segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

O guião de Jesus


O Sporting teve na deslocação ao Dragão a última oportunidade para se manter na luta pelo título. Oportunidade que foi desperdiçada essencialmente por uma primeira parte onde a equipa não conseguiu produzir o seu futebol e cometeu erros defensivos que não são habituais numa equipa deste nível. 

Na segunda parte a equipa mostrou uma enorme capacidade competitiva e mental para encostar desde o primeiro minuto os dragões às cordas, e só um par de defesas brilhantes de Casillas impediu que o Sporting saísse do Dragão com pontos. 

Com este resultado o Porto ganha uma nova força para atacar a fase final do campeonato, pressionando fortemente o rival Benfica. Curiosamente, quando o tema principal do momento deveria ser a disputa palmo a palmo entre estes dois clubes, a imprensa resolveu encontrar outro tema para ser discutido.


O guião de Jesus


Nos programas desportivos que foram passando ao longo de todo o Domingo e até durante o dia de hoje, o tema principal foi sempre as declarações Jorge Jesus após o jogo. Curiosamente, nenhum canal passou as "declarações" da polémica - provavelmente pelo facto de serem as declarações da Flash Interview da Sporrtv - mas isso não os impediu de tecerem todas as considerações sobre o caso.

Aqui ficam as imagens para análise dos leitores:


"O Porto foi melhor na primeira parte, porque o Palhinha não levou o guião certo para se poder enquadrar com aquilo que estava a acontecer no jogo, perdeu-se durante a primeira meia hora e isso foi fatal para nós em termos tácticos. Depois ao intervalo nós recompomos todo uma estrutura em função daquilo que queríamos" 

"O Palhinha não levou o guião certo" fez manchete em praticamente todos os jornais. A narrativa passou sempre pela "não aposta na formação", pelo "ataque de Jesus ao jovens jogadores",etc.

Parece-me claro que as imagens demonstram que Jorge Jesus não pretendeu fazer uma critica ao jogador, mas sim assumir o erro pela forma como o preparou para o jogo. Basta percebermos que a colocação de Soares - que foi uma surpresa no Porto - foi uma enorme dor de cabeça para o Sporting na primeira parte. 

Sabemos todos que a oratória não é o maior dom de Jorge Jesus, mas neste caso a mensagem é bem explicita. Ora, segundo o dicionário, guião é "um texto que contém a acção, os diálogos e as instruções para a realização de um filme, de um programa de rádio ou televisão, etc.". Se o Palhinha não levou o guião certo, a responsabilidade é do guionista, neste caso, de Jorge Jesus.

Isto parece-me claro, apesar de Palhinha ter claras responsabilidades individuais no primeiro golo sofrido pelo Sporting, como o próprio parece ter noção.


Fico muito contente com a maturidade que o jogador demonstrou neste pequeno texto no Instagram. Sinal de que o futuro só pode ser risonho para o ele e para o clube. 

Quero salientar um texto fantástico publicado hoje pelo Leão de Plastico que entronca como uma luva nesta temática. Aqui fica uma pequena passagem. 

"A imprensa nunca gostou de JJ. Corrijo. A imprensa deixou de gostar de JJ desde que saiu do Benfica. Enquanto esteve no clube rival era genial, o mestre da táctica, um “defensor dos adeptos”, era genuíno e resiliente. Assim que mudou de “cores”, mudaram os adjectivos. Passou a ser polémico, arrogante, provocador, conflituoso, deixou de ser mestre das táctica e tornou-se no mestre dos erros, abandonou o “manto de protecção” e passou a ser expulso, castigado, criticado, os editoriais deixaram de o enaltecer e transformaram-se em observatórios da penosa lista de defeitos deste treinador."


Nesta fase temos tudo para desenvolver os nossos jovens jogadores, preparando toda a equipa para uma próxima época onde teremos todas as condições para voltarmos aos títulos. Infelizmente, é o que nos resta para esta época.

A imprensa continua muito preocupada com o Sporting mesmo com a equipa muito longe da luta pelo título. Este é apenas mais um caso de manipulação como o que aconteceu a época passada com a questão do "não o considero treinador", que pode ser consultada (aqui)

Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já. 

Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)

14 comentários:

  1. Mesmo assim JJ não se devia referir a um jogador em particular ao apontar os problemas da equipa, ou então devia ter dito claramente "não indicamos ao Palhinha como ele se deveria colocar em função do Soares". Agora o que ele disse não se diz em publico, apesar do jogador parecer não ter levado a mal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Devia ter dito portanto:
      Eu Jorge Fernando Pinheiro de Jesus, BI nº ..., nascido e batizado na paróquia da Amadora, declaro que foi por inificiência na minha preparação da equipa e nomeadamente do jogador João Palhinha, para o jogo frente ao FCP que se realizou na cidade do Porto, no Estádio do Dragão nodia 04 de Fevereiro de 2017 pelas 20:30, que durante os primeiros 45 minutos do aludido jogo a equipa não conseguiu contrariar a táctica da equipa do FCP.

      Era isto, portanto, que o JJ deveria ter dito, só para não haver dúvidas ou ferir susceptibilidades...

      Pior que a CS anti Sporting e anti JJ, pior que lampiões ou fruteiros, é ter adeptos/sócios do Sporting que vão na mesma cantiga.

