quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Os recordes de Frederico Varandas


Frederico Varandas e seus pares prometeram bater todos os recordes e há que dar mérito a quem cumpre com o que promete. Fiquem apenas e só com um resumo dos recordes desportivos alcançados durante esta época no futebol. 

Pré-época


- A pior pré-época desde 1967


Desde 1967 que o Sporting não terminava uma pré-época sem conseguir vencer um único jogo. Foi o que aconteceu na pré-epoca de 2019/2020 onde empatamos três jogos e perdemos outras três partidas. E atenção que os dados que consegui encontrar até 1967 estão muito incompletos, razão pela qual o recorde pode pode ter bem mais de 52 anos. 

- A única equipa da 1ª Liga a terminar a pré-época sem uma única vitória


Das 18 equipas que fazem parte da 1ª Liga, o Sporting foi a única a terminar a preparação da época sem conseguiu vencer um único jogo. Se voltássemos aos tempos em que os jornais faziam os campeonatos de pré-época verificávamos que o Sporting seria também a equipa com menos pontos. 

- A equipa da 1ª Liga a sofrer mais golos na pré-época


Foram 11 golos sofridos em apenas 6 partidas realizadas. Por comparação, nos 8 jogos de preparação realizados pelos rivais, o Benfica sofreu 4 golos e o Porto sofreu 5 golos. 

- Primeira derrota no tempo regulamentar no "Troféu Cinco Violinos"


Na oitava edição do "Troféu Cinco Violinos", o Sporting perdeu pela primeira o jogo durante o tempo regulamentar. Derrota frente ao Valência. 

- Nunca tínhamos perdido frente a um adversário tão fraco


Os rapazes do FC Rapperswill-Jona, que são um bando de amadores que jogam na estrondosa 3ª divisão da Suiça conseguiram o incrível feito de ganhar ao Sporting Clube de Portugal. Em 113 anos de história só tínhamos perdido uma partida frente a um adversário do terceiro escalão, na longínqua época de 1948/1949 frente ao Tirsense. Conseguimos a proeza de fazer ainda pior, perdendo contra uma equipa da 3ª divisão da potência futebolística que é a Suiça.

Estes recordes foram sendo batidos e alguns Sportinguistas consideraram que era apenas "azares". Vejamos como foi a passagem da pré-época para a época oficial...

Época oficial


- Maior derrota na história do Sporting numa final


A derrota por inacreditáveis 5-0 frente ao Benfica na Supertaça é até hoje a pior derrota da história do Sporting em finais.

- A pior serie de jogos consecutivos da história do Sporting sem vencer


Foram 11 jogos consecutivos realizados sem sentir o sabor da vitória. Uma série que superou em 2 jogos o anterior recorde negativo.


- Pela primeira vez na história do Sporting sofremos 3 derrotas consecutivas em casa


Duas derrotas com o Rio Ave (campeonato e Taça da Liga) e derrota frente ao Famalicão. Se olharmos apenas para jogos do campeonato, as duas derrotas (Rio Ave e Famalicão) consecutivas em casa igualam os piores registos da história do clube no campeonato (71/72,90/91,95/96,08/09,12/13 e 19/20). 

- Eliminados por uma equipa da 3ª divisão pela 2ª vez na história do clube


Depois em 1948/1949 o Sporting ter sido eliminado da Taça de Portugal frente ao Tirsense, voltamos a ser eliminados da Taça de Portugal por uma equipa da 3ª divisão. Desta feita, o Alverca. 

- Primeira vez em 113 anos de história que perdemos dois jogos em casa frente a uma equipa "pequena" na mesma época


Duas derrotas em casa na mesma época frente à mesma equipa já tinham ocorrido por 5 ocasiões (3x frente ao Benfica e 2x frente ao Porto), sendo que a última vez ocorreu há 25 anos (1994 frente ao Porto). Pela primeira vez perdemos dois jogos na mesma época em casa frente a uma equipa "pequena", no caso, o Rio Ave. 

- 11 anos depois, Porto vence em Alvalade


5 de Outubro de 2008. Era esta a data da última vitória do Porto em Alvalade. Foram 14 jogos consecutivos sem perdermos em casa contra o rival. 

- Desde 2004/2005 que o Sporting não tinha um registo defensivo tão mau na Liga


À 15.ª jornada, após a derrota carreira por 1-2 frente ao FC Porto, os leões consentiram o 17.º golo da temporada. É preciso recuar a 2004/05 para ver o conjunto de Alvalade com um registo pior: tinha 19 golos consentidos à 15.ª ronda.

