quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Os recordes de Frederico Varandas - Parte II


A cada semana que passa o Presidente Frederico Varandas bate mais recordes no Sporting, cumprindo assim com a sua promessa aos sócios do Sporting. Ainda ontem fiz um post em que mostrei que o Presidente Frederico Varandas tinha acabado de igualar o recorde negativo de Godinho Lopes de derrotas (aqui).

Mas vejamos agora o ponto de situação nos recordes batidos apenas no que aos resultados do futebol dizem respeito. 

Pré-época


- A pior pré-época desde 1967


Desde 1967 que o Sporting não terminava uma pré-época sem conseguir vencer um único jogo. Foi o que aconteceu na pré-epoca de 2019/2020 onde empatamos três jogos e perdemos outras três partidas. E atenção que os dados que consegui encontrar até 1967 estão muito incompletos, razão pela qual o recorde pode pode ter bem mais de 53 anos. 

- A única equipa da 1ª Liga a terminar a pré-época sem uma única vitória


Das 18 equipas que fazem parte da 1ª Liga, o Sporting foi a única a terminar a preparação da época sem conseguiu vencer um único jogo. Se voltássemos aos tempos em que os jornais faziam os campeonatos de pré-época verificávamos que o Sporting seria também a equipa com menos pontos. 

- A equipa da 1ª Liga a sofrer mais golos na pré-época


Foram 11 golos sofridos em apenas 6 partidas realizadas. Por comparação, nos 8 jogos de preparação realizados pelos rivais, o Benfica sofreu 4 golos e o Porto sofreu 5 golos. 

- Primeira derrota no tempo regulamentar no "Troféu Cinco Violinos"


Na oitava edição do "Troféu Cinco Violinos", o Sporting perdeu pela primeira o jogo durante o tempo regulamentar. Derrota frente ao Valência. 

- Nunca tínhamos perdido frente a um adversário tão fraco em toda a nossa história


Os rapazes do FC Rapperswill-Jona, que são um bando de amadores que jogam na estrondosa 3ª divisão da Suiça conseguiram o incrível feito de ganhar ao Sporting Clube de Portugal. Até esse dia e em 113 anos de história só tínhamos perdido uma partida frente a um adversário do terceiro escalão, na longínqua época de 1948/1949 frente ao Tirsense. Conseguimos a proeza de fazer ainda pior, perdendo contra uma equipa da 3ª divisão da potência futebolística que é a Suiça.

Estes recordes foram sendo batidos e alguns Sportinguistas consideraram que eram apenas "azares". Vejamos como foi a passagem da pré-época para a época oficial...

Época oficial


- Maior derrota na história do Sporting numa final


A derrota por inacreditáveis 5-0 frente ao Benfica na Supertaça é até hoje a pior derrota da história do Sporting em finais.

- A pior serie de jogos consecutivos da história do Sporting sem vencer


Foram 11 jogos consecutivos realizados sem sentir o sabor da vitória. Uma série que superou em 2 jogos o anterior recorde negativo.

- Pela primeira vez nos 113 anos de vida do Sporting, sofremos 3 derrotas consecutivas em casa


Duas derrotas com o Rio Ave (campeonato e Taça da Liga) e derrota frente ao Famalicão.

- Igualado o recorde de mais derrotas consecutivas para a Liga em casa em toda a história do clube


Se olharmos apenas para jogos do campeonato, as derrotas consecutivas frente ao Rio Ave e Famalicão em Alvalade igualam os piores registos da história do clube no campeonato (71/72,90/91,95/96,08/09,12/13 e 19/20).

Mas o Presidente Varandas conseguiu igualar este recorde não uma, mas duas vezes, uma vez que o Sporting está neste momento numa série de duas derrotas consecutivas para a Liga, em casa, após ter perdido com Porto e Benfica. Se perdermos o próximo jogo em casa, Frederico Varandas entra "isolado" na história do clube também neste ponto.

- Eliminados por uma equipa da 3ª divisão pela 2ª vez na história do clube


Depois em 1948/1949 o Sporting ter sido eliminado da Taça de Portugal frente ao Tirsense, voltamos a ser eliminados da Taça de Portugal por uma equipa da 3ª divisão. Desta feita, o Alverca. O treino com os amadores da 3a divisão da Suiça deu resultado...

