domingo, 19 de novembro de 2017

Meu rico vídeo-árbitro



Os jogos realizados pelos 3 grandes nesta jornada de Taça de Portugal são o exemplo perfeito da importância do papel do VAR na verdade desportiva. Ainda vamos com apenas 11 jornadas de Liga com recurso ao VAR mas é já impossível para os amantes do futebol olharem para um jogo e não pensarem nos efeitos positivos que esta tecnologia teria. Vejamos os casos dos três grandes.

Sporting - Famalicão


Já falei em pormenor sobre a vergonhosa arbitragem de Hélder Malheiro (aqui), por isso deixo apenas o vídeo que demonstra que ficaram dois pontapés de penálti por assinalar a favor do Sporting e que o pontapé de penálti assinalado contra o Sporting é precedido por fora de jogo. 


Até concedo que o lance de pontapé de penálti no início da segunda parte não fosse decidido pelo VAR, uma vez que depende um pouco da interpretação e já vi análises distintas para o lance entre os experts da arbitragem. Já o lance do pontapé de penálti por falta sobre Bas Dost e o lance que deu o pontapé de penálti ao Famalicão teriam claramente de ser analisados pelo VAR, não permitindo que o Sporting fosse prejudicado, como aconteceu. 

Porto - Portimonense



Lance sem margem para dúvidas. Ficou por exibir cartão vermelho directo a Alex Telles aos 42´. Neste lance há duas coisas que me causam um certo incomodo e espanto:

1) Então o Artur Soares Dias conseguiu ver a entrada de sola de Alex Telles e mostra apenas o amarelo? Então e para que serve o árbitro auxiliar que estava em cima da jogada? 

2) E por que será que nem o narrador nem o comentador da partida deram a sua opinião sobre a acção disciplinar?


Benfica - Vitória de Setúbal



Continuam as infelicidades de Capela nas visitas à "Catedral". Desta feita, não viu um pontapé de penálti a favor do Vitória de Setúbal que poderia dar o empate a cerca de 10 minutos do final da partida. Na sequência do lance o Benfica marcou o segundo golo e sentenciou a partida. Com VAR, o golo do Benfica seria anulado e seria pontapé de penálti a favor do Vitória de Setúbal. 


Portanto


Com o VAR a funcionar nestes jogos:
- O Sporting poderia ter resolvido o jogo muito mais cedo, evitando a entrada de jogadores importantes para desbloquear o jogo. 
- O Porto ficaria reduzido a 10 jogadores mais de metade da partida frente ao Portimonense e numa altura em que o marcador estava (1-1).
- O Benfica provavelmente estaria empatado a 10 minutos do final da partida e com fortes possibilidades de jogar mais 30 minutos de prolongamento.

Estas três partidas são o melhor exemplo para expressar o motivo pelo qual o Sporting e os Sportinguistas foram os principais defensores da introdução do VAR no futebol. 

Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já. 

Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)

16 comentários:

  1. E acha que o VAR corrigiria estes lances?

    Já tivemos vários exemplos de situações tão ou mais flagrantes que estas em que o VAR ficou caladinho, ou, quando falou, o árbitro manteve a sua decisão asnática - como naquele lance de pretensa simulação de penaltie do Gelson.

    Se no VAR estiver alguém também apadralhado, esqueçam o VAR.

    ResponderEliminar
  2. Isso é se o VAR já não tivesse tido "avarias" esta época, como no fc porto - Belenenses ou em praticamente todos os jogos do benfica, seja em casa ou fora. Portanto, com ou sem VAR, já percebemos que continua tudo na mesma, como a lesma.

    ResponderEliminar
  3. Ontem e anteontem o sentimento geral era de nostalgia!

    "Ahhh que bons eram os velhos tempos!"

    ResponderEliminar
  4. Estamos a assistir a uma corrida entre dois apitos o vermelho/polvo e o subeijamente conhecido por dourado/fruta.
    Mas é espectavel que assim seja, pois, com esta história dos email-s os conhecidos por bois pretos, como não sabem para que lado vai pender a balança, optam por andar a dar cobertura a estes dois. Duvidas??? Os ultimos jogos falam por sí.
    Atenção que osto ja vem desde o inicio da época pois temos de nos lembrar que só vai haver logar para 2 equipas na LC e quem perder esse comboio está fora nos proximos anos da lupa pelo campeonato por razões obvias a meu ver. No slb, o LFV (nhaga Portugues) se não for à LC, já deve saber com quastas cadeiras vai levar nas trombas mandadas pelos DV e NN, para além de ficar bem posicionado para levar um pontapé no traseiro para fora do SLB. No FCP é PC que vai de vela pois já há muita contestação e caso não vá à LC nem dinheiro nem equipa para os próximos anos, pois vai ter de vender os melhores para equilibrar contas e não vai ter hipotese de promover jogadores nos anos seguinyes sem LC há vista. Daí, que o alvo a abater para estes dois, é BdC porque só este pode interferir nos planos dos dois ao fazer tudo para o SCP alcansar o 1 ou 2 lugar no campeonato e isso para já é muito espectavel.
    Só uma forte união dos sportinguistas pode evitar que o SCP seja relegado para segundo plano e isso so pode ser feito com enchentes no estádio e pavilhão, aumentar o numero de associados e apoiando sempre a equipa por todo o lado.
    O medo que BdC inspira ao presidir um SCP campeão deve ser muito grande pois, ao verem os exitos alcançados nas restantes modalidades, chegando o mesmo ao futebol senior o mais provavel é que não calsem durante muitos anos e mes agora sem títulos temos o estádio quase sempre cheio, imagino que teria de ser aumentado uns bons milhares com os lugares a serem todos vendidos no inicio de cada epoca. Essa é a força que os nossos adversários querem evitar a todo o custo e daí tudo fazerem para colocarem fora do futebol Portugues a ameaça deste presidente. Depous basta lá colocar um clone de JEB, GL ou merda parecida para o SCP voltar ser uma marioneta nas mãos de LFV ou PC.
    Esta é apenas a minha opinião e gostaria muito de estar enganado.
    SL.



