quarta-feira, 29 de novembro de 2017

CASO VOUCHERS - Benfica teve acesso privilegiado a depoimentos dos árbitros


Com tantos episódios de tráfico de influências, corrupção e derivados no caso dos emails, já pouco ou nada consegue surpreender os adeptos de futebol em Portugal. Desta feita, a revista Sábado na sua edição de hoje, publica uma matéria sobre o facto de o Benfica ter tido acesso privilegiado a depoimentos dos árbitros no âmbito do caso dos vouchers. Depoimentos esses que deveriam ser confidenciais. 

A reportagem




Revisitando o processo


No dia 5 de Outubro de 2015, Bruno de Carvalho esteve no programa "Prolongamento" da TVI24 e fez a denuncia do caso dos vouchers.


Depois da denuncia publica, o caso foi entregue ao Conselho de Disciplina da FPF que a 14 de Outubro o enviou para a Comissão de Instrução e Inquéritos da Liga ficando este órgão com a responsabilidade de fazer as necessárias averiguações e emitir um parecer sobre o assunto. 

No dia 6 de Novembro de 2015 foi noticiado pela TSF e pelo Mais Futebol que a CIIL 



No dia seguinte (7 de Novembro) e segundo a revista Sábado, "a APAF enviou para árbitros, árbitros assistentes, segunda categoria, estagiários e observadores uma "sugestão de resposta" à CIIL. "Os árbitros e assistentes solicitaram à APAF aconselhamento jurídico, no seguimento de um pedido da Comissão de Inquéritos da Liga", explicou à SÁBADO José Fontelas Gomes, então presidente da associação, actual presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol." 

As questões colocadas aos árbitros


1) Já receberam prendas de algum clube?
2) Sentiram-se condicionados por alguma oferta de algum clube?
3) Receberam ou utilizaram alguma oferta do Benfica?

Desde logo, o facto de o questionário ter sido fechado e feito através de email diz praticamente tudo sobre a vontade de a CIIL analisar devidamente o caso. Depois, as perguntas são absolutamente patéticas. 


O dia em que a APAF se armou em António Galamba


Segundo a "Sabado", no dia seguinte, 7 de Novembro de 2015, "a APAF enviou para os seus associados uma sugestão de resposta que passava pelos árbitros dizerem que "em toda a sua carreira sempre foi hábito generalizado por parte dos clubes oferecerem lembranças alusivas à colectividade ou à região, tais como porta-chaves, galhardetes, cachecóis, livros, medalhas comemorativas, camisolas ou produtos regionais". O árbitro deveria ainda dizer que os jogos no estádio da Luz "nunca foram excepção à regra", sendo que o Benfica oferecia "lembranças nos mesmos precisos termos e contexto que os demais" clubes.

É muito importante salientar dois pontos fundamentais:

1) Durante 3 épocas todos os árbitros que foram apitar ao Estadio da Luz receberem os vouchers e nunca nenhum escreveu esses factos no relatório de jogo. Quando Bruno de Carvalho denunciou o caso, os homens do apito correram para a APAF pedindo auxílio jurídico para responderem a 3 questões patéticas sobre o assunto, o que é bem demonstrativo do medo e incómodo causado. 

2) A APAF decidiu então armar-se em António Galamba - o tal que escreve os discursos e que dá as entrevistas de Vieira ao jornal Abola - fazendo um guião para os árbitros responderem ao que foi solicitado.

Na hora certa


Nesse mesmo dia (7 de Novembro) a APAF enviou um email para os árbitros com o guião para resposta à CIIL. Curiosamente, no mesmo dia Paulo Gonçalves também recebeu esse email, assim como Ricardo Costa, antigo presidente do Conselho de Disciplina e consultor da Abreu Advogado, a tal empresa que abastece com muita frequência a lista dos delegados da Liga. 

Ora, apenas 4 dias depois (11 de Novembro) é que Luís Filipe Vieira prestou esclarecimentos. Por isso é fácil percebermos que quando o Presidente do Benfica prestou declarações já sabia tudo o que tinha sido dito pelo árbitros em sede de inquérito.

A pergunta do milhão de dólares é simples: Ora, se a APAF enviou um email para os árbitros, como é que o email foi parar às mãos de Paulo Gonçalves e do Benfica? Terá sido Fontelas Gomes a passar essa informação ou terá sido algum padre com uma enorme vontade de ser um "menino querido"?


Duas refeições não é cortesia suficiente, por isso "alguém" aumentou para quatro...


