quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

"I"nvestigações


A estratégia de defesa do Benfica em relação ao caso dos emails assenta em dois pilares fundamentais: O primeiro passa por utilizar o argumento da "devassa da vida privada e violação de correspondência", tentando a todo o custo que a informação não seja divulgada publicamente. Neste sentido, colocaram uma providência cauteltar - rejeitada pelo tribunal - ameaçaram cidadãos comuns com envio de cartas para as suas entidades patronais, ameaçaram jornalistas e jornais com processos crime e até os funcionários do Benfica foram ameaçados com processos disciplinares e criminais.

O segundo pilar passa por atirar lama para cima dos rivais para poderem usar o argumento do "são todos iguais" e "isto toca a todos". Isso foi ontem bem propagandeado por Rui Pedro Braz, o comentador que assume o papel de isento, enquanto tem um contrato com o Benfica em que está acordado que não pode "em circunstância alguma, pôr em risco a imagem e o bom nome do 1º contraente (Benfica), nem induzir terceiros em erro" - (aqui). Fiquem com o vídeo:

(Vídeo Artista do dia - Post (aqui)

No que diz respeito ao Porto a cartada "Apito dourado" é sempre útil e se repararem o tema tem sido reavivado nos últimos meses pela máquina de propaganda. Afonso de Melo, jornalista avençado do jornal i que recebe 1000€ do Benfica por "questões políticas" (aqui), tem sido um dos principais mestres da narrativa histórica sobre o Apito Dourado. Fiquem com as últimas 8 crónicas deste artista no jornal "O Benfica".

No que toca ao Sporting e ao seu presidente, na impossibilidade de encontrarem algum escândalo real, fabricam-se vários. É isto que o Benfica tem feito, senão vejamos as três investigações em curso sobre Bruno de Carvalho/Sporting.

Tráfico de influências


O jornal i utilizou na segunda-feira grande parte da sua capa para fazer um forte ataque ao presidente do Sporting, afirmando que este se encontra sob investigação por tráfico de influências.

Cliquem para aumentar 

Como podem verificar na notícia "escrita" por Joana Marques Alves, apenas os dois primeiros parágrafos são relevantes e dizem respeito ao que foi apresentado na primeira página. Diz o jornal I que Bruno de Carvalho e outro dirigente do Sporting estão a ser investigados por tráfico de influências e que esta informação foi confirmada pela PGR. A notícia é apenas e só isto. O resto do artigo é apenas um mix de informação relacionada com Paulo Pereira Cristóvão, vouchers, caso da fruta para desaguar no objectivo fundamental que era acabar com a comparação a Vale e Azevedo.

Portanto, Bruno de Carvalho está a ser investigado por uma denúncia anónima, algo que qualquer pessoa ou entidade podem fazer. Da parte do Ministro publico não há outra solução senão investigar a denúncia, mesmo que ela não tenha qualquer tipo de fundamento relevante. Obviamente, se questionados sobre esse assunto, só podem responder que estão a investigar. Foi o que aconteceu. Importa dizer que não existiram quaisquer diligências processuais. Não existiram buscas, depoimentos dos visados e ninguém foi constituído arguido.

Link da notícia (aqui)

Obviamente, toda a gente percebeu de onde é que surgiu a queixa e o seu anúncio até foi publico, como podem ver no print anterior.

Só esta espécie de jornal é que estaria disposta a fazer desta patetice uma notícia, enxovalhando o nome do Presidente do Sporting CP. Não é nada de novo vindo de onde vem. Basta recordarmos a vergonhosa capa feita com a comparação de Bruno de Carvalho a Donald Trump.

Estamos também a falar do mesmo jornal cujo directo, Vìtor Rainho escreveu coisas como: "O líder Sportinguista até parece que trabalhou num circo fazendo de alvo para o lançador de facas. Adora confusão e ainda não percebeu que já não faz parte das claques do clube, mas que é presidente. Um arruaceiro sem limites." ou "Para o líder leonino tudo serve para dar espetáculo e é bom que se mantenha por muitos anos no cargo, pois as suas semelhanças com outro justiceiro que passou pelo mundo da bola, mas do outro lado da Segunda Circular, são cada vez mais evidentes. E sabemos como acabou. Bruno de Carvalho é um pirómano".

Muito mais exemplos poderia dar: Deixo alguns links de posts que já escrevi relacionados com o jornal I: (aqui), (aqui) ou (aqui).

Deixo-vos mais uma curiosidade deliciosa. Ao contrário do que é habitual, o jornal optou por colocar a notícia na integra no seu site logo às 8:00 da manhã, quando o procedimento habitual é libertar todo o conteúdo da notícia apenas no final do dia. Tem toda a lógica libertarem apenas a notícia na integra ao final do dia, uma vez que por essa altura já não influenciará as vendas em banca do jornal. É muito relevante verificarmos que o jornal está disposto a perder vendas, contrariando o procedimento habitual, apenas para passar uma mensagem muito negativa sobre o Presidente do Sporting.

