sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

A Teoria Varandiana das "três formas de lidar com a derrota"


Há cerca de um ano atrás, no final da meia-final da Taça da Liga entre Braga e Sporting, que os leões venceram nas grandes penalidades, o Presidente Frederico Varandas decidiu dar a cara e falar ao jornalistas na zona mista. 

O Professor Varandas


Inspirado pela qualificação para a final, o Presidente Varandas passou de médico a professor, tendo decidido ensinar à nação leonina e ao mundo, como se deve "lidar com a derrota". Vamos recordar.


Portanto, segundo o Professor Varandas "há 3 formas de lidar com a derrota. Com dignidade (olhando para dentro), com histerismo ou com cobardia".

Um ano depois, na mesma zona mista onde deu essa lição ao mundo, e depois da eliminação do Sporting, ninguém pôs os olhos no "Doutor Coragem". O homem que durante toda a campanha eleitoral foi dizendo que só daria a cara nos maus momentos não apareceu. Para usar um termo militar, Varandas "desapareceu em combate". Um desaparecimento que não é de hoje, uma vez que nos últimos meses não dá qualquer palavra aos Sportinguistas para a época vergonhosa que o Sporting está a fazer, com recordes negativos a ser batidos a cada jogo. Infelizmente, não têm faltado maus momentos para o líder do Sporting aparecer a dar a cara.

Beto faltou à aula do Professor Varandas


No final do jogo da passada terça-feira, os Sportinguistas foram brindados com esta intervenção de Beto. 

(Vídeo 3 Gerações 1 Ideal) - (aqui)

Desde logo tenho de salientar que é com tristeza que vejo o Beto a prestar-se a esta triste encomenda. Tristeza, mas não surpresa, já que ainda tenho memória dos tempos em que este antigo capitão do Sporting foi funcionário da então direcção presidida por Godinho Lopes. Uma encomenda sem direito a qualquer questão por parte dos jornalistas onde a ideia chave que foi passada e repassada foi: "é muito fácil expulsar um jogador ao Sporting". 

Olhando para estas declarações no final do jogo, onde é que as devemos enquadrar na teoria Varandiana das "três formas de lidar com a derrota? Será que estamos perante um reacção digna, de "assumir a derrota e perceber olhando para dento o motivo pelo qual se perdeu"? Estamos perante uma versão histérica? Ou será que estamos mesmo perante a versão cobarde que é "refugiarmo-nos em outras pessoas" e de "fazer as pessoas parvas"? 

A versão cobarde

Link da notícia (aqui)
Quando chegamos ao ponto de falhar a flash-interview - pagando para isso 5 mil euros - parece-me que fica evidente que quer este comportamento, quer as declarações de Beto, enquadram-se como uma luva no terceiro ponto da Teoria Varandiana das "três formas de lidar com a derrota": a tal "versão cobarde". Algo que até bate certo com o comportamento cobarde do Presidente Frederico Varandas, que vendo a casa a arder semana após semana, continua a fugir dos Sportinguistas, não dando a cara pela miserável época que está a proporcionar aos Sportinguistas. 

E assim segue o Sporting Clube de Portugal. Sem rumo, sem estratégia, sem capacidade ou competência. 

Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aquiInstagram: (aqui)

16 comentários:

  1. O Varandas esta sempre à espera do fim do mês para receber o dele. O resto é conversa.

    ResponderEliminar
  2. https://www.youtube.com/watch?v=IUS-fsqa6EY

    Nunca mais me esqueci deste jogo ainda hoje atravessado na memória.
    Foi em 1999 Sporting 1 - SLBeto 2

    A culpa disto é das claques, dos sócios e dos árbitros não é?
    Como resolver o problema?

    Claques numa gaiola e sócios em cacifos e de seguida muda-se o símbolo do leão para um gato pequeno daqueles que têm medo da própria sombra porque isto de ter um leão é um incentivo à violência no desporto. As famílias podem comer tranquilamente pipocas e croquetes e assistirem ao novo SCP como se estivessem numa sala de ópera.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas também me lembro disto, 37...

      https://www.youtube.com/watch?v=Z7t3S-_iitI

      Eliminar
    2. Ou ainda desta assistência para o MárioJardel...

      https://www.youtube.com/watch?v=MB2PHJnINZA

      Eliminar
  3. deixa arder, este é o Sporting dos 71% de atrasados mentais!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não foram 71%, isso não passa de uma mentira, o Sporting foi tomado de assalto. Mais de 80% de Sportinguistas está com Bruno de Carvalho.

      Eliminar
  4. É tudo uma "estristeza", mas ainda há gente a aplaudir um espectro.
    O Sporting é um clube tão grande, tão grande, pois só assim consegue sobreviver a tanta incompetência, quando este Dr. Varandas consegue ser o pior dirigente de todos os tempos, pelo menos dos tempos de que tenho memória e ainda me lembro do Figueiredo, Osvaldo Silva, Géo, etc.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De facto nem uma sombra do verdadeiro Sporting, isto é uma falsa realidade, um espectro onde esteve a verdade.

      Eliminar
  5. quem é que paga aquela alegre casinha na modesta avenida da liberdade no valor de quase 1 milhão de euros ???? será aquela negociata de dar 5 milhões mais mama baldé (seria titular no SCP em varias posições )para comprar o rosier ? sera a negociata de trocar o bas dost pelos três mosqueteiros (em matéria de custos )jese , bolasie e fernando , entretanto já despachado , depois de longo estagio na clinica de mr.Bean ? sera estar a pagar ao jefferson para ele estar em casa , e gastar 4 milhões em borja ? sera a aquisição de illori , que era jogador para entrar de caras no ---alverca ??? neto , a custo com muitos zeros ??? sera a aquisição de Eduardo Henriques ao belenenses por 3 ou 4 milhões ??? será a aquisição / troca de vietto ????não ganhamos um dérbi nem aos matraquilhos . QUE TAL MANDARMOS O MARICONSO DE NOVO PARA O AFEGANISTÃO AMANDAR-SE PARA DEBAIXO DAS MESAS NOVAMENTE ???

    ResponderEliminar
  6. Completamente de acordo. Um imbecil só olha para o dinheiro que ganha.

    Acap

    ResponderEliminar
  7. Lembro-me bem.

    Marcámos 3 golos, mas perdemos 1-2.

    ResponderEliminar
  8. Com este IMBECIL como presidente, só falta a "Belenização" do nosso SCP!

    ResponderEliminar
  9. A desculpa agora é : o SCP não tem dinheiro para comprar bons jogadores.
    Desculpa esfarrapada pois com Sporar vamos já em 47M em aquisições.

    ResponderEliminar
  10. Parabéns ao Palhinha, foi o patrão do meio campo do Braga

    No SCP não servia

    ResponderEliminar
  11. O senhor do Mister do Café poderá ter toda a razão nas argumentações dos temas que escreve, no entanto não se esqueça que só poderemos ganhar algum campeonato quando os senhores árbitros
    quiserem.Pode ir para lá um bom presidente,um bom treinador e bons jogadores que não ganhamos nada.Isto não tem nada a ver com as situações internas do clube mas sim com os senhores do apito.Veja os últimos campeonatos de Futsal que foram parar ao nosso rival e tire as sua conclusões.Coloquemos toda a nossa energia na denúncia destes senhores porque é aí que nos devemos concentrar.Saudações Leoninas.

    ResponderEliminar