No dia anterior (10), Paulo Gonçalves enviou para a sociedade de advogados "Correia, Seara, Caldas, Simões", cópias dos vouchers oferecidos entre as épocas 2013/2014 e 2015/2016, sugerindo uma alteração à minuta do depoimento de Luís Filipe Vieira, passando a constar nesse depoimento que a alteração de um convite duplo na época 13/14 para 4 convites na temporada seguinte não era da sua responsabilidade, mas sim de "alguém no departamento de futebol do clube". Portanto, Com jeitinho o Shéu é que ainda vai pagar a factura dos vouchers....

Portanto, o Benfica considerou que uma caixa com a história de Eusébio e uma réplica da sua camisola não era cortesia suficiente. Isto não ofende a memória do Eusébio? Não sendo cortesia suficiente em 2013/2014 o Benfica colocou dentro da caixa um voucher com duas refeições. Na época seguinte ainda não consideravam a cortesia como suficiente e aumentaram o número de refeições para quatro. Que maravilha! Quatro árbitros, dois delegados da Liga e um observador dos árbitros tiverem direito a um voucher para irem com a sua família jantar ao Museu da Cerveja, num dos locais mais previligiados de Lisboa sem gastarem um cêntimo e sem qualquer limite de valor. Se assim desejassem até poderiam comer marisco e beber Moet Chandom como quem bebe um copo de água.

Amigos para sempre


Voltando um pouco atrás, a tal sociedade de advogados "Correia, Seara, Caldas, Simões" que segundo a troca de emails divulgada pela Sábado terá sido a sociedade que defendeu o Benfica no caso dos vouchers e que elaborou a narrativa do depoimento de Luís Filipe Vieira sobre esta caso, tem como sócio Fernando Seara. Se estão bem recordados, aqui há umas semanas Fernando Seara foi apanhado nos emails a arranjar "bilhetes jeitosos" para Miguel Lucas Pires ir ao estádio da Luz com os seus amigos. Curiosamente, Miguel Lucas Pires foi apenas e só um dos juízes que analisou e arquivou o caso dos vouchers...




Isto está cada vez mais a bater tudo certo. Só posso concluír com um "Há coincidências incríveis, não há?"

Perante tudo isto, gostava de saber quanto tempo é que a justiça desportiva precisa ara irradiar esta corja toda do nosso desporto e para mandar o Benfica para o distrital? Tem a palavra os Piriquitos...

PS: Agora apaguem tudo


Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já. 

Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)

12 comentários:

  1. Mais um óptimo artigo Sr.Mister do café.Para completar tudo na perfeição só faltava a famosa sociedade de advogados ter dado aconselhamento jurídico à APAF.Muito grave o que se anda a passar.É tudo escumalha!!!

    ResponderEliminar
  2. Eu digo-te quando é que a justiça desportiva vai irradiar esta corja toda do nosso desporto e mandar o Benfica para o distrital. NUNCA!

    Mais facilmente veremos represálias como por exemplo a do Hugo Miguel (que nome tão queriduxo para tamanho filho da puta) no jogo dos putos. "Ai andaram a quexar-se do palavreado do meu amigo, toma lá vermelho por palavrão". E é assim...

    Ainda me questiono porque insisto eu gastar dinheiro com bilhete de época nesta palhaçada. Só mesmo por um grande amor.

    ResponderEliminar
  3. Esta imensidão de tentáculos vermelhos em tudo o que gira à volta do futebol enoja !!!
    Ainda mais revoltante fica em sabermos que quem decide eventuais castigos são os mesmos que mamam à conta do polvo encarnado e que desse modo tudo vai ficar impune !

    ResponderEliminar
  4. Magnífico artigo do Mister, como sempre, com rigor impar. Em nome desse mesmo rigor deve-se salientar que o Bruno de Carvalho não denunciou: o Bruno descreveu um comportamento e fez uma pergunta à Liga acerca desse comportamento. A importância do detalhe será relevante para futuras acusações de "denúncia caluniosa". Nunca se sabe o que um aparelho judicial minado pode produzir, n'est ce pas?

    ResponderEliminar
  5. O caso dos vouchers com outro clube teria sido condenado por ncorrupcao activa . a comissão de instrutores da disciplina não passa de uma tentaculo gigantesco do polvo , o RICARDO COSTA é um agente vigarista ao seviço do polvo , sempre o foi

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse fdp do R Costa nas aulas de Direito de Desporto numa pos graduacao em Coimbra, era ele funcionario da LPFP, e dizia que so nao ganhava o venfique se ele nao podesse.

