segunda-feira, 11 de junho de 2018

A demissão de Jaime Marta Soares


Toda esta questão em torno dos estatutos e da legitimidade da MAG surgiu após o ataque à Academia do Sporting. Nos próximos dias farei uma série de posts sobre esta matéria, mas para já quero começar pelo momento que definiu toda esta crise institucional.

O início 


No dia 15 de Maio, a Academia do Sporting foi invadida por criminosos. Nesse mesmo dia, Jaime Marta Soares falou aos Sportinguistas garantindo que na segunda-feira (21) - após final da Taça - iria realizar uma "reunião entre todos os órgãos sociais para analisarmos em conjunto o momento que o Sporting está a viver e a partir dai tomarmos as decisões consentâneas com esta realidade".


A hora do almoço de dia 17 de Maio de 2018


Dois dias depois dos acontecimentos na Academia e contrariando o que tinha sido dito sobre a marcação de uma reunião de todos os órgãos sociais, Jaime Marta Soares levou a cabo uma verdadeira golpada no Sporting. Nesse mesmo dia a MAG e o CFeD caíram assim como alguns elementos do conselho directivo. Todos estes demissionários atropelaram tudo o que foi prometido aos sócios e criaram um clima de instabilidade a dias da final da Taça. Nenhum destes senhores quis saber dos superiores interesses do Sporting e por isso ficam na história do clube pelos piores motivos. Ficam os nomes dos demissionários:

Mesa da Assembleia Geral: Jaime Marta Soares (Presidente), Eduarda Proença de Carvalho (Vice-Presidente), Miguel de Castro, Luís Pereira e Tiago Abade.

Conselho Fiscal e Disciplinar: Nuno Silvério Marques (Presidente), Vicente Caldeira Pires (Vice-Presidente), Vitor Bizarro do Vale,  Miguel Cansado Fernandes, Jorge Bruno da Silva Barbosa Gaspar e João Carlos da Silva.

Conselho Directivo: António Rebelo (Vice-presidente), Luís Loureiro (vogal), Jorge Sanches (vogal suplente), Rita Matos (vogal suplente), Bruno Mascarenhas (vogal)

De seguida ficam três notícias da hora do almoço deste dia, onde Jaime Marta Soares confirma a demissão. Para não ser maçador coloco uma notícia de uma televisão, uma de uma rádio e outra de um jornal online. 

RTP

Link (aqui)
Rádio Renascença

Link da notícia (aqui)

Jornal Record

Link da notícia (aqui)

A hora do jantar de dia 17 de Maio


As notícias que foram saindo ao longo do dia não deixavam margem para dúvidas, mas mesmo assim Jaime Martas Soares decidiu correr as capelinhas televisivas todas anunciando a sua demissão aos Sportinguistas. Aqui fica um breve resumo para que não restem dúvidas. 



Os jornais do dia seguinte



Perante tudo isto é inequívoca demissão de Jaime Marta Soares.

A golpada 


Os Sportinguistas estiveram durante 13 dias a pensar que Jaime Marta Soares se tinha demitido e que a MAG tinha caído, até que no dia 30 de Maio é passada pelo Jornal Record a versão de que Jaime Marta Soares não tinha formalmente pedido a sua demissão. 

Jornal Record de 30/05/2018
Treze dias depois ficamos a saber que Jaime Marta Soares andou a brincar com todos os Sportinguistas, dando o dito por não dito. 

O que dizem os estatutos?



Diz o ponto 1 do artigo 39º que a renúncia do Presidente da MAG deve ser "apresentada" ao Presidente do CFeD e no seu ponto 2 diz que a renúncia não depende de aceitação. Vamos por partes:

A questão essencial que os sócios têm de responder é apenas e só uma: Jaime Marta Soares pediu demissão do seu cargo? 

Não há uma única pessoa em Portugal que possa dizer o contrário. Este senhor esteve em todas as televisões, nas rádios e nos jornais a anunciar a sua demissão e a apelar para que o CD fizesse o mesmo, como podemos ver de seguida.

Link da notícia (aqui)
Sinceramente, mas Jaime Marta Soares pensa que está a brincar com quem? É este o respeito que tem pelos sócios anunciando uma coisa e fazendo o oposto? É óbvio que pediu a demissão e numa decisão destas não há recuo possível.

Resolvida a questão moral, passo a analisar a questão formal. Como podem ver em cima, o ponto 1 do artigo 39º diz que a renúncia deve ser "apresentada". Ora, não é preciso irmos ao dicionário para percebermos que apresentar é o mesmo que mostrar, exibir ou dar a conhecer.

Portanto, de acordo com os estatutos a demissão do Presidente da MAG tem de ser apresentada ao Presidente do CFeD. Não me venham dizer que a demissão tem de ser apresentada em carta registada, escrita com uma caneta BIC, em papel timbrado e com selo do Peyroteo. Onde é que isso está escrito nos estatutos? O que está nos estatutos é que a demissão tem de ser "apresentada". Querem mais apresentação do que TODOS os órgãos de comunicação social deste país?

Mas há alguém que duvide que o Dr. Nuno Silvério Marques teve conhecimento da demissão de Jaime Marta Soares? Só se esteve enfiando num bunker durante todo este tempo. Há um mês que não se fala de outra coisa.

Mas se ainda há dúvidas, peço à comunicação social para questionar o Dr. Nuno Silvério Marques sobre se esteve num bunker durante todo este tempo ou se de facto teve conhecimento da demissão de Jaime Marta Soares. Para terminar este ponto, quero dizer que também não deixa de ser sintomático que Jaime Marta Soares tenha preferido anunciar primeiro a sua decisão à imprensa do que ao Presidente do CFeD. Algo que mostra muito sobre a sua personalidade e as suas motivações.

Vamos agora ao nº2 do artigo 39º que está em cima. Ora, segundo esse artigo "o efeito da renúncia não depende de aceitação". Isto quer dizer que o presidente do CFeD não é tido nem achado na decisão. Só precisa de ter conhecimento da renúncia para a mesma se tornar efectiva.

Portanto, olhando para os estatutos e para as declarações publicas de Jaime Marta Soares, qualquer sócio do Sporting conclui que o senhor está demissionário desde o dia 17 de Maio. Parece-me não haver aqui grandes dúvidas.

"Nunca o fiz"


Reparem nisto. A 1 de Junho, dois dias depois da encomenda no Jornal Record, jornal oficial de Jaime Marta Soares, eis que surge a versão da boca do próprio Jaime Marta Soares.

Link da notícia (aqui)
Ora, 15 dias depois de ter pedido a demissão perante todo o país, Jaime Marta Soares diz agora que não o fez formalmente, razão pela qual não está demissionário. Desculpem lá, mas este senhor anda a gozar com quem? Mas há mais...

Afinal, estou demissionário...


Jornal Económico 08/06/2018
Na edição de dia 8 de Junho do Jornal Económico, o próprio Jaime Marta Soares diz que "apesar de demissionário, está em plenas funções". Portanto, já voltou a estar demissionário.

Resumindo


- Dia 17 de Maio pede demissão em todos os órgãos de comunicação social do país.
- Dia 30 de Maio o jornal oficial de JMS anuncia que "Marta Soares afinal não está demissionário".
- Dia 1 de Junho, Marta Soares diz que "Para me demitir tinha de ter apresentado um pedido, uma informação ao Conselho Fiscal a dizer me demitia, só assim é que estaria consumada a minha demissão, mas eu nunca o fiz"
- Dia 8 de Junho, no âmbito do pedido de informações da CMVM, diz ao Jornal Económico que está demissionário.

Em que ficamos, comendador?

Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aqui)

156 comentários:

  1. Respostas
    1. Sabe ele e sabe toda a gente que não está cega. Quem te viu e quem te vê Mister do Café! Este era um dos melhores blogs portugueses, que brilhante a desmontar as mentiras do polvo, e agora está transformado num último bunker daqueles que se recusam a encarar a realidade!! Que triste é tudo isto!

      Eliminar
  2. O ponto 2 do artigo 39º também diz que a renuncia se produz "no último dia do mês seguinte àquele em que for apresentada". Portanto, só estará demissionário a partir de dia 31 de Julho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Excepto se a renuncia fizer cair o órgão social em causa. Está no ponto 3º do mesmo artigo.

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. A decisão do Sr. Marta Soares, foi tomada em pleno uso das suas faculdades, logo após o almoço.

      Eliminar
    4. Se foi após um almoço, fica provado que estava em pleno uso das suas faculdades!
      Concordo em absoluto.

      Eliminar
    5. Caro Mister, o ponto 3 refere-se à comissão de fiscalização (substitui o conselho fiscal) ou comissão de gestão (substitui o CD). Não está prevista, propositadamente, a substituição da PMAG. Logo esta está sempre em plenitude dos seus direitos até se substituída. Não engane os Sportinguistas. Já chega.

      Eliminar
    6. DiogoC,
      tenho a mesma opinião. Está no Artigo 41º (sobre as Comissões de gestão e de fiscalização) e diz, cito:


      1 - Se se verificar causa de cessação de mandato da totalidade dos membros do Conselho Directivo ou do Conselho Fiscal e Disciplinar ou se, convocadas eleições para qualquer daqueles órgãos, não houver candidaturas, pode, no primeiro caso, e deve, no segundo, o Presidente da Assembleia Geral designar uma comissão de gestão ou uma comissão de fiscalização, ou ambas, compostas por número ímpar de sócios efectivos com cinco anos de inscrição ininterrupta no Clube, para exercerem as funções que cabem respectivamente ao Conselho Directivo e ao Conselho Fiscal e Disciplinar, e que terão a competência de um ou de outro, conforme for o caso.

