quinta-feira, 17 de março de 2016

"Os 3 grandes de Portugal" - Porto, Benfica e...Bruno de Carvalho


Intimidação 


Para além de ser cronista no jornal Record, Pedro Santos Guerreiro é Director Executivo do jornal Expresso. Por aqui dá para perceber a sua importância no panorama jornalístico nacional. Como é habitual às quintas feiras, Pedro Santos Guerreiro escreve a sua crónica semanal "Abrir o jogo" no jornal Record. Para título da crónica foi utilizada a palavra "Intimidação"

 

Por esta altura, os leitores já saberão como se geram soudbytes e como se fazem associações de palavras ou expressões a certas personagens. Este tipo de associação pode ser feita através de declarações dos próprios como aconteceu com o "ataque avassalador" ou "nota artística", associados aos treinadores dos dois grandes de Lisboa.

Por outro lado, existem associações que a imprensa gosta de colar a certas personagens, como acontece com o "clima de intimidação" que os jornaleiros gostam atribuir a Bruno de Carvalho. Por exemplo no Benfica é muito utilizada a "mudança de paradigma" ou "ano do desinvestimento" para definir a inversão na política de Luís Filipe Vieira. Curiosamente, Bruno de Carvalho tem que levar sempre com soudbytes negativos ("Vale e Azevedo de 3ª categoria", "falido", "chefe de claque", etc), enquanto para Luís Filipe Vieira acontece precisamente o oposto ("O toque de Midas", "Negociador implacável" e afins). Fica já a promessa de nos próximos tempos desmistificar tudo isto. Ó Guerreiro quando eu abordar este tema ai sim vai cheirar a borracha...queimada.

Agressões!?


Se o título profetizava um ataque a Bruno de Carvalho, o conteúdo não desiludiu os leitores. Pedro Santos Guerreiro, começa com a defesa corporativista da sua classe no caso das alegadas agressões a um jornalista da Sporttv na última AG do Porto. E não, não me enganei ao colocar "alegadas agressões". Parece-me que o princípio da presunção da inocência ainda é um principio jurídico da constituição portuguesa, ou então será só para alguns. Estamos a falar de crimes, logo há que ter alguma prudência na análise. Não é por ter sido uma situação com um "irmão de armas" que os princípios básicos do jornalismo devem ser sacudidos para baixo do tapete, digo eu.

Alegadamente um jornalista da Sporttv foi agredido. Como alegadamente "Luís Filipe Vieira e o seu sócio e braço direito no grupo empresarial, Almerindo Duarte, são suspeitos de terem participado numa burla ao Banco Português de Negócios que terá prejudicado o banco em 14 milhões de euros.", ou como alegadamente uma "Empresa do presidente do Benfica e sociedade espanhola terão desenvolvido esquema que prejudicou o banco.". Se o alegadamente desaparece para uns casos, tem obrigatoriamente de desaparecer para todos os outros.

Ladrões e corruptos




Retiremos o "alegadamente" de cena e concentremo-nos no que foi decidido em tribunal. Felizmente a língua portuguesa proporciona a utilização de palavras bem descritivas para quem comete crimes.

Quem rouba é LADRÃO! Quem corrompe é CORRUPTO!

Obviamente, qualquer tipo de agressão física não tem desculpa e devem ser condenadas veementemente. Agora, não transformem algo que não está provado numa verdade irrefutável apenas por se tratar de um dos vossos. E esta até nem é a primeira vez que acontece um caso de alegadas agressões a jornalistas em instalações do Porto. Ora vejam lá o que eu fui encontrar no baú...

O caso de Valdemar Duarte



Não deixa de ser interessante vermos Pedro Guerra, famoso atleta do Damaiense e jornaleiro de primeira "apanha" a incitar o choradinho de Valdemar Duarte na Benfica TV. "Oh,oh,oh... Sousa Martins até estou emocionado"



A absolvição de Pinto da Costa e dos seus "acólitos" como diz Pedro Guerra, podia e deveria dar uma dose adicional de contenção ao que certos jornaleiros escrevem. 

Sopas de burro cansado


Quando acabei de ler o primeiro paragrafo senti logo que vinha ai ataque a Bruno de Carvalho. E não é que não me enganei.

" Este tipo de tensões, excessos e desequilíbrios não é exclusivo do FC Porto. "Bruno de Carvalho já tratou jornalistas em conferencias de imprensa como se fossem carne para cavalo. O Benfica já nomeou jornalistas como desonestos".

