quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Manipuladores ou incompetentes?


Os últimos dias foram marcados pelo polémico tweet da conta oficial da comunicação do Benfica em relação ao lance da possível grande penalidade nos últimos minutos do Desportivo das Aves - Porto. Propositadamente deixei este assunto rolar para no final fazer uma reflexão sobre tudo o que foi dito e feito. Vejamos:

A conta de twitter da comunicação do Benfica


Recentemente o departamento de comunicação do Benfica decidiu criar uma conta de twitter. Até aqui nada de anormal, não fosse essa conta ter acesso exclusivo a jornalistas devidamente "credenciados" para o efeito. 

Link (aqui)


Cartilha para jornaleiros


Como podem verificar do lado esquerdo é dito: "Twitter oficial da comunicação do SL Benfica reservado a jornalistas. Pedidos de acesso através do e-mail: dep.comunicacao@slbenfica.pt". Portanto, uma conta de profissionais para profissionais. No fundo, estamos perante uma verdadeira cartilha que a comunicação do Benfica passa para as redacções dos jornais. 

Uma imprensa séria ignoraria por completo esta conta que mais não é que um gigantesco atestado de burrice aos jornalistas cá do burgo. Pelo contrário, os pasquins e os jornaleiros dão cobertura e propagandeiam este vergonhoso estratagema de encartilhamento. Espero que pelo menos também tenham direito a um voucher para o Museu da Cerveja. 

Aqui o ponto é simples: Se o Benfica tem algo a comunicar porque não o faz com acesso a toda a gente? Porquê restringir estas comunicações a jornalistas? Os benfiquistas - que são quem paga a conta astronómica de Luís Bernardo - não merecem ter acesso a esta informação de forma directa? 


Assobios para o lado


Olhamos para Sporting e Porto e vemos os respectivos directores de comunicação a darem a cara pelos seus clubes. No Benfica não se percebe muito bem quem é o director de comunicação oficial nem oficiosa. Os nomes são tantos que se atropelam uns aos outros. Luís Bernardo, José Marinho, Carlos Janela, Pedro Guerra, etc. 

De facto, a hipocrisia é um dos principais valores do Benfica à Viera. "Não falem dos outros", mas tomem lá mais de três de dezenas de páginas semanais com a cartilha do ódio e do ataque calunioso aos rivais. "Nós não falamos dos outros" mas agora até já temos uma conta de twitter para caluniar os rivais. 

O Sindicato de Jornalistas, a ERC e os responsáveis dos principais órgãos de comunicação social deste país acham tudo isto normal e comem tudo o que o Benfica lhes pões à frente. O tal polvo é muito isto: Um sem fim de branqueamentos, promiscuidades, corrupção e tráfico de influências. 

Para que se perceba, esta conta escreve coisas como: "É oficial o regresso das arbitragens do Apito Dourado às Antas: expulsões perdoadas ao FC Porto, expulsão inventada contra o Portimonense, sete minutos de descontos sem explicação. A total impunidade perante as ameaças e coação compensa".

Perante declarações deste tipo como é que a FPF e a Liga ainda não puniram severamente o Benfica? Fica difícil sabermos quem deverá ser a pessoa castigada, uma vez que a conta não é assinada individualmente por ninguém. Para isto tenho uma sugestão muito simples: Sendo Luís Filipe Vieira o responsável máximo do clube encarnado, deverá ser ele a ser castigado pelas declarações da conta de twitter da comunicação do Benfica. É que por certo este meio de comunicação foi aprovado por si, e sendo ele a máxima figura do clube, estará na altura de assumir as responsabilidades, não?

Adidas!?


Serei só eu a achar muitíssimo estranho que esta conta tenha como imagem principal um enorme banner com publicidade à Adidas? A Adidas revê-se no que é feito por esta conta? Será que é a máquina germânica que patrocina as cartilhas para jornalistas? Bem, agora que penso nisso... (link 1) e (link 2).

O vídeo manipulado


A conta da comunicação do Benfica decidiu então publicar um vídeo com o lance de eventual grande penalidade sobre Danilo. Importa dizer que o vídeo divulgado não foi publicado através de um retweet de uma outra conta. Foi carregado directamente na conta de twitter da comunicação do Benfica. 

Rapidamente se percebeu que as imagens divulgadas pelo Benfica não batiam certo com o as imagens da Sporrtv. Valeu para isso a intervenção da conta oficial de Francisco J.Marques director de comunicação do Porto que apresentou um vídeo comparativo entre estas duas "realidades":


É engraçado como desaparecerem precisamente os frames do momento em que o jogador do Aves toca na perna do Danilo.