      Ou seja, não há comissões transitórias em caso de renuncia da MAG!
      Aliás, o no projecto de alteração dos estatutos que querem apresentar a 17-Jun acresecenta "... ou da Mesa da Assembleia Geral...".
      O documento de alteração é publico, é só procurar.

      Em conclusão, nos estatutos que actualmente estão em vigor não está previsto a comissão se a MAG cair!

      Caro Mister, eu que até o tinha em boa conta, fico decepcionado! Espero que retifique a sua posição.

      Não gosto, nem nunca gostei do Sr. comendador (na minha opnião é um pateta!) mas por favor informe as pessoas correctamente!


      Eliminar
    7. Mas também pode ver o artigo 37/1 e 37/2 alínea c), porquanto a Vice Presidente também se demitiu publicamente.
      Ou seja órgão que cessou mandato antecipadamente por renúncia foi não só JMS como uma tal Proença de Carvalho, na qualidade de VICE.
      Então nos termos da alínea c) é a totalidade do órgão que cessou mandato antecipadamente.
      Alguma dúvida

      Eliminar
    8. @Beira Rio

      Sim, toda a MAG está demissionária, isso não há duvida, mas na pratica isso não muda nada pois só após novas eleições para a MAG é que oficialmente terminam funções. É completamente irrelevante se o Marta Soares diz nos dias impares que está demissionario e nos dias pares que está em plenas funcões. Em termos estatuarios é irrelevante. Nos presentes estatutos quero dizer. Com a proposta de alteração a 17-JUn, isso mudaria e efectivamente a tal comissão poderia ser nomeada e o Marta Soares estaria oficialmente fora.

      Eliminar
    9. Ou seja.
      Não estão a cumprir as duas funções, com direitos e deveres, é isso ?
      A ex MAG não cumpriu com as suas obrigações, ao não agendar a AG pedida pelo CD antes da demissão a mesma MAG, bem como não marcou a AG OBRIGATÓRIA relativamente ao Orçamento.

      Portanto, o que está a dizer é que, a ex MAG estaria em funções, mas não estava a ... funcionar. Não estava a cumprir com as suas funções e deveres.

      Portanto..
      Resta saber se uma MAG demissionária pode ser demitida por justa causa.

      Resumindo, d uma forma ou de outra, é ex MAG.

      Eliminar
    10. não quando não cumpriu nem os mais elementares "deveres" fiduciarios com os sócios, nem a porcaria duma AG ordinária para aprovar o orçamento (ou não) quis marcar, constituindo-se não só numa força de bloqueio, como numa força HOSTIL(de bloqueio)...

      Nestes casos, É DEVER da direcção de qualquer empresa/instituição/associação, remover os elementos hostis, nos superiores interesses da instituição e garantir o seu normal funcionamento... TENHA HAVIDO DEMISSÕES OU NÃO, e geralmente quando um elemento é HOSTIL, o que não quer é demitir-se, é continuar por dentro a produzir a sua nefasta e eligitima e ilegal acção...

      A jurisprudência baseia-se não só em clubes, mas também em empresas e outras instituições... geralmente a lei é sempre contra embusteiros e traidores, e não podia ser doutra forma.

      Quanto às comissões transitórias qual é o drama ??? .. daqui a um mês existirá MAG e CFeD novos e completamente legítimos... se JMS e Muchachos acham que têm razão, e FUNDAMENTAL E DETERMINANTE o apoio da maioria dos sócios, então q se candidatem, pois a questão não faz o mínimo sentido... mas é q não faz mesmo, pois mesmo que lá estivessem, ou vierem a ganhar a 21 Julho, TAL E QUAL COMO PARA A DIRECÇÃO, a qualquer altura pode haver um requerimento dos sócios com assinaturas, e o eleito JMS é corrido de lá com um grande pontapé por trás -> QUAL É A PRESSA, QUAL É A CRISE??

      Eliminar
    11. Só piores que calhaus com olhos é que acham que uma empresa/instituição/associação consegue funcionar bem com forças antagónicas a degladiarem-se lá dentro...

      Ou q pode ser gerido através da CS, ainda por cima a Portuguesa, a mais corrupta, vil e tendenciosa alguma vez imaginável... ou por falar nisso através de chantagens e pressões e tentativas de suborno constantes, e o poder ficar na mão de atletas (caso clubes desportivos), ou na mão de funcionários pouco qualificados!... é q nem nas ditaduras estilo comunista pensaram nisso, nem na Coreia do Norte!... mas no Sporting sim, parece que há muitos que pensam assim.

      É uma enorme tristeza, E UMA ENORME VERGONHA!.. pois gozei tanto com "gelados na testa" q me esqueci de ver dentro do que defendo (coisas GRANDES, REALMENTE GRANDES E Q PREDURAM, quando mais os atacam, mais se unem, e mais acerrimamente se defendem não importa o quê... o resto tem momentos, fugachos, até serem limpos da história.).

      Eliminar
  3. Nunca sei se há pessoas troca tintas ou tintos. O que sei é que havendo pessoas que não têm o mínimo respeito por si próprias, como poderão ter pelos outros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carlos Silva,
      Troca tintas, o Marta Soares?
      Não...! Ele é um patriota, um sportinguista de primeiríssimo nível.

      Eliminar
    2. Inclusive dizem que estava na Juve Leo quando arremassaram as tochas ao Patricio.
      Mas não há provas que tenha sido ele o autor !!!

      Eliminar
    3. Muito gosta o Romão de fazer o pino

      Eliminar
    4. Romão, desculpe pela minha tirada pouco feliz. Nessa posição, vê-se a escala invertida (primeiríssimo nível)

      Eliminar
    5. Se não sabes, deverias saber.
      Logo aqui estás em falha.

      De resto, concordo.

      Se há pessoas que nem se respeitam a elas próprias, nem ao SPorting, como se pode pedir que respeitem os outros ? ( Se bem que essas pessoas têm respeito pelos rivais corruptos e criminsos, e não pelo Sporting. E isso sim, diz muito.. Olha ! Pode ser que esta reflexão ajude no primeiro ponto, dos troca tintas que bebem do tinto )

      Eliminar
  4. Boa noticia sobre o Jaime Marta Soares e sua incompetencia.

    Já agora podem informar-me também sobre o Ornelas?
    Como está a sua situação clinica? Quando se intensificam as consultas clinicas de psiquiatria ? No dia em que perder as eleições vai sair peo seu prório pé ou vai necessitar de uma camisa de forças ?
    Que o ainda presidente recupere bem, descanse e tome todos os comprimidos. Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está no sítio errado. A camisa de forças apenas adapta-se ao polvo e aos seus tentáculos. Não tem de quê.

      Eliminar
    2. Do que vi no stock, há camisas que cheguem para todos !!!!

      Eliminar
    3. Bardamerda é o nome do seu pai ou da sua mãe?

      Eliminar
    4. É do meu avo, mas ml ele sabia que eu ia levar o sporting á falencia !!!

      Eliminar
    5. Com esse nick criado à pressão, apenas para proceder ao insulto e incitar À violência, bem como caluniar e difamar uma mulher, deixao aqui a indignação desde já ao Mister do Café.

      Foi de resto reportado.

      Não sei se é familidar a pessoa em questão ( Ornelas ), mas fale com ela se tem alguma coisa contra ela, e avise-a do nick que criou, pois ela não iria certamente gostar.

      Triste e vergonhoso, caluniar assim uma pessoa, uma mulher.
      Parece o Verborreio da Manha, atacar tudo, por todos os lados, sem integridade, sem ideais e sem valores.

      Que bandalho.

      Eliminar
    6. Agora deste em defensor do bom nome Ornelas.
      Este Oh Dae Su, que passa a vida a chamar nomes a tudo e a todos !!!
      Deixa-me rir. Vai mas é chorar para outro lado!!!

      Eliminar
  5. Romão Casais " Ele é um patriota, um sportinguista de primeiríssimo nível"
    Acrdito que sim, então está é mal aconselhado e mal acompanhado.
    Por mim ia de vela.

    ResponderEliminar
  6. Vendem estas camisas a preços muito acessíveis.
    Camisa de forças de lunático para adulto - 16.99 euros.

    Se comprarem 7, uma para cada dirigente do Conselho Diretivo do Sporting, pode ser que facam um bom desconto !!!

    Aqui fica link,para os interessados,
    https://www.funidelia.pt/camisa-de-forcas-de-lunatico-para-adulto-33360.html?gclid=Cj0KCQjwu_jYBRD8ARIsAC3EGCKKv93bQA61Wa-ENwkEkxOJyY54cuaD1f1VA2oebfKAZf4FZx75ZTwaAkPaEALw_wcB

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está no sítio errado. A camisa de forças apenas adapta-se ao polvo e aos seus tentáculos. Não tem de quê.

      Eliminar
    2. Os do Polvo que saiam de algemas nos pulsos.

      No caso do Ornelas e companhia, esperemos que as camisas de forças sejam sufeciente !!

