quinta-feira, 19 de abril de 2018

O Jamor tem outro encanto de verde e branco


O Sporting conseguiu ontem a qualificação para a 28º final da Taça de Portugal da sua história, após eliminar o Porto no desempate por grandes penalidades. Os leões procuraram conquistar a 17ª Taça de Portugal frente a um Desportivo da Aves que chega pela primeira vez à final da prova.

Vencedores no plantel


Do actual plantel apenas 5 jogadores venceram a Taça de Portugal:  
- Rui Patrício (2) - 2007/2008 e 2014/2015
- André Pinto (1) - 2015/2016 (Jogou pelo Braga na final perdida para o Sporting em 2014/2015)
- William Carvalho (1) - 2014/2015
- Daniel Podence (1) - 2014/2015
- Fredy Montero (1) - 2014/2015

Destaque para Fábio Coentrão que apesar do seu enorme palmarés, nunca conseguiu vencer a "prova rainha".

A lição da Académica


Em 2011/2012 o Sporting perdeu a final da Taça frente à Académica de Coimbra. Que sirva de lição e de exemplo para a final deste ano. Como disse Jorge Jesus no final da partida de ontem: "numa final não há favoritos" e tudo pode acontecer. O Desportivo das Aves está na final por mérito próprio e os seus jogadores darão a vida para conquistar a Taça. O que se pede aos nossos rapazes é que entrem como o mesmo espírito e atitude. Se assim for, estaremos muito mais perto da vitoria.



A inspiração de 2014/2015


A última conquista na Taça aconteceu precisamente frente a Sérgio Conceição, então treinador do Braga. Uma final épica onde o Sporting esteve reduzido a 10 jogadores desde os 14 minutos e estando a perder por 2-0 aos 25minutos de jogo ainda conseguiu empatar o jogo e vencer na marcação de pontapés de penálti.


Que sirva de inspiração.

Para fechar


O Sporting leva 55 jogos oficiais e acabará a época com 60 partidas realizadas. Nunca em Portugal uma equipa tinha feito tantos jogos. Desde o início do ano que o Sporting tem jogado sempre duas vezes por semana. Isto impede os jogadores de treinarem. Praticamente só recuperam e jogam. É importante que os Sportinguistas também percebam esta dificuldade que por vezes torna as exibições da equipa mais cinzentas.


O jogo do próximo domingo é muito complicado e a equipa está de rastos em termos físicos. São muitos os lesionados e "tocados". Mathieu, Piccini, Coentrão, André Pinto e Doumbia andam com problemas físicos. A juntar a estes há ainda as lesões de Bruno César, Rafael Leão, Daniel Podence e William Carvalho. Por isso é muito importante que os Sportinguistas passem aos jogadores um suplemento de alma para conseguirem ultrapassar o Boavista. Uma casa cheia é o que se pede agora que vamos entrar na fase decisiva do campeonato. Só dependemos de nós para chegar pelo menos ao 2º lugar. É nisso que temos de estar concertados.

Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aqui)

16 comentários:

  1. Lembram-se?

    Na última Taça Portugal ganha pelo SCP o adversário era o Braga e o treinador arsenalista era nem mais .... Conceição.
    Esteve a ganhar 2 a 0 e a jogar contra 10 (muito tempo) após expulsão de Cédric.
    Acabou por perder 3-2.

    Ah, o árbitro desse jogo foi Marco Ferreira, um árbitro internacional que foi despromovido após este jogo (1ª vez na história arbitragem portuguesa). Vá-se lá saber porquê...Que engraçado...

    BdC já conta com 2 troféus no futebol sénior, se ganhar a Taça Portugal este ano fica com 3.