      O Jorge Jesus admitiu o erro próprio, realçou um facto decisivo do jogo que foi um erro individual do Palhinha, qual o problema?

      Utilizando a mesma teoria, o JJ não pode, publicamente, elogiar um grande jogo que qualquer jogador faça, pois pode ferir o ego dos demais...

      Um pouco de noção dá, por vezes, jeito...

      Eliminar
  2. Boa tarde Mister, finalmente alguém que partilha da mesma opinião que eu!! Ontem (domingo) cansei-me de dizer o mesmo que o mister diz: JJ não quis imputar culpas a Palhinha mas sim a ele próprio porque é o realizador (treinador neste caso) quem dá o guião aos atores (jogadores). Mas como tudo vale para atacar o SPORTING, temos de os ouvir (felizmente que não vejho esses programas).
    Ouve alguém que, anteriormente, aqui disse que aquilo que o Mister diz deveria ser lido e mostrado pelos comentadores desses programas afectos ao Sporting e eu concordo a 200%

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Marco Correia,
      Infelizmente o Jorge Jesus como realizador é quase tão mau como treinador. Se em vez de ter feito essas afirmações tivesse dito que o erro tinha sido dele, em apostar em "maus actores" para o lado esquerdo e que o filme na primeira parte foi um "drama" aparentado de "terror" de 3ª categoria em vez de um filme memorável com um final épico. Assim talvez para o ano fosse candidato ao Oscar. A não ser que ele seja adepto do Titanic...

      Eliminar
  3. Caro Mister, independentemente de todos os ataques vindos do exterior, temos de ser coerentes e perceber que esta época todos os objectivos foram sistematicamente perdidos e muitos por culpa própria. O senhor Jorge Jesus tomou várias vezes opções erradas nos momentos cruciais, algo que já acontecia no seu anterior clube (lembra-se daquele jogo no Porto em que ele acabou de joelhos, ou daquela eliminação da Taça com o Cardozo quase a acertar-lhe o passo).
    O Presidente confiou nele e deu-lhe carta branca para montar a equipa. Gastámos milhões e falhou. A culpa nunca é dele, a arbitragem, os jogadores, os adversários são sempre os culpados. Com esta postura a equipa está como está e o Presidente está ser cada vez mais criticado pelos adeptos. A sorte é que o outro candidato não apresenta predicados para fazer frente nas eleições, porque se fosse alguém com outro discurso e carisma provavelmente Bruno de Carvalho iria sentir algumas dificuldades.
    A mim não é a comunicação social que me preocupa, são os resultados e esses têm sido negativos. A equipa não está bem e isso é visível, o treinador têm uma grande quota parte nisso. Assim, também devemos fazer uma introspecção e manter um espirito critico ao que não vai bem.
    Paguei uma BOX e todos os meses pago Quotas, agradecia que o Sr. Jorge Jesus tivesse mais respeito por mim e por todos os outros que estão e sentem o mesmo que eu.

    ResponderEliminar
  4. O ataque ao JJ é direccionado exclusivamente ao BdeC. As eleições à porta é um cavalo de batalha dos lampiões porque a investigação aos vouchers está em progressão e uma saída de BdeC e entrada em sena de um betinho era o ideal para os lampiões.

    ResponderEliminar
  5. Mas qual investigação dos vouchers? Isso não passa de um desviar de atenções, quando o caso já foi investigado pelas autoridades desportivas, explicado pelas autoridades europeias e o clube dos vouchers ilibado. Se se pensa que é com tentativas de ganhar na secretaria o que não se consegue ganhar dentro de campo, estamos mal.
    Essa do betinho não percebi. Têm-se dado bem com o anti-betinho à frente do clube?
    É continuar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh ''anonimo'' pago para escrever alarvidades... aqui falam os que amam o SCP. Entendes?

      Eliminar
    2. "estamos mal" implica que faz parte do grupo/colectividade da pessoa que escreveu.
      "Têm-se dado" implica que não faz parte.
      Das duas uma: ou a primeira expressão refere-se apenas a ser português ou algo do género, ou estar a fazer-se passar por Sportinguista preocupado é tão complicado que não dura mais de 3 frases.

      "Se se pensa que é com tentativas de ganhar na secretaria o que não se consegue ganhar dentro de campo, estamos mal."
      Ao ler esta frase, nem sei se é mesmo português.

      Eliminar
  6. Fico feliz ao descobrir que nao sou o único a entender o Jesus disse ! Obrigado Mister !

    ResponderEliminar
  7. culpado foi o Ruben Semedo no segundo golo pois em vez de travar o avançado dos andrades, travou o coates. loser.

    ResponderEliminar
  8. Não vejo qualquer problema na critica ao Palhinha, errou, vai crescer, vai evoluir e tornar-se melhor jogador.
    O problema é que estamos num pais onde não se pode criticar arbitros, não se pode criticar jogadores, apenas se pode criticar JJ e BdC.

    ResponderEliminar
  9. nao me lixem. quem falhou nos 2 golos foi o ruben semedo. nao ganha uma bola de cabeça num duelo individual, e aquela rececção de bola a meio campo no segundo golo.....

    ResponderEliminar
  10. Você Conhece o Mias Jobs

    ResponderEliminar