sexta-feira, 1 de novembro de 2019

The LPM connection


Um dos grandes temas do momento no universo leonino são as diligências que alguns sócios do Sporting estão a tomar tendo em vista a queda dos actuais órgãos sociais. Neste sentido, parece-me relevante recordar as movimentações que foram feitas para destituir a direcção de Bruno de Carvalho e colocar no poder Frederico Varandas. Até porque tenho algumas novidades em relação a esta matéria. 

A rampa de lançamento para a candidatura


Como se sabe, o ataque à Academia ocorreu a 15 de maio. Ora, a 19 desse mês, véspera da final do Jamor frente ao Desportivo das Aves, Frederico Varandas era apresentado pela imprensa como o "homem que agarrou as pontas".

Jornal Abola 19/05/2018
Importa recordar que os jogadores foram levados para a clínica de Frederico Varandas para manterem a condição física. Curiosamente, se estão bem recordados, foram inúmeras as publicações nas redes sociais a propagandear essa situação, como se pode ver na própria notícia do jornal ABola. Por certo, tudo coincidência. 

Assim como foi coincidência que por volta da uma da manhã de dia 19, Luís Paixão Martins, fundador da agência LPM, tenha ido para o Twitter dizer que "Jorge Jesus e Frederico Varandas são o cimento que aguentam o Sporting por estes dias".

Link (aqui)
Portanto, ao início da madrugada, ainda o jornal Abola não tinha ido para as bancas e já Luís Paixão Martins lançava a narrativa. Obviamente, coincidência. 

Varandas desertou e apresentou a candidatura


A 24 de Maio, três dias depois da final da Taça de Portugal, Frederico Varandas apareceu em tudo quanto é televisão e jornal, anunciando a sua demissão do Sporting e apresentando a sua disponibilidade para ser candidato à presidência do clube. Atentem no vídeo seguinte:


Como podem verificar, as 4 televisões nacionais fizeram entrevistas individuais a Frederico Varandas. Nos jornais, destaque para 3 entrevistas concedidas de forma individual ao Jornal Abola, Record e Correio da Manhã. Aqui ficam pequenos recortes destas 3 entrevistas em papel:

Cliquem para aumentar

Nesse mesmo dia, Luís Paixão Martins publicou a carta de demissão de Frederico Varandas no seu Facebook pessoal.



Não satisfeito com esse post, decidiu publicar mais 8 posts sobre Varandas/Sporting.


Fica claro para todos que tudo isto não aconteceu do nada. Existiu uma estratégia bem delineada para Frederico Varandas se posicionar e que contou claramente com o apoio da LPM. Quatro entrevistas individuais a televisões nacionais e três entrevistas para jornais nacionais é coisa para custar bom dinheiro.

A Manif de 4 de junho


A 4 de junho de 2018, realizou-se uma célebre manifestação à porta do Edifício Visconde Alvalade. Uma manifestação que contou com as presenças de algumas figuras que se tornariam relevantes no universo leonino dai em diante. 


Figuras como as de Henrique Monteiro ou Daniel Oliveira. Para quem já não está recordado, importa relembrar que quatro dias antes desta manifestação, Henrique Monteiro foi nomeado coordenador da comissão de fiscalização. Portanto, temos o líder do "organismo" que vai julgar o conselho directivo, numa manifestação contra o conselho directivo e que sempre teve um ódio de estimação assumido contra Bruno de Carvalho. Mas há quem ache isto normal. 

Nessa manifestação também estavam outras três figuras que viriam a fazer parte dos órgãos sociais de Frederico Varandas. 


Na imagem do lado esquerdo, junto ao cartaz principal da manifestação é possível vermos Miguel Afonso, Director Comercial da LPM e membro do Conselho Directivo de Frederico Varandas com o pelouro das modalidades. Na imagem do lado direito é possível vermos também Pedro Lencastre, actual vice-presidente do Conselho Directivo e Pedro Almeida Cabral, vogal da MAG.

A queixa disciplinar do braço-direito jurídico da LPM


Nesse mesmo dia em que a manifestação foi realizada, ficamos a saber que uma série de sócios fizeram uma participação disciplinar contra o Conselho Directivo do Sporting.