    --

    O Podence conta com 2 Taças da Liga no CV (Moreirense e SCP)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se o SCP vencer a TP, serão 4 os troféus ganhos no futebol sénior durante a presidência de BdC. A ver:

      2x TP
      1x ST
      1x TL

      Eliminar
    2. Correcção: BdC conta com 3 (três) troféus nacionais oficiais no Futebol Sénior: Taça de Portugal (tr.: Marco Silva), Supertaça e Taça da Liga (tr.: JJ).
      SL

      Eliminar
  2. Outra curiosidade:

    Após o puxão de orelhas de BdC aos jogadores após derrota contra A. Madrid o SCP só somou vitórias:

    Vitória diante P. Ferreira
    Vitória diante A. Madrid
    Vitória diante Belenenses
    Vitória diante FCP

    Se calhar há males que vêm por bem. Será que o puxão fez efeito?

    ResponderEliminar
  3. Se JJ ganhar a Taça Portugal, não digo que salva a época, mas ganha mais créditos uma vez que fecha a temporada com 2 títulos, o que é bom. É preferível ganhar títulos do que nenhum, mesmo que sejam taças. E se conseguir o 2º lugar (1º não acredito, mas ainda é possível) pode assegurar muitos milhões.

    Se bem me lembro o ilustre "estadista" dizia que o SCP não ganhava nada esta época. Acho que é mais ao contrário quem não vai ganhar nada pode ser o Rui.

    ResponderEliminar
  4. Acho que o BdC merecia um pedido desculpa por parte dos adeptos (dos verdadeiros e não das melancias).
    No final do jogo BdC aos abraços nos jogadores, já deve ter pedido desculpa no balneário. Mas o puxão fez efeito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas quais desculpas? Houve algum crime do BdC para ter de pedir desculpa aos jogadores? Houve algum crime dos adeptos para terem de pedir desculpa ao Presidente? Situações que, em qualquer outro clube teriam sido comentadas sem destaque e no SCP, graças a uma CS avençada e cartilhada, presa ao Estado Lampiânico, assumiu estatuto de "enorme crise, um dramalhão de faca e alguidar que deu azo a kilómetros de papel e eternidades de programas televisivos. De tal maneira que, 6 dias depois de BdC ter suspenso a sua conta no Facebook, a CS continuou a dar destaque à "crise no SCP", enquanto o Mundo vivia uma situação que podia ter descambado para uma pré-3ª Guerra Mundial ou uma nova situação de Guerra Fria. TANTO JORNALIXO JÁ SE TORNA RIDÍCULO!!!
      sl

      Eliminar
    2. Concordo totalmente com as suas palavras.SL

      Eliminar
  5. SCP com possibilidades de ganhar 2 títulos nesta época.
    Não está mau isto para quem andou semanas a tentar crucificar JJ e BdC.

    E os adversários, zero títulos?
    Calma nem tudo está perdido, ainda falta um troféu para conquistar: o título de toupeira do ano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse já ninguém lhos tira!! Esse e o de lanterna vermelha da Europa: 80 clubes a disputar as fases de grupos da Champions e da Liga Europa e o Carnide, com estatuto de cabeça de série, foi O ÚNICO A FAZER ZERO PONTOS E A SÓ MARCAR 1 GOLO!!!!
      SL

      Eliminar
  6. Pareceu-me que os leões estiveram mentalmente mais fortes frente ao FCP, principalmente penaltys.

    A melhor forma de vencer o cansaço acumulado é ganhar títulos e jogos. São um estímulo e alento importante que ajudam a ultrapassar as dificuldades físicas.

    O objectivo não é o 3º lugar mas sim o 2º. Porque se o SCP ganhar a Taça fica com Liga Europa garantida e a luta pelo 3º lugar torna-se em milho para pardais (ou outras espécies de aves).

