segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

E agora?


Os últimos dias foram pródigos em casos vergonhosos no desporto nacional. Desde invasões de campo, ameaças de greve, violência, arbitragens vergonhosas, declarações inacreditáveis de responsáveis governamentais, etc. Deixei passar algum tempo para ter uma perspectiva mais global do que esta a acontecer e agora é hora de apresentar uma série de post sobre estes assuntos.

Jogo à porta fechada para o Braga


Na semana passada o Conselho de Disciplina puniu o Sporting de Braga com um jogo à porta fechada por um alegado cântico racista durante o jogo Desportivo das Aves-Braga a 10 de Agosto deste ano. 

É muito importante sublinhar algumas ideias em relação a este caso. O castigo ao Braga foi aplicado tendo por base única e exclusivamente o relatório de jogo do árbitro Fábio Veríssimo. Curiosamente, nos dias seguintes a imprensa não deu eco a estes eventuais cânticos racistas por parte de adeptos do Braga. Estamos então perante um caso que terá apanhado a maior parte dos adeptos de futebol de surpresa, até porque não existiram imagens do sucedido.

Uma justiça especial para o Benfica


No programa "Verde no Branco" da última quinta-feira, Nuno Saraiva comentou este castigo ao Braga e questionou a justiça desportiva sobre outros acontecimentos tão ou mais gravosos. Subscrevo na integra o que foi dito pelo director de comunicação do Sporting que podem ver de seguida.


Dois pesos, duas medidas


Portanto, de um lado da balança temos um eventual cântico racista de adeptos do Braga cujo único meio de prova é o relatório de um árbitro. Nesta situação o Braga apanhou um jogo à porta fechada. Do outro lado da balança temos um assassinato, cânticos de celebração do assassinato de um adepto do Sporting, destruição de estádios, agressões a adeptos rivais, etc. 

Senão vejamos alguns exemplos que ocorreram este ano. Repito: Acontecimentos que ocorreram em 2017.

Link da notícia (aqui)

Link da notícia (aqui)

Link da notícia (aqui)

Na Liga desta temporada as claques do Benfica já mostraram a sua valia em três jogos fora de portas. Em Vila do Conde as agressões levaram mesmo a que alguns adeptos do Rio Ave tivessem de ser hospitalizados. Seguiu-se a deslocação à Vila das Aves onde as claques do Benfica "provocaram o caos no Bar do Estádio". Há pouco mais de um mês 500 casuals do Benfica já com o jogo a decorrer em Guimarães fizeram com que os adeptos Vitorianos se tivessem de refugiar no relvado. 

Mas há mais. No Futsal as claques do Benfica também dão "espectáculo". 

Link da notícia (aqui)
Estes acontecimentos no futsal ocorreram no mesmo fim-de-semana do jogo em Guimarães em futebol, que já falei em cima. É importante referir que os jogos de Futsal também estão sob a égide da Federação Portuguesa de Futebol. 

Deixei 4 acontecimentos que ocorreram nesta época desportiva e que não motivaram qualquer sanção disciplinar, mas se recuar mais uns meses e mantendo-me em 2017 ainda há isto:

A 19 de Fevereiro de 2017, as claques do Benfica decidiram criar uma nova modalidade: arremesso de cadeiras contra adeptos.


No dia 15 de Abril de 2017 as claques do Benfica simularam o silvo do very-light num derby contra o Sporting. Uma verdadeira celebração de uma assassinato. 


Poucos dias depois, a 23 de Abril de 2017 jogou-se o derby em futebol entre o Sporting e o Benfica e depois de no dia anterior terem assassinado mais um adepto do Sporting, as claques do Benfica decidiram cantar isto:


Resumindo


Faço um breve resumo só para o ano de 2017 e apenas nas competições organizadas pela Federação Portuguesa de Futebol, daquele que tem sido o comportamento das claques do Benfica.

19/02/2017 - Claques Benfica arremessam cadeiras contra adeptos do Braga que circulavam no exterior do estádio municipal de Braga;

15/04/2017 - Claques Benfica simulam o silvo do Very-light num derby contra o Sporting no Pavilhão da Luz;

22/04/2017 - Assassinato de um adepto do Sporting por um elemento das claques do Benfica;

23/04/2017 - Cântico celebração do assassinato de Rui Mendes no Jamar em 1996, no derby de futebol em Alvalade;

26/08/2017 - Agressões de elementos das claques do Benfica a adeptos do Rio Ave em Vila do Conde. Várias pessoas hospitalizadas;

05/10/2017 - Claques do Benfica lançam tochas, cadeiras e entram em confronto com a polícia num jogo de Futsal em Braga;

22/10/2017 - Claques do Benfica destroem Bar do Estádio do Desportivo das Aves;

05/11/2017 - 500 casuals do Benfica invadem as bancadas afectas aos adeptos do Vitória de Guimarães no D.Afonso Henriques fazendo com que essas pessoas se refugiassem no terreno de jogo;

Como é possível que o Conselho de Disciplina tenha decidido ignorar todos estes casos? É este o regime de impunidade total por parte do Benfica. Como é possível? Eles matam, batem, roubam, mandam adeptos dos clubes rivais para o hospital, entram em confronto com a polícia, invadem bancadas adversárias, causam tumultos que fazem com que os árbitros tenham de interromper as partidas, e celebram um assassinato cometido por um membro das suas claques e nada lhes acontece.

E agora?



