sexta-feira, 27 de outubro de 2017

O binómio FPF/VAR


No programa "Verde no Branco" de ontem, Nuno Saraiva teceu considerações que considero particularmente interessantes. Quero salientar duas questões fundamentais do discurso do director de comunicação do Sporting.

Fernando Gomes/FPF



Fico muito satisfeito por ver que o Sporting está bem ciente do que se está a passar. É também importante que os Sportinguistas percebam o que está em causa neste momento e que demonstrem a sua militância, que será fundamental se queremos ter sucesso nesta época. Sobre este assunto também já escrevi um pouco (aqui), mas nos próximos dias farei uma análise mais completa ao momento do futebol português.

Querem matar o vídeo-árbitro


Mas o momento mais relevante do discurso de Nuno Saraiva esteve relacionado com o vídeo-árbitro e com os últimos acontecimentos. Aqui fica o vídeo.


É importante acrescentar a isto que o VAR funcionou BEM em Alvalade. Bruno Esteves avisou o árbitro Rui Costa para o facto de lance de Gelson ter sido grande penalidade. Não se pode culpar o VAR nesta situação. Se alguém é culpado neste caso, é o árbitro da partida, que mostrou toda a sua incompetência. Curiosamente, os senhores do CA consideram que esta perspicácia na análise das imagens por parte de Rui Costa serve para ser VAR já no jogo entre o Marítimo e Tondela a realizar no próximo domingo.

Depois de a BTV ter manipulado as imagens num lance de golo legal do Sporting de Braga na Luz (Lance em que ampliaram o plano retirando o jogador que estava a colocar em jogo o atacante do Braga ), depois de a linha de offside ter sido mal colocada e ter influenciado o VAR num golo que foi anulado ao Portimonense na Luz e depois de Eliseu ter agredido barbaramente Diogo Viana sem qualquer tipo de punição, tivemos este fim-de-semana o caso do apagão na Vila da Aves. Começam a ser muitas coincidências sempre envolvendo o mesmo clube. E perante tudo isto os senhores da FPF assobiam para o lado e nada fazem.

O próprio CD recusou-se a abrir um processo de inquérito para averiguar o caso do "apagão", por considerar não existir natureza disciplinar. Ora, quando o árbitro e os delegados da Liga não colocam nenhuma informação nos seus relatórios sobre o "apagão" e quando se vai sabendo que a falha não partiu da cidade do futebol, isto começa a cheirar a esturro. E depois ainda temos de levar com o discurso de miss universo de Fernando Gomes. 

De facto existe um "clima", mas não é de ódio. É um clima de total desconfiança que os portugueses sentem em relação ao desporto nacional. Se a nossa sociedade está corrompida até às mais altas esferas do Estado, o que podemos esperar do mundo de futebol, onde temos casos como o da Porta-18, vouchers ou emails?

Sobre isto a miss universo não gosta de falar.

Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já. 

Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)

3 comentários:

  1. Quando FG diz que tem de ser criada uma comissão para coordenar os casos está a querer justificar a inação da FPF ou o facto de não (poder) ter feito nada até aqui. Ou seja diz que só pode agir se tiver uma comissão, o que é ridículo.
    A FPF não agiu porque não quis e não porque não tem meios.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A legislação e as entidades do futebol e fora deles já têm todos os meios para penalizar o que tiver que ser penalizado.
      Quando não se tem nada para propôr dizem-se banalidades

      Eliminar
  2. O objectivo não é acabar com o VAR, porque está a ser adoptado em todo o lado, por todas as ligas principais e nas competiçóes internacionais. Só tipos com ilusões pensam que Portugal vai ser a excepção.

    O objectivo é conter danos para o final da época. É certinho que se ou Porto ou Sporting ganharem o o campeonato, vão usar essa vitória e o VAR para enxovalhar ainda mais o Fifica. E se for o Beneficia a ganhar, também vamos ter ladainha.

    ResponderEliminar