A "demanda" contra aqueles que geram este "tipo de tensões, excessos e desequilíbrios" continuou no crónica do Guerreiro, tendo inclusivamente apontando nomes. Para além de Porto e Benfica, pasme-se, também Bruno de Carvalho entra no grupo. Porto, Benfica e Bruno de Carvalho servem de "desculpa" para tudo isto. Sobre Pinto da Costa e Luís Filipe Vieira nem uma palavra. Ficamos a conhecer hoje uma nova ordem no futebol nacional "Porto, Benfica e Bruno de Carvalho".

Mas vamos lá analisar a postura de Bruno de Carvalho.


Bruno de Carvalho - " O Intimidador"


Um carinho

 

 

 

Um elogio  

 

3 elogios numa só declaração 

Liberdade




"Mi casa, su casa"


Deixo-vos uma deliberação da AACS (Alta autoridade para a comunicação social) relativa a uma queixa contra Luís Filipe Vieira. Podem consultar toda a deliberação no link seguinte. Vale a pena! (Link)

Fica um excerto da deliberação:

"Instar vivamente o Presidente do Sport Lisboa e Benfica e a Casa do Benfica de Vila Real de Santo António para que, no futuro, se abstenham de praticar, instigar ou colaborar em actos discriminatórios contra órgãos de comunicação social, actos que são totalmente inaceitáveis num Estado de Direito, onde as relações entre as instituições e os “media” se pautam pelo cumprimento da lei, pela transparência e pela equidade"

 

Perguntas para os jornaleiros deste país:


Bruno de Carvalho foi condenado por corrupção?
Bruno de Carvalho foi condenado por roubo?
Bruno de Carvalho insultou jornalistas?
Bruno de Carvalho bateu em jornalistas?
Bruno de Carvalho impediu jornalistas de entrarem nas instalações do clube?
Bruno de Carvalho impediu jornalistas de fazerem o seu trabalho? 


Agradecer a todos pelo apoio. Se ainda não seguem o Mister do Café nas redes sociais, podem começar já.

Link do Facebook: (cliquem)
Link do Twitter: (cliquem)

15 comentários:

  1. E já agora, quando sai o comunicado "forte" do Sindicato dos Jornalistas a condenar as agressões a jornalistas que ocorreram na Assembleia Geral do FCP?

    ResponderEliminar
  2. Antevejo um futuro incrível para este blog. Muita qualidade.

    ResponderEliminar
  3. Ja nao tenho palavras para descrever este blog! Simplesmente FAN-TAS-TI-CO!!

    ResponderEliminar
  4. Ja nao tenho palavras para descrever este blog! Simplesmente FAN-TAS-TI-CO!!

    ResponderEliminar
  5. Adoro como continuam a tentar separar o BdC e o Sporting. Não resulta. A era croquete não se irá repetir, por muito que estes mancos queiram e por muitos artigos como este escrevam. Não vai acontecer.

    ResponderEliminar
  6. Volto a dizer o que já aqui disse uma vez: devias passar toda esta informação ao Rogério Alves que ele saberá como colocar isto em publico! O que escreves aqui é muito relevante. Parabéns.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nitidamente, as pessoas que falam na TV em nome do Sporting, deviam ler aqui muita coisa e fazer exposição na TV destes temas. O Rogério Alves deve ser quem melhor fala na TV, Rui Oliveira e Costa é uma vergonha e só nos deixa ficar mal vistos tal o nivel de desinformação e conhecimento do personagem, José de Pina, oscila entre bons e menos bons momentos de TV.

      Eliminar
  7. Que nunca lhe doam os dedos. Bom trabalho.

    JRamos

    ResponderEliminar
  8. Bravo Mister,
    Ganhou um adepto para o seu blog.
    Cumprimentos e desejos de um óptimo trabalho.
    SL

    ResponderEliminar
  9. Falso, quem corrompe é corruptor, corrupto é quem se deixa corromper.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem corrompe é corruptor, quem se deixa corromper é corruptivel, AMBOS são corruptos.

      Eliminar
    2. Estás equivocado.

      Eliminar
  10. Muito bom.Os artigos são muito bem escritos e com pontaria.A pontaria que nos tem faltado em alguns jogos,senão já onde estávamos.Mister continue assim que vai mto longe.Bem haja.SL.

    ResponderEliminar
  11. Muito bom.Os artigos são muito bem escritos e com pontaria.A pontaria que nos tem faltado em alguns jogos,senão já onde estávamos.Mister continue assim que vai mto longe.Bem haja.SL.

    ResponderEliminar