lisboa-Porto de avião demoro 45min; se o MdC for de carro demora 3h. Conclusão eu faço Lisboa-Porto em 45 min e MdC em 3 horas, factos indesmentíveis...

      Eliminar
    5. Strings, não discuto isso, o que eu digo é que, neste momento, o que está em cima da mesa é o que já estava. Nem vai haver nenhuma reestruturação financeira, nem esta estava no estado tão avançado que se queria fazer crer uma vez que foi facilmente revertida e já nem sequer se argumenta junto da CMVM que estão em curso essas negociações...

      Quanto à unanimidade obrigacionista convém notar que dos 15M de dívida estiveram representados 297m, ou seja, 2%. O restante está nas mãos de institucionais que, de certeza, já haviam acordado o adiamento. Neste caso a questão é saber se estes institucionais estão dispostos a renovar o empréstimo depois do adiamento (na prática um default) e a que taxas...

      Eliminar
    6. Hap
      E do aeroporto ap destino?
      Enquanto se espera pelo transporte público (desculpa....talvez tenhas já motorista particular esperando, com a certeza que outros o pagam) o croquete que nos apetece acompanhar o café não temos que o pagar?
      Abre a mente
      José Fernando

      Eliminar
    7. Hap, o que está em cima da mesa nunca pode ser o que estava, porque o Sporting há um mês e meio não ia perder quase 17M em activos (que na realidade iriam/irão dar um valor maior), e se olhares para o grafico das obrigações há um mês e meio não estava de certeza no mínimo histórico. Há um mês e meio, antes de começar este descalabro a nível institucional o Sporting de certeza tinha um poder negocial diferente, que dificilmente BdC se se mantiver ou outro que venha, voltarão a ter junto da banca.
      Nós passámos de estar a discutir uma possível entrada na Champions League e terminar a carreira com dois títulos, para um fundo de poço em que já toda a gente ajuda a cavar mais.

      Eliminar
    8. Strings, claro que a situação era diferente mas a RE não estava num estado tão avançado como nos quiseram fazer crer, pelo menos não estava/está num estado que permitisse à SAD fazer uma comunicação à CMVM diferente dauqela que fez. Quanto à posição junto dos bancos para uma renegociação está como estava, nem pior nem melhor, os bancos já assumiram a perda total (foi constituida imparidade pelo valor total da dívida) pelo que tudo o que possam receber (pouco ou muito) já só vai ter impacto positivo nas contas.

      As oscilações das acções (penso que é a isso que se refere quando fala em obrigações) não significam nada. São acções com pouca liquidez e sem cotação em contínuo pelo que, quando se vêem oscilações de 20 ou 30% para cima ou para baixo, estamos a falar de umas escassas centenas de acções a ser transaccionadas e um volume de negócios de umas poucas centenas de euros.

      A questão do ativo e da situação líquida negativa é facilmente revertível com uma manobra contabilistica (p.ex. esticar os direitos de superficie do estádio de 2063 para 2083 e fazer uma reavaliação em alta desses mesmos direitos. Neste momento devem ter um valor líquido de 140M pelo que será fácil fazer uma reavaliação, justificado pelo aumento do prazo, para os 160M)

      O problema não é, nem nunca foi, diga o MdC o que disser com as suas tabelas comparativas, de balanço ou de resultados financeiros. É um problema de caixa, de dinheiro que não há agora como não houve noutras alturas de má memória.
      Este é que é o problema porque lucro ou prejuízo são opiniões contabilisticas (há mil e uma maneiras de, dentro da lei e das regras contabilisticas embelezar balanços e resultados financeiros)e o dinheiro é um facto (ou há ou não há). É por isto que o problema das rescisões dos jogadores coloca-se mais ao nível do dinheiro que deixa de entrar do que dos efeitos no balanço.

      Eliminar
  9. Oh Bruno...agarra no guito e pira-te...enquanto podes...porque depois até os teus empregados cibernéticos vão querer partir-te a cara

    ResponderEliminar
  10. O Relatório da PWC (auditor do sporting) diz no seu relatório que as rescisões colocam em causa as operações financeiras da SAD.
    Claramente o staff do mister do café sabe mais das contas da SAD do que o auditor.
    Na m/ opinião BC deveria substituir a PWC pelo staff do MC


    https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/sporting/noticias/interior/auditor-considera-que-rescisoes-do-sporting-ameacam-continuidade-das-operacoes-da-sad-9482631.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então vamos lá conversar. Diz o Ojogo que "Auditor considera que rescisões no Sporting ameaçam continuidade das operações da SAD"