Link da notícia (aqui)

Como podem verificar, o advogado João Teives foi o "mentor" desta participação disciplinar contra o conselho directivo do Sporting. E quem é João Teives? Nada mais, nada menos, do que advogado de Luís Paixão Martins...

Link da notícia (aqui)

João Teives, advogado e amigo de Luís Paixão Martins, teve uma ligação interessante ao amigo, ou melhor, ao filho do amigo. João Teives foi director da revista Advocatus de 2010 a 2017, altura em que a publicação passou de revista para site. Curiosamente, a proprietária da revista era uma empresa administrada pelo filho de Luís Paixão Martins, que também detinha a Briefing, veiculo de propaganda do grupo. Aqui fica o print da revista para não restarem dúvidas:

Revista advocatus sob a liderança de João Teives

No dia seguinte, eis que Luís Paixão Martins partilha um post de João Teives com a participação disciplinar.


Por óbvio coincidência, a realidade é que o nosso "amigo" João Teives entrou nas listas de Frederico Varandas tendo-se tornado vice-presidente do Conselho Fiscal e Disciplinar. Aqui fica o print do programa eleitoral de Frederico Varandas.


Importa ainda recordar que com a polémica envolvendo o estatuto dos magistrados, podem sair dos actuais órgãos sociais 4 elementos. Nesse lote está precisamente o Juiz Joaquim Baltazar Pinto, presidente do CFeD. A sua saída abrirá caminho para João Teives passar a ser Presidente do CFeD do Sporting.

Os jornais dizem que esta participação disciplinar foi assinada por 21 sócios do Sporting. Até hoje só são conhecidos os nomes de dois subscritores: João Teives, autor da "coisa" e Manuel Moura dos Santos, conhecido apoiante de Frederico Varandas que passou a ter lugar cativo na tribuna presidencial de Alvalade e convites para todos os eventos do Sporting.




Também recordar que o senhor Manuel Moura dos Santos teve um outro acto muito relevante. No dia 21 de junho, dois dias antes da AG de destituição de Bruno de Carvalho, Manuel Moura dos Santos publica na sua página de Facebook uma série de actas confidenciais do Sporting sobre uma proposta de prémios de desempenho para o Conselho Directivo. Uma proposta de 2017 que nunca chegou a sair do papel.


Eu continuo a aguardar o respectivo processo disciplinar ao sócio Manuel Moura dos Santos por ter divulgado informação interna e confidencial do Sporting, mas como entretanto o seu amigo João Teives foi eleito nas listas de Frederico Varandas como Vice-presidente do Conselho Fiscal e Disciplinar, tenho poucas esperanças.

Também, obviamente, uma enorme coincidência.


A preparação da Assembleia destitutiva 


Na preparação da AG destitutiva há um episódio muito interessante. A 20 de junho, três dias antes da AG, Margarida Caldeira da Silva, conhecido Sportinguista que trabalhou no Sporting nos tempos dos senhores de punho rendado, publicou isto no seu Facebook pessoal:



Portanto, são precisos voluntários para validar e controlar a legalidade das votações e da própria AG e quem é que está a coordenar as coisas? Nada mais, nada menos do que João Teives, que nesta altura era o tal advogado da LPM. Vejamos quem foram os escolhidos.

Miguel Afonso e Rahim Ahamad, membros do Conselho Directivo de Frederico Varandas

Ora, por coincidência das coincidências, Miguel Afonso e Rahim Ahamad foram dois dos delegados à AG de destituição como prova o vídeo seguinte.


Miguel Afonso, que para além de ser membro do CD é também director comercial da LPM. Para que não restem dúvidas da sua ligação à LPM, aqui fica o print do site da empresa:

Link (aqui)

E também a sua apresentação aos sócios no manifesto eleitoral de Frederico Varandas, onde deliberadamente ocultou a sua ligação à LPM.



Apresentação da candidatura


Com a queda do Conselho Directivo foram marcadas eleições para o dia 8 de Setembro. Frederico Varandas foi o primeiro a avançar oficialmente. No dia da apresentação a sala estava cheia de gente gira...


