" Mister do Café: A campanha da mentira - Parte II

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

A campanha da mentira - Parte II


João Benedito é a mais recente vítima de uma campanha mentirosa que visa atacar o Sporting CP. Ontem, desmontei a artimanha montada da Gonçalo Uva que podem ler aqui (cliquem)

No caso de Gonçalo Uva, o assunto saiu de um blog da oposição à actual direcção do Sporting e acabou por não ter grande destaque. Já no caso de João Benedito o "esquema" é muito mais perverso, uma vez que é elaborado pelo jornal Ojogo que nesta fase é o jornal oficial da oposição do Sporting.

O jogo


No passado domingo esta notícia estava em destaque na página inicial do site do jornal Ojogo. Olhando para isto, o leitor é levado a pensar que é uma declaração de João Benedito, até pela questão de ter uma citação como título. Só que...


Lendo a notícia por completo, verificarmos que a citação é tirada de uma página de apoio a uma eventual candidatura à Presidência do Sporting de João Benedito. (link)

Benedito 2017


Estamos a falar de uma página que nasceu a 17 de Novembro e que conta hoje com cerca de 22.000 mil likes (cerca de 2 meses). 

Novembro: 
17 Novembro: 15 posts
20 Novembro: 1 post
22 Novembro: 1 post
23 Novembro: 3 posts
25 Novembro: 1 post
28 Novembro: 1 post
29 Novembro: 2 post

Dezembro:
5 Dezembro: 1 post
11 Dezembro: 1 post
21 Dezembro: 1 post
27 Dezembro: 2 post

Janeiro
21 Janeiro: 1 post

Como podem verificar, a página teve grande actividade em Novembro. Em Dezembro só publicaram 5 post e em Janeiro apenas 1 post, o tal que teve direito a notícia no jornal Ojogo.


Como podem verificar no print anterior, a página é patrocinada. Ou seja, a pessoa que gere a página está a investir bastante dinheiro para conseguir comprar likes. Desde logo há aqui algo que não bate certo. Quem é que estaria disposto a investir dinheiro numa página deste género? Com que intuito. 

Só para terem uma ideia, a candidatura de Pedro Madeira Rodrigues tem cerca de 2700 likes. Se o candidato não investe dinheiro na sua campanha online, não é estranho que outros invistam em candidaturas que não existem?  


Benedito está escondido


Este é já o terceiro caso envolvendo o nome de João Benedito nos últimos tempos. Na apresentação da sua candidatura, Pedro Madeira Rodrigues anunciou que contava com o apoio do antigo atleta: "João Benedito é uma referência do Sporting, um símbolo. Falei com ele e conto que irá apoiar esta nossa candidatura. Revê-se no que defendemos e conto com o apoio dele". Dias depois, os jornais esclareceram que João Benedito não iria apoiar nenhuma candidatura. Mesmo assim, Benedito nunca produziu nenhuma declaração nesse sentido.

O segundo caso está relacionado com o prémio Stromp, lançado também por outro blog opositor que trata o Presidente do Sporting por "Azevedo de Carvalho". O tema surgiu nesse blog que tem pouco ou nenhuma expressão, mas conseguiu chegar à televisão através de José Guilherme Aguiar. Felizmente, Rogério Alves é membro do grupo Stromp e conseguiu matar o tema de imediato. Na altura fiz um post sobre isso que pode ser consultado (aqui).

E agora temos esta utilização vergonhosa da imagem de João Benedito para atacar o Sporting. No meio de tudo isto só vejo duas situações. Ou o Benedito está a pactuar com todo este circo em torno do seu nome ou então não se sabe defender. É que a cada caso novo a sua imagem fica mais debilitada entre os Sportinguistas e é uma pena que uma figura que tanto deu ao Sporting se coloque numa destas situações. 

Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já. 

Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)

13 comentários:

  1. Falando em mentira é impossível não vir à mente a propaganda lampiona:

    http://www.abola.pt/clubes/ver.aspx?t=3&id=652480

    Tanga! De acordo com o Pippo Russo, houveram quatro ou cinco que saíram por 15M mas na realidade foram 15M pelos 5 e não por cada um. Mas claro que os órgãos de propaganda lampiona preferem apresentar as contas à Midas.

