segunda-feira, 22 de outubro de 2018

O caso Sturaro


Só mesmo na cabeça de iluminados como Sousa Cintra e José Peseiro é que cabe a ideia de gastar milhões de euros num jogador lesionado. Falo obviamente da contratação de Stefano Sturaro que importa hoje recordar. 

A contratação


A 11 de Agosto o Sporting oficializou a contratação do jogador por empréstimo.

Link do comunicado (aqui)
O Sporting apresentou o jogador mas afirmou desde logo que o jogador só ingressaria no Sporting depois de "recuperar de uma lesão por um período expectável de dois meses". 

Dois meses depois...


A 9 de Outubro, dia previsto para a chegada do jogador a Alvalade, a imprensa noticiou que o jogador iria continuar em Itália por mais uns tempos. 

Link da notícia (aqui)
Portanto, os dois meses inicialmente previstos para o jogador chegar a Alvalade passam para uns muito prováveis 3 meses. Se a isto somarmos o facto de o jogador ter de fazer a sua pré-época, fica fácil de concluir que o atleta só será opção lá para Dezembro. 

Tanta massa...


A imprensa anunciou que o empréstimo do jogador custaria ao Sporting cerca de 2 milhões de euros, num negócio que teve Jorge Mendes como intermediário. Mais uma grande ajuda do nosso querido amigo. 

Link da notícia (aqui)

Nos dias seguintes foi referido na imprensa que o valor seria liquidado directamente através do salário do jogador. Ou seja, o Sporting nada pagaria à Juventus, mas ficaria com a responsabilidade de pagar o salário do jogador. 

Em meados de Setembro o Sporting comunicou à CMVM os valores relativos às transferências de jogadores e nesses quadros podemos perceber que o empréstimo do jogador custou 150 mil euros, valor que foi pago como comissão ao empresário do jogador, Carlo Volpi. 

Portanto, do ponto de vista financeiro temos de contabilizar a comissão paga e os meses de salário do jogador em Alvalade. Se dividirmos os 2M por 12 meses - nº de vezes que um jogador recebe por ano - percebemos que o jogador ganhará cerca de 165 mil euros. Se o jogador vier em Novembro para o Sporting teremos de multiplicar esse montante por 8 meses - Nov até Junho- o que dá cerca de 1,32 M. Se a isto somarmos a tal comissão, percebemos que o empréstimo deste jogador custará cerca de 1,5M aos cofres do Sporting. 

Mais trocado, menos trocado, a coisa não deverá andar longe disto.

A solução para esta trapalhada


Ora, numa equipa que joga com dois médios e num plantel que dispõe de 8 jogadores para essas duas posições: Battaglia, Petrovic, Misic, Miguel Luís, Wendel, Bruno César, Bruno Fernandes e Gudelj eu pergunto: Que sentido tem gastar 1,5M num jogador como Sturaro? Obviamente, nenhum. 

Parece-me evidente que a melhor solução para todas as partes passa por abortar este acordo, mesmo que não se consiga reaver a tal comissão dos 150 mil euros. O Sporting não precisa do jogador, e muito menos precisa de fazer um investimento desta grandeza em algo que não terá retorno. O próprio atleta ficará prejudicado, porque partirá com muito atraso em relação aos companheiros e provavelmente jogará muito pouco. A Juventus também não ficará beneficiada se o seu jogador não jogar. 

Posto isto, espero que o Presidente Frederico Varandas tenha a inteligência para saber defender o Sporting e fazer ver isto mesmo à Juventus. Tudo isto é tão evidente que não deverá ser difícil, até porque um jogador com estas características não terá dificuldade em encontrar um clube que realmente precise dos seus serviços. Não é o caso do Sporting. 

A poupança orçamental destes cerca de 1,3M de euros em salários deverá chegar para outra medida que se impõe neste momento: o despedimento de José Peseiro e de toda a sua equipa técnica. E assim se matam dois coelhos de uma cajadada. 

Capisce, Presidente Varandas? 

Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aquiInstagram: (aqui)

22 comentários:

  1. O Mister do café podia também fazer as contas aquele jogador que também veio emprestado e que jogou 6 minutos numa época toda de seu nome Meli, por quanto nos ficou esse jogador?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ir buscar um jogador que vai estar lesionado e de seguida ir buscar outro para o substituir enquanto recupera, é... muito 'à frente'.

