quarta-feira, 18 de abril de 2018

Singularidades do apito


Hoje quero-vos falar um pouco das singularidades do apitadeiro nacional, através de dados desta época e das chamadas épocas da "treta".

Faltas e cartões nos jogos dos "três grandes" em 2017/2018



Faltas cometidas:

- O Sporting é equipa que menos faltas comete, mas é a equipa com mais cartões amarelos. Para praticamente as mesmas faltas, o Sporting tem mais 9 amarelos do que o Benfica. O Porto fez mais 46 faltas do que o Sporting e mesmo assim tem menos dois cartões amarelos ;

- O Sporting tem tantos cartões vermelhos (4) como os rivais juntos;

- A cada 7,91 faltas o Sporting um jogador do Sporting é amarelado. Porto precisa de fazer 9 faltas para levar um cartão amarelo e o Benfica está nas 9,45 faltas; 

- A cada 115 faltas um jogador do Sporting é expulso. O Porto está nas 168 faltas e o Benfica está numas incríveis 463 faltas. Para enquadrar melhor a impunidade do Benfica, basta dizer que têm um jogador na defesa chamado Rúben Dias; 

Faltas sofridas:

- O Sporting é a equipa que mais faltas sofre, a larga distância dos rivais. Até esta jornada o Sporting sofreu cerca de 100 faltas a mais do que o Benfica e 40 faltas a mais do que o Porto. Isto demonstra bem a "fome" com que os adversários do Sporting enfrentam os jogos. Estarmos a falar de quase 100 faltas de diferença para o Benfica é um absurdo. E depois não querem que as pessoas acreditem que os maleiros dos "jogos para perder" andem por ai; 

- Em termos de cartões amarelos, as quase 100 faltas a mais sofridas pelo Sporting em relação ao Benfica só se traduzem numa diferença de 5 cartões amarelos entre as equipas;

- Apesar de serem os mais massacrados, os jogadores do Sporting só por duas vezes viram um adversário ser expulso. O Porto viu 4 adversários serem expulsos e o Benfica - equipa que menos faltas sofre - viu 6 adversários irem mais cedo para os balneários;

- Os adversários do Sporting podem fazer 6,74 faltas até levarem um amarelo enquanto que os rivais estão bem abaixo na casa dos 5,85 (Porto) e 5,71 (Benfica). Há sempre condescendência para quem bate nos jogadores do Sporting;

Resumindo:

Olhando para estes dados parece que o Sporting pertence a um campeonato à parte. Reparem como todos os dados são em claro prejuízo dos leões. O Sporting sofre mais faltas, mas os seus adversários são os menos penalizados por cartões. O Sporting é o clube que menos faltas faz, mas é clube que mais facilmente leva cartões. Só em expulsões são tantas quantos os rivais juntos. Não acham que há aqui algo de muito errado? 

Já durante esta época Jorge Jesus afirmou que "é muito fácil expulsar um jogador do Sporting". Vejamos o que aconteceu nos últimos anos. 

Expulsões nas últimas 5 épocas


Porto e Benfica juntos viram jogadores seus serem expulsos por 25 vezes. O Sporting teve 23 expulsões. Alguém acha isto normal? 

Pontapés de penálti


Esta época os dados relativos aos pontapés de penalti estão assim.

Portanto, o Sporting é a equipa com mais pontapés de penálti assinalados contra. Só no último jogo foram duas grandes penalidades, enquanto que esta época Porto e Benfica juntos só sofreram 1 grande penalidade. Acho que isto diz tudo. Mas vamos dar uma vista de olhos nos campeonatos da treta.

Dados de pontapés de penálti assinalados contra os grandes - 2013/2014 até 30ªjornada de 2017/2018

O Sporting sofreu mais pontapés de penálti nestas quase 5 épocas do que Benfica e Porto juntos. Deve ser coincidência.

Para fechar, deixar apenas mais um dado. Nos 15 jogos para a Liga realizados pelo Sporting em 2018, foram assinalados 5 pontapés de penálti contra os leões. Agora vamos ver há quanto tempo/jogos foram assinalados os últimos 5 castigos máximos dos rivais.


São os chamados "azares"...

Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aqui)

10 comentários:

  1. Excelente análise. E seria interessante comparar com uma equipa tipo braga para desempatar e igualmente mostrar o desempenho nas competicões europeias (sim, porque o carnide na europa viu mais expulsões em 6 jogos do que nos dois ultimos campeonatos juntos).

    ResponderEliminar
  2. Gostava de ver esta estatística incluíndo todas as equipas da liga.

    O Sporting está em “terceiro lugar” nesta estatística. Será que a ordenação da estatística dos clubes pequenos também segue mais ou menos a sua classificação pontual?