Na imagem anterior é possível verem Margarida Caldeira da Silva - a tal senhora que serviu de pombo correio a pedir voluntários para o "exército" de João Teives - em amena cavaqueira com Luís Paixão Martins.


Eu voto no Teives



Na véspera das eleições, Luís Paixão Martins declarou o seu voto em João Teives (candidato a vice-presidente do CFeD) através da partilha de uma foto do seu "vizinho de bancada" com a sua parceira Sandra Silva, no jantar de fim de campanha de Frederico Varandas.

Curiosamente, Sandra Silva é um alto quadro dá... LPM.

Aqui fica o print do site da empresa:

Link (aqui)

A hora da vitória



Aqui fica o post de consagração no Estádio de Alvalade. O "reformado" Luís Paixão Martins, com João Paixão, herdeiro do império da propaganda e João Teives, o tal "amigo da bancada de Alvalade" e dos tribunais.


O assessor Benfiquista


Já aqui tinha dito que o homem da comunicação que acompanhou Frederico Varandas em permanência durante a campanha eleitoral foi um tal de Gonçalo Vilela Santos, como podem verificar no print seguinte.


Importa dizer que Frederico Varandas escolheu para homem forte da comunicação um senhor que é adepto do... Benfica.


Aqui fica uma das últimas aparições do sujeito, no sorteio do malfadado jogo da Taça de Portugal onde fomos humilhados dentro e fora de campo.


O senhor do voleibol


No passado mês de Abril o Sporting fechou contato com Miguel Pombeiro, para ser o novo homem forte do Voleibol. Por coincidência das coincidências, este senhor era presidente da Associação de Voleibol de Lisboa (abdicou do cargo quando veio para o Sporting), instituição onde o filho de Luís Paixão Martins é vice-presidente. Também por coincidência, o máximo responsável pelas modalidades do clube e consequentemente por esta escolha, é Miguel Afonso, funcionário da LPM e vogal com o pelouro das modalidades.

Link (aqui)
Curiosamente, o filho de Miguel Pombeiro foi uma das contratações do Sporting para esta época.

Link da notícia (aqui)
De facto, o mundo é mesmo muito pequeno...

The LPM connection


Tudo o que foi versado anteriormente já é do conhecimento publico e está tudo mais do que provado. Cada um fará a interpretação desses factos da forma como quiser. Agora, o que eu trago de seguida são um conjunto de informações recolhidas junto de boas fontes e que muito provavelmente serão tornadas públicas nos próximos tempos. Vamos às novidades.

A LPM tem vindo a deixar gradualmente de prestar serviços ao Sporting, sendo que ontem terminou a ligação directa ao Sporting, pondo ponto final ao acordo de comunicação institucional, depois de nos últimos meses terem abandonado o jornal e as redes sociais, que passaram para a esfera do clube. Segundo informação que recolhi, o Sporting contratará nova agência de comunicação para substituir a LPM.

O divorcio entre as partes ocorreu num pequeno-almoço entre Luís Paixão Martins e Frederico Varandas. O "arrufo de amor" terminou de forma tão azeda que na estreia no "Prolongamento" na TVI 24, a 22 de Abril, o "reformado" decidiu dizer isto. 


"O Presidente do Sporting comunica mal e não quer comunicar melhor. Já se viu." Declarações fortes que tiveram repercussão nos jornais desportivos do dia seguinte:

Record e Abola de dia 23/04/2019
Face ao "arrufo de amor", a participação de Luís Paixão Martins no programa, que estava acordada para durar muito tempo, acabou por durar apenas meia dúzia de semanas, tendo Luís Paixão Martins sido corrido por pressões do Sporting. 

Também é engraçado que desde o divórcio, o filho de Luís Paixão Martins tenha sido deixado de ser visto nos corredores de Alvalade onde era odiado por toda a estrutura pela prepotência e completa impreparação, com excepção de Rahim Ahamad que venerava os conselhos do "júnior".

Ora, face a todas as ligações provadas anteriormente, os Sportinguistas têm direito a saber como fica o clube no meio de toda esta salgalhada. Se a incompatibilidade de Miguel Afonso que ocupava cargos directivos quer no Sporting, quer na LPM, já era gritante, como fica agora? Se já tinha poucas condições para servir o Sporting, não acabou de ficar sem condições absolutamente nenhumas?

