Sinceramente, começo a ficar sem palavras para descrever o estado do jornalismo em Portugal. Vejam bem a comparação usada pela "jornalista" Patrícia Machado, para se referir ao número de novos casos de cancro em Portugal.
Sim, ouviu bem. Esta senhora disse mesmo: "Imagine o estádio de Alvalade cheio. Há isso mesmo: 50.000 novos casos de cancro em Portugal."
Incompetência ou algo mais?
Percebo a utilidade de utilizar uma comparação para salientar a grandeza dos números. Agora, não podemos fazer comparações deste género, quando estamos a falar de um assunto tão importante e sensível como este. Não haveria outra comparação possível? Obviamente que havia.
O facto de uma jornalista de uma televisão paga pelos impostos de todos os Portugueses, cometer um "erro" desta magnitude é aterrador. A senhora até pode não ter a noção do fenómeno desportivo, mas isso nem sequer e fundamental para este assunto. É uma questão de bom senso e de inteligência. Se a comparação fosse feita com os habitantes de uma determinada localidade, não seria na mesma uma comparação no mínimo infeliz?
Pior ainda é perceber que os editores e a direcção de informação da RTP deixaram passar esta situação em branco. Todos são culpados e as responsabilidades têm que ser assacadas aos intervenientes.
Se assim não for, passa a valer tudo. Já estou a imaginar peças jornalísticas deste género:"Imagine as instalações da RTP. O lixo produzido anualmente em Portugal é dessa magnitude.". (yeah, right)
Deixo aqui ficar a fotografia da senhora, para que os leitores a consigam identificar em futuros espaços jornalísticos, uma vez que como é habitual, nada acontecerá à senhora.
Quem quiser fazer uma queixa ao Provedor da RTP, pode fazê-lo clicando (aqui).
Deixo apenas mais dois exemplos das intenções da RTP nas últimas semanas:
Bas Dost custou 10M+2M em cláusulas adicionais. A RTP considerou a totalidade. Já quando se fala das vendas, as cláiusulas adicionais já não interessam para nada.
Na tabela da fase de grupos da Champions, o que importa é colocar o Sporting no último lugar. O Légia levou 6 secos do Dortmund, mas o Sporting é que está em último do grupo...
Tudo isto, no mesmo canal que conseguiu gerar o caso da época passada, "Não o considero treinador", através da mentira como fica aqui provado (cliquem).
Tudo coincidências...
1,2,3 Hala Jorneleiros
Deixo apenas mais dois exemplos das intenções da RTP nas últimas semanas:
Bas Dost custou 10M+2M em cláusulas adicionais. A RTP considerou a totalidade. Já quando se fala das vendas, as cláiusulas adicionais já não interessam para nada.
Na tabela da fase de grupos da Champions, o que importa é colocar o Sporting no último lugar. O Légia levou 6 secos do Dortmund, mas o Sporting é que está em último do grupo...
Tudo isto, no mesmo canal que conseguiu gerar o caso da época passada, "Não o considero treinador", através da mentira como fica aqui provado (cliquem).
Tudo coincidências...
nem acredito numa conversa destas...
ResponderEliminarFdx... mas que merda de exemplo! A serio... eu não acredito em coincidências. O ódio deles ao Sporting é tão grande que (ainda que inconscientemente) acabam por tudo fazer para nos tentar lixar.
ResponderEliminarPara mim é apenas uma estupidez da senhora. Quiz dar um exemplo da magnitude do número e saiu - se com essa. É apenas infeliz e estúpido como diz o mister do café
ResponderEliminare as outras merdas todas que são debitadas diariamente também são apenas infelizes coincidências?
EliminarA RTP é uma vergonha!
Só abordei a questão 50 mil, e para mim a forma como a jornalista arranjou um exemplo foi apenas infeliz e estúpida.
EliminarJá há muito se percebeu que a parte da RTP produzida no Monte da Virgem em Gaia é todo pro-FCPorto - basta ver os apresentadores portistas que na maioria vieram da antiga RTP N (e que agora é RTP3). Depois a parte da RTP em Lisboa é toda pro-Benfica. O Sporting será sempre mal tratado pela RTP.
ResponderEliminarNão é preciso também relembrar que a SIC é sobretudo lampiã embora o Rodrigues Guedes de Carvalho (que entrevistou recentemente o Presidente Bruno de Carvalho) é portista.
A TVI é um pau mandado do benfica.
Nos jornais A Bola e o Rascord são braços armados do benfica e o Jogo é braço armado do FCPorto.
Resta-nos parte da imprensa internacional (que também tem o seu interesse), a Sporting TV e o jornal Sporting.
Mister, desta vez não posso concordar consigo, parece que estamos numa caça às bruxas! Não acho que seja uma comparação infeliz, provavelmente ela disse Alvalade porque foi o primeiro recinto com capacidade para 50000 pessoas que ela se lembrou! Este tipo de comparação é bastante interessante para mostrar as pessoas que é muita gente a ser diagnosticada com a doença. SL
ResponderEliminargonçalo a rtp ultimamente tem andado a fazer umas tropelias com o nome sporting, outros canais também tem feito o mesmo.