      Isto quer dizer o quê ao certo? Explique lá para eu depois responder

      Eliminar
    2. Não é o jogo que o diz, mas o relatório do auditor comunicado à CMVM.
      Obviamente eu não li o relatório na integra, mas o que o auditor refere é que, por um lado, está em causa a liquidez imediata das contas da SAD e, por outro, que a SAD passa a uma situação de capitais pp negativos.
      Eu não alinho na tese de que o Sporting vai acabar, mas critico, também, a tese aqui passada que esta situação não tem grande impacto e é ultrapassavel com as receitas de TV e venda de jogadores.
      Mais estranho é que no momento em que a PWC emite um relatório com as reservas aqui indicadas, vcs coloquem um post com a menção de que os problemas de liquidez são facilm/ ultrapassaveis (com receitas de TV e venda de jogadores).
      Uma ultimo pergunta: tendo saído 9 dos jogadores mais importantes do plantel e vendendo mais um ou outro ativo, com que plantel o SCP ataca a próxima tempora? Ou vai se abdicar de lutar para o título no proximo ano?

      Eliminar
    3. E acrescento:
      O Relatório da PWC dz que a realidade atual coloca em risco TODAS as operações financeiras da SAD.
      Vcs dizem que não há qualquer qq risco pq o SCP tem as receitas de bilheteira, as receitas de tv e ativos (jogadores) para vender.
      Obviamente que o Auditor tem conhecimento dessas receitas (potenciais ou reais) e no entanto não deixou de colocar as reservas no relatório.
      Em q/ devemos confiar, no auditor ou no mister?

      Eliminar
    4. Neste momento, todas as notícias que vêm a público têm como único objectivo condicionar a AG de dia 23. Neste caso, desacreditar ao máximo a gestão de BdC para que este seja destituído na mesma assembleia. Ontem anunciámos um treinador que foi imediatamente classificado de fascista, racista e na RTP a peça disse que ele foi despedido do Torino por maus resultados (e a tónica do jornaleiro nos maus resultados foi espectacular...). Hoje, um avançado holandês chega a Lisboa para assinar e num site desportivo o destaque é "nada está fechado". Sinceramente, as informações podiam vir da PWC ou da Presidência da República, para mim tinham a mesma credibilidade. Objectivo único: alarmismo! Capitais próprios negativos!!! E depois? Vejam o quadro dos últimos anos e o estado dos nossos rivais. Prejuízo de 150 milhões? Sim, o Patrício também andava à 10 anos para ser vendido e agora vai para o Wolves, um colosso do futebol inglês e mundial. Os outros? Ainda não estão colocados em lado nenhum. Equipa do ano que vem? Sabe, eu adoro basket, ainda bem que o Sporting vai voltar para a próxima época. O meu clube na NBA são os Boston Celtics (talvez por serem verdes). Este ano tinham pretensões a lutar pelo título mas as lesões das duas maiores estrelas (Kyrie Irving e Gordon Hayward) levaram toda a gente a dizer que nem aos playoffs iriam. Pois não só foram aos playoffs, como foram à final de Conferência e levaram os Cavaliers do Super-Homem LeBron James ao sétimo jogo! Com uma equipa de rookies e segundos planos, que se superou porque jogou com o talento que indiscutivelmente tâm, com alma, espírito de equipa e enorme liderança de um grande treinador. Um miúdo se é estrela, já o é aos 18 anos, não há que ter medo de o pôr a jogar. Vamos apostar na nossa formação, nos miúdos que estiveram a rodar, nos valores que vão despontando noutros clubes e que são excelentes jogadores, e vamos nós, cá fora, mostrar que os apoiamos e dar-lhes a extraordinária força dos nossos adeptos. Depois, tudo pode acontecer!

      Eliminar
    5. Ptto, o Auditor da SCP SAD também faz campanha anti BC

      Eliminar
    6. A PWC:

      "na sequência das recentes rescisões de contratos de trabalho desportivo de jogadores (...), considerados como sendo dos mais valiosos em termos de mercado, e do consequente impacto na gestão do risco de liquidez da Sporting SAD, em virtude da impossibilidade de realização do valor de venda dos referidos ativos no curto prazo e dos impactos conexos na atividade da sociedade, constatamos existir a esta data uma ameaça concreta em relação à continuidade das operações da Sporting SAD".

      É do princípio da continuidade das operações ("going concern") que os auditores se valem para permitir que uma empresa em falência técnica, portanto falida, continue em actividade. O que acontecido.

      De acordo com os auditores, esse princípio está agora gravemente ameaçado devido às perdas substanciais de activos (+/-200M), por isso o risco da SAD fechar é muito grande.
      Já teria acontecido noutro país europeu.

