segunda-feira, 25 de setembro de 2017

De olhos bem abertos


Depois de 6 vitórias consecutivas na Liga, da qualificação para a fase de grupos da Champions onde entramos com uma vitória histórica na Grécia e de um empate que em nada compromete a passagem à fase seguinte da Taça da Liga, os leões tiveram o primeiro desaire da época em Moreira dos Cónegos.

Face à lesão de Acunã e Podence, Jorge Jesus optou por Bruno César e Alan Ruiz. Considero que estas opções tinham toda a lógica à partida. Bruno César é o sucessor natural de Acunã. Iuri Medeiros também poderia fazer a posição, mas face ao que tem apresentado nos últimos jogos a opção por Bruno César pareceu-me apropriada.

Quanto à entrada de Ruiz na equipa, também consigo perceber a opção. Battaglia será por certo um jogador absolutamente decisivo no equilíbrio da equipa nos jogos com o Barcelona e com o Porto e Jorge Jesus entendeu por bem poupar o jogador para esses 180 minutos num curto espaço de tempo. Bruno César e Alan Ruiz acabaram por não fazer boas exibições, mas o mesmo aconteceu com Bruno Fernandes e Gelson Martins que têm sido decisivos na equipa. Apesar de tudo isto, o Sporting teve uma prestação mais do que suficiente para sair com os 3 pontos. 

Alan Ruiz fez uma má exibição mas... marcou um golo limpo



Lance absolutamente legal. Bas Dost joga apenas a bola assistindo Alan para o golo leonino. Reparem que no momento em que o jogador do Sporting cabeceia nem sequer está na pequena área. O guardião tentou chegar à bola mas acabou apenas por atingir Bas Dost. Fica o frame:


Depois há aqui dois pormenores muito interessantes, para reverem o lance:
- Nenhum jogador do Moreirense pede falta. Nem o próprio guarda-redes se queixa.

- A má fé do senhor Luís Godinho ficou bem patente neste lance. Reparem bem no momento em que apita falta. Precisamente quando a bola já se dirigia para o fundo das redes depois de cabeceada por Alan Ruiz. Ora, este apito invalida a acção do vídeo-árbitro. Depois de marcada a falta o VAR já nada pode fazer. Eu pergunto: Por que será que o Sr. Luís Godinho foi tão célere a apitar? Por que será que não esperou mais um segundo deixando correr a bola até ao fundo das redes dando a possibilidade do VAR visualizar o lance?

O Sporting fez uma má primeira parte... mas devia ter ido para o intervalo a jogar contra 10 e empatado a uma bola


(Vídeo Blog Tu Vais Vencer)

Ainda antes do golo limpo de Alan Ruiz, Bruno Fernandes foi agredido. Curiosamente, ninguém viu. Nem árbitro, nem fiscal de linha, nem 4º árbitro e muito menos o VAR. Provavalemente o VAR tinha ido fazer um chichi. Ou isso ou então estava sintonizado numa novela da TVI.

Gelson não fez uma grande partida mas... PUMBA!!!


(Vídeo Blog Tu Vais Vencer)


Nem amarelo levou! É inacreditável a permissividade dos árbitros perante entradas duríssimas dos adversários a jogadores do Sporting. Algo que já tinha acontecido nos últimos dois jogos nas arbitragens de Manuel Mota e Manuel Oliveira. 

Isto depois do pedido expresso que José Manuel Meirim para que os árbitros tenham tolerância zero. Já repararam que os únicos jogadores a sofrerem da "tolerância zero" foram Francisco Geraldes e Matheus Pereira? Coincidências...


O VAR existe mas... não viu



Curiosamente só os painel do jornal Record (Marco Ferreira e Jorge Faustino) e Duarte Gomes do Jornal Abola é que analisaram o lance. Estes 3 ex-árbitros concordam que ficou por assinalar uma grande penalidade a favor do Sporting.

Jornal Abola - Análise de Duarte Gomes

Jornal Record - Análise de Jorge Faustino e Marco Ferreira

Para fechar


É inegável que o Sporting não fez uma grande exibição, especialmente na primeira parte onde fomos completamente medíocres. No segundo tempo rectificamos e entramos com tudo na busca pela vitória. Só por mera infelicidade (Gelson e William de baliza aberta) e por "mão amiga" é que não conseguimos o resultado. 