      Eliminar
    3. Olha lá, ó Badamerda; e se fosses pregar para outra freguesia?

      Eliminar
    4. Sim sim, e já vão 5 rescissões. Para o ano vais tu jogar ao meio campo no lugar ou do Gelsom, ou do Bruno Fernandes, ou do William!!! até podes escolher !!!

      Eliminar
    5. Terás de pedir mais rescisões.
      É que o pantel tinha uns 40 ou mais jogadores.
      Ainda continuam a ficar jogadores de fora.

      Mas olha..
      Vê se só rescindem jogadores com mercado, pois os outros não dá jeito, nem comissões.

      Eliminar
    6. Coisa sem importancia, só rescindirem os jogadores com mercado !!!
      Ficam os "sem mercado" e os que jogam com amor á camisola !!!
      Devemos conseguir 11 jogadores, concordo !!!

      Eliminar
    7. Ornelas Badamerda, não vale a pena a pregar no deserto. Esta gente está fanatizada e cega e recusa se a encarar a realidade tal como o psicopata que eles seguem, todos obstinados em afundar o Sporting e desviar a atenção dos crimes do polvo

      Eliminar
  7. Eu acho que se está a perder demasiado tempo com isto de se ele se demitiu ou não. Mesmo que a demissão sejam efetiva, a MAG só pode ser substituída após eleições. Até lá fica em funções e não tem comissão transitória de gestão, ao contrário do CFeD e do CD.

    ResponderEliminar
  8. Acrescento:

    As palavras de JMS à TV foram: "Demiti-me, ... a MAG demitiu-se em bloco ..."

    Nesse dia, ao Presidente do CFeD competia estatutariamente instaurar processo disciplinar por violação grosseira aos estatutos e falsidade perante os sócios se por qualquer deficiência de procedimentos considerasse que ele não estava demitido.

    Aproveito para colocar uma dúvida:

    Pelos estatutos o CFeD pode ser substituído por uma comissão de fiscalização. O estatuto não diz que é uma comissão de fiscalização e disciplinar. Como pode a CF designada por JMS estar a desenvolver processos disciplinares sobre órgãos eleitos sem estarem mandatados pelos sócios. Parece-me a mim que a competência disciplinar só pode ser exercida pelo CFeD devidamente mandatado.

    ResponderEliminar
  9. Tanto latim tantas cópias de notícias, tantos sublinhados para dizer que NÃO FORMALIZOU. E apesar de não simpatizar com o homem digo AINDA BEM, não caiu na esparrela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se formalizou ou não, ou se foi só um simulacro de incendio. O que sei, é que andou a enganar 10 milhões de portugueses Já agora, gostaria de saber, se o Coronel António Paixão é do nosso clube.

      Eliminar
    2. Bastaria ler o post para se perceber. Ele APRESENTOU a demissão sim, mas não foi por via escrita, logo a demissão aconteceu. Nada diz a respeito de ter de ser formal ou informal, basta ser apresentada a demissão.

      Eliminar
    3. Desculpe lá, amigo. Sem tretas de "ainda bem" nem de "ainda mal": o que é que o "NÃO FORMALIZOU" tem a ver com este assunto??
      Leu nalgum sítio que o anúncio tem que ser formal? olhe, se calhar devia mesmo estar nos estatutos que qualquer anúncio de demissão, salvo por problemas de saúde, deveria ter que ser formal e até podia dizer quais os meios formais aceites pelo clube.
      Posso renunciar por SMS ou Whatsapp? Posso fazê-lo por meio de crónica assinada por mim numa publicação como revista/jornal desportivo?
      Então e em directo em 2 ou 3 canais de TV com um índice de audiências de mais de 40% da população? Não serve??
      No que os estatutos são omissos, vale o código civil e em muitíssimos casos também vale o bom senso.
      Acha que os estatutos prevêem que os dirigentes devem zelar pela verdade desportiva? Não, pois não? Mas nós todos gostamos, não gostamos?
      Acha que os estatutos prevêem que o clube tenha que apostar exclusivamente na formação? Não, pois não? Mas muitos de nós gostaríamos que assim fosse, não é?
      Os estatutos não prevêem milhares de coisas que os dirigentes fazem todos os dias (ou podiam fazer) simplesmente porque dentro da omissão há muitas coisas que eles sabem que a maioria dos sócios concorda.
      Senão um gajo para mexer a perna direita a seguir à perna esquerda tinha logo que ir a correr ler os estatutos. Bom senso, meus caros, bom senso.
      SL

      Eliminar
    4. Será que ele subiu a uma montanha para fazer esse pedido por sinais de fumo ?

      Eliminar
    5. A demissão da MAG deve ser considerada "oficial", isso o Mister tem razão, mas a MAG continua em plenas funções até à tomada de posse dos sucessores. Gostemos ou não.

      Toda esta discussão se está demitido ou não é irrelevante. O Marta Soares é um pateta mas foi democraticamente eleito (tal como BdC e todos os orgãos sociais, e ainda bem que é assim) e até haver sucessor está em funções, isso é o que os estatutos actuais dizem. A proposta para AG de 17-Jun quer incluir a nomeação de comissão se MAG cair, mas actualmente esse mecanismo não existe para a MAG, apenas para CD e CFeD.

      Ou pura e simplesmente podemos ignorar as leis (estatutos) que regem o clube?! As regras podem ser mudadas, óbvio!, mas temos que seguir as que estão em vigor. Certo?

      Eliminar
  10. Claramente ele demitiu-se a ele mesmo por incompetência.
    Teremos de ir a Tribunal para esclarecer tudo, mas a sua reputacão (não que fosse grande coisa) já não tem salvacão. Um Tribunal qualquer fará a analise de tudo o que aconteceu, e não apenas das palavras e do diz-que-diz, logo tornará a demissão oficial, mas até lá ele continua a criar problemas, e é isso que temos de lamentar.

    ResponderEliminar
  11. Também diz que tem de apresentar a demissão ao conselho fiscal, Conselho fiscal já se tinha demitido, MAG em plenas funções, confirmado pelo Sro.Dro. Juiz.
    Tenha vergonha sro. Bruno de Carvalho, você sabe que está a prejudicar o Sporting, onde está este grande Sportinguista, que vai ao Hospital quando as coisas não correm bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Francisco Silva,
      Essas vossas reclamações, são tudo tretas, não há nenhum sportinguista que chegue aos calcanhares do Bruno de Carvalho. O que ele fez pelo Sporting, ninguém foi capaz de fazer.
      Todos nós, sem ele, ficamos mais fracos.

      Eliminar
    2. O Xico Silva não anda bem. Desde que foi apanhado a receber uns subornos em Alvor, nunca mais foi o mesmo.

      Eliminar
    3. Oh Francisco

      Mas tá a brincar? Eu ouvi Demiti-me. Podem agora encontrar os formalismos que quiserem aos meus olhos ele demitiu-se e tem de honrar a palavra. Nada mais. HONRA.
      Já agora essa do confir
      Aqui quem tá a faltar à palavra não é Bruno de Carvalho. Quem tem de ter vergonha não é ele. Ou não acha criticável o que Jaime Marta Soares está a fazer. Se fosse Bruno de Carvalho não acharia o mesmo? Ou essa ética muda consoante a pessoa.

      Eliminar
    4. Depois de tantas rescisões, incluindo médicos, fisioterapeutas, treinadores,jogadores,etc,etc, culpa toda deles, Bruno de Carvalho é o homem certo, ája paciência para tanta ignorância, já agora wue tal ver na proxima época, o Gelson, o Bruno Fernandes, no Benfica. Mas mesmo assim a culpa é de todos ,menos do Bruno de Carvalho.

      Eliminar
    5. Ora agora é que entra na questão certa:
      Já agora o Benfica não quer ficar com o Petrovic, ou com o Ruben Ribeiro? Porque será que só os bons jogadores é que rescindiram? Porque não rescindem os fracos e já agora os que tão emprestado s e são um peso?
      Não gostarem de BC não è razão. Eu também prefiro os patrões que não me exigem nada mas isso não quer dizer que sejam os melhores.
      Já agora não respondeu à pergunta? Acha normal o que fez Marta Soares?

      Eliminar
    6. Acho, porque Bruno de Carvalho,foi o instigador do que sucedeu em Alcochete.
      Quando até o Presidente da Assembleia da República, diz o que disse de Bruno de Carvalho, o Presidente da República, só quando soube que Bruno não ia ao Jamor, a admitiu que ia estar lá, enfim , felizmente muito poucos a que estão com Bruno.
      Tenho esperança que alguns membros da direção tenham o bom senso e demitam se.

      Eliminar
  12. Se NÃO FORMALIZOU isso basta. Não foi o que disse o tribunal. Não creio que fosse necessario apresentar a demissão em carta registada, escrita com uma caneta BIC, ou em papel timbrado e com selo do Peyroteo."

    Disse o génio incompreendido, "Para ter sucesso, o primeiro passo é criar fama de maluco. Depois, é só mantê-la». Tudo muito bonito, presidente. Só não sei se já reparou que, a cada novo dia, o Sporting mais parece um manicómio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cuidado, sobre o seu clube há muita gente a dizer que o melhor ainda está para vir.

      Eliminar
    2. Parece que sim vamos então ver quantas rescissões vão acontecer amanhã !!

