sexta-feira, 20 de abril de 2018

Os culpados pela multa aplicada pela FIFA ao Sporting


Uma das principais notícias do dia de ontem foi a multa aplicada pela FIFA ao Sporting e Benfica devido a infracções ao Regulamento Internacional de Transferências, mais concretamente a proibição de detenção de propriedade de passes de futebolistas por parte de terceiros (TPO). Um assunto que é preciso analisar devidamente.

O comunicado da FIFA


Excerto comunicado da FIFA (aqui)
No comunicado do comité de disciplina da FIFA pode ler-se que o Sporting foi punido com uma multa de 110 mil francos suiços (cerca de 92 mil euros), por ter feito dois contratos que "permitiam a uma terceira parte influenciar a independência do clube", assim como por não ter divulgado a existência de um contrato de TPO e de não ter preenchido correctamente uma informação obrigatória no ITMS (sistema de transferências).

Para quem não percebeu, a FIFA diz que o Sporting de Godinho Lopes "permitiu a uma terceira parte (Doyen) influenciar a independência do clube". Mas alguém 

Os contratos em causa


A FIFA não refere que contratos são esses, mas a imprensa de hoje adianta que se tratam das contratações de Marcos Rojo e Zakaria Labyad, que como sabemos, foram contratados através da Doyen. 


Os credíveis


Godinho Lopes, Luís Duque e Carlos Freitas foram os responsáveis por este acordo ruinoso com a Doyen. É incrível como passados 5 anos, o Sporting ainda não se tenha conseguido ver livre de todo o lixo deixado debaixo do tapete por esta gente. Estamos a falar de uma multa de 92 mil euros a que se soma todo o prejuízo deixado no clube e na SAD pelo ex-sócio Godinho Lopes e "sus muchachos".

Importa referir que neste momento corre uma acção contra Godinho Lopes por gestão danosa, onde o Sporting exige 31,6 milhões de euros ao seu antigo presidente. Diz o jornal Abola que o Sporting irá acrescentar esta multa ao valor pedido a Godinho Lopes. Concordo em absoluto, mas acho que ainda há algo mais que pode ser feito. 

Em relação a medidas disciplinares, um grupo de sócios do Sporting apresentou um requerimento ao Conselho Fiscal e Disciplinar que visava a expulsão de sócio destes três senhores. Na altura foi decidida a expulsão de sócio de Godinho Lopes e a suspensão por 1 ano de Luís Duque. Carlos Freitas não foi sancionado porque nem sequer era sócio do Sporting. Ora, tratando-se de um novo caso resultante desta gestão, parece-me que há toda a lógica para que Luís Duque seja alvo de novo processo disciplinar em relação a esta matéria. 

Devo recordar que em Outubro de 2012 - cinco meses antes das eleições - Godinho Lopes acordou a saída de Carlos Freitas e Luís Duque do Sporting. Nesse acordo, Godinho Lopes aceitou pagar mais de meio milhão de euros de indemnização (210 mil euros para Carlos Freitas e 307 mil euros para Luís Duque). Acordos que o Sporting tem contestado em tribunal desde o dia em que Bruno de Carvalho entrou no Sporting. 

É também de extrema relevância dizer que todas estas diligências contra estes senhores foram aprovadas nas Assembleias Gerais do clube, após as auditorias de gestão apresentadas aos sócios. 

Para fechar, recordar apenas o seguinte:


Podem seguir o blog nas redes sociais nos links seguintes:
Facebook: (aqui)  Twitter: (aqui)

25 comentários:

  1. Tinha de ser o legado croquette.

    ResponderEliminar
  2. "Para quem não percebeu, a FIFA diz que o Sporting de Godinho Lopes "permitiu a uma terceira parte (Doyen) influenciar a independência do clube". Mas alguém"

    Falta acabar essa frase

    ResponderEliminar
  3. Até a FIFA concorda que o contrato era ilegal, mas o TAS decidiu-se a favor da Doyen.... dá que pensar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi precisamente isso que pensei. Então o Sporting denuncia o contrato por considera-lo ilegal, o o TAS considera que não e agora pagamos uma coima por ter feito um contrato... ilegal!?!

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  4. E o que mais se verá. Isto parece um campo minado que vai levar muitos anos a limpar. Entretanto, os amigos lá vão lançando atoardas em tudo o que é cs.

    ResponderEliminar
  5. Mister, tu que percebes um bocado de finanças, podes fazer um post a explicar este empréstimo obrigacionista que a direção vao pôr à votação?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou fazer nos próximos dias, assim como um post sobre a Holdimo, que já vi está a gerar alguma confusão.

      Eliminar
    2. Mike, acho que o Mister não percebe um bocado, percebe muito... por exemplo, ao Sr Camilo que por muitos é considerado um expert na matéria. O mister dá-lhe pelo 10-0 no mínimo.

      Eliminar
    3. É isso mister, porque quem não percebe já anda a fazer grandes filmes com o empréstimo...

      Eliminar
  6. Bom trabalho Mister

    Como é que o porco, com toda a promiscuidade com a Doyen, se livra disto?

    ResponderEliminar
  7. lamentável é o facto que há ainda quem queira ver de novo esse tipo de gente de a mandar no Sporting

    ResponderEliminar
  8. Reparem como é dada a notícia no Visão de Mercado e como os seus residentes habituais a comentam...

    https://blogvisaodemercado.pt/2018/04/sporting-multado-pela-fifa-pela-interferencia-terceiros-nas-transferencias-benfica-tambem-penalizado/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os Residentes habituais comentam dessa forma porque eles censuram os que comentam contra a propaganda deles.

