quinta-feira, 8 de agosto de 2019

O plantel e a pré-época - Os centrais


Dando seguimento à análise do plantel, hoje trago a minha opinião sobre os nossos defesas centrais. Uma análise que tem obrigatoriamente de começar com as opções tomadas no mercado de Janeiro. 

A vergonhosa contratação de Tiago Ilori 


Em Janeiro a administração da SAD e o treinador decidiram ir ao 20º classificado da 2ª Liga Inglesa "estourar" 2,4M na compra de 60% do passe de Tiago Ilori, incrivelmente valorizado em 4M. E neste caso, antes de fazer qualquer tipo de abordagem desportiva é fundamental ver o histórico que este senhor tem com o clube. Já disse e volto a repetir que este rapaz não é digno de vestir a camisola do Sporting depois das atitudes que teve no passado. Deixo um post onde expressei a minha opinião sobre a sua contratação (aqui).

Bem, se em termos de histórico e personalidade estamos falados, em termos desportivos os últimos meses tiraram as dúvidas aos optimistas. Tiago Ilori esta a ser aquilo que tem sido constantemente ao longo dos últimos anos: uma nulidade.

A saída de Marcelo


Quanto à saída de Marcelo em Janeiro, aceito a venda do ponto de vista desportivo. Já do ponto de vista "político" parece-me um erro, uma vez que sabemos que está em investigação um caso de um alegado aliciamento de jogadores do Rio Ave por parte do Benfica, e Marcelo é precisamente um dos nomes que pode atestar da veracidade ou não desse aliciamento. Mas tirando a parte política da equação, parece-me que o jogador não acrescentava grande coisa ao plantel.

Não posso é concordo com os termos do negócio. O Sporting contratou o jogador por 500 mil euros e não houve sequer a arte e o engenho de vender o atleta pelo mesmo valor. O presidente Varandas não foi além dos 500 mil dólares, perdendo aqui uns milhares de euros na conversão dólar/euro. É um daqueles pormenores que demonstra uma completa incapacidade negocial. Mas enfim, é o que temos.

Porque não se apostou no regresso de Ivanildo Fernandes?


A contratação de Tiago Ilori é ainda mais absurda se olharmos para os jovens centrais que tínhamos emprestados na altura e que estavam a fazer grandes temporadas. Falo de Domingos Duarte e de Ivanildo Fernandes. Bem, em relação a Domingos Duarte o resgate em Janeiro seria impossível, fruto do contrato de empréstimo não contemplar essa possibilidade. Algo que não acontecia com o empréstimo de Ivanildo Fernandes que para regressar ao Sporting bastaria contar com a anuência do Moreirense. Obviamente, bastava o Sporting mostrar esse interesse e compensar o Moreirense e o regresso do atleta seria fácil de concretizar. Mas não foi isso que o Sporting quis. Preferiram estourar milhões no senhor Ilori.

Com seis centrais fomos buscar mais um...


Em Janeiro o Sporting tinha os 4 centrais do plantel (Mathieu, Coates, André Pinto e Tiago Ilori) e tinha dois atletas emprestados com qualidade para fazerem parte do plantel: Domingos Duarte e Ivanildo Fernandes. Face a isto, a administração da SAD teria sempre de fazer sair dois destes atletas para continuar com 4 centrais no plantel para esta nova época. Mas em vez de pensarem nas saídas, ainda foram buscar mais um central para a nova época. Falo de Luís Neto. Portanto, ficamos com 7 centrais e ficamos a precisar de "despachar" 3.

Cópias perfeitas e "baratos"


Na minha opinião o Sporting perdeu uma oportunidade de ouro para fazer algo que é muito incomum nos planteis, que passa por ter titulares e suplentes com as mesmas características. Falo de Mathieu/Ivanildo e Coates/Domingos Duarte.

Mathieu é um central rápido que consegue recuperar bem a profundidade, é canhoto e tem capacidade técnica para sair a jogar. Precisamente o mesmo perfil que tem Ivanildo Fernandes. Tanto que o nosso jovem podia aprender com o francês. E já podia estar a aprender desde Janeiro, mas lá está, houve quem preferisse insultar os Sportinguistas e fazer regressar o senhor Ilori, o tal que até estava "disposto a ficar dois anos sem jogar" para sair a custo zero do Sporting. Quanto a Coates/Domingos Duarte, as características são as mesmas, centrais muito fortes na marcação com grande poderia físico e fortes no jogo aéreo defensivo e ofensivo.

O facto de terem as características iguais às dos titulares permitiria a Keizer treinar e jogar sempre da mesma forma. Coisas simples como a saída de bola ser feita pelo central do lado esquerdo e ficar para o jogador que joga desse lado a responsabilidade de ter de recuperar defensivamente a profundidade, o central do lado direito ser o central de marcação, etc. Isto beneficiaria os jogadores, as dinâmicas da equipa e os companheiros que saberiam sempre com o que contar independentemente de jogar um ou outro jogador.

Só em termos de exemplo, o Sporting tem agora Neto como a terceira opção. Em caso de necessidade de substituição de Mathieu teremos uma dupla Neto/Coates. Dois centrais de marcação, lentos e sem grande capacidade de saída de bola controlada ou até mesmo de passe. Destes dois quem é que irá marcar os jogadores rápidos que existem na nossa Liga?

