domingo, 29 de janeiro de 2017

Jorge Coroado explica a "promiscuidade" no mundo do apito


Existe, hoje, razoável número de ex-árbitros, como eu, emitindo opinião sobre arbitragem. Há poucos que, podendo orgulharem-se da carreira, sem olvidar erros próprios, expressam opinião convicta, denunciam falhas, sugerem correções. Outros, agradecidos, reconhecidos pela forma como foram apoiados, considerados e “promovidos” sem competência para função, que sempre viveram no cinzentismo (viver não custa, custa saber viver), são delicodoces na escrita ou no dizer, falam pela metade, endrominam leitores e ouvintes na presuntiva defesa cega (maior cego é o que não quer ver) da classe. 

Classe cujos problemas não se resolvem com reuniões, meias palavras ou show-off como ocorrido duas semanas atrás. Resolvem-se com gente que saiba e seja capaz de cumprir regulamentos, não viva no limbo da promiscuidade. Quem exerce o amiguismo, protecionismo e transgride normas que deve zelar, contribui para desresponsabilização dos dirigidos, fomenta oportunismo, descredibiliza setor e põe a nu modo como desenvolveu seu percurso. 

Como pode o CA da FPF exigir dos seus filiados quando incumpre com Regulamento de Arbitragem? Aquele documento proíbe colaboração ao setor de quem mantenha relação com comunicação social. Porquê admitir que o Sr. Duarte Gomes, que escreve em jornal desportivo (Ok! Dou de barato ser título conveniente) e comenta em canal de TV, na primeira meia-final da Taça da Liga tenha integrado grupo que ajudou equipa de arbitragem com sistema de VIDEO-GOLO? Talvez por fazer defesa bacoca de decisões de filiados como fez, relativamente ao terceiro golo do Boavista diante do Benfica, usando metade do texto da XI Regra – Fora-de-jogo e respetivas explicações ou, na apresentação do CA da AF Lisboa, qual paladino da verdade, diplomaticamente ter zurzido em ex-árbitros que não integram grupo de ben…quistos e órgãos de comunicação que os acolhem.

Jorge Coroado, in jornal Ojogo 27/01/2017


Deixo o link para dois artigos meus sobre esta temática:


Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já. 

Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)

10 comentários:

  1. Obrigado Sr. Jorge Coroado por estas palavras. Sé tenho pena que antigos e actuais árbitros não tenham a coerência de dignificar a isenção como deveria de acontecer com qualquer individualidade que tenha de tomar decisões. A honestidade é uma das virtudes mais difíceis de manter incólume.

    ResponderEliminar
  2. Se o coroado sabe mais do que diz, porque nao fala? É chamar os bois pelos nomes!! Senao é comprado como o outro da Madeira!!

    ResponderEliminar
  3. Está só à espera que lhe dêm um cargo... depois cala-se!
    Como todos...

    ResponderEliminar
  4. Tinha que falar no Benfica, depois diz-se isento.
    Este ate conseguiu ver um penalty na area do adversário. Vai efalando que em breve te arranjam um lugarzinho onde possas ter influencias.

    ResponderEliminar
  5. Este, pode ter muitos defeitos, mas frontalidade e coragem nunca lhe faltaram. E fala em ben...quistos, o que será?

    ResponderEliminar
  6. Ontem vi o rola, ex-árbitro que costuma estar na btv, a comentar num painel de ex-árbitros na tvi24 sobre lances duvidosos de vários jogos incluindo o Sporting-Paços de Ferreira. Foi uma excelente aquisição...

    ResponderEliminar
  7. O amiguismo e o protecionismo são e foram sempre o cimento que sustenta o edifício da arbitragem, pelo que tal mundo tem pouco de edificante para mostrar. Os escândalos, no bem apitar, até não assume outras proporções, porque há transmissões televisivas e as imagens ainda que às vezes manipuladas, entram pelos olhos a dentro e não deixam mentir. O mundo da arbitragem continua podre como sempre.

    ResponderEliminar
  8. e ainda anda solto este troca tintas azul ...

    ResponderEliminar