Até ao dia de ontem, James Harden era um autentico "desconhecido" para a esmagadora maioria da população portuguesa. Mas nada disto impediu que o jogador dos Houston Rockets fosse notícia em praticamente todos os jornais nacionais. Desde jornais desportivos, passando por generalistas, económicos, revistas, etc. E porquê?
Este é apenas um dos exemplos das inúmeras notícias feitas nas últimas horas cá no burgo. Todos os órgãos de comunicação social deram destaque a esta "notícia" como se fosse algo de realmente relevante. A própria TSF - uma rádio que eu julgava ser de excelência - deu esta notícia nos seus noticiários ao longo de todo o dia. E pasmem-se com o seguinte: A estação noticiosa deu como exemplo de "outros nomes sonantes que já apareceram em público com camisolas de clubes portugueses", os nomes de Ramos Horta, Juan Manuel Santos, Xanana Gusmão, Emir Kusturica e Nélson Mandela. Juntam 3 prémios nobel da paz ao tal de James Harden. Surrealismo à moda do nacional-lampionismo.
Não houve um único jornalista que se tivesse dado ao trabalho de fazer uma breve pesquisa sobre o histórico do atleta no que às camisolas de clubes de futebol diz respeito. Vejamos:
James Harden foi patrocinado pela Nike até ao final de 2015. Nessa altura trocou a Nike pela Adidas por 200 Milhões de Dólares num contrato de 13 anos.
Para quem acompanha as redes sociais de atletas profissionais, sabe perfeitamente que as marcas oferecem todo o material desportivo aos seus representantes. Como contrapartida, os atletas publicam fotos, vídeos, etc com esse material. James Harden leva estas ofertas a um novo nível. Vejamos:
Vejamos agora as camisolas de clubes europeus usadas por James Harden nos últimos tempos.
Juventus, Real Madrid, Manchester United e Bayern de Munique são apenas 4 exemplos de camisolas de clubes europeus usadas pelo basquetebolista. É preciso ter um coração muito grande para amar "tanto" clubes. Curiosamente, só "ama" clubes que sejam patrocinados pela Adidas. Por que será?
Nem um único jornalista perdeu 10 minutos de pesquisa para tentar perceber o motivo pelo qual o atleta usou uma camisola do Benfica. Sejamos sérios, porque razão - que não seja comercial - um jogador da NBA usaria uma camisola de um clube de futebol português? Sinceramente, se um jornalista perguntar ao James Harden o nome do treinador do Benfica, o nome do Estádio do clube ou a data de fundação, acham que ele sabe responder? E até tenho dúvidas que saiba o nome da cidade onde o Benfica está sediado.
Estive a dar uma vista de olhos na imprensa internacional para tentar perceber se no caso das camisolas da Juventus, Real Madrid, Manchester United e Bayern de Munique tiveram tanta repercussão como a do Benfica. A resposta é clara. Praticamente não há notícias, e o pouco que existe é publicado em sites manhosos.
Um jornalista sério não deveria ponderar tudo isto, antes de publicar uma "notícia" destas? Infelizmente, parece que nos nossos dias os jornalistas só servem para estar todo o dia nas redes sociais à caça de copy-paste e de criarem polémicas. Bem, se calhar estou a ser injusto. Também servem para participar em campanhas publicitárias da Adidas, como aconteceu em Setembro passado. Para além do jogo de treino no Seixal com jogadores profissionais do Benfica, tiveram ainda a oportunidade de levar para casa um equipamento completo da marca alemã, composto por chuteiras, meias, calções e camisola. Só as chuteiras custam 300 euros...
Podem saber tudo sobre essa vergonha clicando (aqui). Para os jornalistas volto a relembrar uma passagem do estatuto pelo qual a profissão se deve reger.
