domingo, 24 de dezembro de 2017

Da última ceia ao natal verde



Uma vez que vivemos numa fase em que são feitos balanços e reflexões pessoais, parece-me importante que os Sportinguistas também "percam" algum do seu tempo a reflectir sobre o clube que amam. 

A última ceia


A 20 de Dezembro de 2012 o jornal Sporting publicou aquela que considero ser a pior capa da de sempre do jornal e um dos momentos mais baixos da história centenária do nosso clube. A célebre reprodução da "última ceia" de Leonardo Da Vinci com Godinho Lopes a fazer o papel de Jesus Cristo e os 19 apóstolos a serem representados por atletas do clube, foi um desrespeito para com os Sportinguistas e para quem acredita em Jesus Cristo. 

Aquando da publicação do jornal o Sporting vivia a maior crise da sua história. Completamente delapidado do seu património, com um buraco financeiro colossal, com uma gestão desportiva caótica, com modalidades a fecharem e um sem fim de problemas ameaçavam a sobrevivência do clube. Para os mais esquecidos, é importante referir que no futebol ocupávamos o décimo lugar a 20 pontos de distância do Benfica e do Porto. Isto quando apenas tinham sido disputadas 12 jornadas. Felizmente, foi mesmo a última ceia de Godinho Lopes e cerca de 3 meses depois Bruno de Carvalho foi eleito. 

O natal é verde


Passados 5 anos vivemos um momento fantástico com a equipa de futebol a disputar todas as frentes e na liderança do campeonato. Algo que não acontecia há 44 anos. Nas modalidades de equipa somos líderes isolados do campeonato de Futebol Feminino, Hóquei em Patins, Voleibol, Ténis de Mesa, Andebol e Futsal, sendo que destas seis modalidades, três foram reintroduzidas no clube pela actual direcção. Nos últimos três anos foram conquistados tantos títulos europeus como de 1994 a 2015: três (Taça CERS em hóquei em patins, Taça dos Clubes campeões europeus em pista e a Taça Challenge em Andebol). E esta época somos candidatos à conquista de mais títulos europeus em diversas modalidades.

Passadas décadas sem casa própria, foi construído o maior e melhor pavilhão de clube do país, o magnífico Pavilhão João Rocha. Temos o maior número de sócios da história do Sporting. Em termos financeiros temos sistematicamente lucros quer na SAD quer no clube. Passamos de pouco mais de 30 modalidades para as 54 actuais, reabilitamos o estádio e a Academia, etc. 

Obviamente temos de estar contentes com este natal verde, mas nunca podemos perder de vista que o objectivo é estarmos em 1º no final da época e não no Natal. Posto isto, este período de reflexão deve ser aproveitado por todos nós para percebermos o que podemos fazer para ajudarmos as nossas equipas a conquistarem os tão desejados títulos e para ajudarmos o clube a crescer em todas as vertentes. 

Para quem ainda não é sócio, este é um bom momento para o serem. Basta clicarem (aqui) e num minuto tornam-se sócios do Sporting Clube de Portugal. É também uma excelente prenda de natal, até porque é atribuído de imediato um nº de sócio e uma cartão virtual que pode ser imprimido enquanto o cartão "oficial" está a ser processado para envio por correio. Haverá melhor prenda do que esta?

Agradecer as mensagens de natal que tenho recebido e desejar a todos os leitores um feliz Natal.


Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aqui)

4 comentários:

  1. Há tempos que ando para fazer o meu filho sócio. Ė hoje.

    ResponderEliminar
  2. Votos de Boas Festas para Todos os Sportinguistas e suas Famílias e que o espírito do mesmo esteja sempre presente.

    ResponderEliminar
  3. "Quando olho para o céu, só vejo SPORTING"
    Dizia está figurinha deprimente.
    Quando penso que os sportinguistas, depois da sua primeira passagem, colocaram o seu voto neste "freak" (atenção, eu não disse ganhar as eleições. Essa é outra história que todos bem conhecemos mas que vai ficar como x-file do Clube), torna-se um pouco mais perceptível a razão porque há Bushs e Trumps a ser eleitos de forma "não fraudulenta".
    Que os sportinguistas nunca percam a noção novamente.
    Que o Natal Verde se transforme numa Primeira Verde...
    SPOOOOOOOOORTIG!

    ResponderEliminar
  4. Finalmente concretizei o sonho de ser sócio à cerca de 4 meses. Com 45 anos de idade, já o podia ter sido à mais tempo, mas por razões económicas, ou apenas, porque não me revia com o que se passava no clube amo, nunca concretizei esse objectivo até agora. O principal responsável pela minha decisão tem um nome: Bruno de Carvalho, o primeiro com o qual me identifico a 100%. Estamos mais fortes e unidos do que nunca. Saudações Leoninas e Boas Festas para todos.

    ResponderEliminar