terça-feira, 13 de agosto de 2019

A pior série de "jogos consecutivos sem vencer" da história do Sporting


Passam hoje precisamente 100 dias desde a última vitória num jogo da equipa sénior masculina de futebol do Sporting Clube de Portugal. Por si só parece-me motivo mais do que suficiente para estarmos chateados e sobretudo, para estarmos preocupados. Muito preocupados. Mas parece que quem tem responsabilidade não está preocupado, logo, talvez o melhor será sentarmos-nos todos de mãos dadas a uma fogueira a cantar o Kumbaya ou o Kanimambo. Olhem, ou então se calhar rezamos, não? E pode ser já hoje, aproveitando mais uma folga dada pelo mister Keizer aos atletas. Como se as duas dadas na semana de preparação do jogo com o Marítimo não fossem suficientes...

É engraçado que só quando chegamos ao 11º jogo consecutivo sem vencer é que a imprensa se deu conta deste enorme recorde. Sinal que mostra que chegamos a um ponto que nem toda a propaganda do mundo pode esconder o desastre que está a ser a época do Sporting. 


Os recordes de Varandas


A direcção de Frederico Varandas prometeu bater todos os recordes e está a cumprir, senão vejamos:
- Pior pré-época dos últimos 50 anos (pelo menos, uma vez que não consegui confirmar dados mais antigos). Mais informações (aqui)
- Pior pré-época de todos os clubes que fazem parte da Liga, sendo inclusivamente a pior defesa. Mais informações (aqui).
- Pior final dos 113 anos de história do Sporting. Até ao jogo da Supertaça no Algarve a pior derrota do Sporting numa final tinha sido por 2 golos de diferença. No Algarve levamos "5 secos" do rival Benfica. Mais informação (aqui).

Como se tudo isto já não fosse suficiente, temos agora mais um recorde histórico. A pior série de jogos consecutivos sem vencer. 


11 jogos consecutivos sem vencer



A última vitória do Sporting ocorreu a 5 de Maio de 2019. Passam hoje 100 dias desse "feito". De lá para cá conseguimos coisas incríveis como não ganhar ao Tondela em Alvalade, perder com uma equipa da 2ª Liga de Portugal, perder contra um bando de amadores da 3ª divisão da Suiça e ainda... fomos goleados pelo eterno rival na Supertaça. E vão 11 jogos sem sentir o sabor da vitória. De facto, não há aqui nada para nos preocupar, como defende o nosso Presidente. 

O Recorde anterior - 9 jogos consecutivos sem vencer


Nos 113 anos de história do Sporting, o pior registo do clube estava situado nos 9 jogos consecutivos sem vencer. Um registo que ocorreu em 2009/2010 entre os meses de julho e agosto. 


Com Paulo Bento ao leme do clube, perdemos 3 jogos de pré-época, empatamos os 4 jogos europeus, empatamos na estreia na Liga na Madeira frente ao Nacional e perdemos na segunda jornada com o Braga em Alvalade. Curiosamente, o calendário da Liga desta época bate certo com o início de 2009/2010 (primeiro a viagem à Madeira e depois recebemos o Braga).

Essa época marcou o início de um declínio acentuado do Sporting com quatro épocas absolutamente vergonhosas. Acabamos em 4º lugar em 2009/2010 e 2011/2012, em 3º lugar em 2010/2011 e finalmente terminamos 2012/2013 num 7º lugar. 

Os antecessores de Marcel Keizer


Só para que as pessoas compreendam melhor o que está aqui em causa, deixo-vos com os números dos últimos treinadores do Sporting quanto ao número de jogos consecutivos sem vencer. 

A pior série de Jorge Jesus foi de 4 jogos sem vencer. Marco Silva e Leonardo Jardim ficaram pelos 3 jogos e José Peseiro pelos 2 jogos. De salientar que Marcel Keizer já tinha tido uma série de 5 jogos consecutivos sem vencer  - na época passada - estando agora na segunda grande série negativa.

Para fechar


Serve este post para mostrar aos Sportinguistas que o que se está a passar no clube não é normal. Não é normal que o Sporting faça a pior pré-época dos últimos 50 anos. Não é normal que o Sporting seja a equipa da Liga que mais golos sofreu na pré-época e que em jogos oficiais já tenha encaixado 6 golos em 2 jogos. E muito menos é normal estarmos há 100 dias seguidos sem ganhar um único jogo, numa série negativa que leva já umas incríveis 11 partidas. 