Ameaças a árbitros


Para quem não sabe, o jornal Sol e o Jornal I são escritos pelos mesmos artistas. O Jornal I só é publicado de 2ª a 6ª ficando o Sol com a publicação de fim de semana. Ora, no dia 23 de Dezembro, o Sol lançou mais uma "bomba", afirmando que o "MP abre inquérito a ameaças a árbitros" vindas de Pinto da Costa e de Bruno de Carvalho.


Importa referir que esta encomenda foi escrita pelo benfiquista Carlos Diogo Santos. Fica só faltar a saber quem foi o mandante. Talvez na próxima leva de emails se encontre essa resposta.

Link da notícia (aqui)

Desde logo é ridículo pensarmos que o Presidente do Sporting e do Porto estavam preocupados com a greve dos árbitros. Por mim falo, se fizessem todos uma greve definitiva era uma maravilha. Venham de lá árbitros estrangeiros. Parece-me que nem Porto nem Sporting se oporiam à vinda de juízes estrangeiros.

Mais uma vez, estamos perante uma "denúncia anónima". Curiosamente, esta denúncia surge pouco tempo depois do mítico programa "Chama Imensa" - anunciado como o programa de ia expor os podres dos rivais - ter avançado com essa patetice. Algo que só poderia sair da mente de José Marinho (de quem vão ouvir falar muito nos próximos tempos). Também nesse programa ficou a promessa de nas semanas seguintes serem divulgados emails comprometedores de clubes com a FPF. Até hoje, continuamos todo à espera desses emails.

A transferência de Tanaka



Na imagem anterior estão as capas do Correio da Manhã de 8 de Novembro de 2017 e de ontem, 30 de Janeiro de 2018. O Correio da Manhã, sabe-se lá a mando de quem, decidiu reciclar uma notícia com quase três meses, aproveitando a onda do que foi publicado pelo Jornal I. Na notícia que apresentam ontem, nada de novo é acrescentado sobre o caso.

Para quem não se recorda, faço um resumo: Ao contrário das outras investigações, esta não está escondida sob a capa do anonimato. Foi Paulo Pereira Cristóvão quem fez a denúncia ao ministério publico, afirmando que existiram irregularidades nas transferências de alguns jogadores na presidência de Bruno de Carvalho, nomeadamente o caso de Tanaka. Confio mais nas denúncias anónimas do que nas denúncias de uma besta como o ex-sócio Paulo Pereira Cristóvão. Os relatórios e contas não deixam grande margem para dúvidas sobre a legalidade dos negócios, mas de qualquer forma, enquanto Sportinguista desejo que o ministério publico investigue todos estes casos até à exaustão para que não restem dúvidas.

Recordar


No próximo fim de semana o Sporting terá mais uma Assembleia Geral em que todos os sócios devem estar presentes. Na última AG em Setembro, Bruno de Carvalho já tinha falado um pouco sobre a campanha negra que lhe estavam a fazer envolvendo até ataque à sua família. Importa recordar este pequeno excerto que demonstra bem até onde esta corja está disposta a ir.


Timing perfeito


Agora conseguimos perceber melhor o timing de novo ataque a Bruno de Carvalho, vindo dos suspeitos do costume. A vitória na Taça da Liga, a mediatização do "caso Centeno", a junção dos processos vouchers/emails/viciação de resultados e até nova investigação do Expresso sobre as empresas de Vieira, precisavam de uma "resposta". Felizmente, as pessoas já estão bem conscientes da estratégia do Benfica e quem ainda tinha dúvidas deve ter ficado esclarecido definitivamente com a constituição de Luís Filipe Vieira como arguido. E que maravilha foi ver os propagandistas a meterem a viola no saco no dia de ontem, depois de terem andado a bater na véspera em Bruno de Carvalho e no Sporting.

Acabo com uma reflexão: Se retirarmos os Sportinguistas da equação, Bruno de Carvalho será provavelmente um dos homens mais odiados do país. Basta ver como os rivais, jornalistas, paineleiros, adeptos adversários e afins falam do homem. Mas alguém acha mesmo que se de facto existisse alguma prova ou forte indício contra o presidente do Sporting, este já não estava preso?

PS: Luís Filipe Vieira foi ontem constituído arguido, mas na sua edição de hoje o jornal I não colocou a sua foto na capa. Não devem ter em arquivo...


Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aqui)

4 comentários:

  1. Mais do que o jornal I, fiquei fascinado com a capa do Diário de Notícias, outrora uma referência do jornalismo nacional, que tem como grande destaque: Livros juntam Marcelo, Araújo Pereira e crianças da Murtosa em Belém! Depois de mais este exemplo de falta de crediblidade, não se admirem que o centenário DN passe a semanário ou desapareça.

    ResponderEliminar
  2. A comunicação do SLBatota

    https://www.youtube.com/watch?v=H6GG_ex_ZAI

    SL

    ResponderEliminar
  3. O mais bonito ontem for ver as caras de enterro do Braz e do Ventura

    ResponderEliminar
  4. Mas o que é isto tem a ver com o Benfica? Os sportinguistas ficam loucos com estas noticias... enfim

    ResponderEliminar