      Eliminar
  6. O SLB é, de certeza, o clube que constituiu o maior grupo organizado (não sei que nome lhe dar, mas possìvelmente se soubesse era italiano) do mundo para espoliar os seus pares dos resultados desportivos em que deviam competir em igualdade de circunstâncias!
    Começando pela data da sua fundação, em que espoliou dos títulos e da sua história, os clubes que se fundiram, como o óvulo e o espermatozóide que dão origem ao zigoto e só depois será ovo de onde nascem os animais, ou no caso, o SLB, cujo "óvulo" o Sport Lisboa, se uniu ao "espermatozóide" Grupo Benfica, de que resultou o ovo, de onde nasceu um novo clube.
    Mas que só nasceu porque houve jogadores do SL que abandonaram o clube e se juntaram ao SCP, que já existia na época do nascimento do "produto do ovo"!
    O nome do "Champagne" "Chandon", não pode ser escrito em Português, porque não usamos o Trema .. por cima das letras no nosso alfabeto.

    ResponderEliminar
  7. só falta na imagem o piriquito

    Ponto 1

    A 1ª vitória de BdC foi quando os árbitros tiveram de se deslocar às instalações da PJ mais próximas para prestar depoimentos sobre os vouchers. Tiveram de declarar o que receberam. Obrigar os árbitros a sentarem-se numa esquadra da PJ é logo uma pequena vitória.

    Ponto 2

    Cada vez fica mais difícil a comentadeiros e cartilheiros esconder e fingir que não se passa nada no futebol nacional. Eles bem tentam argumentar que há muito ruído no futebol e tem que se calar isto, tem que se calar os presidentes e por uma rolha, blá blá. Tudo vãs tentativas de silenciar o que se passa tentando meter assuntos distintos no mesmo saco.

    Ponto 3

    O caso dos vouchers ultrapassa a mera cortesia, é excesso de cortesia. O problema é a quantidade de € que foi gasto nestas cortesias durante várias épocas seguidas. Foram registadas nas contas do clube? Quem as pagou?

    Ponto 4

    Oferecer uma lembrança não é ilegal. O problema está no montante do valor comercial do kit. E repetir sistematicamente as ofertas em todos os jogos durante jornadas seguidas e épocas consecutivas pode constituir um comportamento padrão desviante que gera determinadas expectativas nos árbitros, e isso já pode ser ilegal. Ver na wikipedia a teoria de Pavlov.

    ResponderEliminar
  8. Isto é algo tão vergonhoso que só mesmo por cá é que estes intervenientes ainda andam na rua como se de gente normal se tratassem.

    Enfim, há aqui algo que não entendo - e não me refiro às falcatruas de quem comanda o SLB. Isto já tem sido algo vulgar.
    Após a chamada de atenção para os vouchers por parte de Bruno de Carvalho, o mínimo seria haver uma investigação séria e de modo a apurar, de preferência com testemunhos isentos e sem pressão.
    Ora, serem enviadas as perguntas e modelos de resposta - a mim -, demonstra sim uma tentativa de "fugir com o rabo à seringa".

    Mas lá está, estava lá o periquito, o tal que, recorde-se, estava nos que analisaram todo o esquema. Aliás, nem ao restaurante foram recolher dados - algo basilar!!


    É mais uma folha cheia no livro "Podres do desporto nacional". Com os mesmos intervenientes e sem pudor em continuar pelos mesmos caminhos.
    Pelos intervalos da chuva segue um Leão enjaulado e impedido de rugir.
    Mas é um orgulho!

    ResponderEliminar
  9. o que é que o bacalhau à brás acha disto?
    é tudo invenção e ruído não é?
    continuem a fingir que não se passa nada

    seria interessante fazer uma lista todos processos que estão em curso envolvendo slb:
    - homicídios e claques
    - vouchers
    - emails
    - despromoções árbitros

    quando saírem os veredictos vem tudo de uma acentada

    ResponderEliminar
  10. hoje,no rascord,vem uma entrevista dum grande filho da puta,um barbosa qualquer,que nesta altura achou importante falar do assunto da doyen,e esquecer-se do assunto que domina a atualidade,a corrupção no futebol portugues

    ResponderEliminar
  11. Excelente cronologia dos factos, Mister. Foi com o caso vouchers que se abriu a caixa de pandora desta gente nefasta.

    A corda continua a apertar pescoços, as cartilhas e os mais leais cartilheiros por mais contorcionismo que façam, semana após semana os argumentos caem num vazio que cheira a TRAMPA a quilómetros de distância. O cerco aperta, o puzzle começa a fazer sentido, as promiscuidades e o tráfico de influências começa a ser bastante real, mesmo para os acólitos do grande estadista Luís.

    Vem aí mais "carga" e por mais esquemas que queiram implementar para CALAR a VERDADE não o irão conseguir, pois o comboio já vai em velocidade furiosa com destino à Carregueira.

    VÃO CAIR COM ESTRONDO!

    ResponderEliminar