A notícia
Este é apenas um dos exemplos das inúmeras notícias feitas nas últimas horas cá no burgo. Todos os órgãos de comunicação social deram destaque a esta "notícia" como se fosse algo de realmente relevante. A própria TSF - uma rádio que eu julgava ser de excelência - deu esta notícia nos seus noticiários ao longo de todo o dia. E pasmem-se com o seguinte: A estação noticiosa deu como exemplo de "outros nomes sonantes que já apareceram em público com camisolas de clubes portugueses", os nomes de Ramos Horta, Juan Manuel Santos, Xanana Gusmão, Emir Kusturica e Nélson Mandela. Juntam 3 prémios nobel da paz ao tal de James Harden. Surrealismo à moda do nacional-lampionismo.
Não houve um único jornalista que se tivesse dado ao trabalho de fazer uma breve pesquisa sobre o histórico do atleta no que às camisolas de clubes de futebol diz respeito. Vejamos:
Duzentos Milhões...
James Harden foi patrocinado pela Nike até ao final de 2015. Nessa altura trocou a Nike pela Adidas por 200 Milhões de Dólares num contrato de 13 anos.
Para quem acompanha as redes sociais de atletas profissionais, sabe perfeitamente que as marcas oferecem todo o material desportivo aos seus representantes. Como contrapartida, os atletas publicam fotos, vídeos, etc com esse material. James Harden leva estas ofertas a um novo nível. Vejamos:
Uma marca, muitos amores...
Vejamos agora as camisolas de clubes europeus usadas por James Harden nos últimos tempos.
Juventus, Real Madrid, Manchester United e Bayern de Munique |
Jornaleiros ou propagandistas?
Nem um único jornalista perdeu 10 minutos de pesquisa para tentar perceber o motivo pelo qual o atleta usou uma camisola do Benfica. Sejamos sérios, porque razão - que não seja comercial - um jogador da NBA usaria uma camisola de um clube de futebol português? Sinceramente, se um jornalista perguntar ao James Harden o nome do treinador do Benfica, o nome do Estádio do clube ou a data de fundação, acham que ele sabe responder? E até tenho dúvidas que saiba o nome da cidade onde o Benfica está sediado.
Estive a dar uma vista de olhos na imprensa internacional para tentar perceber se no caso das camisolas da Juventus, Real Madrid, Manchester United e Bayern de Munique tiveram tanta repercussão como a do Benfica. A resposta é clara. Praticamente não há notícias, e o pouco que existe é publicado em sites manhosos.
Um jornalista sério não deveria ponderar tudo isto, antes de publicar uma "notícia" destas? Infelizmente, parece que nos nossos dias os jornalistas só servem para estar todo o dia nas redes sociais à caça de copy-paste e de criarem polémicas. Bem, se calhar estou a ser injusto. Também servem para participar em campanhas publicitárias da Adidas, como aconteceu em Setembro passado. Para além do jogo de treino no Seixal com jogadores profissionais do Benfica, tiveram ainda a oportunidade de levar para casa um equipamento completo da marca alemã, composto por chuteiras, meias, calções e camisola. Só as chuteiras custam 300 euros...
Podem saber tudo sobre essa vergonha clicando (aqui). Para os jornalistas volto a relembrar uma passagem do estatuto pelo qual a profissão se deve reger.
Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já.
Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)
"Sinceramente, se um jornalista perguntar ao James Harden o nome do treinador do Benfica, o nome do Estádio do clube ou a data de fundação, acham que ele sabe responder?"
ResponderEliminarData de fundação? Nem as lamparinas sabem. Ninguém sabe...
Uma pequena correcção neste excelente post:
ResponderEliminarA foto do Harden com a camisola do Barça oferecida pelo Ronaldinho é do jogo do All-Star deste ano, onde ele já tinha contrato com a Adidas. A frase "Por coincidência, antes de celebrar o contrato com a Adidas, "amava de paixão" as equipas patrocinadas pela Nike." é verdade, mas não se aplica à foto em questão.
Como sugestão podias ainda ter acrescentado que a Adidas fez um modelo de assinatura do James Harden - http://www.adidas.com/us/harden. Prática comun com os principais patrocinados.
De resto, excelente trabalho!
PS: Que inveja tenho do camião recebido...
Obrigado pela correcção. Já está rectificado.