Eliminara mim não me ofende ela comparar o estádio de Alvalade com algo.
o que me choca é um canal de serviço publico, fazer uma comparação do estádio, com a quantidade de pessoas oncológicas que podem entrar no estádio, devido à sua capacidade de espaço. acho que é uma infeliz comparação da nossa casa com doenças oncológicas e mal estamos nós se ela não teria outras opções de comparação. é a minha opinião.
havias de ter uma Mãe que morreu de cancro a ver se achavas uma comparação infeliz...
Eliminartu só podes estar a gozar pois sabendo que esta merda em portugal é tudo a favor do slb, e quando se pensa em 50 mil lugares associa-se logo o Sporting? mas tu vives em que mundo?
Eu tive um pai que morreu de cancro e acho uma comparação infeliz. Curiosamente foi dele que herdei o que foi a única coisa que me deixou: um enorme sportinguismo.
EliminarTambém acho parvo que alguém traga para aqui esse argumento, que não é o que o texto quer criticar.
És lampião, certo?
Valdemar essa tua resposta é para mim??
Eliminarfrancisco acho que não, julgo que foi para o gonçalo.
Eliminar"Eu tive um pai que morreu de cancro e acho uma comparação infeliz. Curiosamente foi dele que herdei o que foi a única coisa que me deixou: um enorme sportinguismo." x2
EliminarVou fazer um paste do que comentei noutro lado: Eu gostava era que os responsáveis do SCP fizessem uma doação a instituições relacionadas com o estudo e/ou tratamento do cancro. Chapada de luva branca. Assunto arrumado. Num instante e com vantagem.
ResponderEliminarconcordo plenamente. em vez do clube fazer uma critica, ajudar os oncológicos, em que o estádio foi comparado com mais 50000 casos oncológicos em portugal.
EliminarEstou mais de acordo com o leitor Gonçalo que escreveu acima. Não acho que tenha sido de propósito para atacar o SCP. Foi apenas para dar a ideia do que são 50.000 pessoas. Não vejo mal na afirmação.
ResponderEliminaranjinho...és muito anjinho!!!!
EliminarVives em que mundo?...
EliminarSe fosse feito sem quaisquer segundas intenções, entenderiam logo que a comparação seria no mínimo ofensiva do bom nome de uma instituição. Eu sei que lá na RTP não são o paradigma da inteligência, mas também não exageremos...
50 mil pessoas é um número redondo, por si só uma quantidade impressionante. A jornalista não precisava sequer de fazer a comparação. Este recurso faz-se quando o número a ser anunciado pode não ser imediatamente compreendido na sua dimensão. É o que se faz por exemplo no número de hectares, quase sempre comparados com campos de futebol. Nesse caso, ajuda. A percepção é logo outra. Neste caso, o estádio não acrescenta nada. E sim, há outros exemplos. Podia ter escolhido uma imagem qualquer do Optimus Alive e dizer a mesma coisa.
ResponderEliminarOu do estádio do Porto...
Eliminaras comparações feitas com clubes ou instituições é uma falta de profissionalismo aberrante então também poderemos fazer a comparação da casa dela com um bordel de prostitutas ou casa de massagens .
ResponderEliminarfiquei feliz quando essa 'jornalista' saiu da rtp açores. é dos casos em que se arranja emprego não por mérito.
ResponderEliminarnão sei se ouvem a antena 1, são constantes os casos de rebaixamento do sporting.
parece-me que estão na fase desespero.
a rtp já respondeu. nem tinha reparado que o saraiva tinha respondido a essa reportagem.
ResponderEliminarAcho que o trabalho do Mister do café é um caso de serviço publico, mas os Sportinguistas têm de começar a equacionar tomar outra medidas contra os nossos enimigos.
ResponderEliminarO canal publico vive dos nossos impostos, acho que bastam 5000 assinaturas a pedir a extinção do canal para o assunto ser discutido na assembleia. Está na hora de retaliar!
https://www.facebook.com/patricia.machado.7315
ResponderEliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarEm direto aquando do sorteio da Liga dos Campeões ( ver gravação)., jornalista da RTP diz: " este sorteio é a porta de saída do Sporting para a Taça UEFA"
ResponderEliminarJulgo que esta "gaja" é uma FDP de uma boifiquista e a RTP um covil de boifiquistas, pelintras e jornaleiros. Não são jornalistas e muito menos sérios. Essa da classificação da Liga dos Campeões diz tudo. Palavras para quê?
ResponderEliminarO pior é que não é do este canal a bater no ceguinho! Temos a sic e a tvi sempre a meter nojo.
ResponderEliminarBoa tarde Mister e demais Sportinguistas.
ResponderEliminarEu sou dos que "se julgam constantemente perseguidos", "apologista das teorias da conspiração", dos "calimeros", etc. Como tal, escrevi ao provedor da RTP a mostrar a minha perplexidade e indignação. Se a senhora jornalista quiser, dou-lhe um conselho, citando um velho ditado: "Não vá o sapateiro além da chinela"! Se há sportinguistas que consideram que não houve ofensa nenhuma, invejo-lhes a bonomia, também já fui assim! Se acham que as desculpas apresentadas por Paulo Dentinho são convincentes, desculpem lá: sou um gajo muito exigente! Tolerância zero para tanta desfaçatez!
SL
Estou na mesma e por isso concordo em absoluto. Já não há "pachorra" para aturar estes trastes.
EliminarJa esta lancado o desafio, vamos arranjar 50000 euros para o IPO.
ResponderEliminar