      Eliminar
  13. E para quando um post sobre a golpada de BC? A sua intenção de não respeitar uma petição dos sócios; a criação de uma MAG paralela, etc..
    Estas trapalhadas todas resolviam-se com eleições.
    Acreditem que o SCP só irá perder com as indefenições dos procs. judiciais.
    Haja bom-senso, de todos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, sim, faltas tu aqui para falar de bom-senso.
      O tripeiro adepto do FCP.

      Eliminar
  14. Começa a fartar o que alguns meios, incluindo este que eu respeitava, estão a fazer mentido descaradamente aos Sportinguistas.
    Os estatutos são claros:

    1 - Uma renúncia só é valida se for feita a quem de direito. NAs TVs não valem.Podem discordar mas é o que dizem os estatutos. O BC também disse que quando quisessem que ele saísse bastava juntar as assinaturas que havia AG. Agora vem pedir o dinheiro e justa causa, etc. O que ele disse aquando da do Godinho Lopes e o que diz agora. É mentiroso compulsivo. E este blog vir dar cobertura às mentiras fica muito mal.

    2- Mesmo demissionário tem plenos poderes até ser substituído.

    As nomeações que o atual CD fez são criminosas, sem sustentação em nenhum artigo dos estatutos e em nenhuma lei! Não há um jurista com o mínimo de credibilidade que as defenda. Um.

    BC podia até ter sido o melhor presidente que o Sporting teve, mas nada justifica o que está fazer com nomeações ilegais e tentativas de alterar os estatutos a dar muito mais poder ao CD. OS únicos que podem nomear orgãos sociais são os SÒCIOS. Se se demitem, são os suplentes que os Sócios elegeram. Se já nem esses forem suficientes para haver quorum é sinal de que algo de muito grave se passa no clube e deve ser dada voz aos SÓCIOS nunca ao presidente. Prova da ilegalidade destas nomeações é que o Bruno de Carvalho quer mudar os estatutos para elas passarem a ter cabimento. Mas se são legais porque raio é necessário mudar os estatutos?

    Isto é básico e não percebo como este Blog tenta defender o indefensável. Preferem defender BC a defender o clube. Uma vergonha. Perderam toda a credibilidade que levaram anos a construir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro DiogoC,

      1 - Os estatutos são omissos. Só falam em apresentar a demissão ao presidente do CFeD. Como é que isso se faz? Por exemplo, uma chamada telefónica ou uma conversa entre os dois vale mais do declarações publica afirmando a sua demissão? Para mim não vale. Há uma questão de respeito pelos sócios que não pode ser atropelada. A demissão de JMS é efectiva. Quanto à conversa das assinaturas parece-me que anda desatento. BdC tem reafirmado isso vezes sem conta. As assinaturas continuam sem aparecer.

      Sobre o resto falarei nos posts seguintes.

      Eliminar
    2. deves de estar a gozar...junta te ao JM Soares e vai fazer campanha, olha me este...o que JM Soares está a fazer ao clube está certo???acha que é este o timing certo??? está a defender os interesses do Sporting??? Bruno de Carvalho ao menos teve a coragem de não deixar o barco à deriva, principalmente quando se está a iniciar a preparação da nova época em todas as modalidades...Eu reconheço o trabalho até aqui realizado por esta direcção sendo a que me dá garantias de lutar em todas as frentes, desde as modalidades até ao futebol...estou farto de "golpadas" como a que tentaram protagonizar recentemente, felizmente que o nosso presidente se opõe a isso com a raça que caracteriza. Saudações Leoninas

      Eliminar
    3. Caro Diogo

      Você diz:

      Mesmo de demissionário tem plenos poderes até ser substituído

      Mas a questão é que ninguém sabe se está demissionário, quando será substituído e até quando poderá exercer esses poderes porque parece que nem o proprio sabe.
      Vai estar demissionário dois anos? Quando será substituído?

      Afinal estão a valer-se de formalismos para evitar a demissão e censurão o BC de se defender com formalismos.

      Mais, se existe uma lista de sócios a pedirem essa assembleia essa lista seria válida com esta oi qualquer outra MAG.

      Se não têm problemas é eleger uma nova MAG e apresentar a lista.

      Mais a convocatória da assembleia não foi feita com base na lista, foi com base num pedido do MAG enunciando justa causa. As assinaturas deveriam ser validadas e depois sim marcava-se. Não foi esse o caso.

      Eliminar
    4. Em relação as nomeações para as comissões transitórias, você está a fazer apenas insinuações e considerações, nada do que pretende alegar pode ser provado legalmente com base nos Estatutos. Os estatutos do SCP não prevêem todas as situações e cenários possíveis, são omissos. Por questões de bom senso, porque a vida continua, o SCP não pode continuar sem os seus órgãos socais demissionários, as comissões transitórias vão corrigir essas lacunas e não há nada nos Estatutos contra... nem a favor, porque este cenário que vivemos no SCP não está contemplado nos Estatutos.

      Quanto ao Marta Soares, pela natureza do seu comportamento esquivo e obscuro não é uma pessoa com o perfil adequado para o cargo, basta constatar a maneira como faz as contagens nas votações. Adiante, nada nos estatutos fala em TVs, jornais, revistas ou até murais, portanto a demissão foi apresentada e Marta Soares está demissionário.

      Os resultados eleitorais têm de ser respeitados por todos, pois esta direcção foi legitimada pelos sócios até 2021 e não podemos andar a referendar a direcção de 3 em 3 meses, apenas devido aos caprichos e interesses privados de alguns "notáveis". Assim estamos na prática a viver o pesadelo que foram os tempos dos caciques e dos votos queimados pela calada da noite.

      Eliminar
    5. Caro Aristides, as comissões transitórias só existem na cabeça do Bruno Carvalho. São ilegais. O CD não tem poder para nomear o que quer que seja relativo aos outros orgãos. Seria uma aberração. Os estatutos preveem a desituituição de direções legitimamente eleitas. Claro que podemos pôr em causa as mesmas, ainda para mais quando violam gravemente os estatutos. Não me tente catalogar ou encostar a quem quer que seja. Sou apenas um sócio. Essa de só o existir o Bruno de carvalho e os seus apoiantes e tudo o resto é "notáveis"..o Sporting tem 150000 sócios. O argumento do medo é o truque dos populistas, não entre por aí

      Eliminar
    6. Sr. Aristides Melo,

      O Sr. não consegue perceber o quão pernicioso é o CD nomear o presidente da MAG que tem como função controlar o respeito pelos Estatutos.
      Isto seria como o 1.º Ministro destituir o Marcelo Rebelo de Sousa.
      Se tiver memória irá se lembrar que há um par de anos atrás o Pres da Republica Jorge Sampaio dissolveu a Ass. da Republica levando à distituição do 1.º Ministro, Santana Lopes.
      Agora imagine que Santana Lopes dizia que não aceitava e criava a figura do PR transitório, o que lhe permitia continuar em funções.
      Isto acontece na venezuela não devia acontecer em Portugal

      Eliminar
    7. Caro Diogo, peço desculpa pela resposta tardia mas não venho muito a esta página, se calhar por isso não recebo alertas.

      Não entendeu muito bem onde quis chegar, gente que quer destruir o SCP continua a interpretar a seu gosto os nossos estatutos, entretanto por nossa culpa o SCP continua parado a definhar. Felizmente não está totalmente parado como muitos gostariam. Depois atiramos com a culpa para cima do Bruno, porque dá jeito e infelizmente o Bruno quando está debaixo de fogo, tem o péssimo hábito de disparar para todos os lados, também dá jeito à muitos, assim estamos sempre em festa e o SCP que se aguente... já não há pachorra, somos sportinguistas e temos de nos unir.

      Quanto aos estatutos, Marta Soares, apresentou publicamente a sua demissão, assim como a MAG, disto não há a mínima duvida? Após a renuncia Marta Soares continuava em funções até ao final do mês seguinte e devia ter desencadeado os procedimentos regulamentares para convocar uma AGE com o objectivo de eleger uma nova MAG. O que fez Marta Soares foi convocar uma AGE para destituir a direcção, ignorou um CD legitimo em funções, assumiu-se como dono do clube e pediu essa legitimidade aos sócios numa AGE.

      Como Marta Soares não convocou uma AGE para substituir a MAG demissionária, o CD nomeou uma comissão transitória para que o clube pudesse continuar normalmente em funções. Os estatutos do SCP não contemplam comportamentos irregulares, perante este atentado institucional perpetrado por Marta Soares, o CD teve a necessidade institucional de nomear uma comissão transitória ou provisória que por sua vez desencadeou os procedimentos regulamentares para eleger uma nova MAG por voto soberano dos associados. Pode-se questionar a comissão transitória nomeada pela direcção, mas foi Marta Soares que provocou esta situação ao NÃO cumprir os Estatutos em primeiro lugar. Não assegurou a sua substituição através de uma AGE, como deveria ter feito se quisesse honrar os Estatutos do clube.

      Quanto às comparações com os órgãos soberanos da Republica, não entre por aì, actualmente temos um governo que não foi eleito por vontade popular e não respeita a Constituição.

      PS) As alterações estatutárias aprovadas com 90% dos votos na AGE de Março de 2018, nunca fora enviadas para o Diário da Republica, por iniciativa própria de Marta Soares, este tipo não respeita a vontade dos associados, apenas a sua agenda pessoal.

