quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

O mestre dos derbys


Independentemente da justiça do resultado, da táctica ou das substituições no derby de ontem em que cada um terá a sua opinião, há algo que merece ser destacado e que tem fugido ao escrutínio da imprensa desde que Jorge Jesus assinou pelo Sporting. Os números não mentem, e demonstram que Jorge Jesus é um verdadeiro mestre nos derbys, senão vejamos:


Derbys com Jorge Jesus no Benfica



Enquanto esteve no Benfica, Jorge Jesus realizou 15 jogos contra o Sporting tendo vencido 10 jogos, empatado 4 e perdido apenas 1 jogo. A sua equipa marcou 27 golos e sofreu apenas 10 golos. São números verdadeiramente avassaladores.

Derbys com Jorge Jesus no Sporting



Desde que chegou ao Sporting a tendência foi alterada passando agora o Sporting a estar por cima, ainda que ligeiramente. Em 7 derbys com Jorge Jesus no banco o Sporting venceu 3, empatou 2 e perdeu 2. Os leões de Jorge Jesus marcaram 9 golos e sofreram 6 golos.

Os jogos entre os três grandes


Se ainda existirem dúvidas sobre a capacidade de Jorge Jesus nos clássicos, apresento os pontos conquistados nessas partidas pelo Sporting.


Como podem verificar, desde 2015/2016 até hoje o Sporting é o grande com mais pontos conquistados em clássicos.

A crescer


Mas mais importante do que os números é a auto-estima, a crença e a confiança com que os Sportinguistas olham hoje para estas importantes partidas. Valores que nos foram devolvidos nos últimos anos e que ontem parecemos esquecer. Quando no final da partida vi Sportinguistas a criticarem a equipa e o treinador por um empate conseguido em casa do tetracampeão nacional e vejo os adeptos e jogadores desse clube a festejaram o ponto conquistado, percebi isso mesmo. Importa também salientar que este empate com golos permite-nos jogar o derby com o Benfica em Alvalade na penúltima jornada do campeonato com a vantagem dos golos marcados fora, no caso de as duas equipas estarem com os mesmos pontos. 

Na entrevista que Bruno de Carvalho concedeu ao Record há uma resposta que me ficou na retina. O  presidente dizia qualquer coisa como isto: o Sporting deixou de seu um candidato ao título apenas no papel face ao seu palmarés e história, para passar a ser um verdadeiro candidato ao título. A direcção conseguiu criar estas condições e a equipa tem demonstrado qualidade na excelente época que está a realizar. 

Agora cabe-nos fazer também a nossa parte e ajudar a equipa na conquista dos nossos objectivos. Este mês temos um título para ganhar e vários jogos de extrema importância no campeonato nacional, a começar já no próximo domingo na recepção ao Marítimo. E que tal enchermos Alvalade? 


Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aqui)

8 comentários:

  1. Sem duvida, agora estamos muito melhores. E esta epoca temos algo unico, se passarmos na taca teremos mais dois jogos com o Porto e temos um garantido na taca da treta. Se isto tudo correr bem teremos ainda 4 jogos com o Porto esta epoca para tirar as teimas de uma vez por todas.

    Agora que despachámos o carnide temos de correr atrás do primeiro lugar. Estamos juntos!!!

    ResponderEliminar
  2. As vitórias no polvo com os capelas e afins não podem ser consideradas.
    O saldo no Sporting é negativo
    Temos um dos melhores planteis de sempre com internacionais argentinos, do Uruguai, temos jogadores de nível de Real Madrid e Barcelona e para não falar nos internacionais portugueses
    Batemos o recorde em compra de jogadores
    A realidade é que desde que Slimani se foi não conseguimos ganhar um jogo grande com Bas Dost a frente.
    Com este mestre dos Derby’s que joga em contra ataque com Bas Dost abdicando de um avançado mais rápido mais forte e mais fresco e que não jogou três dias antes como a maioria e vem dizer no fim do jogo que faltou-nos um avançado para explorar as costas e o espaço deixado pelo slb, so pode ser... não quero ofender. Por favor alguém mais inteligente que eu explique-me a lógica disso e o que ele quis dizer

    ResponderEliminar
  3. Resumindo, concluindo e baralhando que efeitos práticos e que resultados são refletidos no palmarés do clube, tamanha mestria?

    ResponderEliminar
  4. Concordo com este último comentário, os resultados obtidos por JJ no Carnidão não têm qualquer valor! Ou então não podemos dizer que o Benfas ganhava graças ao sistema maligno, que os e-mails demonstram! Mister, não vale a pena tentar exacerbar as qualidades do JJ, recorrendo a esta estatística, para tapar a sua ação no jogo de ontem que foi muito negativa. Os sportinguistas não gostam de comer gelados com a testa. Para que não restem dúvidas, não sou sportingado, pelo contrário, acho que BdC tem feito um grande trabalho no clube, mas teve azar quando escolheu JJ. Há tão bom ou melhor do que ele e muito mais barato. Mudando de assunto, agora, é deixar as incidências deste jogo, até, porque estamos em todas as frentes e com todas as hipóteses de vencer vários troféus, e não dar tréguas no caso dos e-mails e afins.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande comentário e esse de comerem gelados com a testa , foi a primeira vez e ouvi e parti-me todo !
      De factos o Benfica quiz se ver livre de JJ porque sabia a razao das vitorias, no entanto , queria-o fora de Portugal por causa dos segredos que tem do sistema e dos arbitros ! Mas este ano mesmo com o Benfica morimbundo não lhe vai servir de nada porque é um treinador que come bolos com a testa !! Cerebro ZEro ! Num jogo, onde a sorte lhe sorria, estragou tudo e ofereceu o empate como ja fez em inumeras ocasioes . Ate um campeonato perdeu no ultimo segundo !É mau demais ! O Lito Vidigal se tivesse aquela equipa nas maos era campeao nacional !

      Eliminar
  5. Sporting é o 49º clube financeiramente mais poderoso do mundo. FC Porto o 52º e Benfica o 63º; para a soccerex

    ResponderEliminar
  6. O JJ fez no Benfica o que fizeram todos os treinadores que por lá passaram, ganhou mais vezes ao Sporting do que o inverso. Tanto é assim, que neste momento, por exemplo em Alvalade, o Benfica tem o mesmo numero de vitórias e de derrotas (no campeonato) o que o torna o derby mais desequilibrado do mundo tendo em conta a vantagem nos jogos na Luz.

    Quanto aos derbys de JJ no SCP, no campeonato ganhou o primeiro jogo, 0-3 na Luz e nunca mais ganhou outro jogo em mais 4 oportunidades tendo perdido um campeonato com a derrota em Alvalade.

    Mestre do que? Mestre em saber rentabilizar financeiramente o seu trabalho, e em perder vantagens em campeonatos - Benfica -perde 2 campeonatos com 5 e 6 pontos de avanço na 1ª volta, e no Sporting perde 1 campeonato com um avanço de 7 pontos.

    Boa sorte para vós com este Mestre.

    ResponderEliminar
  7. Epá, gosto do jesus e não negócio que na meia dúzia de anos de carnide teve 2 ou 3 equipas extraordináriaS, começando pelo rolo compressor mas convém não esquecer resultados limpinhos limpinhos.

    Nos anos de Sporting, obviamente, que teve todo o mérito nem que seja por mudar o paradigma entre os adeptos.. Com alguma bazófia à mistura mudou - se de "medo" do derbi para por quantos vamos ganhar!

    ResponderEliminar