Para terminar sobre Domingos Duarte e Ivanildo Fernandes, importa dizer que são jogadores com qualidade, que fizeram excelentes épocas e que tinham todas as condições para crescerem junto de dois belos centrais como são Mathieu e Coates. Estes craques podiam ter sido os mentores dos nossos meninos. Mas há ainda outro pormenor muitíssimo relevante. Domingos Duarte e Ivanildo Fernandes são dois jogadores com vencimentos relativamente baixos. Os dois juntos não fazem o vencimento de um Tiago Ilori e muito menos fazem o vencimento de Luís Neto, que muito certamente é um investimento avultado da SAD.

Que fique claro que esta seria a minha opção relativa aos centrais.

As opções tomadas


Dos sete centrais com contrato, dois já seguiram caminho. Domingos Duarte foi vendido e Ivanildo Fernandes foi emprestado para a Turquia. Fica a faltar a venda de André Pinto. Portanto, ficamos com Mathieu, Coates, Luís Neto e Tiago Ilori. São estes os nossos 4 centrais para 2019/2020.

Mesmo não achando necessária a compra do Luís Neto, muito menos pelo perfil e pelo forte investimento no salário, até dou de barato essa opção. É sempre um jogador experiente que pode fazer o lugar do Coates sem problemas. O que não consigo compreender é como não se rectifica um erro colossal tomado em janeiro com a contratação de Tiago Ilori. Já não deu para perceber que o jogador não serve para o Sporting? Ainda não deu para os responsáveis do Sporting perceberem que o jogador não é bem-vindo a Alvalade? Ainda não viram que os adeptos não gostam dele pelas atitudes do passado e também pelo que não consegue produzir dentro de campo?

Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aquiInstagram: (aqui)

11 comentários:

  1. A somar a isso ainda temos o "negócio" Demiral

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Certo, mas não pode ser englobado na análise porque foi uma decisão tomada pela comissão de gestão e pelo treinador Peseiro.

      Eliminar
  2. Sempre que o Keizer me quiser
    Basta fazer-me um sinal
    Soprando da brisa do mar
    Como um raio de sol

    Um Sporting mais Iloriante que uma Tertúlia esfuziante...

    ResponderEliminar
  3. Pontos positivos de keiser:
    - conseguiu tirar rendimento de Wendel
    - teve um arranque fulminante com uma série inédita de vitórias seguidas mas perdeu gás à medida que foram surgindo maus resultados
    - conseguiu ganhar 2 taças numa única época

    Pontos negativos:
    - a defesa sofre demasiados golos, alguns resultam de desatenções infantis dos defesas (caricato é quando é o próprio BF que tem de corrigir os erros dos defesas)
    - ainda não vi um único jogador da formação ser aposta firme
    - desaproveitamento de jogadores emprestados com potencial (devido a decisões da direção ?)
    - alguns jogadores desmotivados ou com falta de rendimento como Dost

    Como é que se explica que esta equipa tenha ganho 2 taças o ano passado?

    1º se não estou em erro o BF marcou em todos os jogos da taça de Portugal (coisa rara). Embora alguns jogadores tenham tido contribuições decisivas não há dúvida que BF foi uma peça chave

    2º tenho a sensação que a época passada foi um pouco uma época de raiva e provação dos jogadores que ficaram em relação aos que rescindiram e, não sei, em relação o anterior presidente (do género com este presidente ganhamos 2 taças e com o outro só ganhávamos 1 taça). A cena de ver jogadores a chorar no final da Taça... Só que essa fase já lá vai.

    3º o arranque fulminante de keiser como novo técnico garantiu uma série inédita de vitórias seguidas, também não sei se terá funcionado como uma espécie de vitamina ou os jogadores quiseram mostrar serviço ao novo treinador, mas que após os primeiros desaires esfumou-se a vitamina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "A cena de ver jogadores a chorar no final da Taça... Só que essa fase já lá vai"

      Curioso, ainda no último fim-de-semana, após a final da SuperTaça e uma derrota copiosa, vi pelo menos um jogador num pranto desmedido... mas já lá vai, já lá vai, já está, já está. Outros tempos...

      Eliminar
    2. o mais estranho e que no incio do keizer a equipa jogava 1 2 toques na bola e jogadores jogavam rapido , agora e troca de bola entre os centrais ate arranjarem espaco para o bico pa frente para o raphinha ou bas dost nao percebo o porque de mudarem a forma de jogar.

      Eliminar
  4. De acordo com o regulamento da LPFP, na cedência temporária de jogadores é referido que os jogadores não podem cessar o contrato de empréstimo durante o mês de janeiro ... assim sendo não era possível o Ivanildo ter regressado ao Sporting depois de ter jogado pelo Moreirense.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Errado. O que é impossível é recuperar os jogadores de forma unilateral. Havendo concordância do clube que recebeu o jogador é possível. Aliás, já aconteceu na época passada com o Rafael Barbosa que começou a época no Portimonense e fez a segunda metade no Paços de Ferreira.

      Eliminar
  5. mercado Inglaterra fechou e BF não vai (para já) para terras de sua majestade
    boa notícia para keiser

    ResponderEliminar
  6. Confesso que tenho muitas dúvidas sobre a capacidade do Ivanildo para jogar no Sporting.
    Já o Domingos Duarte acho que poderia muito bem fazer o lugar que deram ao Neto.
    Na minha opinião precisamos de um suplente para o Mathieu.

    ResponderEliminar
  7. "O futebol, a equipa principal é mais fácil para mim, 'tá fácil"

    ResponderEliminar