domingo, 5 de janeiro de 2020

Mesquinheza, indignidade e irresponsabilidade


Em dia de clássico quero falar um pouco sobre uma série de decisões tomadas pelo Presidente Varandas e seus pares no "pré-clássico".

A mesquinheza de prejudicar adeptos do Sporting


O clássico de hoje marca o final do protocolo de cooperação entre Sporting e Porto no que diz respeito à venda de bilhetes para os clássicos entre os dois emblemas. Neste acordo estava consagrado que os preços para o sector da equipa visitante seriam mais acessíveis e iguais nos dois estádios. Ou seja, nos jogos no Estádio do Dragão os adeptos do Sporting pagavam precisamente o mesmo do que os adeptos do Porto pagavam nos jogos no Estádio José Alvalade.

Link da notícia (aqui)
De forma meio envergonhada o MaisFutebol lá conseguiu recolher a informação que o "fim do protocolo com as claques leoninas esteve na origem da decisão do clube de Alvalade". Dias depois, fonte do Sporting acrescentava um pouco mais:

CM 30/12/2019
Segundo Fernando Madureira, a decisão de terminar com o protocolo partiu do próprio Presidente do Sporting, que fez questão de enviar um email para o Porto a dar conta da decisão. Segundo fonte do próprio Sporting, "O Presidente entendeu que as pessoas beneficiadas por esse acordo eram 99,9% das claques".

Primeiro ponto importante passa logo por dizer aos mais esquecidos que o Sporting tem quatro claques e que só com duas é que existem problemas. Face a isto, porque raio é que as duas claques que o Sporting considera que têm sido cumpridoras são penalizadas? Esta fica para reflexão dos leitores. Mas há mais a para ser analisado.

Como é lógico e evidente para todo e qualquer Sportinguista minimamente conhecedor, esta narrativa de Frederico Varandas é uma completa mentira. Basta pensarmos que os bilhetes para os clássicos no Estádio do Dragão para a bancada destinada a adeptos do Sporting, terem sido sempre vendidos em núcleos do Sporting no norte do país, nomeadamente no Solar do Norte. Isto para além da venda nas bilheteiras de Alvalade a qualquer sócio. Centenas de sócios compram habitualmente bilhetes em Alvalade e juntam-se em grupos para irem até ao Porto ver o jogo. No norte, ocorre precisamente o mesmo, através de compra no Solar do Norte. Centenas de Sportinguistas que não têm qualquer ligação às claques do Sporting. Se tivesse que atirar uma estimativa eu diria até que dos adeptos presentes habitualmente no Estádio do Dragão nem metade são "claqueiros".

Mas ainda vos deixo com outro exemplo completamente elucidativo. Em 2016, o Sporting foi jogar ao Estádio do Dragão e a procura foi tanta que a venda dos 2500 bilhetes a que o Sporting tinha direito foi condicionada a sócios com Gamebox desde a inauguração do Estádio, tendo esses bilhetes "voado" logo no primeiro dia de venda, como se pode ver de seguida.

Link site Sporting (aqui)
Será que 99,9% dos sócios do Sporting que compraram estes 2500 bilhetes e que são sócios do Sporting com Gamebox desde a abertura de portas do novo estádio são "claqueiros"? A resposta parece-me evidente.

Mas por um minuto, vamos até fazer de conta que a narrativa de Frederico Varandas é verdadeira e que só elementos das claques vão ao Estádio do Dragão apoiar o Sporting. Face a isto, eu pergunto: o que ganha o Sporting em dificultar a vida aqueles que vão a um dos estádios mais complicados do país apoiar o Sporting frente a um histórico rival? Alguém me consegue explicar o que ganha o Sporting com isto? Onde está a defesa dos superiores interesses do Sporting? Na antepenúltima jornada da Liga vamos ao Dragão e na última vamos ao Estádio da Luz. Talvez nesses dois momentos se faça "luz" na cabeça dos iluminados que decidiram acabar com este protocolo.

Mas há mais, meus amigos. Há ainda outro factor muitíssimo relevante que não vi ser abordado por ninguém. É que este protocolo não era válido apenas para os jogos de Futebol. Os jogos das modalidades também estavam abrangidos. Por exemplo, no passado mês de Novembro, a nossa equipa de Andebol foi jogar ao Dragão Caixa e os sócios do Sporting puderam adquirir bilhetes para o jogo a apenas 5€. Precisamente o mesmo valor cobrado pelo Porto aos seus sócios.

Link Site Sporting (aqui)
Curiosamente, um jogo que foi realizado já depois do corte de relações entre o Sporting e a Juventude Leonina e o Directivo Ultras XXI, mas ai o Presidente Varandas não quebrou o protocolo. Meus caros, para não dizer mais nada sobre esta canalhice deixo-vos com as palavras de Cudic depois da última vitória do Andebol do Sporting no Dragão Caixa há pouco mais de um ano:


Alguém me explique o que é que o Sporting ganha em dificultar a vida aqueles que fazem sacrifícios pessoais para irem acompanhar as modalidades do Sporting a um dos Pavilhões mais difíceis do país, seja em Andebol ou Hóquei em Patins? Só na cabeça destes iluminados é que estes cortes têm sentido.

A indignidade de impedir sócios de comprarem Gameboxs 


No passado dia 29 de dezembro, a claque Directivo Ultras XXI publicou na sua página de Facebook um extenso comunicado relatando praticas absolutamente indignas por parte do Sporting para com os seus sócios. O comunicado pode ser lido na íntegra (aqui), mas passo a fazer um breve resumo. 