- Primeira vez em 113 anos de história que perdemos dois jogos em casa frente a uma equipa "pequena" na mesma época


Duas derrotas em casa na mesma época frente à mesma equipa já tinham ocorrido por 5 ocasiões (3x frente ao Benfica e 2x frente ao Porto), sendo que a última vez ocorreu há 26 anos (1994 frente ao Porto). Pela primeira vez na nossa história perdemos dois jogos na mesma época em casa frente a uma equipa "pequena", no caso, o Rio Ave. 

- 11 anos depois, Porto vence em Alvalade


5 de Outubro de 2008. Era esta a data da última vitória do Porto em Alvalade. Foram 14 jogos consecutivos sem perdermos em casa contra o rival. 

- Desde 2004/2005 que o Sporting não tinha um registo defensivo tão mau na Liga


Até ao final da primeira volta o Sporting sofreu 20 golos. Em campeonato com 18 equipas em que as vitórias valem 3 pontos, só por duas ocasiões o Sporting teve pior registo defensivo: (22 golos sofridos em 2002/2003 e os 23 golos sofridos em 2004/2005).

- Desde 2005/2006 que o Sporting não tinha um registo ofensivo tão mau na Liga


Até ao final da primeira volta o Sporting marcou 28 golos. Em campeonato com 18 equipas em que as vitórias valem 3 pontos só por três ocasiões o Sporting teve pior registo ofensivo: (18 golos em 1997/1998, 27 golos em 2002/2003 e 25 golos em 2005/2006).

- Pela primeira vez na história do actual Estádio José Alvalade, perdermos os dois clássicos para a Liga contra os nossos rivais.


No actual Estádio José Alvalade nunca tínhamos perdido os dois clássicos frente ao nossos rivais.

- Pela primeira vez na história do actual Estádio José Alvalade (inaugurado em 2003), vimos o Sporting a perder 3 clássicos consecutivos para a Liga. 


Os 2-4 contra o Benfica na 20ª jornada de 2018/2019, e as recentes derrotas frente a Porto e Benfica fazem com que esta seja a pior série de derrotas em clássicos contra os rivais. Até hoje o Sporting nunca tinha sequer perdido 2 clássicos consecutivos em casa para a Liga. Vamos em três derrotas consecutivas para a Liga.

- Época com mais derrotas de sempre em casa para a Liga


As quatro derrotas em casa neste época em apenas oito jogos para a Liga igualam o recorde negativo de 2012/2013, 2010/2011, 2009/2010 e 2002/2003. Escusado será dizer que o Sporting nunca tinha obtido resultados tão maus em toda a sua história nos primeiros 8 jogos em casa.

- Maior diferença pontual de sempre para o 1º classificado no final da 1ª volta


Neste momento o Sporting ocupa o 4º lugar a uns inacreditáveis 19 pontos do Benfica e a 12 do Porto. Esta é a maior diferença pontual de sempre para o 1º classificado em campeonatos com 18 equipas e com as vitórias a valerem 3 pontos.

- Só há uma 1ª volta pior do que esta em termos pontuais


Em campeonatos com 18 equipas e com a vitória a valer 3 pontos os 29 pontos conseguidos no final da primeira volta são o 2º pior registo de sempre do clube. Pior só os 28 pontos conseguidos em 1997/1998.

- Mais próximos da linha de água do que do 1º lugar.


Esta é para mim a estatística que melhor espelha a época miserável que o Sporting está a fazer. O Sporting está 15 pontos acima da linha de água, enquanto está a 19 pontos da liderança da Liga. 

- Pior percentagem de derrotas dos 113 anos de história do clube


Neste momento o Sporting tem 29 jogos realizados e 12 derrotas averbadas, o que dá uma percentagem de derrotas na casa dos 41,37%. O recorde de maior percentagem de derrotas numa época do Sporting está cifrado nos 35,7% de 2012/2013, a "famosa" última época do Presidente Godinho Lopes.

Para fechar


E meus amigos, tudo isto numa época cujo calendário da primeira metade da época não poderia ter sido melhor. Na Liga Europa não me recordo de termos um grupo tão acessível. Na Taça de Portugal calhou-nos em sorte uma equipa da 3a divisão, mas nem assim. E no campeonato não há memória de um calendário tão favorável na primeira volta. Para se perceber melhor, neste 1ª volta o Sporting jogou em casa contra as principais equipas da Liga e aquelas que chegam ao final da primeira volta nos lugares cimeiros: Benfica, Porto, Famalicão, Braga, Vitória Guimarães e Rio Ave.