    ResponderEliminar
  5. O que mais me irrita é ler sportinguistas otários a falar do "Alan Ruiz", do JJ, do BdC, mas nisto não dizem nada!

    ResponderEliminar
  6. Caro Mister, na minha opinião existe uma clara tentativa de bipolarizar o futebol nacional. As investidas e apoio ao Braga são uma tentativa de criar uma segunda liga de discórdia, reservando para primeiro plano os lampiões de m. e os tripeiros e relegando o SCP para um segundo plano.

    ResponderEliminar
  7. Só para dar a minha visão dos lances; não quero ser do contra mas acho que não são o tipo de lances que indiquem mais que serem de difícil análise, menos o do Famalicão: esse foi mesmo à menino querido.
    1. Não acho que o Matheus Oliveira sequer faça pénalti. Simplesmente está a procurar ganhar posição e futebol não é basquetebol. O gajo do Famalicão nunca chegava à bola (nem o MO)
    2. Pénalti sobre o Dost sim é pénalti em teoria mas Dost nem sequer tinha hipóteses de chegar à bola. Nestes casos era uma amarelo para o infractor mas um pénalti é castigo demasiado.
    3. O lance do Alex Telles é imprudente mas não é maldoso nem violento. O amarelo aceita-se perfeitamente.
    4. O lance do Varela, sim é falta em teoria mas é um contacto leve, mais tentar estorvar que empurrar ou agarrar e o gajo do Vitória de Setúbal nunca chegava à bola e claramente deixa-se cair.

    Penso mais numa questão de justiça natural do que a regras do jogo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E acrescento mais :
      LOLOL !

      Análise à paineleiro, após ler o e-mail e ainda com vários sabores a escorrer pela cara.

      Eliminar
  8. Devemos denunciar,combater e até expulsar os sportinguenses que prejudicam o Sporting.Força Presidente Bruno de Carvalho.SL

    ResponderEliminar
  9. Claro como água que o VAR é o melhor upgrade do futebol, uma vez que não podemos confiar na justiça nem nos árbitros. Claro também que não é perfeito até porque muitos dos gatunos fazem de var. Mas é mais difícil...além do mais a UEFA e a FIFA logo acrescentarão regras ao VAR que irão a breve trelho limitar esses roubos. Se não fosse o VAR desiludam-se pois não estariamos neste momento em 2º lugar e o ladrão em 3º

    ResponderEliminar
  10. E o penalty que ficou por marcar a favor do FCP, por falta sobre André Pereira, em que o adversário corta a bola, mas fazendo uma perigosíssima tesoura por trás? As leis são claras nestes casos: - entradas por trás, não importa se é primeiro na bola ou no jogador. Caso contrário, até pernas se podia partir, desde que primeiro se tocasse na chicha... Além de penalty, o algarvio receberia cartão amarelo, punindo uma entrada por trás e perigosa para a integridade física do jogador do Porto.
    Soares Dias fez uma má arbitragem, mas ambos os lados têm razões de queixa, não só o Portimonense.

    ResponderEliminar
  11. Teoricamente deveria ser assim, mas tendo em conta o que temos visto do VAR esta época e a cobardia dos árbitros que desempenham esse papel, não tenho dúvidas em afirmar que o único lance que teria sido alterado era o penalti contra o Sporting em virtude do fora de jogo que o antecedeu, o resto ficava tudo na mesma, ou alguém acredita que o capela e outro qualquer iam transformar o 2-0 do Benfica num penalti que podia dar o 1-1?

    ResponderEliminar
  12. Na minha optica é o seguinte: SCP, primeiro lance é penalti, mas pode não ser claro para o arbitro ver. O segundo suposto penalti não é, nem por sombras, o jogador não pode cortar os braços, e o penalti do famalicão também é cavado.
    O lance do Alex Teles é imprudente mas não é vermelho, é um lance bastante dividido entre três jogadores, a entrada foi imprudente mas com o objectivo de ir a bola, falhou a bola, levou amarelo, correcto.
    O lance do Varela enfim, basta apenas ver quem apitava esse jogo :)

    Mestre, acho que não vale a pena começar aqui uma propaganda a afirmar que só os rivais são beneficiados, olhem para os jogos do Sporting no campeonato em que também foram beneficiados, caso contrário lá se vai a coerência.

    Saudações

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dá para olhar para tudo e todos, mas colocando numa balança ( e não esquecendo erros grosseiros, propositados, de rir à gargalhada ) penso que sairias da loja, ainda nem tinha pesado metade dos "casos" até agora, pois ia ficar-te carote.

      Lance "imprudente" ? Amarelo e não vermelho ?
      Pronto..
      Lá vai a balança.. Queres que meta na conta ?

      Eliminar
    2. Não sei de que clube me tomas, mas tendo em conta que falas de erros grosseiros de rir a gargalhada, nesta época (e anteriores) o meu clube apenas foi prejudicado por tais "erros grosseiros" por isso presumo facilmente que me tenhas confundido a mim, ou à realidade.

      A propósito, todo o lance imprudente é vermelho?? Até tu sabes que isso é absurdo, mas pronto está encontrada a tendência da tua balança e concordaremos em discordar.

      Eliminar