A culpa é do... Sporting



Obviamente, a culpa é do Sporting e dos blogs leoninos. Mas o mais engraçado é que nem sequer existe um blog chamado "Sporting Independente". Pedro Guerra e André Ventura ficaram sem a companhia da Rui Gomes da Silva nas segundas-feiras da cartilha, mas nem por isso deixaram de ser menos afinados em duo.

A confusão é tanta nestas cabeças que a emenda saiu pior do que o soneto. Então estes tipos estão a dizer-nos que a conta da comunicação oficial do Benfica roubou o vídeo de um blog leonino que não existe? Será que percebi bem? E foi de facto um azar enorme que quando carregaram o vídeo - que mais parece ter sido gravado por uma torradeira a cores - perderam-se alguns frames pelo caminho. 


Manipuladores ou incompetentes?


Manipulação e incompetência são duas palavras que andam de mãos dadas no Benfica. Se juntarmos a isto corrupção fica o ramalhete composto.

Começo pela manipulação. Qual foi o canal de clube que deu um plano ampliado que retirou o jogador do Benfica que estava a colocar em jogo um atleta do Braga que fez um golo legal na 1ª jornada da Liga? Qual foi o clube que transmite os seus próprios jogos que no derby da época passada só depois do jogo acabar é que mostrou a repetição do toque com as duas mãos do Pizzi num lance onde ficou por marcar pontapé de penálti a favor do Sporting? Qual foi o clube que divulgou um ranking dos clubes mais corruptos da Europa quando não existe nenhuma base factual e o próprio jornal desmentiu categoricamente ter algum dia feito algo desse género?  Qual foi o clube que teve durante 5 meses falhas nas cameras de segurança do seu estádio, curiosamente durante um período em que existiram crimes graves a serem realizados nas imediações do estádio como o assassinato de um adepto do Sporting?

Portanto, olhando para isto conseguimos perceber que estamos perante gente com doutoramento em manipulação, como já foi reconhecido pelo próprio Dr. Pedro Guerra.


Mas não é isto que o Benfica quer que as pessoas pensem. Os responsáveis pelo Benfica não assumem a manipulação de imagens. Ora, se não são manipuladores só podem ser muito incompetentes. Então um departamento pago a peso de ouro em que só para Luís Bernardo vão 240 mil euros por ano (link), não consegue colocar um vídeo com o mínimo de qualidade na sua conta do twitter sem ter de recorrer a outras fontes? E o que dizer quando a pretensa fonte é um blog leonino? É esta a tal estrutura que está 10 anos à frente da concorrência? 

Para fechar deixo uma pequena reflexão. Qualquer tweet de João Gabriel a picar os rivais é imediatamente replicado pelos jornais, com especial destaque no jornal Record do seu amigo Farináceo. Curiosamente, João Malheiro teceu nos últimos dias duras críticas sobre a política de comunicação do Benfica, mas nem uma única palavra foi replicada na imprensa. Neste caso, como em outros estamos perante manipulação ou incompetência? 


Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já. 

Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)

6 comentários:

  1. A associação benfica adidas sempre fez todo o sentido neste comportamento á margem da lei.
    Não sei se já leu o livro FIFA MÁFIA que explica muito bem a ligação da adidas ao sub-mundo do futebol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ja li sim, o creador da Adidas era um fornecedor do Terceiro Reich, Adi é mesmo o diminutivo de Adolf, e a Adidas foi criada por um dos irmãos e a Puma pelo outro. Mas a adidas não está associada à corrupcão do carnide. O carnide é grande mas em Portugal, a adidas apenas mexe em peixe graudo, não em carapaus.

      Eliminar
    2. Não participa directamente mas serve como fonte de conhecimentos.

      Eliminar
  2. quem montou a teia que tem montada desde a formacao dos arbitros a instalacao de gente nas varias instituicoes so se ode chamar vigaristas e claro agora que foram apanhados andam perdidos e fazem de tudo para ver se conseguem manter alguns padres e alguns vogaristas da montagem o TAD ,a APAF ,a CA, tudo isso so tem viagarista instalado mas nao so , portugal esta todo corrompido por um ladrao de camioes vulgo primeiro ministro que sabe o que faz

    ResponderEliminar
  3. Mister a reposta está dada no título do post, para mim são as duas coisas (manipuladores e incompetentes) e mais uma CRIMINOSOS, as galinhas andam doidas com o rabo apertado! Ou seja o carnide é o três em um, que todos estas criaturas levem um penta de anos atrás das grades.

    Carregueira wait for you!

    ResponderEliminar