Portanto, se com um calendário facilitado o Presidente Frederico Varandas conseguiu bater todos estes recordes negativos, o que será que nos espera na 2ª volta quando tivermos de ir à Luz, ao Dragão, a Famalicão, a Vila do Conde, a Braga ou Guimarães? Relembrar que o recorde de derrotas numa só época é de 15 jogos perdidos. Estamos neste momento com 12 derrotas.

Mas, como habitualmente, o Presidente Varandas não estará preocupado nem "estriste", porque como toda a gente sabe...

Link da notícia (aqui)

Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aquiInstagram: (aqui)

12 comentários:

  1. FODASSEPÁPUTAQUEOPARIUGRANDEFILHODAPUTA!

    ResponderEliminar
  2. Gostaria de acrescentar mais um dado/"acha para a fogueira": pela primeira vez o benfic@ tem mais vitórias nos dérbis que o Sporting CP, jogados em Alvalade!!!

    RUA o quanto antes!! Anteontem já era tarde!!!

    SL

    ResponderEliminar
  3. Mais vergonhoso ainda é terem deixado o nosso rival decorar o balneário do nosso estádio como se estivessem na casa deles. Vergonhoso e humilhante a meu ver. Devia de ser escalpelizado o que aconteceu e como aconteceu, se é hábito ou não e se alguma vez sucedeu o mesmo em anos anteriores. É só a minha opinião. SL

    ResponderEliminar
  4. De acordo que tem sido uma época horrível e resultado de extrema imcompetência da direcção. Mas nalguns desses dados esqueces-te da ainda pior época de 2012/13 (Godinho Lopes) quando terminámos a primeira volta com 19 (!!) pontos, 16 golos marcados e 19 sofridos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nessa época a Liga era composta por 16 equipas e não por 18 como é actualmente, o que faz com que a comparação não seja a mais correcta na comparação das primeiras voltas, visto haver uma diferença de 2 jogos na análise. Daí referir sempre que os dados são dos campeonatos com 18 equipas e com vitórias a valerem 3 pontos.

      Eliminar
    2. Mas há uma diferença: nessa época, apareceu em Março de 2013 uma direcção que inverteu o caminho calamitoso que se estava a fazer, em 8 jogos a equipa ganhou mais do que nos 22 anteriores. Diria que foi um autêntico milagre. E desta vez, não há nenhuma luz ao fundo no túnel, pois o BdC e a direcção da altura já não voltarão.

      Eliminar
  5. O clube ainda não bateu no fundo. Varandas & Co. continuam afincadamente a cavar

    ResponderEliminar
  6. a culpa foi do árbitro? (até pode ter sido em algumas ocasiões mas não em todas),
    blá blá blá o sporting dominou até à expulsão de Bolasie um jogador chave para a posição...
    blá blá blá o SCP domina sempre todos os jogos...
    blá blá blá o Matheus não rendeu no SCP porque em Portugal o meio campo pressiona e em Inglaterra não...

    ResponderEliminar
  7. Sebastianismos à parte quem realmente tem em mente um sucessor para o DJ Bruno? Bater no Varandas é tão fácil...

    ResponderEliminar
  8. É tão fácil, tão fácil, porque a incompetência é tão grande e a mentira tem perna curta, pois tem feito tudo ao contrário, daquilo que prometeu e demonstra, todos os dias, que não tem qualquer capacidade para dirigir, nem o clube da minha "terrinha", quanto mais o Sporting. Até arrisco que até eu, modesto e anónimo sócio, conseguiria fazer melhor e não é necessário um qualquer D. sebastião.
    Quanto ao DJ Bruno, apenas digo que "cego" e "perneta" BDC será sempre mais competente do que o exemplar que hoje desgoverna o clube.

    ResponderEliminar
  9. e agora o Benfica tem mais jogos ganhos em alvalade do que nós...n sei se isto ja tinha acontecido...

    ResponderEliminar
  10. 12.800 espectadores no SCP 1 - Marítimo 0 2019/20

    terá sido pior assistência de sempre?

    ResponderEliminar