EliminarQuanto ao camião, terá sido o mesmo que foi roubado pelo outro!? :)
estou farto de ver capas a destacar o facto de Eric Cantona escolher Lisboa para viver, ter ido a carnide e a alvalade e optar pelo Sporting pelo ambiente fantástico. isso sim é relevante! tenho uma colecção de camisolas e não é por vesti-las que sou adepto de um clube. compreendo que os jornais tenham de vender mas do meu bolso não sai um euro para o jornalixo há anos... façam o mesmo e acabaremos com a propaganda!
ResponderEliminarah bom, o Cantona esse esteio do desportivismo e do karate....
EliminarMas a macron não pode fazer o mesmo!?
ResponderEliminarQual é o problema de um jogador do bolonha tb aparecer com uma camisola do sporting!
Abc
Duarte
O Harden gosta muito de usar camisolas diferentes, tanto que desta vez ficou sem roupa e só lhe restou usar a camisola do benfica que estava no fundo da gaveta.
ResponderEliminarMostrem-me o rapazinho vestido com uma camisola do SCP ou do FCP por favor? E se for uma manobra publicitária da adidas? So demonstra o valor que o Benfica representa para eles... Até porque não estou a ver uma estrela NBA, a tirar contrapartidas de uma Macron ou a uma New Balance. Cada macaco no seu galho, e o galho do Benfica tem uma estrutura bem mais sólida que traz contrapartidas deste tipo de supostas parcerias.
ResponderEliminartoma tres conettos de ciquelate
Eliminar<o <o <o
Cá para mim, alguém se esqueceu de escrever na "noticia" que o rapaz tinha estado a limpar a fossa séptica do quintal e que aquela camisola foi a que achou mais adequada para fazer esse serviço doméstico.
ResponderEliminarBom dia Mister,
ResponderEliminarA proposito da Propaganda e da "Cartilha"!
Apenas queria partilhar a seguinte mensagem através deste execrto apresentado num orgão de comunicação social:
""A comunicação do Porto nada tem a ver com os ‘meninos de coro’ de Alvalade. A comunicação do Porto é muito mais agressiva e capaz de recorrer aos meios ilícitos para tentar desestabilizar, provocar, ofender e descredibilizar o Benfica. Com o Porto nunca podemos cometer um erro – mostrar medo ou receio de atacar”, argumenta.""
Imagine se o Presidente do SCP fosse tudo o que dizem (lampiões) por aí??? não seria então o contrário de menino de coro??? e se é um menino de coro porque é que apanhou então uma punição nunca antes vista???
Como sempre, politica de propaganda e contra informação para o povão comer...
Realmente somos diferentes dessa escumalha toda, temos caráter e integridade.
Saudações Leoninas
Excelente Mestre!! Sabes, nunca comento em blogs, mas adoro o teu e às vezes ponho-me a pensar no porquê de teres poucos comentários na caixa...a resposta é óbvia!!! Os posts são tão claros que não deixam
ResponderEliminarMargem para dúvidas!! Abraço
2 exemplos de notícia e não de propaganda:
ResponderEliminarhttps://sol.sapo.pt/artigo/557238/renato-sanches-nao-convence-na-alemanha.
http://observador.pt/2017/04/05/obrigacoes-benfica-sad-2017-2020-fique-longe-deste-jogo-que-nao-pode-ganhar/
Mas são o Observador e o Sol...
Saudações Leoninas
Mister! valerá a pena confirmar a assinatura das ditas noticias sobre o James Harden se batem certo com queridos "jornalistas" que foram no inicio da época receber umas chuteiras da ADIDAS em pleno estádio do BENFICA.
ResponderEliminarCoincidências?!?
Leão da Palmira
excelente pergunta
Eliminarhttp://misterdocafe.blogspot.pt/2017/04/branca-de-neve-uma-farinha-de-fino.html
Eliminare o Mister é o maior!
grande abraço
Leão da Palmira
Os lampiolhosos agora tambem fazem de "fashion police" cambada de gays!
ResponderEliminar