terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Lá vai o Nani...


No verão de 2007, o jovem Nani transferiu-se do Sporting para o Manchester United por 25 Milhões de Euros. Na altura, foi a maior venda da história do Sporting. Valores que só foram superados quase uma década depois, quando em 2016 vendemos João Mário por (40M+5M) ao Inter de Milão e Slimani ao Leicester por (30M+5M). Mesmo assim, ainda é a terceira maior venda de sempre do Sporting. 

Nesse primeiro momento ficou logo vincado o carácter do jogador e o respeito que tem pelo Sporting. Na altura em que foi vendido, a cláusula de rescisão era de 20M. O Manchester United acabou por pagar mais 5M do que o valor da cláusula, porque o jogador já tinha assumido um compromisso verbal com o Sporting para a renovação de contrato. Se não tivesse cumprido com a sua palavra, Nani poderia ter encaixado uns bons milhões como prémio adicional de assinatura. 

O primeiro regresso



Em 2014/2015, Nani na altura com 27 anos, decidiu regressar ao Sporting para uma época que se esperava de consolidação, depois de Leonardo Jardim ter levado a equipa ao 2º lugar da Liga. Não esquecer que vínhamos da pior classificação de sempre do Sporting. O jogador vinha de uma época onde jogou pouco, fruto de problemas físicos. Falamos de um jogador campeão europeu e mundial de clubes, com um curriculum fantástico e com as suas capacidades futebolísticas intactas. Nesta altura, Nani poderia ter ido para qualquer campeonato da Europa para relançar a sua carreira, mas optou por fazê-lo no Sporting. Nessa época, participou em 37 jogos, marcou 12 golos e ajudou a equipa a quebrar o jejum de conquistas, vencendo a Taça de Portugal.

O segundo regresso


No passado verão, o Sporting viveu um dos momentos mais complicados da sua vida recente. O plantel foi privado de jogadores importantes e verdadeiros símbolos do clube e da formação, como foram Rui Patrício, Gelson Martins, William Carvalho e Rafael Leão, que decidiram rescindir com o clube. A esta atitude indigna dos rescisores, Nani respondeu com novo regresso ao clube do seu coração para ajudar a reconstruir uma equipa. Mais uma vez, Nani poderia ter ido jogar para onde quisesse e até a ganhar bem mais. Optou por regressar a casa e dar a cara pelo clube, assumindo a responsabilidade de capitanear a equipa num momento difícil.

"Nunca pensei em sair do Sporting"



Aqui fica a mensagem de despedida:
É com um misto de sentimentos que deixo o clube do meu coração. Por um lado, estou entusiasmado por enfrentar mais um novo desafio na minha vida, mas por outro sinto-me verdadeiramente nostálgico ao deixar uma casa que me deu tanto. O Sporting significa tudo para mim. Foi aqui que cresci, que de criança me fiz homem, e foi também aqui que sempre me senti em casa quando tive oportunidade de regressar. 
Senti-me mais uma vez em casa esta época e foi para mim um verdadeiro orgulho usar a braçadeira de capitão. Todas as vezes que entrei em campo com as nossas cores, dei tudo o que tinha. Vencer a Taça da Liga foi uma alegria imensa... e como todos os meu colegas, lutei para que o clube alcançasse todos os seus objetivos ao longo desta temporada. Não posso negar que tivemos altos e baixos durante este ano, mas para ser sincero nunca pensei em sair. 
Contudo, por vezes a vida proporciona oportunidades que são boas para todos. E esta de rumar à MLS é interessante para mim e para a minha família e muito apelativa para o clube também. Poderia dizer adeus, mas não o farei. Digo até logo, porque voltaremos a ver-nos em breve. Porque o verdadeiro amor nunca morre e este dá-me a certeza que nos voltaremos a encontrar. 
Um grande obrigado a todos os sócios e adeptos do Sporting, aos meus colegas e a todo o staff que nos ajuda todos os dias a trabalhar melhor. 
Forte abraço para todos,
Nani

Incompreensível


Nani é o expoente máximo da formação do Sporting como homem e como jogador. Desde muito jovem respeitou o Sporting e enquanto outros teriam visto a oportunidade perfeita para meterem uns milhões ao bolso como prémio de assinatura, Nani soube respeitar o acordo verbal que tinha com o Sporting. Enquanto outros aos 27 anos recusariam regressar ao Sporting (na altura Ronaldo até considerou que Nani tinha dado um passo atrás na carreira), Nani regressou e veio ajudar o seu clube no regresso à Champions League. Num momento complicado da história do Sporting com jogadores formados na nossa academia a abandonaram o clube, Nani fez o caminho oposto mostrando o que é ser um verdadeiro leão.