O Moreirense tem razão de queixa no lance do fora-de-jogo na primeira parte. Apesar de um dos jogadores estar offside, não interfere em nada com a jogada e é um erro grave do auxiliar de Luís Godinho. Por outro lado o Sporting viu um golo mal anulado, um pontapé de penálti por assinalar a seu favor e uma expulsão perdoada a um atleta do Moreirense. O saldo final é claro.

O blog "Artista do dia" apresenta hoje um post sobre o critério disciplinar que tem sido usado e que demonstra claramente que dos três grandes o Sporting tem sido o mais prejudicado. Podem consultar o post (aqui).

Esta arbitragem de Luís Godinho vem na sequência de espectáculos de Manuel Oliveira contra o Tondela (aqui) e de Manuel Mota contra o Marítimo (aqui)

Perante isto não podemos estar calados e temos de estar de olhos bem abertos. A arbitragem não deve servir de desculpa para eventuais desaires do Sporting, mas não o podemos ignorar e muito menos deixar de denunciar. Os nossos jogadores têm de abrir os olhos e perceberem de uma vez por todos que ninguém nos vai dar nada. Temos de ser muito superiores aos adversários para conseguirmos os nossos objectivos e é isso que devemos perseguir. Como dizem as nossas jovens leoas: "Não há desculpas". 

Na quarta-feira vamos encher Alvalade e fazer de tudo para conseguir os três pontos. Pra cima deles!

Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já. 

Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)

19 comentários:

  1. looooool que post meu deus.

    a falta do bas dost é óbvia. assim como o empurrão e o pontapé de baliza que devia ter sido assinalado ao invés do canto de que resulta o golo do empate. para não falar no lance de fora de jogo do moreirense onde o tozé parece claramente esperar antes da linha do meio campo antes do passe ser efectuado.

    aiai...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obvia....mas tão óbvia que só tu é que a viste.

      Lance de fora de jogo do Tozé? E tens certezas que não tava fora de jogo? É que eu nem consigo dizer se fora de jogo nem se estava em jogo....mas talvez devesses oferecer o teu olho clinico à Liga, uma vez que em imagens dúbias tens certezas!!! ( És tu Maya??)

      Penso que está equivocado no lance do golo empate. Não era pontapé de baliza em penalti na àrea contrária.

      Já agora podes falar do lance dos 90+6? ou do lance aos 40M? É que com as tuas certezas certamente verias que o penalti seria concretizado e a jogar 10x11 o SCP criaria mais ocasiões de golo e marcaria mais vezes.

      Ganha juízo fruteiro!

      Eliminar
  2. penso que o jogo é quarta e não amanha. SL

    ResponderEliminar
  3. Eu também queria que fosse já amanhã, mas o jogo é só na Quarta-feira!

    ResponderEliminar
  4. Curiosamente isto tudo começou depois de Jorge Sousa ter sido castigado por ter insultado o GR do Sporting B. Coincidências !!

    ResponderEliminar
  5. O penalty não assinalado é sem tirar nem por o mesmo que aconteceu naquele penalty do Jonas "Piscinas Man", mas as camisolas não são vermelhas....

    ResponderEliminar
  6. Caro mister, sou um leitor assíduo e relevo o excelente trabalho na clarificação de assuntos subterrâneos da bola tuga, mas não perca toda a credibilidade a defender o indefensável sob pena de lhe darem a mesma atenção que a um Pedro guerra ou um gomes da silva. Porquê?
    1- a falta do bas é óbvia, nem há discussão possível! Parece a do luisao ao Ricardo no tempo do pesei ro.
    2- nunca na vida aquele toque no b.fernandes é vermelho, quanto muito é amarelo.
    3- o penalty é forçadito e os árbitros dos jornais só respondem afirmativamente para validar o penalty do Jonas em vila do conde.
    Resumidamente, menos, muito menos! Os sportinguistas não são acéfalos como a lampionagem por isso dispensamos campanhas de desinformação!
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sou portista e subscrevo. não venho aqui com o intuito de provocar. abraço mister

      Eliminar
    2. se és portista e não queres provocar devias ter vergonha na cara e nem sequer comentar, depois dos anos de "fruta" e guarda abel, quando ganhavas tudo a roubar à descarada e aí ninguém se importou!
      se há gajos que não têm moral para falar sobre arbitragem de todo são os adeptos do fruta corrupto do porto!