      Eliminar
    7. Manuel tem que ir rever o valor que o auditor diz que é uma perda no activo. Errou por poucochinho, por mais ou menos 180M...
      Também será de bom tom relembrar que a PWC "refere a incerteza, relacionada com a continuidade das operações da sociedade, que já constava da Certificação Legal das Contas e Relatório de Auditoria da PWC referente a 30 de junho de 2017 (contas anuais auditadas), bem como de reservas e ênfases, constantes de relatórios e contas de exercícios anteriores", portanto estas reservas são as mesmas todos os anos, eu diria que é normal visto a SAD continuar sobre escrutínio de administradores externos, não estivessemos ainda em restruturação da dívida.
      Se falarmos dos valores das obrigações, isso já são outros 500, e o estado "político" do Sporting não tem ajudado nada, as obrigações nunca estiveram tão baixas, e isso tem mais a ver com a instabilidade no clube do que com as rescisões.

      Eliminar
  11. Caro mister,

    Venho aqui apenas alertá-lo de uma recente noticia avançada há minutos pela ABola. Dizem eles que o benfica "re"compra Alfa Semedo por 2 milhões. Mais um daqueles negócios interessantes onde o jogador sai do clube formador, se é que podemos chamá-lo assim, por um valor desconhecido, para voltar na época seguinte por um valor de certo bem superior ao qual foi vendido.
    Guardei obviamente o melhor para o fim: na ultima jornada da liga nós que vem de terminar, o benfica ganhou na luz por 1-0 frente ao moreirense, com um golo apontado de penalti por jonas. Penalti esse cometido por quem? Deixo o Mister responder :)

    Saudações leoninas.

    ResponderEliminar
  12. Os meus amigos têm de substituir os discursos do sobrinho neto do almirante, tal como se intitula, transformam um copo meio vazio por um garrafão cheio. Um candidato ao título num clube para se manter na 1ª divisão porque respeito dos outros clubes, já era.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alfacinha....
      És da Mouraria de certeza...ainda não te passou a bezana....
      O que realmente pretendes dizer?
      Explica-te homem ou continua agarro so arco
      José Fernando

      Eliminar
    2. Será o Zé Eduardo do Páteo Alfacinha? Não o sabia tão interessado pelos discursos do presidente do Sporting e o respeito dos outros clubes. É um senhor, um mister, um marquês.

      Eliminar
  13. José Fernando, talvez não acredite mas eu não tenho agenda para além do SCP e só pretendo discutir as coisas com seriedade e racionalidade. As referências ao motorista e ao croquete são irrelevantes para o debate. Guarde lá a pistola que nem tudo se resolve a tiro...

    O exemplo do avião foi só para tentar mostrar como e absurdo comparar o incomparável...

    ResponderEliminar
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  15. É engraçado ler os comentários de algumas pessoas, pois é totalmente ignorado a recuperação financeira que a atual direção fez nos últimos anos (antes foram 13 longos anos no negativo, tanto a nível desportivo como financeiro). E se não fossem os dois crimes cometidos em alcochete, as agressões dos ditos "Juveleo (é engraçado que a imagens da CMTV que mostrava tatuado na perna de um dos agressores 1904, nunca mais apareceu) e o crime que este 9 jogadores cometeram contra a instituição Sporting, a atual direção poderia estar a planear a proxima epoca com outra condições. A faca e o queijo esta apenas nas mãos dos sócios do Sporting.

    ResponderEliminar
  16. opinião de 2 advogados, já chega de ouvir a mesmo lenga lenga:

    (https://3.bp.blogspot.com/-ZgvFi6J8E1c/WykT-QML1FI/AAAAAAAAcQg/_uLXIq9YM_AVIK8Xkzn3ejRtYQCiZRJ7wCLcBGAs/s1600/53%2B-%2Brescis%25C3%25B5es%2Bjustas%2Bou%2Bn%25C3%25A3o.jpg)

    --------

    Negativo: Foram uns milhões de vendas ao ar.
    Mas nada está perdido já que podem ser recuperados caso jogadores percam na FIFA.

    ---------

    Positivo: SCP deixa de ter encargos pesados com os ordenados de PAtrício william dost e JJ

    ---------

    Se jogadores como Podence não encontrarem 1 clube grande correm o risco de ficar parados e desvalorizarem-se no mercado (recorde-se o percurso de Djaló que eclipsou-se), porque nenhum clube de dimensão menor terá capacidade para indemnizar o SCP (se ganhar em tribunal), nem ele terá capacidade financeira para tal já que um ordenado anual de 100 mil € é escasso para pagar o valor da cláusula rescisão.

    ---------

    Escândalo: treinador futsal SLB critica publicamente a equipa por não terem jogado todos os minutos como deviam.
    jogadores podem rescindir e o sindicato onde está?