    ResponderEliminar
  7. A questão do cansaço acumulado por excesso de jogos não deve ser desvalorizado nem sobrevalorizado. Não podemos olhar para o número de forma absoluta. Será mais exigente em termos físicos fazer dois jogos contra o Atletico de Madrid e Barcelona, ou fazer 3 contra o Oleiros, o Famalicão e o Aves? Mais importante do que a quantidade é a intensidade.
    No final do ano o Sporting vai ter mais jogos do que o City, acham mesmo que a época vai ser fisicamente mais exigente para os jogadores do Sorting do que para os jogadores City?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro 50 jogos são 60 jogos! Em princípio, todos disputados com intensidade máxima! Ou assim deve ser! O que pode é haver a maior ou menor possibilidade de processar a gestão do plantel. Pegando no jogo com o Oleiros: foi um jogo com intensidade máxima, mas ao qual foram chamados jogadores menos utilizados, como Matheus Oliveira e Rafael Leão, que até marcaram um golo cada. Pegando no exemplo do Manchester City, deverá ter tido aproximadamente os mesmos jogos que o SCP, mas tem um plantel que, se calhar, permitiu ao Guardiola rodar mais jogadores (além de que, desde muito cedo o Campeonato passou a ser um "passeio", tal era o avanço para o 2º classificado). O facto é que o aumento do número de jogos reduz o intervalo de tempo entre eles, aumenta a necessidade de efectuar treinos de recuperação física, diminui a possibilidade de efectuar treinos de rotinas técnico-tácticas; menos treino de bola, conduz a aumentar a fadiga mental já associada à maior fadiga física. E a verdade é só uma: foi a 1ª vez que uma equipa em Portugal fez mais de 57 jogos (60)! E manter o nível competitivo demonstrado neste 55º jogo, desgastante física e mentalmente, que durou 120 minutos mais penaltis, e mostrando maior frescura aparente que o opositor que estava a disputar o 48º, só significa um excelente trabalho feito por equipa técnica, preparadores físicos, fisioterapeutas e equipa médica. A comparação não pode ser com o Manchester City, porque não jogámos nem vamos jogar com eles. Faça-a com o Porto que acabámos de defrontar: temos 7 jogos a mais, os quais são 6 jogos de Liga Europa e uma Final da Taça da Liga. Os jogos da Liga Europa incluíram duas deslocação de mais de 7 000 km e 5 fusos horários, um jogo de 120 minutos e uma eliminatória com o Atlético de Madrid (nº2 do ranking europeu); o jogo da Taça da Liga foi só uma penalti decidida a penaltis e jogada menos de 48 h depois de uma meia-final, intensíssima, com o FCP e também decidida a penaltis. Se compararmos com o outro rival, quando forem a Alvalade será o nosso 53º jogo e eles estarão a fazer o 40º! Veremos quem estará por cima!!
      Saudações leoninas

      Eliminar
    2. Meu caro eu estou-me a borrifar para o porto, a questão que coloquei foi que não podemos analisar o número de jogos em termos absolutos.
      Se o meu caro acha que os jogos contra o Oleiros são jogados à mesma intensidade que os jogos da liga inglesa (do City ou qualquer outro) é porque não vê os jogos com atenção.
      Era interessante comparar-se distância percorrida em média pelos jogadores nesses jogos.

      Eliminar
    3. O que não podemos é analisar em termos comparativos com uma equipe que não compete connosco. O desgaste comparado só o pode ser com aqueles com quem nós competimos: sobretudo os fruteiros e as toupeiras, que são quem mais compete connosco e ao mesmo nível: aí ficamos com 8 jogos e 30 minutos a mais que o FCP e 14 jogos e 30minutos e 3 desempates a grandes penalidades a mais que o SLB. Não me venham dizer que não pesam: exceptuando a Taça de Portugal e as competições Uefeiras ( e apenas no caso do Porto) os adversários são idênticos. Na TP o Porto apanhou 2 jogos mais puxadinhos que os nossos; na UEFA apanhámos 4 jogos mais rasgadinhos que os deles (Liverpool e Atlético "equiparam-se" em grau de dificuldade. Mas a questão volta ao mesmo: o que tem a ver o grau de dificuldade? A partir de um certo patamar, a intensidade deve ser sempre máxima, independendo do adversário.
      SL

      Eliminar
  8. Se o Sporting ganhar a Taca de Portugal (pelo menos essa e talvez o campeonato :)) Pergunto: QUANDO FOI A ULTIMA VEZ QUE O SCP GANHOU DOIS TROFEUS NUMA EPOCA?......

    ResponderEliminar