Durante o dia de ontem foi desencadeada uma mega operação de buscas no âmbito do processo Lex, que tem como figura central o juiz desembargador Rui Rangel. Em traços gerais estamos a falar de um caso de corrupção, tráfico de influências e fraude fiscal. Alegadamente, Rui Rangel terá vendido decisões judiciais e influencia em processos que não estavam nas suas mãos.
Aqui o que me interessa é a vertente desportiva do caso, e neste sentido importa referir que foram desenvolvidas buscas em casa de Luís Filipe Vieira e no Estádio da Luz, com especial foco no gabinete do vice-presidente Fernando Tavares.
Arguido ou não? Eis a questão
No jornais generalistas Luís Filipe Vieira é classificado cabalmente com arguido no Publico, Correio da Manhã, Negócios e Jornal I. No Diário de Notícias é dito que "fontes ligadas ao processo garantem que é arguido, mas o Benfica negou ontem que o seu presidente fosse arguido". Já o Jornal de Notícias diz que Vieira é "suspeito de tráfico de influências".
Relativamente aos crimes alegadamente cometidos por Luís Filipe Vieira, apenas o Publico e o Correio da Manhã dão mais pormenores. No Publico é dito que: "Entre os "clientes" do juiz do tribunal da Relação de Lisboa, estará o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, que terá pago pela influência do juiz na resolução de um processo fiscal que envolvia o filho e estava pendente nos tribunais administrativos e fiscais. É por este motivo que Vieira foi constituído arguido no âmbito desta investigação".
O Correio da Manhã confirma esta ideia e acrescenta bastante informação.
O que passou se?
Relativamente aos crimes alegadamente cometidos por Luís Filipe Vieira, apenas o Publico e o Correio da Manhã dão mais pormenores. No Publico é dito que: "Entre os "clientes" do juiz do tribunal da Relação de Lisboa, estará o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, que terá pago pela influência do juiz na resolução de um processo fiscal que envolvia o filho e estava pendente nos tribunais administrativos e fiscais. É por este motivo que Vieira foi constituído arguido no âmbito desta investigação".
O Correio da Manhã confirma esta ideia e acrescenta bastante informação.
- O CM começa a sua notícia em grande estilo não deixando margem para dúvidas: "Luís Filipe Vieira é arguido, suspeito de tráfico de influências, apesar dos desmentidos do Benfica. E em causa está, para já, uma cunha que o líder dos encarnados meteu ao juiz Rui Rangel para que este intercedesse junto de outros magistrados, a favor do filho Tiago, que tinha uma decisão pendente no Tribunal Administrativo e Fiscal de Sintra. Queria resolver uma dívida fiscal de 1,5 milhões de euros. E, à troca, Vieira prometia a Rangel cargos remunerados no universo encarnado: presidir à Fundação Benfica e ser responsável da universidade a criar pelo clube no Seixal."
"Tudo isto foi revelado à investigação por escutas telefónicas. Os dois, que foram concorrentes na luta à presidência do Benfica mas que depois se aproximaram, têm um amigo em comum – que ontem foi preso: o advogado Jorge Barroso, que trata de questões dos negócios de Vieira ligadas ao imobiliário."
A explicação para esta dúvida entre ser ou não formalmente arguido está relacionada com a recusa de Luís Filipe Vieira em assinar a constituição de arguido. Uma chico-espertice que permite ao Benfica andar a propagandear que Vieira não é arguido. Uma estratégia comunicacional que ficou clara quando o advogado João Correia (fica a dúvida se falava enquanto advogado de Vieira ou do Benfica) se espalhou ao acrescentar o "ainda".
Mas melhor do que o "ainda", vem a forma com o Dr. João Correia se pronuncia sobre a condição de arguido.
Os desportivos
O Record diz que "Vieira deverá ser constituído arguido" e que "segundo o Record apurou, a investigação já dura há vários meses e existem escutas telefónicas nas quais o presidente está envolvido".
O Ojogo dá uma versão deliciosa: "O dirigente do clube máximo das águias foi apontado como arguido por várias fontes, mas o Benfica pôs a circular que é Fernando Tavares, vice-presidente para as modalidades."
Agora fiquem com a versão do "oficioso" Abola.
Portanto, temos aqui uma versão diferenciada das demais ao dizerem que o tal "agente desportivo" referenciado pelo Ministério Público é Fernando Tavares, vice-presidente do Benfica. Adicionalmente, o jornal também confirma que Vieira deverá ser constituído oficialmente como arguido. Perante isto surge aqui uma dúvida. A quem se refere o MP quando fala na constituição de arguido de um agente desportivo: Será Vieira ou Fernando Tavares? Mesmo tendo recusado assinar a constituição de arguido, Vieira fica constituído arguido ou essa oficialização só é válida após futura notificação? Ficam estas perguntas no ar.
Olhando para isto do ponto de vista da Abola, serão os dois arguidos neste processo. Fica a faltar saber qual foi o alegado crime cometido por Fernando Tavares.
