O jornal Ojogo tem andado bastante calmo nos últimos tempos, no que ao Sporting diz respeito. Mas não há fome que não dê em fartura e hoje os jornaleiros Mário Duarte e Rui Miguel Gomes voltaram à carga (é preciso duas carolas para escrever este lixo!?). Vejamos:
Segundo o jornal, o Sporting está obrigado a tapar um buraco de 30 Milhões. 14M do processo com a Doyen e 16M derivado do "fracasso no apuramento previsto para a fase de grupos da Liga dos Campeões".
É caso para...
O artigo começa com a palavra "derrapagem". A palavra é normalmente associada à diferença entre os valores previstos e os valores realizados. Por falar em derrapagem, cliquem aqui (link).
Fica um excerto da notícia:
Caso Doyen (14 Milhões)
De facto, o Sporting não estava à espera de perder o diferendo com a Doyen e por isso não fez uma provisão no exercício 14/15. Quando o Sporting foi notificado da decisão desfavorável do TAS, a SAD efectuou uma provisão no valor de 14,2 Milhões de Euros.
Não acredito que a decisão do recurso interposto pelo Sporting seja conhecida até ao final do exercício económico. Veremos quem tem razão no caso.
Até aqui é pacifico. Há uma "derrapagem" de 14,2 Milhões relativamente ao orçamentado.
Ausência da Champions (16 Milhões)
Segundo os jornaleiros, o Sporting tinha orçamentado uma participação nas provas europeias na casa dos 16 Milhões. Este valor seria conseguido com a passagem à fase de grupos da Champions (2M pela passagem no play-off + 12M de prémio de entrada na fase de grupos). Só aqui estariam 14 Milhões sem contar com os prémios de desempenho nos jogos. Parece-me um valor bem orçamentado. Por exemplo, o Porto fez 17,5 Milhões na Champions desta época.
Agora, considerar que o Sporting tem um "buraco" de 16 Milhões pela eliminação no play-off é de uma estupidez sem limite. Então os cerca de 8,5 Milhões conseguidos na campanha europeia (play-off e fase de grupos da Liga Europa) não contam? Não é dinheiro?
Ou esse valor também estava orçamentado. Se calhar o Sporting tinha ideias de jogar a Champions e a Liga Europa ao mesmo tempo.
Ou esse valor também estava orçamentado. Se calhar o Sporting tinha ideias de jogar a Champions e a Liga Europa ao mesmo tempo.
A pergunta que se impõe é simples: Foi esquecimento ou foi propositado senhores jornaleiros?
Utilizando as contas de merceeiro dos jornaleiros:
-16-14+8,5= - 21,5 Milhões
O buraco já baixou para dos 30M para os 21,5M. Está a melhorar...
O que não interessa dizer
No ReC semestral apresentado pelo Sporting é possível verificar que sem o processo Doyen, as contas estariam perfeitamente controladas. O Sporting teve um prejuízo de 18,1M. Se a este montante retirarmos os 14,2 Milhões da provisão para a Doyen, a SAD teria um resultado negativo de apenas 3,9 Milhões. Se pensarmos que os 5M da venda de Fredy Montero não foram contabilizados no primeiro semestre e que não foi contabilizada nenhuma verba relativa ao patrocínio da NOS...
O que eles querem realmente branquear (Fair-play financeiro à moda do Dragão)
RLE 3 grandes *Apenas 1ºsemestre |
No quadro anterior é possível verificar o RLE anual das épocas 13/14 e 14/15 dos 3 grandes e o valor relativo ao primeiro semestre da época actual.
SPORTING - Os períodos em análise referem-se ao período de gestão de Bruno de Carvalho e como podem verificar esta administração continua a dar lucro ao Sporting, mesmo após os rombos que foram a decisão dos TAS e da eliminação da Champions.
BENFICA - O Benfica é o clube que melhor se comporta neste período muito graças às recentes conquistas.