Nani deixa o Sporting com o estatuto de capitão e de figura indiscutível na equipa. Esta época levava já 9 golos apontados e 7 assistências, sendo o 5º jogador com mais minutos de jogo do nosso plantel. Obviamente, o jogador não sai do Sporting por uma questão técnica, uma vez que a sua qualidade nunca esteve em causa para os adeptos e para os três técnicos que passaram pelo comando da equipa. Ao que tudo indica, estamos perante uma decisão de índole financeira, pelo menos é o que a imprensa tem propagandeado em doses industriais.

Durante a campanha eleitoral vimos Frederico Varandas e o seu administrador financeiro garantirem aos Sportinguistas que tinham todas as soluções financeiras para o Sporting e que o futuro estava assegurado. Já depois de entrarem em funções, os sócios ouviram da boca de Francisco Salgado Zenha a garantia que não existe qualquer buraco ou desvio nas contas. Depois de todas estas declarações, o que temos visto em termos financeiros é um desastre. O empréstimo obrigacionista foi um falhanço estrondoso, o Sporting tem andado nas bocas do mundo por uma porcaria de uma prestação do Acuna  - que a CG deveria ter liquidado e não o fez - e agora somos obrigados a ter de despachar jogadores para "poupar". Se isto não é incompetência, não se o o que será?

E já nem sequer vendemos, são mesmo oferecidos sem qualquer custo para o clube comprador. Algo que é absolutamente surreal. Nani é um activo desportivo valioso, mas não é só dentro do campo que o atleta é valioso. Se olharmos para as redes sociais verificamos que tem mais seguidores do que o próprio Sporting. Obviamente, o Sporting deveria ter encaixado uma verba significativa pelo atleta. Mais não seja, porque agora até somos os melhores amigos de Jorge Mendes, o homem dos negócios impossíveis. Por certo, tão genial empresário encontraria um clube disposto a pagar ao Sporting pela contratação de um campeão europeu e mundial de clubes, campeão europeu de selecções e 4º jogador português com mais internacionalizações de sempre. E recordar que Nani tem apenas 32 anos, estando ainda muito dentro do "prazo de validade".

Para terminar, expressar a minha profunda mágoa por ver um homem que tanto deu ao Sporting ser escorraçado do Sporting por questões financeiras e sem a devida homenagem por tudo o que tem dado ao Sporting ao longo da toda a sua carreira. Espero que ao menos a homenagem possa ser feita em nossa casa num próximo jogo.

Obrigado por tudo Nani!

Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aquiInstagram: (aqui)

20 comentários:

  1. É o que temos, ou o que quiseram que tivessemos,! ou então, o que voltamos a ter!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas não podiam TER ESPERADO ATÉ O FIM DE MAIO ??????? (ou CLÁUSULA.. pois poupar nos salários seriam só mais 3 meses)

      Logo agora que estamos nos verdadeiros "pontos decisivos" das competições!!.. e o Nani ainda por cima fez um contrato de 3 anos, q poderiam ser 2 1/2 q o Orlando não ia desistir de certeza (ou o Nani está a pensar jogar ainda no Sporting com 36 anos?.. pela parte que me toca, obrigadinho por nada pá!.. )

      SE o Nani queria mesmo ir embora... eu seria voluntário para o ir levar ao Europorto, e ainda lhe pagava o almoço/snack para a espera... em 1 de Junho deste ano.

      HÁ COISAS NA VIDA QUE SÃO REALMENTE INCOMPREENSÍVEIS!!... NO SPORTING ENTÃO, NOS SEUS RESPONSÁVEIS... HÁ ALTURAS EM QUE A INTELIGÊNCIA PARECE QUE SE ESFUMA POR COMPLETO... (ou então q espécies de chantagens, negociatas, e ou formiga branca é q andam por aqui!?? )

      Eliminar
  2. Não deve ser fácil para um grande Leão como o Nani partilhar o balneário com traidores da estirpe de Bruno Fernandes ou Battaglia...

    Enfim... Bem-vindos ao "Novo Sporting"!

