segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Como desmontar o argumento do "revisionismo" sobres os títulos do SCP


Um dos argumentos mais tristes da narrativa anti-Sporting relacionado com a contagem de títulos nacionais e o já célebre "revisionismo". Dizem estes patetas que Bruno de Carvalho quer conquistar quatro campeonatos na "secretaria" quando na realidade o Sporting sempre defendeu os seus títulos nacionais. 

A pessoalização do chamado "revisionismo" em Bruno de Carvalho é uma estratégia de propaganda que visa descredibilizar os argumentos históricos e factuais do Sporting. Melhor exemplo disso mesmo está na vergonhosa e mentirosa notícia do jornal Abola, que se baseou num documento que não existe para afirmar de forma cabal que "Bruno de Carvalho não tem razão". Repito: um documento nunca existiu conforme fica provado pelo recente anuncio de revisão dos títulos nacionais por parte da FPF- Provavelmente o jornaleiro de Abola foi desencantar esse documento na mesma fonte que montou o ranking de clubes mais corruptos da Europa...


Vamos então verificar a defesa dos títulos do campeonato de Portugal como principal título nacional em três fases bem distintas da vida do Sporting.

5 títulos nacionais em 1940



No I congresso leonino datado de 1940 que serviu de comemoração do 34º aniversário do Sporting, foram apresentadas as conquistas de "campionatos" nas diversas modalidades do clube. Ora, como podem verificar na imagem anterior, no futebol estão contabilizados 5 títulos: os quatro campeonatos nacionais em seniores (1923,1934,1936,1938) e o 1º campeonato de Juniores realizado que foi vencido pelo Sporting em 1938. 

13 campeonatos em 1954


Jornal Sporting 8 de Maio de 1954. Créditos: Wiki Sporting
Como podem verificar, o Sporting em termos oficiais através do seu jornal já defendia em 1954 os títulos conquistados no campeonato de Portugal como sendo títulos nacionais. 

Alambiques de propaganda


Jornal Sporting 22 Setembro de 1982 - Créditos: Wiki Sporting 

Este artigo do jornal Sporting é absolutamente delicioso e merece uma leitura muito atenta. Destaco esta frase:

"Tão úteis para avivar a memória dos voluntariamente "esquecidos" - a arteriosclerose é evolutiva - como para desmontar equívocos dos involuntariamente ignorantes que, coitados, não têm culpa de haver sido estupidificados por certos jornais que, camuflados de isenção e independência, constituem autêntico perigo público já que estão muitíssimo mais vocacionados - ou totalmente direccionados -  para fomentadores de escândalos, desencadeadores de paixões lavadores de cérebros, correias de transmissão e ... alambiques de propaganda do que para a saudável divulgação da educação física, para o estímulo da sua prática, para formação das sãs mentalidades desportivas e para o enobrecimento duma causa que merecia ser devidamente respeitada e dignificada."

José Roquette em discurso directo em 2000



No livro de Ouro do Sporting publicado pelo Diário de Notícias no ano 2000, o então presidente do Sporting, José Roquette deixou um texto de abertura nesse livro onde considerava os "20 títulos nacionais", como se pode ler logo no primeiro parágrafo do texto anterior. Importa dizer que o livro foi publicado no inicio do ano e que em Maio desse mesmo ano o Sporting conquistou o seu 21º título nacional com Augusto Inácio como técnico principal. Em 2002 o Sporting viria a conquistar novo título nacional com Laszlo Boloni. 

Para fechar


Este post serve essencialmente para demonstrar que o Sporting sempre considerou os títulos do campeonato de Portugal como sendo títulos nacionais. O verdadeiro "revisionismo" foi feito em 2005 quando o Benfica em plena guerra com o Porto pelo "título" de clube com mais títulos do país, decidiu passar a incluir no seu palmarés de campeonato nacionais as 3 Ligas experimentais (o nome diz tudo). Na mesma altura também tentaram passar a ideia que a Taça Latina deveria também ser contada como um título internacional oficial. Algo que nenhuma instituição validou. 

Quanto a este verdadeiro revisionismo, importa dizer que a FPF nunca reconheceu oficialmente e publicamente esta situação, apesar de ao longo dos tempos ter começado uma operação silenciosa de limpeza, sendo que o último passo conhecido passou por apagar informação do seu site oficial. Em 16 de Novembro de 2016 era esta a informação disponível no site da FPF.


Voltarei ao tema com um post histórico e outro a explicar o comportamento de FPF em relação a este assunto.

EDIT: A 2 de Abril de 2018, inclui neste post a imagem do I congresso leonino. 

Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aqui)

4 comentários:

  1. E mais importante ainda, destacar que o rabolho que fez com que a FPF incluisse os titulos da Liga Experimental nunca acreditou que tal fosse possivel. Ele enviou um email ou carta a pedir para os titulos serem considerados apenas numa de tentar para ver no que dava, e ficou deveras surpreso quando a FPF respondeu que iria mudar o palmarés (devem ter achado que o email vinha do polvo, e não dum tipo qualquer que trabalhava no museu cospe damião).

    ResponderEliminar
  2. isso está tudo explicado tim-tim por tim-tim aqui.

    https://leoceano.blogspot.pt/2017/05/os-campeonatos-de-portugal.html?showComment=1513601770311#c419098932731864602

    ResponderEliminar
  3. Sinceramente, para mim é indiferente o que diga a Federação ou aLiga ou outro qualquer antro de Piriquitos. Foram 22. Ponto.

    ResponderEliminar