quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Quanto custaram os planteis dos três grandes?


Cumprindo a política de total transparência para com os sócios, accionistas e publico em geral, a Sporting SAD divulgou hoje todos os pormenores do último mercado de transferências. Quero salientar que esta informação é divulgada quer no mercado de inverno quer no mercado de verão, desde que a SAD é presidida por Bruno de Carvalho. Um exemplo para todos os clubes nacionais e que nunca é demais salientar. 

Olhando para os rivais é fácil verificar que transparência e Benfica não jogam bem na mesma frase. Os montantes da contratações, comissões, entre outras rubricas relacionadas com as transferências não são divulgadas pelo Benfica, especialmente a informação relacionada com jogadores ditos "menores". O Porto divulga as comissões e os montantes pelos quais os jogadores são comprados, ficando apenas a faltar informação sobre negócios de montantes mais baixos, uma vez que englobam a totalidade numa rúbrica designada por outros. 

Jornal Sporting


Aqui fica o print da edição de hoje do "Jornal Sporting" com a informação detalhada de todos os negócios feitos pela SAD do Sporting neste mercado. 

Cliquem para aumentar


A comparação entre os 3 grandes


Cliquem para aumentar

De seguida apresento o mapa com o custo total de todos os jogadores que fazem parte do planteis principais dos três grandes.

Como podem verificar o Sporting gastou muito menos do que os rivais na composição do seu plantel. São cerca de 40 Milhões a menos do que o Benfica e menos cerca de 30 Milhões do que o Porto. Os nossos rivais passam os 100 milhões de Euros em contratações e têm menos jogadores do que o Sporting no plantel principal. 

Importa dizer que enquanto os dados do Sporting estão todos confirmados oficialmente, os dos rivais deixam muito a desejar, especialmente os do Benfica. A marcador amarelo estão valores apontados pela imprensa mas que nunca foram comunicado oficialmente. 

No caso do Porto ficam por saber os custos de José Sá, Vana e Sérgio Oliveira. O Porto nem sempre divulga as compras de jogadores na casa do milhão de euros. No caso de Vana é preciso dizer que ainda não saiu ReC desde a sua contratação. 

Já no caso do Benfica a coisa é muito sumarenta. Ninguém sabe ao certo quanto custou Júlio César, Mile Svilar, Paulo Lopes, Bruno Varela, Jardel, Filipe Augusto (aposto que os benfiquistas gostavam de conhecer os contornos deste negócio), Martin Chrien, Filip Krovinovic, Gabriel Barbosa e Haris Seferovic. É por isso fácil de concluir que o valor total investido pelo Benfica no seu plantel passa largamente os 120 Milhões de euros. Pode ser que um dia revelem estes valores. Era também interessante sabermos quanto é que Jorge Mendes já recebeu em comissões do Benfica. Fica sentado a aguardar essa informação...

Para fechar referir apenas que o Sporting tem cerca de 16 Milhões em jogadores emprestados e a treinar à parte (Douglas e Bryan). Já os rivais têm uma pipa de massa em empréstimos mas isso fica para outro post. 

Fica assim desmontada a teoria do "investimento inacreditável do Sporting" que já tinha sido desmontada quando saíram os valores com os custos com pessoal, onde o Sporting é também o clube que menos gasta. 

Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já. 

Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)

15 comentários:

  1. O Salin, o Matheus e o Alan são dispensáveis. Mas estás a esquecer-te que o Bryan e o Douglas ainda fazem parte dos nossos quadros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os valores do Bryan e do Douglas estão incluídos nos 16M que falei no final do post, juntamento com os emprestados. O Porto também tem um jogador na mesma situação: Alberto Bueno

      Eliminar
    2. Eu tirava do Plantel o Matheus, o Alan e o Petrovic. Tentava vendê-los por algo entre os 15M€ (realista) e os 20M€ (um pouco difícil).