    ResponderEliminar
  3. São números surpreendentes.
    Contudo o futebol não é uma ciência exacta, não é pura matemática.
    Podem de facto existir penaltis por marcar ou marcados irregularmente, mas também pode muito bem ser justo existir equipas com mais minutos/jogos sem ter um penalti contra, porque por exemplo, pode nao se expor tanto ao risco de cometer uma grande penalidade.
    Assim como nas faltas,o jogo pode parar 5 vezes seguidas por faltas simples, de ronha dos próprios jogadores, e que simplesmente não está em causa um cartão amarelo, assim como se no inicio de jogo existir uma agressão terá se ser exibido o cartão vermelho.
    É verdade que muitas coisas estranhas se passam no futebol, mas nem tudo tem que ser resumido a estatísticas, porque senão haveria vencedores e perdedores antes dos jogos começarem, olhando as estatísticas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente... deve ter razão deve. O FCP tem zero penaltis contra e ... assim de repente ... só no FCP-Belenenses ficaram 3 penaltis por marcar, os 2 1ºs ainda c/ 0-0, cometidos pelo Felipe e sem mais ninguém dentro da área (além do infractor, do agredido e do G-R; foram demasiado evidentes; ... ou ainda do cometido pelo Dalot sobre o Doumbia, que nos podia colocar, no mínimo, a 2 pontos do FCP. Assim é fácil ter uma folha limpa. Quanto ao fifica ... a coisa ainda fica pior ... e falando só dos penaltis que não sofreram devido à intervenção (ou ausência dela) dos padres ... em Belém, a 2 minutos do fim do prolongamento e que dava 2-0 para o Beleneneses; ... em Setúbal, outro claríssimo que colocava o Setúbal em vantagem ... e é-lhes oferecido outro inexistente, ao cair do pano, para os manter "ligados à máquina". Se formos a falar da ausência de cartões ou da mostragem exagerada, basta comparar o amarelo que acumulou para a expulsão de Mathieu e comparar com "carícias" posteriores (e muito mais ríspidas) de Felipe e de Fejsa ... ou dos sucessivos e acumulados perdões a Felipe, Eliseu, Fejsa e Ruben Dias. Enfim ... se quisermos "subjectivar" "analiticamente" os números que "não Fazem o futebol uma ciência exacta", seremos talvez levados a concluir que mesmo não sendo o Futebol "uma ciência exacta", o que o Futebol português tem de "ciência aproximada" deixa sempre o SCP a kms de distância da "exacta análise científica" que, por fruteiros primeiro e padres depois, foi usada para deformar a Verdade Desportiva.
      Muito do que acabei de dizer fica bem resumido em parte da sua última frase: "porque senão haveria vencedores e perdedores antes dos jogos começarem" ... TEM DÚVIDAS???SL

      Eliminar
  4. Aqui nesta estatistica só estão as faltas que foram marcadas. O que faz com que a realidade seja ainda mais assustadora

    ResponderEliminar
  5. Se entregassemos estas estatísticas a uma empresa com os nomes cortados, diriam logo que os dados do benfica seria objecto de uma investigação, se estas diferenças fosse por exemplo aplicado a seguros, a PJ já estaria em cima do Benfica, isto é uma autêntica fraude.

    Associando estes dados aos e-mails, vouchers, jogos par perder... é uma confirmação que a fraude existe.

    SL

    ResponderEliminar
  6. a culpa é do Bruno . Todos sabemos que antes o SPORTING era largamente beneficiado .

    ResponderEliminar
  7. Mas alguém no seu perfeito juízo ainda acredita que isto são meras vicissitudes do futebol ? E ainda andam por aí comentadeiros e jornaleiros que dizem que todos os grandes são beneficiados na mesma medida, que medindo tudo ao longo da época encontra-se um ou outro "ponto" a mais e a menos para os 3 ! Isto é uma vergonha....somente quando os sportinguistas fizerem algo de radical, que chame a atenção, a sério, do país, é que poderá mudar qualquer coisa. Regra geral não defendo a violência, mas quando a força das palavras nada resolve....não é assim que começam as guerras ? Quando após cimeiras e mais cimeiras nada adiantam entre as partes, costuma-se dizer que só a guerra resolverá. É triste, aliás, entristece-me pensar assim, mas começa a chegar a um ponto de ruptura muito grande. O tratamento desigual que nos é dado é absolutamente vergonhoso, escandaloso e á vista de todos. E o revoltante é isso, é ser ás descaradas ! Quem rouba é o bonzinho, o dono da verdade desportiva, os campeões com mérito que foram mais regulares ao longo da época. Quem é roubado, é "calimero", é agitador, é incitador de violência, é populista, etc e tal....O futebol cá do burgo anda uma penúria, é só me admira é quem é que ainda investe nisto ! Aliás, nem admira muito, são outros ladrões que simplesmente lavam o seu dinheiro á custa da nossa paixão pelo desporto rei. Esta dos cartões não é de agora, porque se forem colocados dados relativos aos últimos 10 anos, o Sporting mais parece uma equipa recém chegada ao primeiro escalão e que tudo faz pelo pontinho, dando traulitada a montes. Acordem sportinguistas, basta ! Uma concentração á porta da federação e liga de arbitragem, em tons de aviso, seria um abre olhos para essa corja que lá manda dentro. Depois de avisados não se podiam queixar de "actos" mais duros....nada de matar ninguém, isso é honra e direito de somente uns quantos sem que nada se passe, mas causar, de alguma maneira, um ou outro prejuízo a um outro desses mentecaptos, talvez fizesse os outros pensar " epá, vamos lá mas é apitar e decidir como deve ser que isto ainda cai para o meu lado ". Saudações leoninas e viva, sempre, o SPORTING !

    ResponderEliminar
  8. Peço desculpa por fugir ao assunto.
    Hoje (Com grande tristeza!...) não poderei ir apoiar o Sporting ao estádio. Por isso exijo o máximo aos nossos jogadores que vão ter o privilégio de entrar em campo. Juntamente com os adeptos, vão mostrar aos nossos adversários o significado da camisola e emblema que envergam.

    ELES QUE OIÇAM SUBIR O RUGIDO
    E A FÚRIA DOS LEÕES
    VEJAM COMO TEMÍVEL É O SEU PORTE
    (COMO ESTÃO ARMADOS PARA A BATALHA!)
    E SINTAM O CARÁCTER SELVAGEM E TERRÍVEL,
    A FORÇA SUBLIME QUE OS DISTINGUE

    ResponderEliminar
  9. Mister, seria interessante analisar os jogos do benfica na seguinte perspectiva.
    Jogos em que o SLB perdeu pontos quantas faltas os adversários fizeram.
    è que tenho a convicção que quando o adversário joga a sério a probabiidade do benfica perder aumenta significativamente.

    ResponderEliminar