Durante a tarde de sexta-feira, mais de duas dezenas de jornalistas estiveram no centro de estágio do Seixal, onde lhes foi dada a possibilidade de utilizarem as instalações do Benfica.
"A experiência foi no Seixal, na Caixa Futebol Campus, para testar o simulador 360º que o Benfica tem no seu centro de estágio. Chegámos, entrámos no balneário onde Renato Sanches, Bernardo Silva, João Cancelo e companhia deram os primeiros passos rumo ao topo, e lá estava o cacifo com o nosso equipamento. O «roupeiro» tinha trabalhado a tempo e o mister devia estar a chegar para a palestra antes do treino" conta, Luís Carlos Martins do Maisfutebol.
Excitações
No vídeo seguinte é possível verificar a excitação dos jornaleiros.
"Eu, benfiquista me confesso"
A
excitação era tanta que até houve tempo para
confissões. "Ainda nem acredito que estive a “jogar” com um jogador do
Benfica!! Ok, esta é a segunda confissão do texto e ainda só vamos no
segundo parágrafo: eu, benfiquista me confesso", acrescentou Marlene Carriço no Observador.
Uma tradição
As "relações" de amizade entre o Benfica, Adidas e os jornalistas nacionais, não vem de agora. Na época passada, Jonas e Jardel foram treinadores por um dia numa partida entre jornalistas em pleno relvado do Estádio da Luz.
"Ah e tal fomos convidados pela Adidas"
Estive a ler os diversos artigos dos jornalistas presentes no "evento". Saliento o facto praticamente todos fazerem uma ou mais referências ao facto de terem sido convidados pela Adidas. Vejamos:
Jornal Record |
Abola |
Como podem verificar, o Record e Abola fizeram questão de salientar de forma clara a proveniência do convite. Curiosamente, Ojogo não foi convidado, ou pelo menos não compareceu no festival de propaganda. A Adidas não deve gostar muito do jornal Ojogo ou do Porto Canal...
Mas a melhor forma de mostrar que o convite partiu da Adidas foi feito por parte da Benfiquista, Marlene Carriço do Observador.
Foi clara a necessidade que os jornalistas sentiram em separar as águas e justificarem a presença através da referência ao convite da Adidas. Como se o Benfica - uma das instituições com mais cobertura mediática em Portugal - não tivesse nada que ver com esta iniciativa.
Que eu saiba, o Caixa Futebol Campus é do Benfica, a infra-estrutura também é do Benfica e até é gerida pelo Benfica LAB. A tal organização que querem fazer passar a ideia que é de excelência e que só esta época já leva 22 lesões em 17 jogadores. Podiam ter aproveitado a oportunidade para perguntarem aos responsáveis o que se passa com os atletas do Benfica.
Atropelo deontológico
A Assembleia da República aprovou em 1999 o estatuto do jornalista que deveria ser um dos pilares pelo qual todos estes profissionais se deveriam reger. Logo no primeiro artigo é apresentada a definição de jornalista que passo a transcrever e que é completamente elucidativa em relação a este caso.
Este ponto 2 é definitivo quanto à avaliação que todos devemos retirar deste "caso". Isto não é jornalismo, é pura propaganda a uma marca e a um clube. Jornalistas que no exercício das suas funções deveriam estar completamente isentos em relação aos intervenientes desportivos, disponibilizam-se para prestar vassalagem e propagar a cartilha lampiânica nos orgãos de comunicação onde prestam serviços.
"Un regalo"
O evento serviu para apresentar duas novas chuteiras da Adidas. Todos os jornalistas tiveram direito a ficar com o equipamento usado. A equipa branca usou as chuteiras Ace 16 e a equipa preta usou as X16
A isto ainda é necessário somar os meias, calções e camisola.
Depois dos vouchers para árbitros, delegados e observadores surgem os "regalos" para jornalistas. E não é que já está a funcionar...
A polémica que envolveu membros do Governo que aceitaram o convite da GALP para a Final do Euro-2016 fez com que todos os jornais trouxessem para a agenda mediática este tema. Na altura era tudo um escândalo. Neste caso já é tudo normal e no passa nada...
Decoro profissional e vergonha na cara já são do tempo da outra senhora...Nem sei o que é pior. Se o clube que (despudoradamente) convida, se os "jornalistas" que aceitam o convite como se nada fosse. É um nível muita baixinho...
ResponderEliminareles pensam que quem anda aqui deste lado a assistir à pasquinagem a levar ao colo o carnide, andamos todos na creche.
ResponderEliminardesculpem-me mas vocês estão todos errados desde o inicio quando falam em jornalistas porque estas bostas chamam-se jornaleiros e daí o vosso engano
ResponderEliminarEstes é que vão ser jornalistas? Mais valia que treinassem para roupeiros ou apanha bolas do Boifica. JORNALEIROS DE UM RAIO!
ResponderEliminarEntão a Adidas agora faz apresentação de produtos de desporto e, aínda por cima chuteiras, com jornalistas??? Estranho. É como a situação dos livros escolares alusivos ao Benfas. Como é que podem deixar passar uma situação destas em claro? Que personagens...
ResponderEliminardepois se sermos obrigados a ver os cruxifixos nas escolas, estes jornaleiros tudo farão para trocar os ditos, pelo símbolo do SLB !
ResponderEliminarO jornalista deve recusar funções, tarefas e benefícios susceptíveis de comprometer o seu estatuto de independência e a sua integridade profissional. O jornalista não deve valer-se da sua condição profissional para noticiar assuntos em que tenha interesse.
ResponderEliminarPonto 10 do Código Deontológico do Jornalista aprovado em 4 de Maio de 1993
Cada vez mais parece uma religião! Culto à personalidade, tanto do Orelhas como do Venfique.
ResponderEliminar