    #LavandariadeCarnide #Mendilhões #Fazdecontaqueéverdade

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 15M por cada um. é aprender a ler e estar informado

      Eliminar
    2. Deve ser deve. Por alguma razão o Mónaco só declarou 3,5 pela compra do Ivan Cavaleiro. É mesmo uma questão de estar informado. E "aprender a ler" o que vem nos órgãos de propaganda lampiona não custa muito, basta saber que estão ao serviço do Midas e como bons subordinados vão dando uma maozinha ajudando a alimentar a contabilidade criativa com capas de jornais. Sempre dá alguma consistência à coisa.

      Eliminar
    3. "aprender a ler" ??

      Não haja duvida que a lampionagem nos últimos anos tornou-se especialista na leitura de... ficção contabilística! O vosso problema é que a contabilidade artificial não amortiza passivos.

      Eliminar
    4. Aliás a contabilidade artificial só serve mesmo para os enganar a eles... se eles gostam a gente adora, não só as piadas que se podem fazer, mas ver aquele *capital próprio* bem negativo (está no relatório contas deles a um jornal, e quer dizer que não é só o passivo/divida que é alta, a disponibilidade para o pagar é mais que nula... fazem empréstimos e obrigações, i. e., dívida para pagar outra dúvida) dá um gozo super-extra. LOOLES

      Eliminar
  2. OFF Topic / e daí talvez não...

    em questões de futebol, como no cinema:

    http://sound--vision.blogspot.ch/2017/01/o-anti-cinema-do-imdb.html

    ("7. A Dog's Purpose poderá ser muito "bom" ou muito "mau". Não é isso que está em causa. É, isso sim, este primarismo anti-cinema que o IMDb acolhe e glorifica. Como é possível que 1408 pessoas tenham poder para condicionar desta maneira a vida de um filme (que não viram)? A resposta é simples: estamos perante a estupidez "social" que a Internet (através de notícias como a que The Wrap achou por bem publicar) pode favorecer, concretizar e promover — é a mesma lógica que faz com que um clube de futebol esteja "em crise" porque, de repente, alguma televisão decide fazer um directo com 20 adeptos (?) aos gritos à porta do respectivo estádio...")

    ResponderEliminar
  3. Eu fui à página que descreve e nunca me passou pela cabeça que fosse escrito pelo Benedito,
    basta ler para se perceber que é uma página de apoio à sua possível candidatura. Também não percebe como é que entende que ataca o Sporting, ataca sim BDC, costumo ler o Mister mas este post....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se calhar é melhor ler o post outra vez. Não deve ter interpretado bem o que escrevi. É óbvio que a página não é escrita pelo João Benedito. Mas repare como o jornal ojogo usa declarações de terceiros tentando fazer passa-las por declarações do João Benedito.

      Amigo Carlos, não sejamos inocentes. Qualquer ataque ao Presidente do clube é um ataque ao próprio clube.

      Eliminar
    2. O Homem não é a instituição. Não
      te esqueças disso, nunca! O Sporting é maior que todos nós!
      Quando ao post discordo do último parágrafo, e acredito que o tempo de Benedito voltar a ser muito útil ao Sporting ainda está para vir.

      Eliminar
  4. Creio que defender, é algo que o JB sabe, e até muito bem. Resta a outra hipótese....

    ResponderEliminar
  5. Nunca será bom para um atleta que os adeptos elevaram à categoria de símbolo do clube envolver-se ou deixar-se envolver em tricas e jogadas sujas na guerra pelo poder no Sporting... Se não está envolvido por vontade própria, manda o mais elementar bom senso nestas circunstâncias demarcar-se pública e claramente de quem utiliza abusivamente o seu nome! Se não o faz, a conclusão está à vista...

    ResponderEliminar
  6. O Benedito não e nenhum santos e até podia elaborar,as não vale a pena. No entanto ele desmarcou-se dessa pagina numa entrevista que deu há uns meses, mas não dá jeito aos jornaleiros falar sobre isso.

    http://www.sabado.pt/desporto/detalhe/cativei_os_adeptos_e_gostava_de_voltar_ao_sporting.html

    ResponderEliminar
  7. Só tenho uma pergunta. Já a tenho há muito tempo sobre este assunto. Porque é que o próprio, o visado, não aproveita para clarificar tudo de viva voz? Porquê? É a minha pergunta. Gostava de ter uma resposta. Não se esqueçam de que quando não se clarifica as especulações não só acabam como até se propagam.

    ResponderEliminar