Então e João Teives, vice-presidente do CFeD e que é ao mesmo tempo o homem de mão de LPM para questões jurídicas, como fica no meio de tudo isto? Ainda para mais, sabendo que a esposa é funcionária da LPM.

Outra questão relevante está relacionada com os funcionários da LPM que passaram dos quadros da empresa para os quadros do Sporting e que mantiveram os mesmos direitos laborais que traziam da agência. Quanto é que custou esta brincadeira ao Sporting? Não era muito mais lógico ir buscar colaboradores novos sem assumir responsabilidades que seriam da LPM? Agora também fazemos caridade à LPM? Por falar em funcionários que transitaram da LPM para o Sporting. Importa dizer que Frederico Varandas tudo fez para contar com Gonçalo Vilela Santos, conhecido entre os Sportinguistas pelo "assessor lampião", mas o sujeito terá recusado face ao facto de achar que a direcção de Frederico Varandas não tem futuro, o que não lhe daria segurança profissional. E ai, até tenho de concordar com o benfiquista. Fez bem em recusar, até porque os Sportinguistas dispensam bem serviços de benfiquistas numa área como a comunicação.  

Curiosamente, desde o "divórcio", Luís Paixão Martins deixou de falar sobre o Sporting nas suas redes sociais, quando até ai o fazia diariamente. Costuma-se dizer que "zangam-se as comadres, sabem-se as verdades". E como se sabe, Luís Paixão Martins nunca foi propriamente alguém conhecido por se calar. A não ser que "valores mais altos se levantem". São precisamente estes valores que têm de ser revelados aos Sportinguistas. A começar nos valores pagos ou não por Frederico Varandas à LPM pelos serviços da campanha eleitoral? Frederico Varandas pagou esses serviços ou a campanha foi feita em pró-bono pela LPM com a promessa de ficarem com toda a comunicação do Sporting? Fica também por saber quanto é que o Sporting pagou à LPM? Pagou apenas os serviços prestados ou tivemos de pagar alguma indemnização contratual?

Um dia destes vamos todos saber quanto é que custaram aos cofres do Sporting os "valores que se levantaram" nesta lógica de "sei o que fizeste no verão passado" entre a LPM e a direcção de Frederico Varandas. Mas enfim, é este o nosso "fado"...

Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aquiInstagram: (aqui)

14 comentários:

  1. Obviamente que qualquer Sócio ou Adepto com dois neurónios funcionais, desde o primeiro momento e com os "actores" envolvidos, percebeu toda a manipulação efetuada...
    O problema?... Os acéfalos disfuncionais que seguem e votam no Clube... Que emprenham pelos ouvidos e acreditam no Pai Natal e na bondade angélica de quem destrói o Clube há 30 anos...
    Veremos se o LPM dirá mais "verdades" de bastidores, ou se recebeu bom dinheiro para estar calado...

    ResponderEliminar
  2. Pena que apenas um ínfima parte do universo sportinguista tenha o número de neurónios suficiente para perceber...
    E depois ainda temos os que não querem perceber, vá-se lá saber porquê... (Põe acaso até sabemos)

    ResponderEliminar
  3. Mau demais. Parece um filme de terror. Espero que estes bandalhos, tenham todos o destino que merecem.

    ResponderEliminar
  4. Para além de um desejo, consta que o Visconte teria feito outra profecia. "Teremos no clube uma máfia como das maiores da Europa".

    ResponderEliminar
  5. Mister, mais um grande trabalho de investigação a denunciar os podres que envolvem esta direcção.
    Pena é que estes dados não cheguem a mais gente.

    ResponderEliminar
  6. este é o Sporting que os sócios merecem, ponto! agora aguentem-se à bronca!

    ResponderEliminar
  7. O problema desta gente é serem incompetentes e depressa demonstraram a sua inaptidão para os diversos cargos que ocupam.

    Depois de 5 anos de transparência e trabalho de um CD em prol do Sporting, uma boa parte dos sócios e adeptos deixou de confiar em tão "Boa" gente e nos seus "skills".