Como é sabido, o Sporting decidiu pelo segundo ano consecutivo lançar a Gamebox Fase 2. E desde logo vêm-me à cabeça perguntar ao Presidente Varandas e a Miguel Cal o porquê de haver Gamebox 2ª Fase? Então não tinham sido todas vendidas na 1ª fase com um sucesso estrondoso? 

Ora, face a esta nova fase de compra de Gamebox, a direcção da claque Directivo Ultras XXI recebeu solicitações de 142 associados da associação - que simultaneamente são também associados do Sporting - para a compra conjunta dessas Gameboxs junto dos serviços do Sporting, através de uma só pessoa. A claque contactou o OLA (Oficial de Ligação aos adeptos do Sporting), funcionário do clube, para verificar da possibilidade de compra conjunta de forma mais cómoda para estes 142 sócios do Sporting. A resposta do Sporting foi positiva desde que a pessoa responsável por fazer a compra, se fizesse acompanhar de uma cópia do Cartão de Cidadão de cada associado adquirente, assim como de uma declaração assinada pelo mesmo, a autorizar que a referida pessoa procedesse à aquisição, em seu nome, do referido produto.

E assim foi. Aquando da compra das Gamebox, o OLA do Sporting fez até questão de acompanhar o associado em representação dos 142 sócios do Sporting. O processo decorria com normalidade, até que após a compra da 19ª Gamebox, "o funcionário responsável pelo atendimento recebeu um telefonema da Administração da Sporting SAD com instruções expressas para parar de imediato com a venda de Gameboxes(...) Mais grave ainda, o referido funcionário recebeu instruções expressas para cancelar de imediato as 19 “Gamebox Fase 2” que haviam sido adquiridas pelos Associados e proceder à devolução dos montantes pagos pela referida aquisição, o que veio a suceder, não obstante os protestos da pessoa mandatada pelos Associados para realizar as referidas aquisições, de acordo com as indicações dadas pelo Oficial de Ligação aos Adeptos, quer pelo telefone, quer presencialmente. A única justificação dada pelo referido funcionário, confirmada posteriormente pelo Oficial de Ligação aos Adeptos, foi o facto de os Associados do Sporting Clube de Portugal adquirentes o serem, simultaneamente, da Associação Directivo Ultras XXI".

Para suportarem a denúncia, estes associados do Sporting publicaram uma série de imagens que demonstram a compra as compras das Gamebox e posteriormente a devolução do dinheiro. Coloco as imagens de seguida para que não restem dúvidas. 





Ou seja, a Sporting SAD, através do seu conselho de administração decidiu impedir associados do Sporting de comprarem um produto do clube apenas e só porque estes também são sócios de um grupo organizado de sócios.  Como é evidente isto vai contra a leis de um Estado de Direito democrático sendo uma decisão absolutamente ilegal sob todos os pontos de vista. Inclusivamente, à luz dos estatutos do clube, esta tomada de decisão da administração da SAD é motivo mais do que suficiente para que os membros desta administração sejam alvo de um processo disciplinar.

A irresponsabilidade de vender bilhetes a não sócios 


O mesmo clube que impede sócios na plenitude dos seus direitos de comprarem Gameboxs, é o mesmo que permite a toda e qualquer pessoa - seja ela de que clube for - adquirir um pack de 3 jogos para qualquer bancada no Estádio José Alvalade durante o mês de Janeiro. Um mês em que jogamos com os nossos grandes rivais, Benfica e Porto em jogos que são sempre de risco elevado de segurança. Mas isto cabe na cabeça de alguém?

É preciso ser um génio para perceber que a venda indiscriminada de bilhetes a qualquer adepto de para os dois grandes clássicos da época é uma irresponsabilidade tremenda? Então vamos espalhar adeptos dos rivais por todas as bancadas do Estádio José Alvalade? Mas esta gente está boa da cabeça?

Link da notícia (aqui)

Como seria fácil de prever, adeptos dos rivais compraram bilhetes para assistirem às partidas junto dos sócios do Sporting, como se pode ver na reportagem da SIC Notícias:


Mas há alguém com dois dedos de testa que ache isto normal? Se acontecer alguma desgraça quem será o autor moral pela "brincadeira"?

Para fechar


Faço daqui um apelo para que todos os espectadores presentes no jogo de mais logo se saibam comportar devidamente. É muito importante que isso aconteça. Que seja um grande jogo dentro e fora do campo e que o Sporting consiga os três pontos. Quanto às mesquinhezas, indignidades e irresponsabilidades vindas deste conselho directivo e conselho de administração da SAD, mais cedo do que tarde, os sócios serão chamados a pronunciarem-se. 

Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aquiInstagram: (aqui)

7 comentários:

  1. Partindo da premissa que todos os homens são inteligentes, até prova em contrário, interrogo-me o que move esta direção.Será a destruição completa do clube para nascer das cinzas um messias ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só podemos concluir que a tua premissa está errada

      Eliminar
  2. Isto é motivo mais do que suficiente para que esta direcção seja destituída!

    ResponderEliminar
  3. Começo a ter dificuldade em adjetivar o comportamento desta gente que comanda os destinos do Meu Clube. Ainda com letra grande. O que penso estar cada vez mais perto de deixar de acontecer. SL

    ResponderEliminar
  4. Alguem sabe qual foi o numero de espectadores no estadio?

    ResponderEliminar
  5. E isto tudo sobre o olhar muito atento do Alves...Rogério Alves! Miseráveis...

    ResponderEliminar