      Eliminar
  15. Respostas
    1. Porque é que o Diogo vai estudar? porque pensa diferente do bc e dos seus acólitos? António Rino isso normalmente é o argumento de quem não tem mais nada para dizer. Com estas rescisões todas temos que ir buscar o Castaignos Douglas e Petrovic Campbell Markovic e com bc como director desportivo , médico , massagista fisioterapeuta e inácio como treinador seremos campeões europeus.

      Eliminar
  16. É apenas um escroque ao serviço dos do costume.

    O regresso ao passado que esta gente pretende tem de ser travado a todo o custo, a bem do futuro do Clube!

    Agora, a estratégia destes bonecos a cheirar a um "misto" de fritos com naftalina passa por difundir a ideia de que a AG de dia 17 de Junho é ilegal, ou seja, "que não vale a pena pôr lá os pés", tentando com isto desmobilizar os Sportinguistas e deixar a votação à mercê dos croquetes e do NEO-CROQUETES (sportinguistas convertidos ao gang do croquete, mas sem serem da linha de Cascais).

    Posto isto, é fundamental comparecermos em massa em toda e qualquer AG que se realize e votar a favor das propostas da Direcção e contra qualquer tentativa de destituição que não cumpra os requisitos estatutariamente definidos.

    Querem correr com a Direcção, reúnam as assinaturas necessárias (mas apenas de sócios com quotas em dia; caloteiros e lampiões não contam) e submetam-na à Mesa da Assembleia Geral Transitória ou à MAG a eleger no dia 17.

    O Sporting não pode voltar ao passado! O Sporting não pode voltar ao tempo dos sétimos lugares, dos doutores da mula-russa e dos salários em atraso e ameaças de corte de água!

    Nem um passo atrás! Com BdC, sempre! Viva o Sporting Clube de Portugal!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o Insulto é a arma so fracos e é muito mais definidor do caráter de quem o emite do que de que a quem se destina. Essa do "a todo o custo" quer dizer o quê? que se vai contra a vontade dos sócios? Porque é que a tua opinião tem mais de valor que a dos outros sócios. Não é o regresso ao passado. O sporting tem 150000 sócios, há muitas alternativas a BC. Essa do eu ou ou o abismos é o típico argumento populista.

      Eliminar
    2. Diogo argumentar com este tipo de gente é gastar latim. São do partido do Grande Líder. Este rapazinho ( Antena1 em Kandahar) que aqui escreve deve ser dos mesmos das tochas sobre o Rui Patrício deve ser dos mesmos corajosos que abandonaram que nem um cão Marco Ficini junto ao estádio dos milhafres de carnide e que acham como o seu líder que aquilo que foi feito na academia não passou de uma mensagem motivacional. Depois fala das cotas em dia quem é este bacano para falar do universo SPORTING.O SPORTING É CLUBE DE PORTUGAL e não sporting clube bruno carvalho. Somos demasiado grandes para acabarmos mas o gordo vai levar este CLUBE bem fundo.O Tallon deu cabo do marado com aqueles comprimidos para emagrecer.Diogo como bem disseste somos 150.000 associados e mais de 3.000.000 e por isso tenho Fé que vamos voltar a ser grandes e que o marado vai de vela.

      Eliminar
    3. DiogoC, mete o Morais na ordem que ele está a recorrer ao insulto. Não é próprio de um neo-croquete.

      Obrigado.

      Eliminar
    4. Antes croquete do que javardo como tu que come com as mãos e de boca aberta. Já vi que és mesmo do gangue mas aprendiz de mafioso daqueles que são os primeiros a fugir

      Eliminar
  17. IMPORTANTE

    https://www.publico.pt/2018/06/07/mundo/noticia/parlamento-prepara-arma-legislativa-para-combater-as-fake-news-1833622

    "França quer lei contra notícias falsas e põe jornalistas em xeque"

    Isto aqui seria um rombo na boataria.

    ResponderEliminar
  18. Fica difícil não considerar o Mister como o 'Pedro Guerra' do 'Pai do BdC'. Começo mesmo a ficar convencido. Se colocasse todos os artigos relevantes para esta apresentação de argumentos, facilmente chegaria à conclusão que , independentemente de tudo, o JMS é o PMAG em FUNÇÕES. Reconhecido pelo Tribunal. Reconhecido pelo 'pai do BdC' que quer fazer alteração estatutária para 'legalizar' a nomeação que fez para a MAG. Se se ler as propostas de alteração que se quer fazer na ilegal AG de dia 17, ninguem pode ficar indiferente aos desejos de um louco que quer mandar em tudo no clube...inclusive nomear o PMAG. Isto é completamente brutal. Felizmente, seja o que resulte de dia 17 é tudo totalmente ilegal. Espero que ao menos sirva para os sócios encherem o pavilhão e aproveitarem a oportunidade para mandar o 'pai do BdC' para a outra banda. Pode ser que ganhe alguma vergonha na cara e se demita. Infelizmente, mesmo que fosse destituido nesta AG ilegal..não contaria. Carlos Guerreiro

    ResponderEliminar
  19. Eu como sócio, posso falar e não como gelados com a testa, não tenho duvidas era muito fácil vender rui patrício por valores que Jorge Mendes queria mas bruno preferiu defender os interesses do clube, só um louco a que não está com o Bruno Carvalho, apesar de ter cometido alguns erros, no dia 17 estarei a mostrar a minha gratidão aprovando todos os pontos de olhos fechados , porque penso pelo minha cabeça não vou na lavagem cerebral que a CS está a tentar fazer aos sportinguistas acordem e defendam o Sporting. Bruno 2000%

    ResponderEliminar
  20. Não sei se sou por Bruno. Mas o que me orienta e impele, é a terceira lei de Newton. Quanto maior é a força da CS e outros artistas, contra ele, assim será a força da mesma intensidade com que o apoio.

    ResponderEliminar
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  22. BdC AO NOBEL DA ECONOMIA 2019!...

    O presidente-visionário descobriu a forma genial de reduzir substancialmente a folha salarial do plantel profissional de futebol do SCP: levar os jogadores à rescisão!

    O mundo desportivo pasma-se ante tal feito de gestão total.

    Gestores mundiais esperam que BdC marque uma cimeira de formação no âmbito dos G7 ou da ONU, para explicar ao mundo, e entre pares, o seu método revolucionário.

    O Mundial de Futebol 2018 corre o risco de suceder como evento menor dada a ofuscação causada por este brilhante gestor e líder luminoso.

    Aguardo agora que o Mister surja com uma reflexão adequada sobre os evidentes benefícios e vantagens indubitáveis das 5 (um recorde and counting!!!!!...) rescisões em que já vai a mirabolante gestão do magnífico «presidente-feirante»...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou curioso para ouvir aquilo que o Ornelas vai dizer. Ou seja, o que vai vender o feirante para se manter no cargo?. As responsabilidades do Ornelas como sempre vão ser zero, não se demite, e depois o grande Guru diz badamerda, e os outros 6 dirigentes vão apludir e os seguidores bloguista betam palmas a pedir mais !!!

      Eliminar
  23. Continuem a defender até á morte o Ornelas !!!
    O clube vai definhando....e até já faz ter saudades do Godinho !!!
    Continuem assim.... palerma de sócios... miséria de blog que é o blog oficial do Ornelas !!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Você é pago a trezentos ou quatrocentos ?

      Eliminar
    2. Outro palerma !!!
      O BdC não vale um chavo quanto mais 100 milhoes !!!

      Eliminar
  24. Nestes últimos tempos a C.S. tem sido mais uma fonte de desinformação do qie informação, por isso recorro a blogs para ver o outro lado da moeda.
    Em relação a este artigo está tudo bem explicado mas não concordo com a conclusão. O Jaime Marta Soares demitiu-se. Ele não pode dizer que não formalizou, porque toda a gente foi informada, se fosse necessário formalizar alguma coisa depois deste circo a moda pegava. No entanto o ponto 3 dos estatutos que o Mister ignorou na conclusão, diz que ele tem razão quando afirma à CMVM que apesar de demissionário continua em funções. Os estatutos São omissos em como é que se demite um presidente demissionário sem haver novas eleições. Uma pessoa de carácter percebia que após se demitir devia marcar novas eleições e deixar a luta contra o Concelho Directivo para nova lista democraticamente eleita, no entanto por quaisers razões mais claras ou obscuras o nosso presidente demissionário da MAG só vai desistir quando retirar o Bruno de Carvalho da presidência.
    Em alternativa os sócios podem permitir ao presidente alterar os estatutos, autorizando que, tal como acontece para os restantes órgãos, seja possivel nomear uma AG transitória e assim forçar o actual presidente demissionário a abdicar das suas funções.
    Eu acredito que as razões que levam a este ataque sem precedente são financeiras e não desportivas ou, como fazem querer na comunicação social, de carácter ou conteúdo.
    Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
  25. É impressão minha ou têm temas mais sérios para comentar hoje...?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O tema do dia é - Benfica é o unco clube portugues com jogadores na selecção nacional.
      Sim, os sportinguistas só falam do Benfica, por isso deve ser a noticia do dia :-)

      Eliminar
    2. O Mister é um cavalheiro cortês.

      Antes de passar «à pièce de resistance» acomoda «faits divers»...

