quarta-feira, 19 de abril de 2017

Borlas à Benfica


Como já vem sendo hábito às terças-feiras, Francisco J.Marques, director de comunicação do Porto voltou à carga ao colocar um novo tema na agenda mediática. Desta feita, o Porto Canal divulgou a troca de emails entre altos funcionários do Benfica e o Presidente da APAF sobre a "oferta" de 50 bilhetes. Mas vamos lá analisar tudo isto calmamente:

O pedido de bilhetes


No passado dia 10 de Abril (segunda-feira) pelas 16:25, Luciano Gonçalves, presidente da APAF (Associação Portuguesa de árbitros de Futebol) enviou um email a Ana Paula Godinho (responsável pelo protocolo do Benfica) a pedir 50 bilhetes para o jogo Benfica-Marítimo, que se realizaria no dia 14 de Abril.



Quero destacar aqui alguns pontos que me parecem de extrema relevância neste primeiro email:

1º O email é enviado a uma segunda-feira pelas 16:25h. Isto é o mesmo que dizer que foi enviado durante o horário de expediente deste senhor na APAF. O Sr. Luciano é pago para trabalhar para a APAF ou para o Centro Recreativo de Alcanadas?

2º É possível verificarmos que existiu uma conversa telefónica entre Luciano Gonçalves e Ana Paula Godinho, antes do envio do email o que já revela alguma relação de proximidade entre as partes.

Perante isto, ficam algumas questões no ar: Como é que o Presidente da APAF tem acesso a este contacto telefónico? Conhece a senhora Ana Paula Godinho de algum lado? Os contactos telefónicos para a senhora que trata do protocolo dos jogos na Luz são recorrentes? Em algum momento identificou-se como sendo o Luciano Gonçalves da APAF?

3º Qual a relevância de salientar no email que é presidente da MAG do Centro Recreativo da Batalha? Será que há aqui alguma tentativa de se querer distanciar da sua posição de Presidente da APAF?

Sendo Presidente da MAG, não tem poder executivo, pelo que qualquer diligência relacionada com a actividade da entidade deveria ter sido efectuada pelo direcção da mesma e nunca pela MAG. 

4º Qual a relevância de acrescentar que "queríamos proporcionar um dia diferente a Avôs e netos da localidade e levá-los de autocarro a um jogo no Estádio da Luz, pois muitos deles nunca tiveram a oportunidade de entrar num estádio de futebol"? Isto não é um claro "choradinho" para que os bilhetes sejam oferecidos? 

5º E porquê no Estádio da Luz para um jogo do Benfica? Se a iniciativa é de cariz social e se essas pessoas nunca estiveram num estádio de futebol, porque não escolher um jogo da selecção nacional? Ainda por cima a selecção esteve no Estádio da Luz dias antes. Curiosamente, na colectividade do Centro Recreativo de Alcanadas devem ser todos benfiquistas. Ou então são adeptos do Marítimo. Também pode ser isso. Com tanto jogos durante o campeonato, tinham logo que escolher uma fase decisiva da época. Adorava conhecer as pessoas que usaram os bilhetes oferecidos pelo Benfica...

Ó Domingos damos um jeito ao gajo?



Se olharmos apenas para o email inicial, nada nos diria que o Luciano Gonçalves que assina o email, seria o Presidente da APAF. Logo, é fácil concluirmos que foi durante a chamada telefónica - que antecedeu o envio do email - que o senhor se identificou como Presidente da APAF perante a menina Ana Paula Godinho.

Após a recepção do email de Luciano Gonçalves, Ana Paula Godinho decidiu de imediato reencaminha-lo para Domingos Soares de Oliveira. É engraçado que esta senhora tenha enviado de imediato um pedido de 50 bilhetes para o "número 2" da estrutura Benfiquista, salientando que estávamos perante um pedido do Presidente da APAF. Será que se a casa do Benfica da Carnideira de Baixo pedir 50 bilhetes o procedimento será o mesmo?

Só por aqui já se percebe o "modus operandi" da coisa. Em que outra estrutura um funcionário de base incomoda as mais altas esferas da empresa por causa de 50 bilhetes? Só mesmo no Benfica, o clube mais profissionalizado no mundo no que à política de "cortesia, borlas e cartilha" diz respeito. Nisso, como diz o Luís Filipe Vieira estão 10 anos à frente da concorrência. 

"O ideal era que o pedido fosse feito por outra pessoa da aldeia"




Domingos Soares de Oliveira considerou que o Benfica "poderia oferecer, tendo em consideração quem é". E nem o facto de ser um jogo de casa cheia e de o Benfica perder o dinheiro da venda desses bilhetes o demove da ideia de que "insisto que se justifica". 