Resumindo
Alegadamente, Luís Filipe Vieira terá solicitado uma cunha a Rui Rangel junto dos magistrados que estavam a julgar um processo fiscal no valor de 1,5M em nome do filho, Tiago Vieira. Por compensação por esta ajuda, Vieira iria dar a Rui Rangel a presidência da Fundação Benfica e a liderança da Universidade Benfica. Estamos a falar de uma investigação está no terreno há meses e conta com escutas telefónicas que indiciam este e outros crimes, sendo que durante o dia de ontem foram realizadas buscas no Estádio da Luz e na residência de Luís Filipe Vieira. O presidente do Benfica não assinou a constituição de arguido o que atrasa a oficialização do acto, mas na prática é arguido.
Quando a "cunha" prometida a Rangel são dois altos cargos remunerados no Benfica, não me venham com a teoria que o Benfica não tem nada a ver com o caso. É claro que tem.
Estamos então perante alguém que alegadamente compra árbitros, dirigentes da arbitragem, delegados, observadores, membros do conselho de disciplina, altos cargos da Liga e da FPF, ministros, deputados, presidentes de câmara, presidentes de clubes, jogadores adversários para perderem jogos, jornalistas e até juízes.
EDIT: Já depois do post ter sido publicado a Procuradoria Geral da República confirmou a condição de arguido para Luís Filipe Vieira e Fernando Tavares.
EDIT: Já depois do post ter sido publicado a Procuradoria Geral da República confirmou a condição de arguido para Luís Filipe Vieira e Fernando Tavares.
Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
A assinatura não é obrigatória e não atrasa nada.
ResponderEliminarArtigo 95.º
Assinatura
1 - O escrito a que houver de reduzir-se um acto processual é no final, e ainda que este deva continuar-se em momento posterior, assinado por quem a ele presidir, por aquelas pessoas que nele tiverem participado e pelo funcionário de justiça que tiver feito a redacção, sendo as folhas que não contiverem assinatura rubricadas pelos que tiverem assinado.
2 - As assinaturas e as rubricas são feitas pelo próprio punho, sendo, para o efeito, proibido o uso de quaisquer meios de reprodução.
3 - No caso de qualquer das pessoas cuja assinatura for obrigatória não puder ou se recusar a prestá-la, a autoridade ou o funcionário presentes declaram no auto essa impossibilidade ou recusa e os motivos que para elas tenham sido dados.
A PGR já confirmou a constituição de arguido do orelhas!
ResponderEliminarAlguém que informe o porco Gil 😂
Que se faça justiça..tudo preso!!
ResponderEliminarQuero é perceber uma coisa do jornal i (o tal que se vangloria por ter uma imagem sui generis - deve ser por viver noutro universo):
ResponderEliminarSuposta queixa sobre Bruno de Carvalho é igual a capa monstruosa com a cara dele e letras garrafais a dizer que está a ser investigado.
Já o Luis Filipe Vieira, mais um processo na justiça a juntar aos muitos outros onde o seu nome circula (vouchers, emails, porta 18, etc), inclusive constituído arguido e o máximo é o nome dele com a foto do Rangel.
Sim, pasquim por de mais isento!
É processar o jornal i e ponto final, até porque devem estar a nadar em dinheiro...
EliminarDevem ser interessantes as escutas telefónicas. Se o Vieira foi apanhado certamente que os telefones dele também devem ter sido controlados. Deve haver muita matéria interessante nomeadamente em relação aos outros processos.
ResponderEliminarVai ser lindo, vai.
Esse é o problema de criminosos... err estadistas!.. q quando atingem um certo nível se acham intocáveis...
EliminarProvavelmente o(s) telefones dele estiveram sempre sobre escuta... pois só um mentecapto q se babe ao andar na rua, fica convencido que toda a culpa do célebre caso porta #18 (TM), foi exclusiva dum motorista... de director passou a motorista... ou era motorista e passou a director... mas no fundo era é um Narcotraficante (confesso, preso e não apresentou recurso)... estória própria dum debiloide mental... ou dum testa de ferro, um "fall guy"...
No mesmo sentido está esse tal de 'Tavares do benficas', pronto a ser mandado para debaixo do autocarro, se o querido lider precisar de ajuda para não ter pena agravada (a q não deve escapar)...
Depois iremos ver quem é que se parece com o Vale e Azevedo...
Para o universo do Glorigozo isso sao peaners...como ja li em outros blogs, parece que aquela gente se sente (ou sentia) acima da Lei, intocavel.
ResponderEliminarEspero que caiam escadas abaixo e com o focinho para a frente, que nao fiquem dentes naquelas bocas arrogantes...
é muito engraçado que alguns media andaram a papaguear "o slb disse que não é arguido"...
ResponderEliminarUm sujeito que tenta comprar juizes, o que não fará mais. Não sei como ainda pode haver quem tenha duvidas que compraram arbitros, avaliadores, órgãos de decisão, jogadores das equipas adversárias e sabe-se lá que mais.
ResponderEliminarComprar árbitros de futebol então, são 'peaners' e já bolorentos...
EliminarHá que olhar para figura de palhaços que os deputados fazem com penseu Juizes destes !! Do Orelhas nem vale a pena falar porque deiza rasto em todo o lado por onde passa ! LEmbram-se do Mantorras ??? Âh pensei que não se lembravam ? O Benfica pagou 5 milhoes de Euros ao Alverca que encherrou as portas por falencia e não registou essa venda ! Sabem onde foi parar esse dinheiro do Benfica ? E sabem porquê que o presidente do Benfica não é remunerado ? Àh já sei !! POrque é um mecenas ! Certo ?
ResponderEliminar