      Eliminar
    3. Mister do cafe e correspondente staff. Obrigado pela vossa falta de inteligencia e inutilidade para o Sporting !!! Palermas, que ainda não perceberam aberração humana e dirigente que é este individuo !!!! Ninguem quer trabalhar com o Ornelas. Continuem a defender até á morte (do Sporting, claro) o Ornelas !!!

      Eliminar
  26. Este post foi escrito pelo BdC só pode, estarem constantemente sem ver o que se passa é completamente anormal.

    ResponderEliminar
  27. Mister, se ainda não sabe o WC, o BF e o GM já rescindiram. Onde está o post a desmontar as falácias da CS sobre as mesmas? Ou o BdC ainda não escreveu a cartilha?

    ResponderEliminar
  28. Mais do mesmo. Depois destas 5 rescisões, lá vamos ter um discurso de 3 horas do Ornelas, acompanhado pelo Nuno Saraiva, e agora pautado pelo Fernando Correia, etc etc depois o Mister do cafe justifica, e os seguidores do Guru defendem o Ornelas até á morte !! Ok, mais do mesmo. E já vão cinco. Povavelmente amanhã serão 10 a 13 jogadores. Tudo normal !!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já vão seis. Depois de tantas rescisões, incluindo médicos, fisioterapeutas, treinadores,jogadores, já agora que tal ver na proxima época, o Gelson, o Bruno Fernandes, no Benfica. Mas mesmo assim a culpa é de todos, menos do Bruno de Carvalho.
      Mudem os estatutos para mudar o nome para Sporting Clube de Carvalho !!

      Eliminar
  29. Oh chefe, pare lá de mandar areia para os olhos do pessoal que o lê. Não vê que está a ajudar à destruição do Sporting?

    ResponderEliminar
  30. "NOS PRÓXIMOS DIAS FAREI UMA SÉRIE DE POSTES SOBRE ESTA MATÉRIA..." lol
    O míster está em alto-mar a bracejar... Mantêm-se à tona graças às braçadeiras de plástico que filha - a desaparecida! - do Bruno usava na piscina do infantário.
    O Bruno, como sempre, continua a viver no seu mundo interior: a dançar o fandango, numa algazarra consigo mesmo. O resto da maralha do CD assobia, toca guitarra e bate castanholas. E o SPORTING está em queda no abysmo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amo-te tanto Diana! Onde estás? Hoje quero dedicar a vitória a ti! Que saudades! Isto é um pesadelo mas vamos superar tudo!"

      Eliminar
  31. Boas noticias, ainda sobrou staff para a proxima época.
    1. Patricia Morais
    2. Joana Ornelas.
    3. Fernando Correia.
    4. Augusto Inácio.
    5. Pedro Batista.
    6. Carlos Dolberth
    7. Romão Casais
    8. Mister do cafe
    9. Paulinho
    10. Nuno Saraiva
    11. Bruno de Carvalho
    Vitoria certa, Com uma equipa destas quem precisa do Bruno Fernandes e companhia.
    Sporting Clube de Carvalho !!! forever Ornelas !!

    ResponderEliminar
  32. Amo-te tanto Ornelas! Onde estás? Hoje quero dedicar a vitória a ti! Que saudades! Isto é um pesadelo mas vamos superar tudo!"

    ResponderEliminar
  33. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  34. Agora de repente ficou tudo histérico, parece uma praga de ratos.

    ResponderEliminar
  35. O SCP irá a tempo de solicitar escusa de participação na Liga Europa à UEFA?!...

    ResponderEliminar
  36. Alguem sabe quanto tempo vai demorar a conferencia publica do Ornalas ??
    Se for de 2 horas podem acordr~me no final ???

    ResponderEliminar
  37. Este bardamerda do Marta Soares parece o Capitão Haddock, só que este bebe e tem piada, Marta Soares, não sei se bebe, mas não tem piada nenhuma...estou farto de lhe ver a fronha nos diários e televisões.

    ResponderEliminar
  38. Mister do Café, tens de reactivar a moderação dos comentários. É só merda aqui, e não é só de Carnide...

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antena1 em Kandahar,
      Podes crer; sportinguistas que se comprazem em mal dizer o Presidente. Está tudo insano.

      Eliminar
    2. Sim sim, insano seria dizer bem deste individuo, que por azar é presidente do Sporting. Sectarismo, dogmas, etc se é isso que querem mudem o nome deste blog para para o café do Bruno !!!

      Eliminar
  39. Ok. Não se demite. Não assume respoonsabilidades etc etc. Tudo do mesmo. Este gajo dá-me sono.
    Enfim, continua o circo do Ornelas !!!

    ResponderEliminar
  40. O Mundo contra Bruno - enésima parte de um conto infantil traumático projectado num adulto de meia idade à deriva...

    ResponderEliminar
  41. Do «nunca me demitirei!» à patética sugestão de «demissão por carta amorosa de activos do SCP».

    Depois do lamentável espectáculo discursivo de ontem à tarde na Bruno TV, hoje conseguiu ainda ser pior.

    Queda imparável.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma tristeza ver o clube entregue a este palerma !!!
      Aliás aqueles 7 palermas. Não consigo entender tanta falta de inteligencia !!!

      Eliminar
  42. A queda do Bruno de Carvalho é mais que evidente !!
    O problema é que vai levar o Sporting consigo !!
    Continua o circo do Ornelas !!!!

    ResponderEliminar
  43. Mister, temos a nossa casa a arder e vem fazer posts da treta.
    Já estão contentes com as rescisões? O seu querido lider que não respeita de forma alguma os adeptos, os sócios, não respeita o cube que lhe paga salário... Está tudo bem este tipo de gestão? Não será considerado gestão danosa?

    Bem, ele já tinha prometido em jogar com as reservas e parece que vai conseguir...
    Está constantemente a fazer chantagens aos sócios, não tem vergonha.

    ResponderEliminar
  44. Caro Mister, não leve a mal mas este é o meu desabafo:
    - BARDAMERDA para Bruno de Carvalho que não soube retirar-se a tempo;
    - BARDAMERDA para os jogadores que rescindiram pois não respeitaram o grande Sporting Clube de Portugal nem os seus 170.00 sócios que sempre os apoiaram e os tiraram do anonimato à maioria;
    -BARDAMERDA para os empresários e advogados dos jogadores/mercenários que como sanguessugas de quem joga à bola aconselham os jogadores/mercenários a estas rescisões a fim de poderem ganhar uns milhões;
    -BARDAMERDA para o Sindicato dos Jogadores que teve um papel activo no aconselhamento dos jogadores para as rescisões:
    - BARDAMERDA para Jaime Marta Soares que com as suas piruetas criou ainda mais confusão;
    -BARDAMERDA para os anti-Brunos e para os raivosos_anti-Bruno porque foram os com o seu alarido constante na c.s. ainda criaram mais revolta sobre o Sporting Clube de Portugal;
    -BARDAMERDA para os jornaleiros das c.s. que em vez de informarem com precisão não passam de uns vigaristas da informação;
    -BARDAMERDA para os croquetes que aproveitaram a boleia da c.s. para se apresentarem novamente como salvadores, como se os Sportinguistas não tivessem memória e não se lembrassem da merda em que deixaram o Sporting quando foram embora;
    -BARDAMERDA para todos aqueles que quando o Sporting precisava não avançaram para se candidatarem e agora dão um passo em frente para serem os salvadores com os milhões da NOS.
    -BARDAMERDA para todos aqueles que se serviram do Sporting Clube de Portugal em vez de servirem o Sporting Clube de Portugal.
    -BARDAMERDA para quem afirma querer servir o Sporting mas a sua intenção é servir-se do Sporting para benefício pessoal.
    Por mim podem ficar com o Sporting, empanturrem-se à vontade, na certeza porém que o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL nunca acabará.
    Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. João Santos,
      Só não entendo porque envolves o Bruno de Carvalho no meio desta ceita de oportunistas. A guerra dele sempre foi contra estes interesses instalados no Clube, e logo agora que estamos na iminência de resolver definitivamente este problema.

      Eliminar
    2. Em definitivo os problemas vão ser definitivamente resolvidos !
      Mudemos também o nome do clube para Sporting Clube de Carvalho.

      Eliminar
  45. é só toupeiras a saltar dos buracos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


    Viva Bruno de Carvalho, um homem extraordinário, que tirou o S.C.P. das cinzas, marasmo, adormecimento em que estava e o catapultou para as vitórias!


    ResponderEliminar
  46. Hoje, 2ª, dia 11 de junho, o vosso ídolo deu mais um tiro nos pés e um tiro no estômago ao Sporting... Espero que amanhã expliquem tudo, tudinho, sobre falências e SCP... as técnicas, as morais, as éticas e as outras...

    ResponderEliminar
  47. seguia este blog há algum tempo, porque apresentava factos. hoje já não o faço com regularidade e escrevo na minha última visita (com alguma pena) porque passou a emitir opiniões e alguma desinformação. Querer fazer passar a ideia de omissão nos estatutos depois do atropelo de BdC aos mesmos é enganar os sportinguistas. JMS é mau e prestou um serviço medíocre aos associados mas BdC não é melhor... e meteu o SCP na lama e os jogadores no carnide... até sempre SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este blog e muitos dos que escrevem nele. Cambada de ignorantes pretenciosos.
      O Ornelas levou o Sporting esta situação !!! Mais os 7 elementos que o apoiam, e mais os sócios e simpatizantes que o defendem. Obrigado ignorantes sem cérebro. !!!