Eu gostava de perguntar aos sócios Benfiquistas se não acham que também se justifica terem direito a 50 bilhetes à borla? Não merecem essa consideração os sócios que à chuva e ao sol apoiam o seu clube?

Domingos Soares de Oliveira apercebeu-se logo que a oferta de 50 bilhetes ao Presidente da APAF era algo que mais do que eticamente reprovável, era ilegal. Nesse sentido, tentou encontrar de imediato uma solução, que passava pelo facto de o pedido ser enviado directamente pelo centro recreativo. Mas, para que não restassem dúvidas resolveu passar a bola a Paulo Gonçalves, assessor jurídico da SAD do Benfica, por forma a perceber a melhor forma de concluir o processo pela "porta do cavalo".

"Não é de confiança total"



Se o email de Domingos Soares de Oliveira já era bom, o de Paulo Gonçalves é ainda melhor. Neste email é dito que "O Presidente da APAF não é de confiança total...". (Confesso que adoro as reticencias no final da frase.) Bem, só aqui temos pano para mangas mas fico-me por algo que adorava saber: Os nomes das pessoas em quem o Benfica tem "confiança total" no futebol português. 

Mas a melhor parte é esta: "Porém, nunca é bom tê-lo contra tanto mais que será uma das testemunhas a ser ouvida em processo do nosso interesse". Ora aqui está Paulo Gonçalves a admitir que a oferenda de 50 bilhetes pode suavizar o pelo de Luciano Gonçalves, que será testemunha em "processos do nosso interesse". É precisamente isto que está em causa no processo dos vouchers entregues a árbitros, delegados e observadores. Quem sabe, o senhor Paulo Gonçalves ainda possa vir a ser chamado a testemunhar nesse processo. Perante esta sua opinião, julgo que é relevante.

É engraçado percebermos que a máquina está bem montada e o expediente da "cortesia e das borlas" é transversal a toda a estrutura do Benfica. 

Para fechar, diz Paulo Gonçalevs que o melhor é mesmo o pedido vir directamente do centro recreativo de Alcanadas, "para que amanhã não nos acusem de oferecer bilhetes à APAF". Meu caro, Paulo Gonçalves, o "amanhã" é hoje!

Os senhores do Conselho de Disciplina e o ministério publico podem começar já a abrir inquéritos a isto. Fico também a aguardar as declarações dos Presidentes da Liga e da FPF sobre o assunto. Quanto à imprensa estou curioso por ver a CMTV em directo de Alcanadas e os artigos dos jornais desportivos sobre as "borlas à Benfica".


Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já. 

Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)

16 comentários:

  1. Aliciar uma testemunha?
    folclore pá!

    ResponderEliminar
  2. Move along, there's nothing to see here...

    by CS deste país

    ResponderEliminar
  3. Tudo isto cheira mal. Jogos de futebol tb se realizam em Leiria, e seria bem mais perto da "Aldeia"... Depois os timmings de tudo isto (pedido feito dia 10 de tarde para um jogo a ocorrer dia 14)... para alugar autocarro e fazer um plano com "avós e netos" não me parece realista (a não ser que os avós e netos já estivessem a passar o dia em Lisboa, porque caso contrário 50 pessoas têm sempre constrangimentos para concordarem em algo desta natureza à altura da hora).
    O facto do tipo usar a APAF para sacar bilhetes mas tudo isso se destina a algo lá da aldeia. O carnide dá bilhetes para uma casa cheia (eu não sei, mas se a casa está cheia não estariam os bilhetes já esgotados?).

    Toda a historia cheira mal mas será abafada como sempre. "ah e tal, foi um pedido honesto para os idosos verem o glorioso antes de morrerem.... até me estou a emocianar a pensar no eusebio neste momento"

    ResponderEliminar
  4. Mister concordo com tudo o que escreveu a 101% para mim está mais que provado que é crime. E o Benfica tem de pagar por isso, não sei até que ponto não podemos consedirar isto suborno ;) ai até as coisas abanavam.

    Agora uma coisa que não consigo nem posso entender é o facto de a nossa estrutura e até vocês (Blogs) que têm um poder e uma influencia enorme, continuarem calados e a assobiar para o lado com o que se passa no Porto.
    Então o Porto ameaça árbitros, ofende árbitros, faz agressões tal como os lampiões, invade treinos, o director geral da SAD do Porto diz o que diz mostrando o poder que ainda têm na APAF, andam com cartilhas tal como os lampiões.... etc etc etc

    E a única coisa que se ouve nos Blogs e da nossa estrutura é silencio..........

    Vendemo-nos ao Porto?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 52 de Orgulho em ser Leão19 de abril de 2017 às 17:50

      Faço a mesma pergunta !!!

      Nos blogs do meu clube só vejo é noticias de lampiões e do Sporting lá se encontra "as vezes" qualquer coisa.
      Dos tripeiros que fazem a mesma "porcaria" dos lampiões nem se ouve falar.