      O Salin deixava ficar mas apostava no Pedro Silva para jogar na Tça da Liga e outros jogos menos importantes. E dava aos 2 um joguinho no campeonato assim que possível pois a parte final da época vai ser exigente e não estou a ver terem espaço para jogarem para serem campeões!

      Eliminar
    3. epah, desculpa não reparei que referiste isso. Quanto ao Palhinha eu continuo na minha, acho que o pessoal não se lembra da temporada monstruosa dele no moreirense ou da boa época no belém o ano passado.

      Um puto com a idade dele tem é de jogar com mais regularidade ao alto nível, o William se não tivesse sido aposta regular com o Jardim e entrasse de 4 em 4 jogos também não tinha passado de mais um fokobo

      Eliminar
    4. Lol comparar o fokobo com o william.
      Mas é um bom exemplo do tipo de jogador que é o palhinha, fisicamente fortissimo, porrada e correr de um lado para o outro. E o Palhinha fez uma boa epoca no Moreirense, nada desses exageros, sendo que o seu tipo de futebol simplesmente não encaixa num Sporting que se quer campeão.

      Eliminar
  2. Esqueci-me do Petrovic. Acho que ele sair seria bom para dar lugar ao Palhinha, que é um autêntico monstro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Palhinha é fraquissimo, nem tudo o que é da formação é bom. Jogar com o Palhinha é voltar aos tempos onde os capels e rinaudos eram adorados, jogadores que correm correm e pouco mais. Ainda bem que o JJ percebeu isso e mete o Petrovic, que não sendo espetacular, é um jogador interessante e tem um perfil mais proximo do William.

      Eliminar
    2. Concordo com o Tiago. Acredito que o Palhinha só ficou no plantel para prevenir a saída do William no último dia do mercado. É provável que em Janeiro seja emprestado, o que tem todo o sentido.

      O Petrovic fez uma boa segunda volta no Rio Ave. Parece-me ser um jogador útil no plantel.

      Eliminar
  3. Agora faz as contas ao valor total estimado de cada plantel... penso que mesmo tendo gasto menos que temos o plantel mais valioso.

    Segundo veio hoje na carvoeira, o Ristovski temos de o comprar se o utilizarmos pelo menos uma vez. Como isso já aconteceu, é uma compra certa no final da epoca. Confirmas isso?

    Podem dizer o que quiserem, mas temos sempre as contas explicadas de forma clara, para quem quiser ver.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Ristovski está por empréstimo no Sporting. O empréstimo custou 1,225 M e o Sporting tem opção de compra de 100% do passe por mais 1,15M. Gostei do que vi no último jogo, mas ainda é cedo para avaliações definitivas.

      Quanto a essa cláusula não sei se será verdadeira.

      Eliminar
  4. Uma pessoa para ver as contas feitas corretamente precisa de vir a este blog. O resto é só merceeiros.
    Uma questão: Nas contas do Sporting estão incluidas comissões e mecanismos de solidariedade. E nas dos outros? É que flam sempre o valor de compra (confirmado ou não) mas acho que as comissões podem fazer muita diferenca, aindamais nos negócios a "custo zero".
    Grande trabalho mister. Para quando uma comparacão das vendas? É que ai num "jornal" digital dizem que alguns vendem centenas de milhões não tendo em conta comissões e percentagem de passes, mas no caso do Sporting contam e descontam todas as comissões e percentagens.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nas contas do Porto anunciam os valores pagos em comissões. Nas do Benfica nem divulgam os valores totais, que fará os das comissões... ;)

      Por falar em comissões, pode saber mais vendo o link seguinte:

      https://misterdocafe.blogspot.pt/2017/05/os-campeoes-das-comissoes.html

      Eliminar
  5. Respostas
    1. Os lampiursos nem precisam de palha, já tem o estomago cheio de merda... #AgoraApagaTudo

      Eliminar
    2. Venha mais um "padre" para a "missa" vermelhusca! és tão "crente...

      Eliminar