    Podem ganhar eleições e AGs pela força dos votos de alguns mas já todos percebemos que a maioria dos sportinguistas quer esta gente fora do Sporting.

    Se cheira a merda é tem a forma da merda, então definitivamente esta gente é mesmo merda.

    ResponderEliminar
  8. São só "chicos-espertos" a governarem-se à custa do Sporting. Até quando estamos dispostos a aturar esta bandalheira?

    ResponderEliminar
  9. O teu melhor post do último ano. Parabéns. Isto devia ser mostrado a todo o sportinguista. Nesse momento seriam mais informados.

    ResponderEliminar
  10. Isto sim é que é jornalismo de investigação, parabéns, por isso é que eu deixei de pagar cotas, enquanto este bandalhos estiverem a frente do meu SCP.

    ResponderEliminar
  11. É este o Sporting que queremos? Mas, triste e lamentavelmente, é o Sporting Clube de Portugal que temos.

    ResponderEliminar
  12. no próximo jogo em Alvalade já estou a ver os vizinhos da 2ª circular a pedirem para baixar o volume de som

    ResponderEliminar
  13. Caro Mister, folgo em saber que está livre, vivo e que continua a dar-nos matéria para pensar na manipulação feita depois de Alcochete que foi a gota de água para destituírem aquele que mais e em menos tempo fez pelo nosso clube. Bruno de Carvalho

    Sinceramente, em BdC, não gostava da sua linguagem, de muitas das suas atitudes e da forma como tratava algumas pessoas que podiam ser pai dele ou avô. Essa linguagem também o derrotou...
    Apesar de ele ser de certa forma "mal educado" no sentido de rude, mesmo para aqueles que o não mereciam, eu assisti, eu vivia bem com isso, contando que ele e a sua equipa engrandecessem o SCP e, isso aconteceu. Não vale a pena estar aqui a falar do regresso dos sócios e adeptos ao estádio, da recuperação financeira, das equipas competitivas em todas as modalidades, da construção do pavilhão, da Sporting TV, etc.

    Os emails dos vigaristas falavam na necessidade de tirar BdC do Sporting pq o Estado Lampiânico estava a ser afrontado, ameaçado e, mais importante ainda, derrotado. Os sportinguistas (acéfalos) beberam então ao longo do tempo tudo o que lhe davam a beber, a desgraça financeira, o cashball, a falta de títulos do futebol, o Bruno isto, o Bruno aquilo, compraram o que o LAMPIONISMO DISSEMINADO NA MERDA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL QUE TEMOS EM PORTUGAL lhes vendeu, ou seja, o que eles estavam a comprar, era a ruína, a miséria, a saída do pedestal onde estávamos instalados, graças a BdC e à sua equipa.

    Dentro da maquinação, depois de Alcochete foi muito importante a LPM. Muitos sócios não sabem o que ela representou para a destituição, o seu empenho, a sua determinação em retirar BdC de cena. Li aqui, por essa altura os posts sobre a LPM, quem eram os mamíferos que a compunham e as ligações que tinham, o contrato milionário com essa empresa para um clube alegadamente falido, os lugares disponibilizados para os amigos e quadros (uma espécie daquilo que o monhé chamuças faz no governo) tudo muito bem explicado pelo caro Mister, por isso, este seu post para mim, não é novidade, mas todos os sportinguistas deveriam agradecer os esclarecimentos.

    NUNCA O SCP TEVE UM DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO TÃO SILENCIOSO, TÃO FRACO, TÃO MEDIOCRE E, A ROUBAR TANTO EURO AOS COFRES DE ALVALADE...

    Agora resta saber a acredito que dentro de dias o caro Mister desvendará quem é a Wisdom e quem é Domingas Carvalhosa.
    Nós, os verdadeiros sportinguista que querem permanecer bem acordados, agradecemos.

    Já agora dizer que no seu post seguinte meteu a fotografia de dois gajos que considero mais nojentos que a merda mais mal cheirosa, ficam na minha escala de swres vivos abaixo das ratazanas - Henrique Monteiro e Daniel Oliveira. Pura e simplesmente ASQUEROSOS.

    Abraço e continue, perdoando esta minha ausência aqui.

    ResponderEliminar