- Mais afastados do líder do campeonato à 15º jornada só na época do 7º lugar (campeonatos 18 equipas e 3 pontos por vitória)


Neste momento o Sporting ocupa o 4º lugar a uns inacreditáveis 16 pontos do Benfica e a 12 do Porto. Pior registo só em 2012/2013, quando estávamos a 21 pontos do líder do campeonato. Uma época que terminou na pior classificação de sempre do Sporting.

- Mais próximos da linha de água do que do 1º lugar.


Esta é para mim a estatística que melhor espelha a época miserável que o Sporting está a fazer. O Sporting está 12 pontos acima da linha de água, enquanto está a 16 pontos da liderança da Liga. 

To be continued... 


Infelizmente, parece que os recordes vão continuar a cair. Deixo apenas dois exemplos de recordes muitissimo relevante e que podem vir a cair nos próximos tempos:
- a faltarem dois jogos para terminar a primeira volta, o Sporting corre o risco de fazer a sua pior 1ª volta de sempre no campeonato (18 equipas e 3 pontos vitória).
- quando ainda não chegamos a meio da época, contabilizamos já umas incríveis 10 derrotas oficiais na época. O recorde negativo foi obtido em 2012/2013 pela célebre equipa de Godinho Lopes que perdeu 15 partidas. Recordar que para além de recebermos o Benfica, ainda temos de ir ao Estádio da Luz, Dragão, Braga (2x), Guimarães, Famalicão, Vila do Conde e ainda há jogos europeus.

E perante o descalabro continua sem haver uma palavra aos sócios sobre esta época miserável, sobre a continuidade ou não do treinador que acaba contrato no final da época, sobre os reforços imperioso neste mercado de inverno e que já deveriam estar a trabalhar há muito tempo, sobre a preparação da próxima época, etc. 

Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aquiInstagram: (aqui)

13 comentários:

  1. O que mais me espanta,face ao exposto, é do conjunto alargado de elementos dos corpos sociais, não haja um com a dignidade suficiente para apresentar a sua demissão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mim também me espanta essa situação. Mais ainda. Onde andam agora os Dias Ferreiras, os Eduardos Barrosos e mais umas centenas destes personagens que foram tão rápidos a cruxificar Bruno de Carvalho apenas porque o célebre gabinete de crise mais esta comunicação social nojenta assim o ordenou. Estes sim, merecem o nome de ESCUMALHA.

      Eliminar
    2. Se apresentares a demissão deixas de receber ordenado.... porque estás tão admirado?

      Eliminar
  2. Amigáveis:

    - Derrota com Estoril (2ª divisão)
    - Empate com Vilafranquense (2ª divisão) que soube-se mais tarde tinha salários em atraso. Surreal mesmo...nem conseguem ganhar a equipas secundários com salários em atraso
    (https://www.dn.pt/desportos/vilafranquense-ameaca-parar-devido-a-ordenados-em-atraso-11619154.html)

    E a nível de treinadores?

    Não vitórias contra equipas secundárias na mesma época:
    Alverca, Estoril, Vilafranquense, equipa suíça

    ResponderEliminar
  3. Quem disse que o futebol era fácil? Quem o disser só pode ser mentiroso...

    ResponderEliminar
  4. Mas no fim já não vão dizer que a culpa é do BC. Vão dizer que a culpa é do Salazar.
    Bandalhos que tornaram o grande SPORTING no satélite dos galinhas. Sinto tanta vergonha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para os burros, sem memória e desonestos a culpa será sempre do BdC. Ainda antes de ter sido presidente, já era culpado do clube não ganhar há vários anos ou de lutar pelo 3º lugar com clubes como Braga, Guimarães ou Boavista. Bons tempos que estão de volta.

      Eliminar
  5. Viviano contratado pelo Milan junta-se a Ibrahimovic.

    No SCP não servia. Tal como não serviam Demiral, Matheus, Domingos Duarte, Leonardo Ruiz e outros...

    Uma palavra para isto? Chega

    ResponderEliminar
  6. Uma pequena questão Mdc, como avalia o trabalho do mister Silas até ao momento?
    Caso tivesse puder de decisão, optaria pela renovação ou alterava?
    Cumprimentos e continuação de um excelente trabalho,

    Luis Marins

    ResponderEliminar
  7. eish golo do Demiral e outro golo de Ronaldo, que dá de volta o 1º lugar à Juventus.

    Ahahaha não prestava no SCP

    ResponderEliminar
  8. 4 golos anulados ao SCP num único jogo não é record do guiness?

    ResponderEliminar