      Eliminar
    2. Queres mesmo entrar por esse caminho?

      Eliminar
    3. Mas o Meli estava lesionado? Se jogou 6 minutos temos de perguntar ao mestre da táctica o que passou-se

      Eliminar
    4. Para mim gastar dinheiro em entulho que não serve para nada é sempre um péssimo negocio, esteja o jogador lesionado ou por opção do treinador, para algum só é um péssimo negócio dependente de quem fez o negócio, é só essa a diferença.

      Eliminar
    5. Quando contratas um jogador não sabes à partida se ele vai ter sucesso ou não. Principalmente se o treinador acredita nele. Agora se esse jogador tem uma lesão prolongada o risco é bastante previsível.

      Eliminar
  2. E o dinheiro que a juventus deveria dar ao Sporting por causa do Cristiano?

    ResponderEliminar
  3. Mas esta transferencia só foi feita para a Juventus não ter de pagar a comissão relativamente ao Ronaldo, mais uma vez somos comidos de cebolada.
    Farto deste meu Sporting e o outro é que não defendia o clube.

    ResponderEliminar
  4. agora é ver os 71% a criticarem jogadores e peseiro, cuidado que os jogadores ainda rescindem...

    criticar jogadores? meu deus que horror!
    criticar é só para os finórios armados em snobs que não dizem asneiras, os outros não têm esse direito

    rochemback
    palhinha
    francisco
    dala
    matheus
    demiral

    longo historial de incompatibilidade com jogadores com potencial, o meu prognóstico é que peseiro não dura até ao natal e que vamos regressar ao passado: ficar a pagar a 2 treinadores

    obrigado comissão de gestão

    ResponderEliminar
  5. entrevista a SC:

    R: Não se sentiu condicionado, sabendo que ia ficar três meses, ao contratar jogadores por 5 anos?
    SC – Não, nada. Estava a comprar jogadores de selecção, não eram jogadores de meia-tigela.

    que caricato, então o facto de um jogador ser de seleção é sinónimo de bom?
    então quem não é de seleção não presta?

    quem pensa assim não vai longe, já que a arte está em ver potencial onde ele ainda não existe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Curiosamente o único guarda-redes internacional ele tentou despachar

      Eliminar
  6. Faz sentido. Negócio Sturaro - negócio esturrado/estourado (raro, caro e furado).
    Quero é ver o mecanismo de solidariedade do Cristiano Ronaldo/CR7 a fazer entrar dinheiro na conta da Sporting SAD, ou será que quem o formou como futebolista profissional foi o Jorge Mendes/outra entidade?
    Esperemos que não haja o retorno da opacidade contabilística e financeira...

    ResponderEliminar
  7. Mas do Jatobá nem uma palavra... enfim!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma vez que que dá a entender saber do assunto, não se importava de dar pormenores?

      Eliminar
    2. Grande negócio,comprar um jogador por 100mil euros!
      Marco, por acaso és o empresário que foi enganado?Espero que sim ;)
      SL

      Eliminar
  8. Foram comidos de cebolada neste negócio.

    Casimiro

    ResponderEliminar
  9. Foi divulgado nos emails (li nos jornais desportivos) que o benfica provavelmente consultou o contrato da nós do sporting, para variar a direção remeteu se ao silêncio.A verificar se esta situação de espionagem industrial è gravissima. rip scp

    ResponderEliminar
  10. "Um bom negócio por Gelson"...por amor de deus

    Porquê a pressa em obter dinheiro com os que rescindiram?
    Não é preferível esperar pelo tribunal FIFA e receber a devida compensação em vez de preços de saldo com comições à mistura?

    Se em 90% dos casos ganham os clubes, haverá aqui receio de levar os casos à FIFA? Haverá aqui algum receio que o tribunal FIFA investigue o que se passou no caso Alcochete?

    ResponderEliminar
  11. saudades de negócios como slimani comprado por 500mil€ e vendido por muitos muitos milhões, e antes de vir para o SCP slimani jogava numa 2ª divisão e nem sequer representava a argélia

    portanto se nessa altura CS estivesse na presidência slimani não entrava nas contas já que não jogava na seleção, logo não tinha qualidade.

    "Slimani fez estreia internacional pela seleção argelina em 2013" wikipedia
    logo a seguir a ter chegado ao SCP

    ResponderEliminar