PORTO - Aqui está a questão central que os jornaleiros de Ojogo querem varrer para debaixo do tapete. Os critérios de fair-play financeiro são muito simples. Na próxima época para que o Porto não fique sobre o escrutínio da UEFA, terá que ter um somatório em termos de RLE nas últimas 3 épocas (13/14, 14/15 e 15/16) que não ultrapasse os 30 milhões de euros negativos. E como podem verificar, neste momento já ultrapassaram em quase 9 milhões o tecto máximo da UEFA. Este sim seria um tema bom para os jornaleiros de Ojogo se debruçarem, ainda para mais quando são o pasquim oficioso do Porto...
Ou será isto!?
Segundo um artigo do jornal Record de hoje, a transferência de Casemiro do Porto para o Real Madrid deu umas ricas comissões a uns "artistas internacionais". A Vela Management Limited, empresa do universo Doyen do Nelinho Lucas, recebeu 1,260 Milhões de euros. Desse montante a empresa sediada em Malta (só podia), distribuiu 700 mil euros "pela prestação de serviços de gestão e acompanhamento desportivo do atleta Casemiro" à Energy Soccer que é nada mais nada menos a empresa de Alexandre Pinto da Costa, filho do Jorge Nuno.
Bonito não é!?
Se querem saber mais sobre o jornalixo de Ojogo podem clicar nos seguintes links:
OJOGO vai "atrás do prejuízo" e mais uma vez é desmascarado.
O poder da palavra "só" no jornal OJOGO
Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já.
Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)
És top mister. lol
ResponderEliminarExcelente artigo!
ResponderEliminarSL
Já todos sabemos o que a casa gasta.
ResponderEliminarO SL Benfica tem vindo a ganhar títulos ultimamente e quando não ganha luta até ao final pelo título e o jogo tem sempre descascado no Benfica. Desta vez o alvo é também o Sporting.
O porto é que zero, mas alguns teimam em acreditar que o Benfica domina tudo...Também achei piada à notícia do JN sobre o Renato...
Mas enfim foquemo-nos nas finanças. Pelo que li do Mister o jogo enganou-se completamente. Não sei os pormenores todos, mas parece ser bastante claro o quadro.
Só que o Mister também se enganou. O que é perfeitamente normal, poos errar é humano. E errou onde ? Quando escreve:
"Mesmo assim é de salientar que sem a qualificação para os oitavos de final da Champions o clube estaria com prejuízo no primeiro semestre desta época"
O Benfica no 1 semestre não contabilizou o prémio da passagem aos oitavos final, como tal agradecia que emendasse para não enganar futuros leitores do blogue. Espero que não acredite somente nas minhas palavras, mas sim que aceda à informação pública para confirmar esses dados. O Benfica já contabilizou mais de 20M só na Liga dos campeões, mas ainda não contabilizou nem os oitavos nem os quartos e falta ainda a bilhética e market pool desses jogos.
Portanto os 4.6M é fruto de trabalho, do aumento das receitas e diminuição de alguns custos, não de reestruturações financeiras. Avizinha-se mais um exercício de lucro o que é de salutar. Confirma-se portanto que somos o clube que melhor se comporta.
Cumps e bom trabalho
Tem razão! O montante do prémio de qualificação para os 8vos não está incluído nas contas do semestre o que é muito, muito estranho. Ao fazer o artigo nem me dei ao trabalho de confirmar até porque o prémio foi realizado durante o semestre em análise no ReC, como o próprio refere.
EliminarParece-me que foram feridos dois princípios contabilísticos com esta omissão. O principio da consistência (na época anterior o valor da UEFA foi todo declarado) e o principio da especialização (Os proveitos e os custos são reconhecidos quando obtidos ou incorridos).
Cheira-me a esturro.
Assim que tiver algum tempo vou verificar isso melhor.
Não percebo porque deveria cheirar a esturro.