      Esse Blog chegou a ter credibilidade nos seus tempos iniciais porque era genuíno e independente, o que significava uma lufada de ar fresco em relação aos pasquins. Depois vendeu-se e agora é só mais um pasquim disfarçado de blog.

      Eliminar
  9. Obrigado pelo esclarecimento Mister do Café!

    ResponderEliminar
  10. Mister, desculpe um offtopic.
    Hoje vejo duas noticias do Nuno Saraiva no record:
    1. NUNO SARAIVA DENUNCIA COINCIDÊNCIAS COM CHEFE DE GABINETE DE VIEIRA
    2. NUNO SARAIVA APELIDA ROGÉRIO ALVES DE OPORTUNISTA

    Acho que já é tempo da direcção de BdC acabar com os inimigos internos e iniciar uma estratégia de agregação.
    Perante uma crise provocada pelo BdC e principalmente depois de ligar para a CMTV e depois ainda de ameaçar em jogar com a equipa B, queriam que os adeptos ficassem silenciosos? No dia que isso acontecer é sinal que o SCP está morto. Tenham uma visão inteligente.

    Eu vejo o Rogério Alves como um excelente potencial candidato à presidencia do clube, a melhor forma de invialbilizr esta candidatura basta que BdC fale menos, insulte meno pelo menos aos nossos adeptos e aos inimigos externos que seja mais assertivo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada contra RA, há bons e maus advogados como em tudo na vida mas tenho uma péssima imagem da classe.

      Eliminar
    2. Rogério Alves?????? Mas tu és louco???? Esse é mais um dos croquetes!!

      Eliminar
    3. Rogério Alves????? Mas tu és louco???? Esse é mais um dos croquetes!!!!

      Eliminar
  11. Mais um exemplo da gestão (in)competente que esta gente realizou no NOSSO SPORTING. GODINHICES!!!

    ResponderEliminar
  12. Há uma coisa que não compreendo... Então os 'third party ownership' não acabaram só agora... que é como quem diz... após a eleição de BdC... (Antes disso não eram permitidos...???) Se isto é anterior a essa deliberação... haverá muitos mais casos de retroactividade...

    ???????

    ResponderEliminar
  13. Secretário Estado desporto na véspera do clássico SLB-FCP:

    https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/secretario-de-estado-diz-que-lei-das-claques-e-ineficaz

    "Espera que o Clássico seja "um espetáculo que motive todos os que acompanharem" o encontro.

    O Secretário de Estado da Juventude e do Desporto afirmou esta sexta-feira em Braga que vai estar atento às manifestações "que nada têm a ver com futebol", num comentário sobre o Clássico de domingo entre Benfica e FC Porto.
    "Estou naturalmente atento ao que são as manifestações que nada têm a ver com futebol e é isso que queremos erradicar, sejam atos de violência física ou verbal que não têm interesse nenhum. O futebol é espetacular ao nível da pratica individual e de clubes. Temos o melhor jogador de futsal do mundo e o melhor jogador do mundo, o que nos motiva pelo trabalho feito na formação, e é algo do qual todos os agentes desportivos se devem orgulhar e encarar com responsabilidade acrescida, pelo que é a sua intervenção no domínio público", começou por dizer João Paulo Rebelo na tertúlia "Café com Fair-Play", em Braga.
    "Este fim de semana quero muito que se festeje uma performance desportiva de ambas as equipas e que seja um espetáculo que motive todos os que acompanharem no estádio ou em casa. Isso é que interessa, porque o futebol é a modalidade que mais mobiliza os portugueses", acrescentou o governante.

    João Paulo Rebelo admitiu ainda que a lei sobre as claques, que existe desde 2009, é "ineficaz" e que precisa de ser reformulada.

    "As pessoas recorrem ao Governo e ainda bem, porque é o Estado no seu papel protetor dos direitos dos cidadãos. O Governo trabalha quotidianamente com as instituições do futebol e a conferência teve painéis importantes sobre segurança e o papel dos dirigentes desportivos e comunicação social que infelizmente não vi vertidas na comunicação social. O Governo está a finalizar uma proposta lei, porque a lei de 2009 sobre a violência tem de ser melhorada no tema do combate e prevenção, como, por exemplo, aumentando o limite mínimo de coimas e a obrigatoriedade das sanções acessórias. A lei das claques também é ineficaz, não funciona. Há poucos adeptos registados em relação ao número de clubes. Queremos tornar a lei eficaz", finalizou o secretário de Estado"


    Porque não se aplica a lei existente? O argumento da lei ser ineficaz não me convence. Aliás devemos ser o país que mais leis tem mas que menos as consegue aplicar. Não seria mais simples rever a lei existente?

    Porque toleramos cenas de violência no futebol?
    Quando é o BdC a dizer umas larachas que ofendem as mentes mais susceptíveis é "meu deus que escândalo". Já quando se vêm cenas de delinquência é normal.

    O SLB-FCP foi um espectáculo principalmente as cenas depois do jogo terminar...

    ResponderEliminar
  14. E o record ainda pos o godinho porco lopes como comentario desportivo... é nestas alturas que sinto que fiz bem ao emigrar...

    ResponderEliminar