      Eliminar
  7. Como é que é possível o vídeo-árbitro não marcar o penalty sobre o Doumbia senão por decisão explícita de prejudicar o Sporting. É que vendo a repetição, como o VAR terá visto, é mais que evidente o penalty. Estes VAR tem que ser confrontados com estes lances in justificáveis. Agora é que era de emitir um comunicado do clube a repudiar um prejuízo explícito. Eu até acho que o nosso canto que dá golo é mal marcado, que de facto houve até falta nossa. Mas como se marca canto já não é possível ao VAR, mesmo que quisesse, anular o golo. É uma outra jogada quando há a marcação do canto. Neste caso o erro é do árbitro de campo. No lance do Doumbia é ter câmaras e replays para ver o lance e decidir não assinalar uma falta evidente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. como foi possível o árbitro dar aquele canto antes do golo do sporting?!

      Eliminar
    2. ui! as coisas que eu já vi fazerem em jogos do porto, nem te passa! vê lá tu que nos anos áureos até o baía defendia com as mãos fora da área e nem falta era...
      Desde que vi o josé pratas, o paulo costa, o soares dias(pai) e o calheiros entre tantos outros que acredito em tudo dentro de um campo de futebol!

      Eliminar
  8. Atenção que se o golo do Alan Ruiz não fosse invalidado, logo a seguir certamente o Moreira não marcava golo.

    ResponderEliminar
  9. Eu nem sou sportinguista, mas gosto de visitar este blogue para ver os podres do desporto português e por outros conteúdos.
    No entanto, neste caso, embora aos 96min seja penalti (e mais uma vez o VAR não vê!!), não acho que se devam sentir assim tão indignados. Jogaram mal, acontece, não iam, nem vão ganhar todos os jogos até ao fim do campeonato.
    O golo é bem anulado, desculpem, mas a falta do Dost é evidente.
    Assim como houve amarelos para dar para um lado, também houve para o outro,e não esquecer que não era canto o lance do golo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Jogaram mal, acontece, não iam, nem vão ganhar todos os jogos até ao fim do campeonato."
      Há uns que jogam mal e ganham, é uma questão de ir às missas e aos padres.
      Agora mais difícil é ir às missas na europa. Cortar a bola com o braço é penalty, mas os padres de cá acham que não.

      Eliminar
  10. Chateia-me profundamente que os próprios sportinguistas ignorem isto.

    ResponderEliminar
  11. porque nem uma palavra sobre isto?

    http://www.sabado.pt/desporto/detalhe/rapaziada-do-sporting-divulga-dados-pessoais-de-comentadores-e-arbitros

    ResponderEliminar
  12. É pena não mostrar a quantidade de faltas que o lateral esquerdo do Moreirense fez até aos 29 minutos para amarelo. Não é por acaso que os comentadores dizem que entrou novamente fora de tempo. Com o critério que teve para jogadores do Sporting na 2ª parte, nem jogava 20 minutos. Outra coisa é o padrão das últimas 3 arbitragens relativamente à disciplina. Em todos eles os árbitros adoptaram o mesmo critério. Perdoarem sucessivamente cartões amarelos e agressões à equipa adversária na primeira parte e alterarem os critérios na 2ª. Assim, estas equipa chegam limpas à 2ª parte, podem fazer faltas para cartão em períodos mais decisivos, de maior cansaço e quando é importante fazer anti jogo. Nem jogo há outro lance muito polémico na primeira parte. Alain Ruiz é derrubado provavelmente antes da linha da área por um defesa do Moreirense (que também não leva amarelo). Mais uma vez, Luís Godinho não faz recurso ao VAR e marca a falta fora da área. Se se recordarem, aconteceu o mesmo com Bruno Fernandes num jogo anterior em que nesse caso nem falta foi marcada... Voltando aos apitos. Toda a gente gozou com o "aguenta, aguenta", mas a verdade é que eles têm mesmo que aguentar, pois se a jogada é interrompida já não pode ser alterada. Não é por acaso que Hugo Miguel apitou logo o mergulho de Jonas em Chaves. Os padres já foram devidamente encartilhados para saberem como evitar a intervenção do VAR.

    ResponderEliminar