      Eliminar
  48. Tolos sem cérebro. Pois bem, continuem a apoiar o Nero de Carvalho !
    O primeiro tocava lira, o segundo faz lindos discursos !!!

    Cambada de ignorantes !!!!

    ResponderEliminar
  49. Com o SPORTING, sempre! Era o que faltava colocar-me do lado de mercenários contra o meu querido Clube!

    A partir de agora, se BdC cair, todos ficarão a saber que o Sporting é um clube onde vale a pena jogar. Qualquer jogador, quando quiser dar o golpe e mamar uns milhões de prémio de assinatura, basta alegar "justa causa"! Problemas de "segurança", arroz frio, lugar de estacionamento ocupado... Tudo servirá para se porem a milhas sem indemnizar o Sporting, pois este é um clube em que os adeptos se põem ao lado dos jogadores em detrimento do Clube!

    Pioneiros em tudo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. BdC depois de ter fewito uma gestão exemplar e de ter obtido uma esmagodora julgou-se deus e agora é tarde para inverter, aliás, o homem não se corrige, a culpa é sempre dos outros e o caro ainda está convencido que ele é a solução?
      A nossa casa está a arder, os nossos jogadres irão aparecer no rival benfica e continua com essa treta?

      Eliminar
    2. Oxala que sim, que esteja em delirio !!! mas a realidaade parece outra !!!

      Eliminar
  50. Antena1 em Kandahar,
    O Sporting não é uma entidade etérea, ou um ser imaterial, caso contrario seriamos todos idolatras. O Sporting é como que um espelho que identifica a imagem dos homens de caráter e personalidade forte, a honrosa memória nas glórias do passado, essa é a essência da nossa existência.
    O que está a acontecer é uma inversão dos valores morais que nos faz ter orgulho em ser Sporting. Um homem luta para preservar a dignidade do Clube, e outros procuram, a todo o custo, enaltecer uma vontade material, desprezam a honra e valorizam a própria vontade. Vivem ao sabor das suas paixões.
    Permanecer neste devaneio, reduz o Sporting a nada, apenas nos resta a ilusão e o futuro incerto.
    O Sporting não é isto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tanta filosofia, do presidente, e de adeptos como tu, e o resultado é este !!!
      Ao presidente, bastou manipular meia duzia de pessoas, mais as claques que estão estranhamente apática, etc etc. e já está. Não se demitiu, não se demite, e não se demitirá !!! O Sporting em perigo e pessoas como tu, batem palmas !!!

      Eliminar
    2. A honra e os valores morais do romãozinho e de mais 2 ou 3 rapazes que persistem em negar as evidências estão espelhadas nos postes que fazem: insultos, insultos e mais insultos. O resto, por mais boa-vontade que se tenha, é conversa sem ponta por onde se lhe pegue...

      Míter, sai um poste sobre JMSoares - que por acaso até foi escolhido pelo Bruno - porque o Romãozinho está a precisar de alimento espiritual!

      "NOS PRÓXIMOS DIAS FAREI UMA SÉRIE DE POSTES SOBRE ESTA MATÉRIA..." (Míster do Café)

      Eliminar
    3. Jorge Cadete,
      Estarei sempre ao lado do Presidente Bruno de Carvalho, jogadores há muitos...

      Eliminar
    4. Pronto Romão, eu respeito a tua posição. Digo-o sinceramente.
      Estás irredutível, não há nada a fazer. Olha eu já fui pelo Bruno, já fui contra o Bruno e agora tenho pena do Bruno. Não ponho as mãos no fogo por ninguém. Mas também estou tão desanimado que nem vontade tenho para discutir...
      Estarei sempre ao lado do Sporting Clube de Portugal.

      Eliminar
    5. Mas quem não quer estar ao lado do presidente !!! Tanto escrevi a defende-lo em vários jornais com varios nicknames. Inclusive mesmo qundo não gostava de certas atitudes. Mas ele tinha muitos creditos a favor. Infelizmente chegou um momento em que para defender os interesses do Sporting, deixei de estar com o presidente. Momento chave para mim, quando tentou virar os adeptos contra os jogadores. E hoje sofremos as consequencias de ato irrefletido. BdC já devia ter-se demitido. Inclusive para a protecção do próprio BdC. Era um ativo importante, e uma hipotese para o futuro. Desbaratou os créditos todos, e hoje Bruno já era. Demissão imediata já. !!!

      Eliminar
  51. Mister, continua apoiar o megalomono? A nossa casa está arder mas a culpa nunca é do BdC é sempre dos outros, até quando este argumento terá validadação? Quando os nossos jogadores aparecerem a jogar nos rivais?

    Já lhe disse várias vezes o BdC não tem cura, o seu egocentrismo exarcebado tolda-lhe a cabeça colocando os seus interesses para satisfazer o seu narcismo em detrimento dos interesses do SPorting.

    It's over.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. José,
      Mas afinal qual é a tua proposta para resguardar a honra do Clube?
      Tirando, obviamente, a ladainha de: a culpa é do Bruno, a culpa é do Bruno.
      Qual é mais importante, a vontade dos jogadores, ou o prestígio do Sporting?

      Eliminar
    2. Mas qual honra do clubge? Então temos um megalamono a frente dos destinos que vai cometendo erros atrás de erros leva o nosso clube para o abismo e vem com conversas da treta?

      Se quiser saber a solução seria o que muitos apoiantes sugeriram ao BdC, demitia-se não dizia que se recandidatava as águas acalmavam entretanto o prazo para as rescisões terminava e depois se quisesse condadatava-se novamente.

      Mas não, o que é que faz? deita cada vez mais gasonlina para a fogueira, então a útlima foim, quem quer rescindir que rescinda... obedeceram...

      Agora vem dizer que escrevam uma cartinha... mas está tudo louco, os jogadores quem lá saber da cartinha, querem é ir para quem dá mais... olhe que alguns vão aparecer no rival.

      Se BdC tivesse honra, defende-se os interesses do SCP há muito que se teria demitido e eventualmente pensava numa candidatura, agora é tarde... irá ser comentador da cmtv, ganha uns trocquitos.

      Amigo, votei 3 vezes no BdC, enganou-me, traiu-me a colocar o seu narcisismo a frete de tudo. Trata os socios e adeptos como carneiros... Para tirsteza minha, é muito tarde... teve tudo para ser o melhor presidente, vai se tornar no pior presidente, infelizmente para nós.

      Eliminar
    3. Para o Romão a culpa é sempre do vizinho.
      Então cabe na cabelça de alguém, sabendo que o Jorge Mendes se puder, f.. o nosso clube, ter a lta de pedir o serviços da gestifute para negociar a saída do Rui Patricio? O homem arma-se que sabe negociar depois dá nisto, estamos todos f.. didos.

      Comportamentos de megalamonos deu nisto.

      Eliminar
    4. José,
      Voltas-te a repetir a mesma conversa retórica. Ou seja; não disseste nada.

      Eliminar
    5. O Romão está formatado para ouvir apenas a retorica do BdC, infelizmente para o Sporting tem sido um sofrimento e não sabemos como vai acabar...

      Para si está tudo bem, não é? Tem que defender o querido lider... é também por pessoas como o Romão que Sporting está como está.

      O grau de exigência não deve ser apenas para os atletas, deve ser igualmente para os dirigentes

      Eliminar
    6. José,
      Estás completamente absorvido pelo esquema encarnado, estamos a ser engolidos pelo sistema que tanto temos criticado.
      Estás a lutar contra o vento e não identificas de onde vem a tempestade.

      Eliminar
    7. Na sua perspectiva está tudo bem? Jogadores a rescidirem, sem equipa técnica... mas está tudo bem. O deus BdC irá operar uns milagres...
      Tenha juízo e apresente factos de algo que nos útlimos tempos tenha sido positivo, refiro-me ao Sporting SAD.

      Eliminar
  52. A NOVA TABUADA DO MISTER DO CAFÉ:

    0 RESCISÕES = 1 RESCISÃO
    0 RESCISÕES = 2 RESCISÕES
    0 RESCISÕES = 3 RESCISÕES
    0 RESCISÕES = 4 RESCISÕES
    0 RESCISÕES = 5 RESCISÕES
    0 RESCISÕES = 6 RESCISÕES
    ...


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas tu leste o post ao menos?
      Irra que é burro.
      Zero rescisões foi o que aconteceu em todos os outros casos semelhantes.
      Jogadores agredidos e zero rescisões.
      Lê ao menos fazias melhor figura.

      Eliminar
  53. JMS abandonou o barco, nunca o deveria ter feito. É um traidor

    ResponderEliminar
  54. BdC entrou definitivamente no reino da psicopatia.

    A proposta feita aos jogadores em processo de rescisão é grotesca e digna do mundo mental de um psicopata: «voltam atrás com as rescisões, eu demito-me, concorro às eleições e se vencer fica tudo bem entre nós!...».

    Patética e demencial perspectiva encontrada em múltiplos violadores, que pensam em escapar à punição judicial pelo seguinte tipo de acordo: «violei-te, mas se negares e retirares a queixa até nos podemos casar!...». Tal psicopata não compreende o doloroso absurdo que inflinge à vítima com a sua proposta. A vítima tem dele, para o resto da vida, um conceito de odioso e repugnância insuperáveis.