      Resumindo parecem Blogs apenas para atacar as galinhas.
      Defender o SCP nada. E devolver ataques ao Porto muito menos.

      O Sr disse "vendemo-nos ao porto" .... Eu não acho. Eu acho é que fomos comprados mesmoooo e mal comprados.

      Alianças com o norte. Enfim não é compreensível.

      Eliminar
    2. Não acho nada disso, também me faz confusão este silêncio relativamente ao porto, mas percebo. Percebo porque se o foco também for os corruptos do norte, isto acaba por ser uma peixeirada e acaba por perder o efeito que se pretende.

      Depois vem o segundo ponto, nesta altura não há grandes dúvidas que a dimensão do polvo lampiónico é muito maior e com mais tentáculos por tudo o que se mexe.

      Isto não é a Itália, em que desceram uns quantos clubes por corrupção. Isto é um pequeno quintal em que é facil de comprar tudo e todos...

      Eliminar
    3. Não deves é andar atento.
      Desde os casos com o canelas até situacões que foram à ameaca de arbitros... tudo tem sido criticado nos Blogs leoninos.

      De qql forma, não sei do que é que o pessoal se queixa. Temos noticias sobre o Sporting com fartura, e noticias sobre os outros quando relevante. Não temos culpa que o carnide quase todos os dias seja apanhado a fazer merda... mas se não querem ler que sigam para outras bandas.

      Eliminar
  5. Não sabiam que o Domingos Soares Oliveira é Provedor e o Benfica a Santa Casa da Misericordiosa.
    Andam desatentos e depois são estas queixinhas.

    ResponderEliminar
  6. Gostava de ver um repórter da nossa CS em Alcanadas a:
    - perguntar quem veio ver o jogo a Lisboa,
    - pedir a factura do aluguer do autocarro,
    - pesquisar fotos dos netos e avós pelas redes sociais,
    - questionar o Presidente da Associação se não é "perdido nem achado" nesta excursão, já que foi o Presidente MAG;

    ResponderEliminar
  7. Bom,tá na hora de encher o email do gajo a pedir bilhetes para o derby.

    ResponderEliminar
  8. Mister e que tal tentar confirmar se esses bilhetes foram mesmo para a tal associação ....ou foram dados a amigos

    ResponderEliminar
  9. Sou do Sporting, mas julgo que este tipo de pedido de bilhetes deve ser mais vulgar do que vocês sugerem. A mim parece-me que estão a ver bruxas onde há uma "chico espertice" habitual neste país de se pedir bilhetes para ir à borla. É mais ilegal divulgar mails privados :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedidos vindos do presidente da APAF? Do presidente do Conselho de Arbitragem? Do presidente do Conselho de Disciplina? Do presidente da FPF? Do Presidente do TAD? São habituais? Se estes pedidos de bilhetes são vulgares, então estamos mesmo muito mal, porque no plano ético são mesmo reprováveis...

      Eliminar
    2. O pedido de bilhetes não é ilegal. Ilegal é fazer-se uso de uma posicão na APAF para obter favores para outros fins, como foi o caso.
      Ilegal é oferecer bilhetes para jogos esgotados a 3 dias do jogo (e nem vamos comentar o facto de haver toda a logistica envolvida para levar os idosos para Lisboa... com menos de 3 dias para planear tudo).
      Ilegal é oferecer bilhetes para obter favores, como foi claramente escrito no email. E finalmente, partilhar emails é ilegal, mas não em Portugal.... quase todas as semanas temos emails partilhados para toda a gente ver.

      Eliminar
  10. Feitas pesquisas no site e no facebook do centro recreativo lá da aldeia não se vê nada sobre o jogo. Pesquisados e analisados alguns perfis dos utilizadores de facebook lá da aldeia, tambem não se vê nada.

    Será que os 50 bilhetes não terão sido para os próprios árbitros made in Seixal? Seria engraçado pesquisar sobre isto

    ResponderEliminar
  11. Pela maneira como se move o Benfica de LFV no futebol português, pela maneira que sabemos como sempre se moveu o Porto do sr. Pinto da Costa, pelas criaturas que estão nas estruturas do futebol português, parece-me que o Sporting está a anos-luz de poder sonhar ser campeão! Se houvesse um pingo de vergonha nesta Estado Lampiolho (onde um Primeiro-ministro e um ministro das finanças não têm vergonha de se sentar lado a lado com um dos mais devedores do BPN que todos os contribuintes pagaram com lingua de palmo) e se não tivessemos um Ministério Público a dormir (para ser brando), já há muito que tinhamos LFV e PdC a cantar no Ticão!! Bardamerda para os corruptos que matam o futebol português!

    ResponderEliminar