No último clássico um adepto do Porto invadiu o terreno de jogo e agrediu Pizzi. Nos regulamentos está prevista esta situação com um ou mais jogos à porta fechada para o clube do adepto prevaricador. Obviamente, se a justiça funcionar o Porto terá de ser castigado. Os factos são evidentes e não é preciso haver grandes investigações. As imagens falam por si e julgo que até os adeptos do Porto concordam com a justiça de uma eventual sanção. 

O problema é o histórico de impunidade do Benfica. Perante todos estes casos ignorados pelo Conselho de Disciplina e relacionados com as claques ilegais do Benfica, como é que os adeptos podem acreditar na justiça e nas instituições desportivas nacionais e aceitarem um castigo dos seus clubes? Quando há uma equipa a quem tudo é permitido, como é que podemos aceitar que outros clubes sejam punidos por comportamentos semelhantes?

Era esta pergunta que os jornalistas da praça deveriam fazer a José Manuel Meirim. Veremos o que o benfiquista e seus pares - alguns dos quais com direito a bilhetes de luxo para assistirem aos jogos do Benfica - decidem. 

E depois ainda querem que as pessoas não se revoltem com a injustiça e a impunidade. 

Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já. 

Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)

11 comentários:

  1. "As imagens falam por si e julgo que até os adeptos do Porto concordam com a justiça de uma eventual sanção."

    É verdade, as imagens são claras, e demonstram bem o deliberado empurrão do adepto do FC Porto ao Pizzi, mas, eu pergunto, qual o verdadeiro significado da palavra agressão no Porto Editora?

    Sim, nada justifica a atitude do adepto, nem atenuante terá, pelo rastilho provocado pelo Tiago Pinto, seguido do murro/empurrão do Pizzi ao Marega, provavelmente o FC Porto será punido, mas, agora pergunto eu:

    O jogo foi interrompido pelo tal empurrão do adepto ao Pizzi? O Pizzi sofreu algum ferimento? Pois é, se esses dois factos tivessem ocorrido, o FC Porto perdia os 3 pontos em disputa, como tal não sucedeu...

    Castigo com Dragão à porta fechada? Face ao ocorrido, o jogo não foi interrompido pela invasão e empurrão do adepto, o Pizzi não sofreu qualquer dano, nem qualquer agressão, onde consta tamanha punição nos regulamentos, para fechar o Dragão?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mais grave o comportamento do adepto do Porto ou o eventual cântico racista dos adeptos do Braga?

      Eliminar
    2. E o murro /empurrão do pizzi vai passar em claro ?

      Eliminar
  2. Mister, o problema já não é só o Conselho de Disciplina - não foi o ilustríssimo pino, que preside ao IPDJ, que diz que o "seu" organismo está confortável com o comportamento das claques?
    Que detergente mais eficaz se poderia usar para lavar a porcaria de meirins e confrades?
    E o Secretário de Estado, o próprio Primeiro Ministro, encolhem-se, escondem-se?
    (do Gomes nem falo, já se sabe que é um fantoche nas mãos de quem tem mails e fotos)

    O que se passou em Lamas, Aveiro e Coimbra é culpa de dirigentes dos grandes clubes?
    Não será, antes, culpa de quem manobra as marionetas-árbitros e dos próprios árbitros, uns por serem incompetentes, e outros, por se julgarem os "supra-sumo", prepotentes, que (ainda) fazem tudo o que querem e lhes apetece?

    Limpe-se o sector da arbitragem e exijam~se responsabilidades a alguns comentadores incendiários e logo veremos como a situação normaliza.

    ResponderEliminar
  3. a impunidade do benfica torna-se o caso que provoca os outros todos as arbitragens tao vigaras tornam tudo incendiario o pide jose manuel meirim de certo nao vai as causas para castigar mas sim ira as causas para silenciar a revolta que é provocada pelas arbitragens altamente prejudiciais aos clubes que impedem o benfica de progredir com a suavigarice e pela impunidade que o beneficiado de tais arbitragens tem sempre o benfica e a revolta comeca a destapar-se

    ResponderEliminar
  4. A partir do momento em que o elemento principal da instituição responsável por agir afirma que os grupos não organizados do SLB, aka associação criminosa, não provocam qualquer tipo de problemas, está tudo dito.

    Quanto ao caso do FCP, o regulamento é explícito. Ainda para mais com o que aconteceu recentemente com o SCB.
    Agora é ver a guerra do poder a funcionar.

    ResponderEliminar
  5. O que é que o jogo ter sido imterronpido interessa para ser agressão ou não?
    Foi empurrado pelas costas depois de ele próprio ter empurrado/tentado empurrar outro jogador. O imterrompimento do jogo é irrelevante porque houve agressão.

    ResponderEliminar
  6. adeptos do porto a agredirem adversários e a atirarem paus, dirigentes do slb apanhados nos emails.

    patetas da liga e comentadeiros: "a culpa destes incidentes todos deve ser do BdC. só pode..."

    curioso que o Famalicão parece estar a ser levado ao colo para subir de divisão. lá está a quererem meter mais um clube do norte à força na 1ª divisão. senão vejamos: casos na taça contra scp, casos contra scp B e agora caso contra académica. muita coincidência não?

    ResponderEliminar
  7. Uma pergunta inocente. O adepto será mesmo do FC Porto? Afinal a criatura até é de Lisboa. Será coincidência? Ou será um infiltrado que nem apareceu em tribunal conforme o que estava deliberado? Provavelmente até é um adepto de algum grupo organizado com um cachecol alheio.

    ResponderEliminar
  8. Vai ficar tudo na mesma!
    É não deixar cair os emails no esquecimento.
    Tantos são os focos de incêndio que algum vão deixar para atrás e vai ser por esse que vão arder...

    ResponderEliminar