    O mesmo sucede com os jogadores que apresentam as rescisões por causa do comportamento abusador e recorrente de BdC: é ele o motivo odioso e repugnante que os leva a uma decisão drástica, que nunca antes tiveram e que muito provavelmente não voltarão a repetir.

    Mas BdC não se compreende como causa e motivo de semelhante odioso e repugnância; tal como o psicopata.

    Caso clínico clássico que deve pesar, e muito, na consciência de Daniel Sampaio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E não estamos a falar de todos os outros jogadores que vão continuar no Sporting na próxima época, e que aposto, que na sua grande maioria, gostavam de ver o BdC pelas costas !!!

      Depois dá uma mensagem a todos os que trabalham agora consigo - género no dia em que saírem, ponho a publico tudo o que escrevemos em privado !!! Ou estão comigo ou estão contra !!!

      Depois inventa este esquema, em que todos os jogadores voltem ao clube se... mesmo que... e ainda ....enfim, não lembra a ninguém !!!

      É mais do mesmo, acentua os ódios dos sócios por estes jogadores, procurando colocar-se ao lado da furia dos sócios. Eu por mim, estou furioso com BdC e não menos com estes jogadores, especialmente o Gelson e o Bruno Fernandes. Quando no inicio da semana comecei a ouvir as cartilhas sobre o Paulo Sousa / João Pinto / Pacheco, percebi logo o que estavam a preparar. Igualmente ninguém fala deste golpe baixo do Benfica para com o Sporting. Reparem que so falam no Bruno de Carvalho. O Eurico ontem na TVI comecou a falar assim e quase que foi logo interrompido.

      Enfim, mais do mesmo. Já foram 39 demissões, e mais uns tantos jogadores. Há que fazer reset, e recomecar o trabalho, mas sem o BdC.

      Aliás com estrelas ou sem estrelas ganhamos o mesmo. As missas bem cantadas e os jogos para perder encarregam-se de colocar tudo no seu devido lugar seja com o Manel Joaquim ou Francisco. Por isso, enfim, o drama é não tanto os jogadores que saiem, mas sim o dinheiro que o clube perde !!! e a identidade muito afetada com Alcochete, Juve Leo, e Bruno de Carvalho !!!

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. António Faceira,
      Portanto, assumes de antemão, que, a existir uma próxima recandidatura, Bruno de Carvalho vence.
      Pois meu caro, é a vontade dos sócios que prevalece. São os sócios e não os jogadores.
      O que os empresários pretendem, também a mim me dava jeito.

      Eliminar
    4. Temo que em eleições com o clube no estado e graves disposições actuais, os votantes emergentes de um universo de 170.000 sócios minimamente responsáveis vá algo além da clique de BdC congregada em torno do 6000 votantes (3.5%) da AG de Fevereiro de 2018.

      E se mesmo votando um número significativo de sócios (pelo menos 20%) BdC vencesse, então o SCP teria que retirar ilacções sobre a não coincidência do que lhe vai acontecendo por estes dias, e que por agora sendo imputável exclusivamente a BdC, deixaria de o ser, fazendo do SCP um caso clínico colectivo significativo e provavelmente pleno merecedor do estatuto de anedota nacional em que se vai tornando por estes dias.

      Nessa altura, BdC poderia afirmar reconhecido pela «gratidão» demonstrada pelo voto alucinado: «Afinal há mais psicopatas!...»

      Eliminar
  55. Sobre as questões jurídicas não me vou pronunciar, não tenho formação em Direito.
    Já me posso pronunciar sim, com base na minha visão sobre os factos ocorridos e que são públicos.
    BdC cometeu erros? Sim. Mas deixem que vos diga: ao contrário do que seria esperado de um "bombeiro", JMS portou-se como um verdadeiro pirómano. Todas as suas acções e decisões em nada contribuiram para pacificar e unir os sócios nem para encontrar a melhor solução para o Clube, nem a curto nem a médio prazo. Ao invés, falhou repetidamente com as suas obrigações e deveres perante os sócios e o Clube.
    Para mim, perdeu toda a legitimidade para continuar a exercer a função que lhe foi confiada.

    ResponderEliminar
  56. Recuperando um texto escrito e publicado há mais ou menos um mes.

    "Primeiro que tudo, os Sportinguistas devem tomar consciencia do momento presente.
    Estamos perante um Xeque Sporting e Xeque Mate ao Presidente.

    Não tenho duvidas que existe uma estratégia global, para derrubar Bruno de Carvalho e Sporting por arrastão. Foram postos em causa muitos interesses e lobbies, e provavelmente estes são os primeiros de muitos ataques.

    A melhor maneira de ambos se defenderem (clube e Bruno de Carvalho)seria a demissão do Presidente.

    Como não pode unir o clube nesta defesa do clube contra os lobbies etc etc, O presidente devia prescindir do cargo pelo bem do clube....

    Além de que atualmente não tem mais condições para gerir o cargo... (pois aparte das histórias inventadas, também cometeu demasiados erros de comunicação e de caracter). E fui sempre um seu apoiante !!!!

    Entendendo este momento critico, e a forma como o clube está fragilizado, a Direcção devia demitir-se em bloco. O clube devia estar unido, e o Bruno de Carvalho já não vai poder unir os sócios.

    Desta forma, ou muito me engano, ou estaamos sob risco de que o Xeque Mate ao presidente, se transforme também numa tentativa de Xeque mate ao Sporting.""

    Hoje acrescento que , Xeque mate ao Sporting, assim não foi, porque querem o Sporting agarrado á maquina, mas sem incomodar, supostamente dizendo que somos candidatos ao titulo, etc etc. Mas definitivamente que se BdC não se demitir rápidamente, nao sei não !!! Quantas mais pessoas tem de se demitir para esta direcção cair na realidade ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aritmética dessa gente do CD é como a do Mister: 0 demissões = n demissões...

      Está tudo dito com gente com tal horizonte de razoabilidade.

      Pobre SCP.

      Eliminar
    2. Exatamente. Nem percebem que a demissão teria sido a melhor arma do proprio BdC
      Outro artigo escrito no artista do dia por essa altura...

      A proposito de blog no artista do dia sobre roleta russa. Escrevo !
      “Que analogia tao suavel. Se fosse roleta russa tinhamos 50% de possibilidades de morrer ou eliminar o inimigo. Neste caso são disparos em sentido unico.

      Com esta medida, eliminaram de vez de possibilidade (que teria sido o ideal apos post de Madrid) da direcção se manter sem BdC. Oxala me engane, mas agora inverte-se a historia e estes grupo de individuos Sr José Quintela, Luís Roque, Alexandre Godinho, Rui Caeiro, Carlos Vieira, Fernando Carvalho, e Luís Gestas Guilherme Pinheiro, e Bruno de Carvalho, vão entrar na historia do clube pelos piores motivos. Já tinhamos Sportingados e agora temos os Sportingalhos, e assim vai o clube baloicando entre extremos.

      Com o divorcio existente e insanável, temo que vá haver uma rescisão colectiva de contratos. Digo colectiva. Mas mesmo que não seja colectiva será avassaladora !!! Já vimos situaçoes semelhantes em rescisões de contratos com Abramovic no Chelsea e outros clubes mas com Shaques Arabes a estancar feridas com dinheiros pessoais...mas no caso do Sporting não temos pocos de petroleo ou nenhum sultão a financiar-nos.

      Reparem que nenhum jogador, aparte do Bas Dost, escreveu nada na net, facebook etc, em solidariedade com o clube. Não deixo de estranhar o silencio de jogadores da academia, como o Patricio, Gelson, William, Leão Podence etc. Eles sabem que o Sporting é mais do que BdC. Oxala esteja enganado, mas a partir de segunda veremos !!!

      Sem BdC já seria difícil, com BdC temos a seguinte situação atual,
      Credibilidade de mercado de Bruno de Carvalho, abaixo de zero, quando o principal acionista é a primeira pessoa a pedir sua substituição. Quem vai aderir a um suposto emprestimo obrigacionista? Que treinador e/ou jogador quer vir para o Sporting? Que jogador, tendo outras alternativas de mercado, não prefere abandonar um clube que está denorteado e sem estabilidade? Ainda mais com a perspetiva de negociar a custo zero. Como vai BdC gerir este problema? Mais ainda o fato de por varias vezes ter chamado meninos mimados aos jogdores além todas as criticas pessoais demais conhecidas. Não seria o acontecimento em Alcochete sufeciente para se demitir? Que fez a Direcção em relação a Juve Leo? estará também refem da claque tal como o Benfica das suas claques?
      etc etc

      Para aqueles que me contestam, digo-lhes muito sinceramente que sim, espero que esteja rotundamente enganado. Temo que BdC recebeu um Xeque Mate (também feito pelo polvo, CMtv, Jorge Mendes, etc etc), mas destaa forma e não tendo se demitido do Sporting, qual roleta russa, é um Xeque mate ao clube. Oxala me engane !!!"

      Infelizmente, e para aqueles que me contestaram, que foram muitos, muito infelizmente, não me enganei !!!

      Eliminar
  57. Este café anda muito mal frequentado oh mister. :/

    ResponderEliminar