segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Meu querido mês de Agosto


Completado o primeiro ciclo competitivo, os leões mostraram qualidade e muita vontade em fazerem uma boa época. Em 21 dias os leões disputaram 6 jogos e venceram 5 conseguindo a qualificação para a fase de grupos da Champions e a liderança da Liga contando por vitórias todos os jogos disputados.


Os milhões da Champions


Com a qualificação para a fase de grupos da Champions o Sporting arrecadou 14,7 Milhões de Euros (dois milhões pela participação no play-off e 12,7 milhões pela participação na fase de grupos). Depois do primeiro jogo em Alvalade (empate a zero), alguns Sportinguistas deixaram-se levar pela máquina de propaganda e começaram a atacar a equipa. A ingenuidade desses Sportinguistas não os deixou perceber que os rivais tinham claro interesse em que o Sporting não se qualificasse para a Champions League, até porque para além da quebra orçamental do Sporting estava um incremento de receitas para os rivais, por via do Marketpool da Champions.

Importa referir que por via da participação no play-off o Sporting já leva mais dois milhões de euros em receitas provenientes da UEFA em relação aos rivais.

Quatro jogos, quatro vitórias


Na Liga Portuguesa os leões tem feito boas exibições e conseguido todos os pontos em disputa. O Sporting tem o melhor ataque da competição a par do Benfica e a 2º melhor defesa, com um golo sofrido. 

Bons investimentos


Com a recuperação financeira operada por Bruno de Carvalho, o Sporting consegue ter agora uma maior disponibilidade financeira para contratar jogadores de inegável categoria. Olhamos para a frente de ataque e vemos que os milhões gastos em Bruno Fernandes (8,5M), Bas Dost (10M) e Marcos Acuña (9,6M) foram investimentos seguros. 

Os homens em destaque


Melhores Marcadores
4 - Bas Dost e Gelson Martins
3 - Bruno Fernandes
1 - Doumbia, Acuña, Adrien Silva, Battaglia

Assistências
4 - Acuña
2 - Bruno Fernandes
1 - Cristiano Piccini, Gelson Martins,Fábio Coentrão, Adrien, Iuri Medeiros

Participações em golos:
5 - Gelson Martins, Bruno Fernandes, Marcos Acuña
4 - Bas Dost
2 - Adrien Silva
1 - Cristiano Piccini, Fábio Coentrão, Iuri Medeiros, Doumbia

Gelson Martins, Bruno Fernandes e Marcos Acuña têm tido um início de época fantástico. Já tiveram participação directa em 5 golos. 

Setembro



Os jogadores partem agora para as suas selecções nacionais e o próximo jogo da equipa será no fim-de-semana de dia 10. Ainda não há data oficial para esta partida, mas como o Sporting terá de se deslocar de seguida à Grécia, é provável que o jogo seja marcado para sexta-feira(8). 

O ciclo de 6 jogos em pouco mais de 20 dias volta a repetir-se com a dificuldade extra de termos 3 jogos com elevado grau de exigência (Olympiacos (f), Barcelona (c) e Porto (c). O campeonato tem de ser o centro das nossas atenções e é de extrema importância vencermos os 3 jogos que antecedem o clássico. 

Mais uma vez, peço aos Sportinguistas para estarem com a equipa e para compreenderem as dificuldades de calendário, que não permitirão grandes "notas artísticas". O importante nesta fase é irmos somando os 3 pontos a cada partida. Ainda ontem se percebeu que o Sporting estava cansado da partida realizada na quarta-feira. E ai os adeptos estiveram muito bem não pressionado a equipa e apoiando até ao último minuto. O Sporting entrou muito forte na primeira parte para resolver rapidamente a partida e poder baixar o ritmo na segunda parte. O objectivo só não foi melhor conseguido por causa de um pontapé fantástico do Lucas Evangelista que colocou o resultado em causa até ao final. 

Agora é aproveitar a pausa das selecções para melhorar os índices físicos e tácticos dos jogadores que ficam, preparando-os para este segundo ciclo. Temos de ir pensando jogo-a-jogo e centramos todas as nossas atenções no jogo complicado que teremos em Santa Maria da Feira.

Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já. 

Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)

7 comentários:

  1. Uma análise que todos os sportinguistas precisam de ler.

    Nota-se uma equipa boa, forte, tacticamente trabalhada. Só destas situações para complicar os rendimentos no campeonato, mas, não há desculpas, todos passam pelo mesmo, eu apoio o que é Sporting.

    ResponderEliminar
  2. Bom dia Mister. Acabei de publicar no Artista do Dia sobre o jogo e também com o título "meu querido mês de agosto", não foi plágio mas sim telepatia leonina... Ahahaha

    ResponderEliminar
  3. Pois. Concordo com muito do que o Mister escreveu, mas, em primeiro lugar, o apoio inicial à equipa deve ser feito pelo treinador. Ao colocar o Alan Ruiz (compra falhada) em jogo, Jorge Jesus fez com que a restante equipa jogasse quase 70 minutos com maior esforço e que viesse a demonstrar esse esforço nos últimos minutos quase fatal.
    Esperar pelo minuto 90 para fazer a última substituição? Mais um erro do treinador que quase deixava marcas. A gestão do plantel têm de ser feita de outra forma nos próximos ciclos, senão o tal "estado bipolar" chegará depressa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Alan mostrou na segunda metade da época passada a sua valia. Esteve lesionado no início da época e é normal que o treinador lhe queira dar tempo de jogo para ajudar ao longo da época. Não havendo Adrien e William, o Bruno Fernandes tinha de baixar para o meio campo. O Podence também está lesionado numa mão por isso só restava o Alan para jogar no apoio ao Bas Dost.

      Quanto à última substituição fiquei com a ideia que o JJ queria dar minutos ao Ristovski, mas o jogo não se proporcionou para isso.

      Eliminar
    2. Caro amigo "Leão da Estrela", reduzir o intenso mês de Agosto do Sporting (que se portou divinamente) a uma birra com o JJ, o Alan e uma substituição é altamente redutor e é tudo o que o Sporting não precisa. Além disso, não me leve a mal (é só a minha opinião) acho um bocado pretensioso achar que sabe melhor que o JJ quem e quando deve entrar ou sair. Será que pagamos milhões a um treinador incompetente ebquanto andam por aí tantos experts em empregos banais, com ordenados banais? Provavelmente toda a administração do Sporting são uns incompetentes. Menos amigo Leão, menos. Com o devido respeitoe com saudações leoninas em acompanhamento.

      Eliminar
    3. PS-também não sou fã do Alan.

      Eliminar