Tudo isto até poderia ser desculpado se os Sportinguistas tivessem algo a que se agarrar. É isto que os dirigentes do Sporting nem sequer compreendem. Os Sportinguistas vão-se agarrar a quê para terem alguma esperança em relação a esta época? Vão-se agarrar aos resultados miseráveis? Vão-se agarrar às exibições patéticas? Vão-se agarrar às contratações medíocres? Vão-se agarrar à formação que foi posta a andar do plantel? Vão-se agarrar aos negócios ridículos que estamos a fazer? Vão-se agarrar a uma comunicação anedótica que acha que tudo isto não é motivo para preocupação e que até "jogamos bem os primeiros seis minutos e meio"? 

Sob pena de hipotecarmos a época ao terceiro jogo oficial, urge uma resposta digna e responsável dos jogadores, treinadores e da estrutura. Uma resposta que tem de ser dada no próximo domingo, através da vitória frente ao Braga. Será assim tão difícil darem uma alegria aos Sportinguistas, ou vamos continuar a enterrar a cabeça na areia até estar tudo perdido? 

Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aquiInstagram: (aqui)

9 comentários:

  1. eu bem sabia que isto era inédito, só quem anda a dormir é que ainda não reparou

    pode ser apenas falta de confiança dos jogadores, ou o treinador não se consegue explicar aos jogadores - já lá vai quase um ano desde que chegou e a conquista de 2 taças leva a crer que não seja esse o problema - , ou há algum problema no balneário.


    notícia curiosa offtopic:

    https://www.publico.pt/2019/08/08/tecnologia/noticia/falha-whatsapp-permite-manipular-emissor-conteudo-mensagens-enviadas-1882871

    "Falha no WhatsApp permite manipular emissor e conteúdo de mensagens enviadas"

    ResponderEliminar
  2. Todos os que participaram na "Golpada" são responsáveis!
    Seguiram que nem ratos estes "tocadores" de flauta.
    A partir do momento em que hipotecaram o inicio da época transacta, sedentos de protagonismo e raiva gratuita, NUNCA pensando no SCP, mas sim neles...
    Gostando ou não da anterior gestão,adivinhava-se.
    Quando a conivência, o ego fútil e a incompetência chegam a limites insuportáveis...TODOS eles no presente e futuro dirão: "a culpa é do Bruno!"

    ResponderEliminar
  3. Uma verdadeira vergonha e ainda por cima, para quem o futebol é fácil, fácil. No fundo, estamos no lugar onde os "lampiões" e os "amigos" da comunicação social nos querem: bem "comportadinhos", bem educados, mas sempre "perdedores". Ainda vou ter a reedição da época do Sr. Godinho, quando era mimoseado com a frase HIPÓCRITA de que "é preciso um Sporting forte". BdC ACABOU COM ISSO, mas a fase negra está aí "ao virar da esquina. Porca miséria!
    Keizer consegue ser pior que Peseiro e quem sofre é a equipa, os sócios e adeptos, pois o Sr. Varandas e acólitos não estão preocupados.
    Dirigentes do meu clube tenham vergonha!

    ResponderEliminar
  4. sempre assertivo et justo Mister bravo continua a desmascar esses lacaios/golpistas, um abraço desde Genève SL

    ResponderEliminar
  5. E isto com os senhores padres a rezar com muita força pelo Varandas a seu pedido, o que faria se não rezassem?

    É o Sporting dos situacionistas, neo-exigentes, CoMuTáVeis e Sportingratos. À sua imagem e semelhança.

    ResponderEliminar
  6. Mister 'tás preocupado? Não 'tejas, pois a máxima figura do clube disse para não o estarmos.
    O que eu gosto mais de ler actualmente, não é a falta de pessoas preocupadas, porque as há. O que é engraçado agora, é que ninguém votou nele! Faz uma sondagem, pergunta aleatoriamente na rua. Ninguém te dirá que votou no Varandas.
    "Pois mas... foi isto que os sócios escolheram." Ora muito bem, não diria melhor. "Já 'tá, já tá!".
    Há uma percentagem dos sócios que não desiste, e irá lutar contra a mais que anunciada destruição do clube. Um clube, em que no passado recente houve alguém que nos demonstrou um pouco do seu potencial. Da sua força. Do que podíamos ter sido. "Mas foram os sócios que decidiram..." Blá, blá, blá e mais "é a Democracia..."
    Será que este ano conseguimos a manutenção?

    ResponderEliminar
  7. Calma, não te excite. Pode ser que o benfas ganhe só 1-0 ao belenenses sábado. Esta trapalhada é herança do brunismo, só não vê quem não quer.

    ResponderEliminar
  8. E pelo meio ainda ganhámos uma taça de Portugal, insólito mesmo, tanto que o mister se "esqueceu".

    ResponderEliminar
  9. 11 jogos consecutivos sem vencer (quebrado jejum diante o braga)

    mas se repararmos bem são 12 jogos consecutivos sem convencer (pelo menos a mim não convence)

    anunciar a saída de bas dost na véspera de um jogo importante e por um preço ridículo é mais uma que não se consegue perceber

    ResponderEliminar