    ResponderEliminar
  17. É inaceitável o que este presidente está a tentar fazer do SCP: um instrumento e projecto ao seu serviço pessoal. Pior mesmo só se o SCP fosse um país. Ainda assim é uma colectividade centenária, com milhões de adeptos que não deveriam de forma alguma tolerar perigosas e atentatórias derivas presidenciais como esta a que assistimos diariamente.

    Basta.

    Dia 23 este infame presidente, que reduziu a escombros a imagem do SCP, terá de sair sem mais demoras ou delongas judiciais.

    Rua!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. leia isto:

      "Luís Gestas denuncia pressões e ameaças: «Estou farto!»

      Luís Gestas, vogal do Conselho Diretivo do Sporting, recorreu, esta terça-feira, às redes sociais para denunciar pressões, ameaças e ofertas para cessar funções no órgão presidido por Bruno de Carvalho.

      Mensagem na íntegra:

      «Sofri no último mês pressões para abdicar daquilo que os sócios me conferiram, a honra de servir o Sporting Clube de Portugal. Não sei o que ofereceram aos meus colegas demissionários mas eu não estou à venda. Basta! Basta de dirigentes partidários tentarem-me com empregos. Basta dos meus melhores amigos servirem de intermediários. Basta de ofertas de dinheiro. Basta de ameaças físicas. Estou farto! Estou cansado! Mas sei o que se passa e porquê querem isso. Se alguém se subjugou a outros partidos eu não me vergo. Não utilizem triplos abraços para me sensibilizar, o templo, esse é para combater a tirania e não para se compactuar com ela. Já deu para ver que têm medo dos sócios, mas são eles os únicos donos do clube e nunca os irei trair. Nenhum dinheiro nem nenhum emprego me fará passar a responsabilidade de ter entregue o clube a quem só o quer para proveito financeiro. Nestes 5 anos não ganhei um euro no Sporting, mas ganhei, ganhei o orgulho de servir este clube e construir aquilo que todos diziam impossível. Por isso, se o Álvaro quer apropriar-se do clube, que seja por vontade dos sócios, nunca será com a minha demissão. "Para fazerem mal ao Sporting primeiro vão ter de me matar".»"

      Eliminar
    2. Em escombros vai estar a tua auto-estima dia 24!! Em escombros estava o Sporting em 2013, vai mas é vender banha da cobra para a feira do relógio.

      Eliminar
    3. Deixem lá ficar o BC , K O CLUBE DESAPARECE EM POUCO TEMPO .

      Eliminar
  18. Mister, explica-me p.f. como em 2014/15, o activo passou de 146M€ para 235M€, + 90M€? Como se conseguiu aumentar tanto o activo de um ano para o outro?
    Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em poucas palavras:

      EM 2006 SCP clube cedeu à Sporting Património e Marketing os direitos de superfície sobre o Estádio e o Multidesportivo. Em 2015 a Sporting Património e Marketing foi incorporada por fusão na Sporting SAD ficando esta, por via dessa fusão, detentora desses direitos de superfície.

      Só esta operação (meramente contabilistica porque foi tudo operado dentro do grupo: nada se criou, nada se perdeu, apenas se transformou)teve um impacto no Ativo da SAD de 140M euros (200M dos direitos de superfície - 60M de amortizações acumuladas)

      Não sei se deu para perceber...

      Eliminar
    2. Foi uma operação meramente contabilística, como bem diz, mas que tem por base uma avaliação dos terrenos totalmente fora da realidade, feita apenas com a intenção de embelezar os capitais próprios que estavam muito negativos. Quem foi o avaliador?

      A falência técnica era escandalosa e mais que óbvia, tal o nível negativo de CP, quando nunca houve uma ação do MP como teria acontecido se isto acontecesse num pais "civilizado". Seriam obrigados a ir à falência.

      O mesmo aconteceu com os VMOCS, que acrescentou um perdão de 135M de passivo que devia ser remunerado.
      200M pelos terrenos?

      Eliminar
  19. Dia 23 haverá tiro ao alvo! e se o tiro sair pela colatra, vocês continuarão a defender o passado ou encolhem o rabinho. É que o clube está cansado dos abutres.
    Viva o SCP, vivam os sócios, abaixo os interesses das sanguessugas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nao percebo muito de finansas, mas ve-se a canalhada a dizer mal de quem meteu o sporting em pe e, podiamos ser campioes por duas ou tres veses mas a mafia nao nos deixou. O que e feito da PJ? Depois de tantas investigacoes. Pobre paiz venham a Australia aprender com as autoridades de ca.

      Eliminar