    ResponderEliminar
  3. Mas achas mesmo que o Sporting não está falido? É que não há nada que aponte o contrário.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Sporting tem 235 milhões de passivo... O teu Merdica tem 485 milhões de passivo (excelente engenharia financeira é certo, com 4 empréstimos obrigacionistas no total de 150 milhões .. para gelados na testa), e está cheio de "mendilhões" (vendas (receitas) de centenas de milhões em jogadores, mas depois se não fossem os EO, e as antecipações de receitas / factoring, o que haveria nas contas eram teias de aranha), e isto para não ter que declarar OBRIGATORIAMENTE prejuízos sucessivos... (o FCPorco depois de dar 40 milhões de prejuízo, ano em que o Sporting teve 31 milhões de lucro, a 1ª coisa que fez foi investir mais de 60 milhões em jogadores, numa época em que conseguiu ser campeão outra vez! ... e se não fosse campeão e não fosse à Champions, então sim o buraco seria estrondoso e a falência aberta... É ÓBVIO QUE O FCPORCO TEVE MUITA AJUDA, Oh JORGENQI80.. em muito especial dos TEUS GRANDES AMIGOS, os inenarraveis Mendez da Vida ).

      E é o Sporting que está falido???

      Eliminar
  4. não há guito não há palhaços, obrigado Bruno e Cintra !

    ResponderEliminar
  5. tanta diarreia vomitada mais uma vez eishhh

    ResponderEliminar
  6. Que dizer 400 milhões de Roquete,senilidade de Dias da Cunha(máximo que fez com o "sistema" foi luto nos braços) ; Godinho e outros??..
    Estagnaram, reverteram financeiramente o SCP com extintores do "Bombeiro".
    Quanto aos 71%: "No meio de malucos...o maluco sou eu!"

    ResponderEliminar
  7. Lá vai o Nani.
    Lá vai o Montero.
    Lá vai o Castagnos.
    Lá foi o Marcelo.
    Lá foi o Demiral.
    Lá foi o Bruno César.
    Lá foi o Bruno Paulista.

    Lá irá o Acuna?

    Lá foi o Viviano.
    Lá foi o Lumor.
    Lá foi o Gauld.
    Lá foi o Misic.
    Lá foi o Alan Ruiz,
    Lá foi o Mané.
    Lá foi o Sturaro.

    Lá vai mais alguém?

    Jogadores que fogem como o diabo da cruz.

    Depois plantam que é no Benfica que há debandada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá irá o Bruno Fernandes
      Lá irá o Das Bost
      Lá irá o Kaiser
      Lá irá o Varandas
      Lá irá a maioria do capital da SAD
      Lá irá o clube

      Eliminar
    2. E depois os 71% queimam o incendiário Marta Soares e percebem finalmente a porcaria que fizeram. Afinal, quando um presidente é tão odiado por lampiões, era bom sinal.

      Eliminar
    3. No slbatota não há debandada.No slbatota contratam se jogadores a clubes portugueses como forma de pagamento de resultados.Aliás são vários os casos em que a PJ está a investigar o slbatota,o tal clube que contrata e nem vê certos jogadores treinar e pode ser um dois em um.Tanto compra o resultado desse jogo como compra o resultado do próximo clube desse jogador que comprou.

      SL

      Eliminar
    4. Manuel, é só craques nessa lista. Tirando o Nani, dá para fazer um 11 de luxo para lutar pelo campeonato.... distrital.

      Eliminar
  8. que tenhas muito sorte grande LEÂO NANI merece tudo de bom mas sei que para um verdadeiro sportinguista deve ser muito duro ser obrigado a conviver com a corja que o sporting la tem agora começando pelo ultimo a chegar ilori.

    ResponderEliminar
  9. "O empréstimo obrigacionista foi um falhanço estrondoso"

    Finalmente uma palavra sobre o empréstimo obrigacionista. Tarde mas sempre chegou. Se puderes elucidar porque foi um falhanço estrondoso a malta agradecia. É que há uns meses o EO era crucial, depois foi efectuado e nem uma palavra se viu escrita aqui.

    Já agora, o Pavilhão foi um sucesso, certo? Havia dinheiro para ele mas depois teve que ser feita uma operação coração aos sportinguistas. O EO, com a mesma operação coração, já é um falhanço estrondoso. Coerência...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Pavilhão não foi feito? Não foi um sucesso?
      Nunca ninguem disse que havia dinheiro para ele. O que foi dito é que se os sócios contribuirem com x o clube paga o resto, e foi isso que aconteceu.
      Está pago e tem as 4 equipas que o usam como campeãs nacionais.

      Eliminar
    2. Vê-se logo que é lampião a falar, burro que mete dó. A operação coração foi noutros tempos. Neste caso foi antecipadamente e para ajudar a construção do pavilhão que de facto foi feito, está lá e já foram festejados bastantes títulos nele.

      Eliminar