domingo, 26 de novembro de 2017

Estratégias de comunicação


O jornal Expresso deste fim de semana apresentou uma matéria sobre as estratégias de comunicação dos 3 grandes. Para isso foram feitas 15 questões ao líderes dos respectivos departamentos. Aqui ficam as respostas.


Perguntas



Respostas



Breve comentário


As declarações de Nuno Saraiva e Francisco J.Marques são coerentes com os seus comportamentos e com o que têm desenvolvido em termos de política de comunicação nos seus clubes. Por contraponto, as declarações prestadas por Luís Bernardo são de uma hipocrisia extrema. Quem lê as respostas do director de comunicação do Benfica até pode esquecer-se por momentos que esse senhor é o representante máximo da comunicação de um clube que usa as cartilhas do ódio como base do seu discurso oficioso, do clube que tem um conta de twitter com acesso exclusivo a jornalistas - uma espécie de cartilha para jornaleiros - do clube que alberga no seu órgão principal de comunicação (Benfica TV) um sem fim de cartilheiros, avençados e toda uma variedade de Piriquitos, etc. 

No Porto e no Sporting os responsáveis dão a cara e dizem o que pensam. Já no clube dos Piriquitos, apregoa-se o "não falem dos outros", ao mesmo tempo em que se enviam cartilhas com boatos e calúnias para denegrirem os adversários. 


Termos de levar com Luís Bernardo a dizer que opta por uma postura institucional só pode ser mesmo para rir. Mas tenho de dar muito mérito ao director de comunicação do Benfica, em pelo menos uma coisa. A tal postura institucional permite-lhe levar para casa cerca de 660 euros por dia  - 240 mil euros/ano (link). E isso não está ao alcance de todos.

Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já. 

Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)

2 comentários:

  1. Mas o carnide é isto mesmo, além de acéfalos são de uma hipocrisia sem limites. Quem os ouve falar e quem tem paciência para os ler e não tenha palas nos olhos, encontra tantas mas tantas incoerências e inverdades. É um clube que se julga acima de tudo e de todos e não têm vergonha nenhuma na cara. Vão acabar por CAIR COM ESTRONDO!

    ResponderEliminar
  2. Estas respostas têm bastantes sinais interessantes.

    ResponderEliminar