EliminarTanto o Benfica como o Sporting quando se qualificam, por exemplo, para a Liga dos Campeões, por terminarem o campeonato em 1 lugar ou 2 lugar não registam logo o prémio de acesso à fase de grupos.
O único clube que o faz é o porto.
O prémio de apuramento só é registado na época seguinte quando realmente disputam a competição.
Portanto é de pressupor que o Benfica mesmo tendo garantido a passagem aos oitavos em Dezembro, ou seja no 1 semestre, apenas registe o prémio de passagem quando se realizar o jogo dos oitavos, ou seja no 3 Trimestre da época corrente.
Espero que a explicação esteja de acordo com os principios consistência e da especialização.
Sinceramente confesso não ter dados sobre o Sporting aquando da passagem aos dezasseis avos da Liga Europa. Se calhar poderia esclarecer-nos para verificarmos então se está de acordo com os principios da consistência e especialização.
Fico a aguardar então que verifique isso melhor.
Cumps
O recurso da Doyen não deve sair antes do final do exercício. Se assim for e se houver prejuízo, nada impede o Sporting de entrar com o dinheiro da provisão no balanço. Portanto, na realidade dessas contas, são apenas ~8M€ que o Sporting precisa de tapar.
ResponderEliminarCaro MdC
ResponderEliminarO FCPORTO está tranquilo, há vários jogadores que podem ser vendidos e que facilmente irão gerar vários milhões.
Brahimi e Herrera deverão ser os mais transferíveis mas há vários outros que podem gerar muito dinheiro.
Sugiro que vá ler posts sobre as percentagens dos passes desses jogadores "mais transferíveis". O Brahimi é um excelente exemplo, recomendo um salto ao Artista do Dia (se não fores um dos que lá anda e depois vem para aqui fingir que não sabe de nada).
EliminarE sabe quanto custou o Herrera e outros que tal? Vai ser complicado gerar lucro.
É raro o jogador que pertence 100% ao Porto além do mais o preço de aquisição não permite realizar grandes mais valias e com uma terceira época sem títulos desta vez sem se querer irem alem dos dezasseis avos da Liga Europa gostava de saber como é que esses jogadores vão render tanto quanto Danilo ou Jackson...
EliminarAlém do mais o Porto agora vai andar a vender 4 ou 5 jogadores Importantes todas as épocas, só para não ter prejuizos?
Foi o Mangala, Defour, Danilo, Jackson, etc...
Esta época é Alex Sandro, Imbula, Brahimi, Herrera, etc...
Próxima época é Ruben Neves e mais quem ?
O que vale é que não se têm de preocupar com o fair-play. O Sporting esteve sob investigação e nem teve que pagar multa nem nada.
Têm este ano um prejuizo global das ultimas 3 epocas superior a 30 anos e ficam sob investigação da UEFA. Contudo na época 2016/2017 têm lucro e saiem incólumes sem ficarem proibidos de ir à LC/LE e sem pagarem multas.
No meio disto tudo quem irá preparar muito melhor a época 2016/2017 será o Benfica. Cada ano estaremos sempre melhor preparados para atacar o campeonato :)
A nível de jogadores o FCPORTO tem em quantidade e qualidade. Se sairem 4 ou 5 jogadores, temos alternativas.
EliminarA nível de vendas o FCPORTO se não for o melhor clube a nível mundial está no top 3 nos últimos 10 talvez 15 anos.
Mesmo ao nível dos jogadores da formação, a valorização tem sido consistente, tantos jogadores do FCPORTO B e dos juniores.
Vários emprestados têm vindo a valorizar-se também.
A nível de infra-estruturas ainda pode englobar os restantes 50% do Porto Estádio.
A nível de contas do clube, o FCPORTO tem tido resultados positivos, logo, se quiser pode fazer aumentos de capital no FCPORTO SAD.
A nível de financiamento, há os financiamentos bancários, os empréstimos por obrigações, os acordos com com os vários TPO (agora não podem ser donos de percentagens de passe, passam a financiadores).